Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

1º Aquario de Salgados - Página 4 Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
1º Aquario de Salgados - Página 4 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
1º Aquario de Salgados - Página 4 EcoariumBanner_zps3903f249
1º Aquario de Salgados - Página 4 Banner500x1254_zpsf6aa283b
1º Aquario de Salgados - Página 4 Banner-500x125_zps9d594aec
1º Aquario de Salgados - Página 4 Gambabanner_zpsgucldxz3
1º Aquario de Salgados - Página 4 Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

1º Aquario de Salgados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem

João_Vilaça
João_Vilaça

Membro
Membro


Nome Real : João Luís Vilaça
Localização : Algarve
Mensagens : 156
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 15


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyTer 23 Set 2014, 11:40Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá,

Lamento só agora ter aqui visto este tópico e antes de mais bem vindo ao mundo dos salgados.
Como moderador vou te tentar responder às perguntas que colocaste da forma mais correcta e simples possível, mas como aquariofilo que não o deixo de ser, sinceramente digo te que a tua montagem tem erros graves que podem deitar o teu projecto por água abaixo.
Por vezes deveria existir mais ponderação no que se escreve e efectivamente queria antes de mais realçar duas coisas que aqui foram escritas que se encaixam perfeitamente no que estou a tentar dizer:

ismenio escreveu:
Se fosse a ti esperava pelo moderador da área e na realidade esse aquário tem um grave problema, é um aquário de canto curvo com 55 cms de altura.....vai ser muito difícil iluminar isso, consegues mas é difícil.


Pois é, a forma do aquário já dificulta a movimentação da água por todo ele, a nível de iluminação é o que está descrito e a colocares LEDS ainda por cima DYI só piora.


Mara Silva escreveu:
Marfas
Salgados não é a minha praia e practicamente nada sei acerca dos mesmos, mas vou-te dar um conselho.
Água doce se houver estragos contorna-se, água salgada se corre mal, é mesmo a sério. Estuda bem o que podes ou não fazer, se vale a pena aproveitar esse aqua ou adquirir outro.  Se a coisa corre mal, é chato e lá se vai o investimento qque não é tão pouco quanto isso.  Muitas pessoas arriscam e têm sorte apesar de alguns erros, não queiras correr riscos desnecessários.  Fala com pessoas que tenham muita experiência, practica é mais importante que teoria.  

Dos posts mais correctos aqui escritos e com mais bom senso.
Obrigado Mara Silva pelo contributo.


Respondendo às tuas perguntas,

A rocha viva ou RV tem a função de filtrar a água do teu aquário a nível biológico, nos aquários marinhos a filtragem bológica é feita pela RV e a filtagem mecânica pelo escumador.
Na água doce, ambas são feitas pelo filtro e porquê? Porque enquanto que na água doce as bacterias alojam-se principalmente nas matérias filtrantes do filtro, em água salgada elas vivem principalmente na RV.
Não existe um rácio indiciado para a quantidade a colocar face a litragem útil, vais ler muita coisa sobre rondar os 10 a 20% mas na realidade isso são teorias ultrapassadas e vencidas fruto não só da ignorancia de temops passados mas também do capitalismo no seu melhor.
Os aquários de reef montam-se aos poucos, por isso não precisas de colocar tudo de uma vez.
Para 100 Litros eu começaria com 2 quilos de RV e uns 3 de rocha morta, ao todo 7 a 8 quilos serão suficientes, mas depende dos teus gostos pelo layout e da quantidade de vivos que vais colocar.
A mais muito bem, fica mais bonito e é sempre bom, menos do que isso que te indiquei já me parece pouco.

Uma coisa importante, o ciclo de azoto demora bem mais a estabilizar e os corais são os últimos a meter, na água salgada o entusiasmo e a vontade de mostrar cedo ou tarde acredita que dá sempre problemas.

Tenta não encostar a rocha a um canto ou ao fundo, o aquário necessita de ter corrente livre e de não ter nenhuma área bloqueada.

O escumador conforme te disse é o mecanismoque te irá escumar a água, basicamente aquela espuma que notas na praia e que muitos pensam que é poluição, nada mais é do que a areia e as ondas a limpar a água.
O escumador faz precisamente isso.

Relativamente às wavemaker, tendo em conta o teu tipo de aquário e a litragem, vais precisar de 4000 litros por hora se colocares essas duas que fazem 1100 juntas, é o mesmo que não as ter, ainda por cima num aquário triangular.


No mínimo devemos sempre ter pelo menos 20X o total de água, mas a forma do aquário também altera isso, bem como o tipo de corais que queres colocar por exemplo, ao falarmos de correnteza num reef, temos que antes de mais perceber todas as componentes variáveis que a mesma exige.

Os reefs não são complicados, mas exigem uma coordenação muita certinha e exigem conhecimento prático de causa, caso contrário os vivos morrem e depois?


Teres um aquário, dois aquários ou 20 aquários de água doce é igual a não teres tido nenhum face há montagem de um reef, são mundos distintos com exigencias distintas como tal meu caro pensa sempre nada sabes e acredita que com esse pensamento vais longe.

Os frags são pequenas podas de corais que vão crescendo, tens corais duros, tens LPS`S e corais moles. Estes últimos são os que te recomendo para te iniciares, atenção que não podes ter os três tipos de corais no mesmo reef, existem algumas incompatibilidades que mais tarde te explico.

Relativamente a tirares a tampa do aquário, é mais do que lógico que recomendo-te vivamente que o faças, primeiro porque permites o aumento de oxigenação na água que em Reef é mais do que essencial para a proliferação da vida na RV, segundo pq no Verão se para manter a temperatura abaixo dos 27 já é um dor de cabeça, com a tampa fechada só pioras as coisas.
Nenhum aquário deve estar tapado independentemente de se veio com tampa ou não, álias essa tampa vai ser optima para a condensação te arrebentar os leds em 3 tempos e não em 5 tempos.


Leds em reefs ou é algo muito bem isolado e bom a nível de qualidade de luz, que sirva as necessidades dos vivos, ou então vasi gastar dinheiro em algo que não serve e pior, acabam por ir a vida por causa do sal que se entranha.


Duas T5, uma azul e uma branca era a opção correcta e necessária para esse tipo de aquário e foi isso que me parece que o Isménio te tentou de forma subtil explicar.

Água, recomendo para reefs osmose com sal, a água do atlântico não tem rigorosamente nada haver com a água do pacifico.

Piora se usares água da torneira, se for em aquários da costa, menos mal, se for em reefs, com a quantidade de luz que os mesmos exigem, não tarda e cedo ou tarde vais ter um aquário que mais parece uma selva de algas do que um reef.

Recomendo também que não compres animais vindos das Filipinas, uma vez que são capturados com cianeto o que deixa mazelas nos que sobrevivem, para além de que é estar a alimentar quem destroi o oceano.
Tenta sempre optar por animais de cativeiro.

Relativamente a areão, a camada de areia não deve ultrapassar 1 cm de altura, quanto menos melhor, se não fosse pela estética eu nem metia nada nos meus.

1º Aquario de Salgados - Página 4 LqnpEH

Tu não precisas de metade sequer desse areão, retira por favor metade disso e deixa apenas uma leve camada.

Cinco quilos de areão é um abuso e sinceramente parece me mesmo exagerado, nas areas que vais meter rv, praticamente é só mesmo para disfarçar.

Diz me p.f em que estado se encontra a tua montagem e vamos fazer um ponto de situação ao que vais fazer futuramente ok?
Grande abraço e vamos com calma.
Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyTer 23 Set 2014, 14:51Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas João,

Eu tenho vindo a ser acompanhado pelo Júlio e tenho tentado seguir ao máximo todas as indicações que me tem passado.
como indiquei o ponto de situação é simples, o aquario já está cheio de água e esta a oxigenar com uma waver maker de 2000 litros+uma bomba de 2000 litros que será colocada na sump para enviar a mesma para o aquário. Portanto tenho os 4000 litros que indicas-te.
o problema indicado pelo Julio ficou resolvido. Hoje em principio terei a sump e já poderei por a ciclar a mesmo.
Bem a iluminação está a ser preparada uma calha em inox com altura suficiente para se necessário adicionar t5. iniciarei com 4 barras de led de 50 cm (led smd 5630) de cor azul e branco frio.
Se verificar que a mesma não está a dar a luz necessária para os corais moles, irei adicionar t5. dessa forma os led's serão colocados dentro dessa calha a fim de não serem destruídos.
Quanto ao aquario que me criticaram, o Julio até a altura em que chegou a minha casa e o viu estava também cético...quando o viu mudou a sua opinião. isto porque é um aquário panorâmico.
mas ele, Julio, poderá indicar mais informações sobre o que lhe fez mudar de opinião.
espero ter respondido a todas as questões levantadas...o meu obrigado pelas vossas opiniões.
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Vilaça
João_Vilaça

Membro
Membro


Nome Real : João Luís Vilaça
Localização : Algarve
Mensagens : 156
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 15


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyTer 23 Set 2014, 15:19Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Marfas escreveu:
Boas João,

Eu tenho vindo a ser acompanhado pelo Júlio e tenho tentado seguir ao máximo todas as indicações que me tem passado.
como indiquei o ponto de situação é simples, o aquario já está cheio de água e esta a oxigenar com uma waver maker de 2000 litros+uma bomba de 2000 litros que será colocada na sump para enviar a mesma para o aquário. Portanto tenho os 4000 litros que indicas-te.


Olá,


É errada a forma como estas a pensar, uma coisa é a bomba de retorno, outra são as wavemaker.
Precisas de 4000 litros das wave maker, a bomba de retorno não entra neste cálculo.
Para além disso precisas de ter uma wave maker de cada lado do aquário, e não apenas uma de um só lado.
A agitação do mar não é igual a dos rios, pensa sempre nisso.
Se tivesses um cubo, fazendo os calculos de 100 x 20, tudo bem, diria que 2000 litros seriam suficientes provavelmente, mas tu não tens um cubo e como tens um aquário de aspecto triangular, tens que apostar mais na movimentação da água.




Marfas escreveu:

Bem a iluminação está a ser preparada uma calha em inox com altura suficiente para se necessário adicionar t5. iniciarei com 4 barras de led de 50 cm (led smd 5630) de cor azul e branco frio.
Se verificar que a mesma não está a dar a luz necessária para os corais moles, irei adicionar t5. dessa forma os led's serão colocados dentro dessa calha a fim de não serem destruídos.


Em breve vais perceber que o sal salta para o móvel, para o chão e para as paredes.
É normal sabes, e em, breve vais perceber que o mais próvavel é ele destruir-te os leds.
Retira a tampa do aquário, os reefs precisam de respirar.

Marfas escreveu:

Quanto ao aquario que me criticaram, o Julio até a altura em que chegou a minha casa e o viu estava também cético...quando o viu mudou a sua opinião. isto porque é um aquário panorâmico.

O aquário até pode ser panorâmico não dúvido de ti companheiro, o que te disse foi que a nivel de iluminação e de movimentação de águas, esse aquário para reef não é o mais indicado.
Se podes trabalhar com ele? Claro que sim, mas com mais reservas e cuidados entendes a ideia?


Novamente te digo que necessitas de retirar grande parte desse areão.
Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyTer 23 Set 2014, 19:01Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boa tarde João,

O aquário já não tem a tampa. Como posso ver se a iluminação é adequada ou não?
Neste momento tenho as duas bombas dentro do aquário, como é indicado na foto, a funcionar e posso-te dizer que gera bastante movimentação, se é a adequada, não sei. Como posso medir?!!?
eu sei que estou limitado em termos de peixes e de corais...a nível de corais estou a pensar nos moles... peixes...2 ou 3 e está porreiro...depois é uma equipa de limpeza, umas estrelas...
e tá fixe...
foi esta a ideia do inicio do projecto...

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo Dionísio
Paulo Dionísio

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Paulo Dionísio
Localização : lisboa
Mensagens : 868
Data de inscrição : 26/12/2012
Gostos : 22


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyTer 23 Set 2014, 19:23Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas Marfas,

eu também acho que tens areão a mais,

e com o tempo vais ver que temos razão

quanto a iluminação devias ter optado pelas t5 eu no cubo tenho 4x24w da ati

de resto vai com calma deixa fazer o ciclo porque

se tens um pico de amónia com vivos dentro do aquário vai tudo a vida

Boa sorte



Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo Dionísio
Paulo Dionísio

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Paulo Dionísio
Localização : lisboa
Mensagens : 868
Data de inscrição : 26/12/2012
Gostos : 22


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyTer 23 Set 2014, 19:37Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

e  outra coisa no cubo tenho 3 bombas de circulação  2500+2000+1500lt/h= 6000lt/h
Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyTer 23 Set 2014, 21:34Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boa noite,

antes de mais gosto de ler e aprender com os melhores...logo as vossas opiniões tenho sido todas tomadas em consideração. contudo segue aqui algumas questões que acabei por ainda não perceber:
joão disseste que o projecto ainda está no inicio e já cometi erros graves, podes inumera-los, pois só dessa forma aprendo, correcto?
a calha que mandei construir tem espaço e altura mais que suficiente para colocar led's e duas t5 na boa... e como eu disse vou ver se só com os led's funca, senão acrescento t5.
foi mencionada a tampa e eu já mencionei que a retirei...
agora indicam-me o areão que me vou arrepender...podem ser mais explícitos e indicarem-me porque?
circulação da água indicaram-me que não é suficiente, bem eu hoje quando cheguei a casa fui ver o aquario que tem 120 litros de água e verifiquei que o areão já se movimentou....
segundo as contas devo ter 20x o volume da água logo devo ter uma circulação de cerca de 2400 litros hora, correcto? sendo o meu aquario triangular e colocar a bomba de retorno num dos cantos e colocar a waver maker a fazer de contra corrente...parece-me ser suficiente pelo menos pelos cálculos, mas digam-me vocês.

Muito obrigado pelas vossas opiniões...
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyTer 23 Set 2014, 22:26Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

João_Vilaça escreveu:
Marfas escreveu:
Boas João,

Eu tenho vindo a ser acompanhado pelo Júlio e tenho tentado seguir ao máximo todas as indicações que me tem passado.
como indiquei o ponto de situação é simples, o aquario já está cheio de água e esta a oxigenar com uma waver maker de 2000 litros+uma bomba de 2000 litros que será colocada na sump para enviar a mesma para o aquário. Portanto tenho os 4000 litros que indicas-te.


Olá,


É errada a forma como estas a pensar, uma coisa é a bomba de retorno, outra são as wavemaker.
Precisas de 4000 litros das wave maker, a bomba de retorno não entra neste cálculo.
Para além disso precisas de ter uma wave maker de cada lado do aquário, e não apenas uma de um só lado.

A agitação do mar não é igual a dos rios, pensa sempre nisso.
Se tivesses um cubo, fazendo os calculos de 100 x 20, tudo bem, diria que 2000 litros seriam suficientes provavelmente, mas tu não tens um cubo e como tens um aquário de aspecto triangular, tens que apostar mais na movimentação da água.


O aquário até pode ser panorâmico não dúvido de ti companheiro, o que te disse foi que a nivel de iluminação e de movimentação de águas, esse aquário para reef não é o mais indicado.
Se podes trabalhar com ele? Claro que sim, mas com mais reservas e cuidados entendes a ideia?



Novamente te digo que necessitas de retirar grande parte desse areão.

Marfas o mais importante já o Vilaça disse no post em cima. O que está a bold, não responde ás tuas perguntas??

Quanto ao areão realmente já ouvi noutros fóruns que o pessoal não coloca mais de 1cm de areia de coral, porquê porque se calhar só está ali por uma questão meramente estética, não será????.

Inclusive um amigo meu que tem um aqua de sonho ao fim de um ano optou por nem sequer colocar areia. Retirou-a toda porque achou que não lhe fazia falta, dada a acumulação de lixo. Manter areia para ele era apenas uma questão estética não lhe trazia qualquer vantagem a colocação de areia.

Será que estou a cometer uma grande gafe na minha opinião, se estou peço desculpa! Embarassed
Esta não é a minha praia, apenas vou lendo aqui e acolá.

Vamos aguardar então o que os dois moderadores da área têm para dizer! Acho que tens de ter paciência e aguardar pelos expert's! Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyTer 23 Set 2014, 22:45Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá Vera,

eu li os calculos, contudo o que me foi passado é que os calculos em que a bomba de retorno não conta é quando o aquario tem um formato de cubo, uma vez que temos 4 vertices e para fazer a água rodar teremos que fazer contra corrente de dois lados, estarei enganado?

quanto ao areão se o problema é o estético então parece-me ser um falso problema.
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo Dionísio
Paulo Dionísio

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Paulo Dionísio
Localização : lisboa
Mensagens : 868
Data de inscrição : 26/12/2012
Gostos : 22


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyTer 23 Set 2014, 22:54Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

é estético para menos ,quanto mais areao tiveres mais possibilidades tens de ter problemas com os dejectos acumulados no areao nitratos amónia nitritos fosfatos
Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyTer 23 Set 2014, 22:57Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Obrigado Paulo. Já percebi....


Última edição por Marfas em Ter 23 Set 2014, 22:58, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyTer 23 Set 2014, 22:58Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boa noite, eu tenho feito o acompanhamento desta montagem desde o inicio, e muitas das coisas que aqui se estão a falar, já foram corrigidas de início, e como estamos em contacto quase diário, não se tem colocado aqui tudo, o que pode ter gerado alguma confusão.
O aquário está sem tampa desde o início do projeto, eu também fiquei com algumas reticências em relação aos leds (apesar de serem de boa qualidade) dai estar a ser feita com espaço para alem dos leds, poder aplicar-se mais duas lâmpadas, quanto a circulação e efeito wave, só depois de colocada a rocha viva e verificar a circulação, verei se é necessário ou não mais uma ou duas wave makers. Mas afirmo que é um aquário panorâmico com uma curvatura muito acentuada e que depois de cheio e de ligar a wave maker fiquei surpreendido com o turbilhão, que não seria de esperar neste tipo de aquário, já montei um triangular, sem ser panorâmico e tive que colocar 3 wave maker, e mesmo assim nos vértices tinha áreas mortas, o que não me parece acontecer neste.

Mas obrigado pelas opiniões, são sempre bem vindas e construtivas.
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Vilaça
João_Vilaça

Membro
Membro


Nome Real : João Luís Vilaça
Localização : Algarve
Mensagens : 156
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 15


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyQua 24 Set 2014, 09:22Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Marfas escreveu:
Olá Vera,

eu li os calculos, contudo o que me foi passado é que os calculos em que a bomba de retorno não conta é quando o aquario tem um formato de cubo, uma vez que temos 4 vertices e para fazer a água rodar teremos que fazer contra corrente de dois lados, estarei enganado?

quanto ao areão se o problema é o estético então parece-me ser um falso problema.

Bom dia Marfas,

É minha função ajudar-te e tentar-te auxiliar da melhor forma.
De qualquer forma cabe a ti como aquariofilo, saber o caminho pelo qual preferes seguir.
Na minha forma de ver, de acordo com a experiencia que tenho, dei te as dicas que considero importantes e volto a enumera-las:

- Fizeste uma montagem com água do mar logo de inicio que te pode trazer problemas, isso não é um costeiro. Sabes aos menos os parametros da água que recolheste?
Tens noção que os peixes de reef não vivem em águas iguais a da nossa costa?

- Os leds em água salgada acabam cedo ou tarde por irem todos há vida, o sal corroi tudo. Eu não conheço um único aquário que tenha tido bons resultados com leds.
Para além disso não sou adepto do "compro agora e depois se não der, compro outro". Isso para mim é deitar dinheiro fora e pode trazer consequencias ao aquário que depois podes não controlar.

- Tens duas a três vezes mais areão do que devias, o aquário de reef masi estável é aquele que não tem uma grama de areão, meter um fina camada que aumente a beleza do aquário e não acumule detritos é uma coisa, meter essa camada que colocaste é criar uma bomba relógio que daqui a meia duzia de anos no máximo te vai matar tudo no aquário.

- Relativamente há agitação da água, 4000 l/H no mínimo com duas wavemakers uma de cada lado. Eu pessoalmente não sei se não meteria 3. Se te disseram isso na minha forma de ver é errado.

- Montaste o aquário mas ainda não meteste RV pelo que vi nas fotos, isso é o mesmo que montar um aquário de água doce e não colocar o filtro.

- Meter uma equipa de limpeza low cost é uma boa ideia, ao fim de 1 mês, meter uma equipa de limpeza low cost agora é arriscar a montagem em demasia.

Se precisares de algo estou por aqui para te ajudar.
Vai colocando fotos e espero que te divirtas neste fabuloso mundo dos Reefs.
Ir para o topo Ir para baixo 

Marfas
Marfas

Membro
Membro


Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 131
Data de inscrição : 02/10/2013
Gostos : 4


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyQua 24 Set 2014, 10:22Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Bom dia João,

Eu sei que tentas ajudar da melhor forma que podes e agradeço.
Já li o que escreveste e darei respostas quando terminar a montagem. Pois só quando tiver tudo dentro do aquário com a sump a bombar, o aquecedor a bombar, a rocha viva, etc é que terei a consciência se necessito de mais ou menos wave's.
relativamente ao areão vou analisar.

Obrigado pelas respostas e pela ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo 

spotys1
spotys1

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : nuno almeida
Localização : guimarães
Mensagens : 1039
Data de inscrição : 18/09/2013
Gostos : 13


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyQua 24 Set 2014, 10:25Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

bom dia a todos, há aqui algumas coisas que me estão a deixar confuso

João_Vilaça escreveu:

É minha função ajudar-te e tentar-te auxiliar da melhor forma.
De qualquer forma cabe a ti como aquariofilo, saber o caminho pelo qual preferes seguir.
Na minha forma de ver, de acordo com a experiencia que tenho, dei te as dicas que considero importantes e volto a enumera-las:

- Fizeste uma montagem com água do mar logo de inicio que te pode trazer problemas, isso não é um costeiro. Sabes aos menos os parametros da água que recolheste?
Tens noção que os peixes de reef não vivem em águas iguais a da nossa costa? eu fiz assim, conheço mais gente que fez e faz e sem problemas, atençao que pode sim trazer disabores de futuro, não digo que não, mas há quem o faça

- Os leds em água salgada acabam cedo ou tarde por irem todos há vida, o sal corroi tudo. Eu não conheço um único aquário que tenha tido bons resultados com leds.
Para além disso não sou adepto do "compro agora e depois se não der, compro outro". Isso para mim é deitar dinheiro fora e pode trazer consequencias ao aquário que depois podes não controlar. para aquários até 40cm os 5630 dão, eu tenho

- Tens duas a três vezes mais areão do que devias, o aquário de reef masi estável é aquele que não tem uma grama de areão, meter um fina camada que aumente a beleza do aquário e não acumule detritos é uma coisa, meter essa camada que colocaste é criar uma bomba relógio que daqui a meia duzia de anos no máximo te vai matar tudo no aquário. aqui concordo planamente contigo

- Relativamente há agitação da água, 4000 l/H no mínimo com duas wavemakers uma de cada lado. Eu pessoalmente não sei se não meteria 3. Se te disseram isso na minha forma de ver é errado.

- Montaste o aquário mas ainda não meteste RV pelo que vi nas fotos, isso é o mesmo que montar um aquário de água doce e não colocar o filtro. concordo plenamente

- Meter uma equipa de limpeza low cost é uma boa ideia, ao fim de 1 mês, meter uma equipa de limpeza low cost agora é arriscar a montagem em demasia.

Se precisares de algo estou por aqui para te ajudar.
Vai colocando fotos e espero que te divirtas neste fabuloso mundo dos Reefs.
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo Dionísio
Paulo Dionísio

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Paulo Dionísio
Localização : lisboa
Mensagens : 868
Data de inscrição : 26/12/2012
Gostos : 22


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyQua 24 Set 2014, 10:40Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

mas spotys o aquário do marfas tem 55 cm de altura,é com eu tenho hqi porque o meu tem 75 cm de altura
Ir para o topo Ir para baixo 

spotys1
spotys1

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : nuno almeida
Localização : guimarães
Mensagens : 1039
Data de inscrição : 18/09/2013
Gostos : 13


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyQua 24 Set 2014, 11:04Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

daí eu ter dito que até 40cm de altura led dá
mas há quem use com mais altura, não te sei dizer que tipos de leds são
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Vilaça
João_Vilaça

Membro
Membro


Nome Real : João Luís Vilaça
Localização : Algarve
Mensagens : 156
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 15


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyQua 24 Set 2014, 11:28Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva Spotys1,


Deixas me confuso ao dizer que usas água do mar, pois creio que li um post teu a referir algo sobre comprar água de osmose a 0,20 numa loja perto de tua casa.
Podes usar água do mar nos reefs, os peixes não morrem por isso, mas cedo ou tarde a probabilidade de teres problemas com essa água é bem mais elevada.
Com osmose fazes um reset aos parametros, e ao colocares o sal que deve ser sempre do melhor, vais ficar com a mesma EXACTAMENTE como queres e precisas.
Com água do mar primeiro e antevendo que tal como 90% dos aquariofilistas não fazes testes pelo menos sempre que recolhes a água, as coisas já não assim entendes o que te quero dizer?
Sim podes usar água do mar, mas não, não é o método mais seguro.
As 5630 dão no teu porque provavelmente tens corais moles apenas, quando quiseres e vais acabar por querer, mudar para duros, ou LPS`s vais comprar T5 certamente.
Mas como dizes, tu tens uma coluna de água de 40 cm, o colega tem 55 cm, mais 15, ou seja, mais do que 30% daquela que tu tens e neste caso, 15 cm acredita que faz mesmo muita diferença.
Relativamente ao sal dar cabo dos leds, presumo que tenhas os mesmos há pouco tempo, vais ver como infelizmente me vais dar razão e digo infelizmente porque é muito aborrecido o sal dar nos cabo de tudo. Eu até móveis já estraguei:(
Mas acho muito bem que reclames a tua opnião e que me coloques questões, só com troca de informações é que podemos chegar a bom porto.
O mal é que daqui a uns tempos vais me estar a aborrecer a cabeça por eu te ter convencido sem saberes como a ter uns 4 ou 5 aquários de reef e da costa:)

CPMs
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo Dionísio
Paulo Dionísio

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Paulo Dionísio
Localização : lisboa
Mensagens : 868
Data de inscrição : 26/12/2012
Gostos : 22


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyQua 24 Set 2014, 11:32Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

João_Vilaça escreveu:
Viva Spotys1,



O mal é que daqui a uns tempos vais me estar a aborrecer a cabeça por eu te ter convencido sem saberes como a ter uns 4 ou 5 aquários de reef e da costa:)

CPMs


Aí é que a Mara o punha na rua eheh Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Vilaça
João_Vilaça

Membro
Membro


Nome Real : João Luís Vilaça
Localização : Algarve
Mensagens : 156
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 15


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyQua 24 Set 2014, 11:40Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Punha nada, até ia começar a montar também alguns.
Isto é um vício descomunal, e depois na praia é querer trazer tudo que se vê.
Eu ao principio também tinha medo de ir para a praia para as marés vazas durante a noite, agora passo lá a vida de lanterna na "tola" e de baldes e redes comigo.
Só não tenho mais, porque a minha mãe passa-se com tanta coisa na garagem:)
Ir para o topo Ir para baixo 

spotys1
spotys1

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : nuno almeida
Localização : guimarães
Mensagens : 1039
Data de inscrição : 18/09/2013
Gostos : 13


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyQua 24 Set 2014, 12:04Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

João_Vilaça escreveu:
Viva Spotys1,


Deixas me confuso ao dizer que usas água do mar, pois creio que li um post teu a referir algo sobre comprar água de osmose a 0,20 numa loja perto de tua casa. certo, mas nem sempre dá para ir ao mar e só ai meto água preparada
Podes usar água do mar nos reefs, os peixes não morrem por isso, mas cedo ou tarde a probabilidade de teres problemas com essa água é bem mais elevada. mas não quer dizer que tenha mesmo de acontecer, mas sim pode acontecer
Com osmose fazes um reset aos parametros, e ao colocares o sal que deve ser sempre do melhor, vais ficar com a mesma EXACTAMENTE como queres e precisas.
Com água do mar primeiro e antevendo que tal como 90% dos aquariofilistas não fazes testes pelo menos sempre que recolhes a água, as coisas já não assim entendes o que te quero dizer? entendo
Sim podes usar água do mar, mas não, não é o método mais seguro.
As 5630 dão no teu porque provavelmente tens corais moles apenas, quando quiseres e vais acabar por querer, mudar para duros, ou LPS`s vais comprar T5 certamente. só moles, mas também já tenho um duro
Mas como dizes, tu tens uma coluna de água de 40 cm, o colega tem 55 cm, mais 15, ou seja, mais do que 30% daquela que tu tens e neste caso, 15 cm acredita que faz mesmo muita diferença. sim, percebo o que queres dizer, mas já começas a ver aquários com 60cm de altura com leds, mas o preço é proibitivo
Relativamente ao sal dar cabo dos leds, presumo que tenhas os mesmos há pouco tempo, vais ver como infelizmente me vais dar razão e digo infelizmente porque é muito aborrecido o sal dar nos cabo de tudo. Eu até móveis já estraguei:(
Mas acho muito bem que reclames a tua opnião e que me coloques questões, só com troca de informações é que podemos chegar a bom porto.
O mal é que daqui a uns tempos vais me estar a aborrecer a cabeça por eu te ter convencido sem saberes como a ter uns 4 ou 5 aquários de reef e da costa:)

mais aquarios em casa, acho que não vai dar, já tive 6, agora vou com 4, mas estou a pensar fazer upgrade a dois por isso vamos com calma.
quanto ao reef ainda esta muito verde, mas vai lá


CPMs
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Vilaça
João_Vilaça

Membro
Membro


Nome Real : João Luís Vilaça
Localização : Algarve
Mensagens : 156
Data de inscrição : 12/09/2014
Gostos : 15


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyQua 24 Set 2014, 14:28Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva Spotys1,

Conheço um aquário de corais duros com leds, que está impecável, a montagem rondou os 2.000 euros, conheces muita gente que tenha reefs e que possa ter leds para estes valores?
Não correcto? Então já entendes onde quero chegar, quando digo que leds para reefs não dá bom resultado.
Mas eu reformulo, ou tens muito dinheiro para investir e consegues leds, ou então cedo ou tarde vais ter problemas.


Que coral duro tens Spotys1?
E que parametros tens de água?
Tens noção que determinas especies de corais moles não podem ser encostadas a duros correcto?
CMPs

Ir para o topo Ir para baixo 

spotys1
spotys1

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : nuno almeida
Localização : guimarães
Mensagens : 1039
Data de inscrição : 18/09/2013
Gostos : 13


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyQua 24 Set 2014, 14:47Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Sim ficam caros mas apenas quis salientar que é possível, cada um sabe da sua carteira.
De cabeça não sei o nome do duro mas logo já te digo, é sim sei que os moles são agressivos por isso não estão juntos
Parâmetros apenas controlo dois
Salinidade 1024
No3 0,25 isto no sábado antes da Tpa
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyQua 24 Set 2014, 14:55Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Nuno não será melhor trocares ideias num tópico a abrires aqui do teu aqua de água salgada??? Já estou com pena do offtopic neste tópico do Marfas!

Faz lá isso e será muito mais fácil a ajuda vendo o setup do aqua e seus equipamentos, mais as ditas fotos!

Para além disso adorava ver como está agora esse aqua! Podes usar e abusar das fotos, que o pessoal gosta é de 1º Aquario de Salgados - Página 4 3868842549
Ir para o topo Ir para baixo 

spotys1
spotys1

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : nuno almeida
Localização : guimarães
Mensagens : 1039
Data de inscrição : 18/09/2013
Gostos : 13


1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyQua 24 Set 2014, 15:05Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ok, deixa ver o que se arranja
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





1º Aquario de Salgados - Página 4 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario de Salgados   1º Aquario de Salgados - Página 4 EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

1º Aquario de Salgados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 4 de 10Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Salgada :: Arquivo Água Salgada-