Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EcoariumBanner_zps3903f249
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Banner500x1254_zpsf6aa283b
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Banner-500x125_zps9d594aec
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Gambabanner_zpsgucldxz3
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

Noé Miterhofer
Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptySáb 30 Abr 2011, 23:33Responder ao tópico

Lindo Vera!Parabens! Wink :cheers:
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo carvalho
ricardo carvalho

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Montijo
Mensagens : 215
Data de inscrição : 15/03/2011
Gostos : 7


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptyQua 04 maio 2011, 01:00Responder ao tópico

Já usei folhas de carvalho e não tive problemas. Pelo contrário, fica lindo um aquário com um leito de folhas no fundo com os peixes a esconderem-se entre elas Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Engbite
Engbite

Membro
Membro


Nome Real : José Afonso Pires
Localização : Guimarães
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/03/2010
Gostos : 34


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptyQua 04 maio 2011, 18:56Responder ao tópico

xica escreveu:
Olá.
Para fim estético (aqui não alteraram nem cor nem qualidade da água) folhas de eucalipto são interessantes. Duram bastante e não desenvolvem fungos, como outras que já usei.
Eu as coletava já secas, depois fervia e colocava no aquário.
Até.

Viva,

Atenção que o problema de algumas folhas é que podem conter uma pequena quantidade de cyanogenetic glycocides que produzem cianeto quando digeridos pelos peixes, logo nunca se deve usar folhas de eucalipto, pois contêm cyanogenetic glycocides. Também é de evitar as folhas que são vendidas em lojas de artesanato, muitas delas tem essências e corantes, que podem fazer mal.

Segundo uma recolha que fiz há algum tempo, pode ser usado sem problema algum:
- Terminalia(Amendoeira da India)
- Carvalho
- Sobreiro
- Azinheira
-Bananeira
-Goiabeira
-Jabuticabeira
-Pinhas de amieiro

Cumps
José Pires
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptyQui 05 maio 2011, 01:09Responder ao tópico

Vera esses troncos são de que arvore?
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptyQui 05 maio 2011, 03:15Responder ao tópico

São de videira, três videiras que mandei arrancar bem velhinhas! Ainda tenho um ramo por tratar está para breve!...hehehehehe Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo 

Noé Miterhofer
Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptyQui 05 maio 2011, 10:48Responder ao tópico

Voce fez o tratamento normal? Ou utilizou alguma tecnica, Vera?
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptySex 06 maio 2011, 01:35Responder ao tópico

Éra para saber estão altamente Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptySex 06 maio 2011, 12:14Responder ao tópico

Sammy,

Vais a Monsanto, se souberes distinguir um carvalho, então num belo de um fim de semana tens o assunto resolvido! Têm de ser folhas secas á sombra não te esqueças, para utilizar no aqua!
Para quem não saiba aqui fica o alerta, sequem as folhas á sombra e não ao sol!


Última edição por Vera Santos em Sáb 07 maio 2011, 02:48, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptySex 06 maio 2011, 12:47Responder ao tópico

Boas
Vera já arranjaste as folhas de carvalho, ou ainda precisas, se precisares diz, as minhas já estão estaladiças, penso que mais 1 ou 2 semanas devem estar prontas.
Cump's
Nuno Moreira
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptySáb 07 maio 2011, 02:49Responder ao tópico

Estou a contar contigo para a semana um coffe? Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptySáb 07 maio 2011, 03:48Responder ao tópico

Claro, mas depois combina-se, para levar as folhas.
Cump's
Nuno Moreira
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptySeg 16 maio 2011, 02:21Responder ao tópico

Boas podém me ajudar nesta folha que acho bonita mas não sei se posso usar folha de Nespereira

Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 14052011575

É bém rigida e consistente pelo menos seca não estala de qualquer maneira
Ir para o topo Ir para baixo 

brancaman
brancaman

Membro
Membro


Localização : massamá
Mensagens : 77
Data de inscrição : 04/11/2009
Gostos : 15


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptyQui 28 Jul 2011, 01:00Responder ao tópico

Excelente tópico, hoje fui com o puto ao parque e na surra trouxe um ramito carregadito de folhas de carvalho. :pirat:
Agora as dúvidas, devo ferver, passar por agua ou simplesmente deixar como está?
De acordo com a Vera vou deixar a secar à sombra, correcto?
Quanto tempo demora até secar, algum palpite?
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptyQui 28 Jul 2011, 01:42Responder ao tópico

Boas
Depende das condições do local onde esteja e da quantidade, estando no ramo num local seco/quente e arejado, 2 a 3 semanas deve ser o suficiente.
As minhas já vão com 2 meses e ainda não estão completamente secas, mas já as estou a utilizar há mais de um mês sem problemas (as minhas estão dentro de uma caixa, e são em grande quantidade, por isso é que estão a demorar tanto).
Na natureza caiem da arvore para a água e não fazem mal aos peixes, apenas não dá para aproveita-las ao máximo e custa mais a irem ao fundo/duram menos.
De resto é só passá-las por água bem quente, e pô-las no aqua que acabam por ir ao fundo, se quiseres podes pô-las dentro de água (numa caixa) até deixarem de flutuar, e depois mete-las no aqua, cada um faz à sua maneira.
Cump's
nuno Moreira
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptyQua 10 Ago 2011, 00:05Responder ao tópico

Boas Vamos dar vida a este tópico e a pergunta é ésta:

Posso usar folhas de Abacateiro ?
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptyQua 10 Ago 2011, 00:10Responder ao tópico

Tenho de ir estudar isso, essa não tinha ouvido falar! Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptyQua 10 Ago 2011, 07:50Responder ao tópico

Rogério Simões escreveu:
Boas Vamos dar vida a este tópico e a pergunta é ésta:

Posso usar folhas de Abacateiro ?

Boas

Nao faço a minima ideia.

Acho que nao é preciso estar-mos a tentar descobrir novas folhas para usarmos nos nossos aquarios e ainda por cima dificeis de arranjar, quando temos as folhas de carvalho ou as pinhas de amieiro que sao exelentes e temos por todo o lado em Portugal, nao semdo preciso compra-las.

Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptyQua 10 Ago 2011, 09:32Responder ao tópico

Boas
Concordo perfeitamente, tenho vindo a utilizar as folhas de carvalho e os peixes gostam, quer para esconderijos, quer para posturas. No entanto concordo também que há quem utilize vários outros tipos de folhas, e que essas experiencias deveriam ser partilhadas com todos os membros, pois se deram bom resultado, fica-se a saber que se podem utilizar, e depois se são caras/baratas/inestéticas/etc, fica à decisão de cada um. Por outro lado se a experiência correu mal (peixes ficaram doentes, alteraram os parametros da água, etc), é uma forma de evitar que outros cometam o mesmo erro.
Vamos lá a partilhar as vossas experiencias com folhas e troncos.
Cump's
Nuno Moreira
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptyQua 10 Ago 2011, 14:35Responder ao tópico

Boas Fernado só tentei perguntar devido a ter abacateiros ém casa e para saber se algúem já utilizou pois se alguém já tivesse usado e fossém boas tenho-as de borla como também tenho de carvalho .

Como cá ém casa são usadas para fazer chá podia ser que fossém boas para os aquarios :)e assim ficava com um layout diferente Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

CC
CC

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Carla
Localização : Lisboa
Mensagens : 18
Data de inscrição : 30/06/2011
Gostos : 0


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptySáb 13 Ago 2011, 11:00Responder ao tópico

Filipejsmonteiro escreveu:
putogiro escreveu:
agora é uma questão de arranjar folhas, fazer testes e compará-los, só tendo postado agora, porque há, de certeza, mais quem tenha acesso a estas folhas, que faça também os testes/experiências, de forma a se poder comparar as conclusões.

Pegando nesta tua frase, veio-me imediatamente á cabeça a nova moda que todos já devem ter visto á venda nos sites da especialidade, falo de folha de bananeira...é o ultimo grito..lol
Provavelmente alguém se lembrou de experimentar com elas, e até teve sucesso...

Estão sempre a surgir novidades... Smile

Abraço..

Pelo que pesquisei a há quem utilize folhas de bananeira porque têm as mesmas propriedades que as outras que já aqui foram faladas mas não deixa a água "cor de chá". Mas nunca experimentei as mesmas...até agora só experimentei folha de carvalho

Carla


Última edição por CC em Sáb 13 Ago 2011, 18:35, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptySáb 13 Ago 2011, 12:44Responder ao tópico

Boas

Deiem uma olhada neste site.

http://aquainvert.blogspot.com/

Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

brancaman
brancaman

Membro
Membro


Localização : massamá
Mensagens : 77
Data de inscrição : 04/11/2009
Gostos : 15


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptySáb 13 Ago 2011, 13:06Responder ao tópico

segundo o wikipédia tambem não existe por cá, voltamos ao mesmo.
Mas se é bom para a queda de cabelo 🐰
Ir para o topo Ir para baixo 

Filipejsmonteiro
Filipejsmonteiro

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Filipe
Localização : Porto/Ermesinde
Mensagens : 293
Data de inscrição : 14/05/2010
Gostos : 15


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptySáb 13 Ago 2011, 22:23Responder ao tópico

Fernando, obrigado pela partilha!
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptySáb 13 Ago 2011, 22:42Responder ao tópico

Filipejsmonteiro escreveu:
Fernando, obrigado pela partilha!

Boas Filipe

De nada.
Estamos ca para partilhar os nossos conhecimentos.

Ultimamente tenho reparado mais nas arvores onde podemos recolher folhas, Carvalhos há por todo o lado mas á pouco tempo descobri aqui perto uma ribeira que tem as margens carregadinhas de Amieiros, há por ali centenas, so estou á espera que começem a secar para fazer um armazem.

Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

CC
CC

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Carla
Localização : Lisboa
Mensagens : 18
Data de inscrição : 30/06/2011
Gostos : 0


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptyDom 14 Ago 2011, 16:57Responder ao tópico

Boa tarde:
Também eu...ainda este fim de semana vim ao Ribatejo e passei o tempo a olhar para as árvores...um dia destes faço um torcicolo.
Quanto aos amieiros depois de muita persistência também já encontrei... agora há que esperar até Outubro (segundo me disseram)...mas é nessa altura que pretendo introduzir uns camarõezinhos por isso...Bingo.
Eu sei que isto não vos interessa mas agora que finalmente encontrei estou toda contente e tenho que partilhar... Embarassed

Carla
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão - Página 2 EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-