Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EcoariumBanner_zps3903f249
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Banner500x1254_zpsf6aa283b
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Banner-500x125_zps9d594aec
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Gambabanner_zpsgucldxz3
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Folhas que se utilizam em aquário!   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptySeg 17 Jan 2011, 23:15Responder ao tópico

Olá,

Aqui em Portugal é dificil e já desisti de folhas de Goiabeira e Aroeira mas sei que dá para usar também folhas de amendoeira, aqui perto não há só no Norte e no Sul, na internet existe à venda mas são caras.

Há dias perguntei a um Eng. Agronomo se ele via algum inconveniente em usar as folhas de nespera no aqua, ele não soube responder, mas disse que elas quando secas se tornavam duras e portante aguentar-se-iam submersas mais tempo (quer dizer a sua decomposição era mais lenta), entretanto fui pesquisar na net e descobri isto acerca das mesmas folhas:

Como a maioria das plantas relacionadas, a semente e as folhas mais novas são levemente venenosas por conterem uma pequena quantidade de cyanogenetic glycocides que produzem cianeto quando digeridos, mas a pequena concentração e o sabor amargo geralmente previnem que uma quantidade suficiente para fazer mal seja consumida.
Suas folhas de textura rígida e com a borda serrilhada.

"as folhas mais novas são levemente venenosas" mas quando secas será que tem este problema?

Mas então são tóxicas e de borda serrilhada...e tenho medo de arriscar! Por enquanto tou a utilizar folhas de plátano e não tem problema nenhum, 5*.
Mas ando à procura de outras porqua gostava da cor de chá no aqua!

http://gck.forums-fr...om/as-folhas-ma ... a-t68.html

http://www.forumaqua...com.br/phpBB2/v ... php?t=8644

mais um para ajudar. E Aqui le-se:

"Ketapang (TERMINALIA CATAPPA, ou geralmente chamada amêndoa tropical, badamier, amêndoa de Java, de de amandier Cayenne, amêndoa selvagem, amêndoa índia, myrobalan, amêndoa de Malabar, amêndoa de Cingapura, kwang de Huu, amêndoa de Mar, kobateishi ou Amendoeira mesmo rsrs) árvore é conhecida produzir um veneno em suas folhas para se defender contra parasitas e insetos."

Será que o veneno das folhas de nespera surtem o mesmo efeito que estas???

Das pesquisas:

"Folhas de amendoeira indiana, goiabeira e jabuticabeira podem ser usadas sem problemas. Até ajudam a manter o pH da água bem ácido e estável."

"Terminalia Catapa" nos aquarios dos bettas, ela possui uma substância "Tanino" que é um bactericida fungicida natural, estimulante, usada em vários tratamentos médicos."

"A folha de bananeira tem a mesma substância..."

"Essa substância chamada Tanino também é encontrada na casca e folha de uma árvore do manguezal chamada Rhyzophoras Mangle, ou Mangue Vermelho.

"Não use de jeito nenhum folhas de eucalipto, que tem substâncias que podem desequilibrar a biologia do aquário. Também evite aquelas folhas que são vendidas em lojas de artesanato, muitas delas tem essências e corantes, que podem fazer mal."

"Apenas aconselho usar só folhas que já estão secas mesmo e antes de colocar no aquário, ferver as folhas por alguns minutos em fogo bem forte."

http://revista.fapem...teria.php?id=34

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tanino

Escrito por Vera Santos



Simplesmente amo a água dessa tonalidade.
Tenho um aquário que é bem assim, só é um parto conseguir uma foto decente, a água escura + pouca iluminação e muitas flutuantes o deixam ótimo aos olhos, mas péssimo para fotografia.

Já usei folhas de Terminalia, mas não gostei porque são muito grandes e se deterioram muito rápido, no momento uso folhas de goiabeira. Acho o resultado, esteticamente falando, mais agradável por serem menores e mais "retorcidas", também são melhores por durarem mais debaixo d' água!

Comemtário de Cinthia Emerich


"É só fazer um teste, ferver algumas folhas bem secas e deixá-las em um balde ou bacia... Medindo pH, amônia, etc.
Algumas duram poucas semanas, outras duram vários meses, como as de Goiabeira."

Comemtário de Chantal W K
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptySeg 17 Jan 2011, 23:17Responder ao tópico

Já agora as folhas mais faceis de se arranjar em Portugal, que me lembre agora de repente são folhas de :

Amendoeira
Carvalho
Plátano
Ir para o topo Ir para baixo 

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptySeg 17 Jan 2011, 23:52Responder ao tópico

Boas Vera,

Folhas secas para aquario apenas as utilizo desde ha 3 ou 4 meses.
Pois estive na exposicao dos anabantideos em set/2010 e havia la para vender sacos com folhas secas de diversos tamanhos.
comprei um saco desses com 20 fohas com 12 a 15 cm por 3,00 €.
No momento da compra perguntei qual o nome da arvore dessa folha ... mas esqueci-me do nome :scratch:

Foto de 2 das minhas folhas:
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Dscn7500

agora que falas desse assunto e procurando na net por imagens dessas plantas, talvez o que eu tenha seja de Goiabeira ...
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptyTer 18 Jan 2011, 00:09Responder ao tópico

E dá-te aquela cor de chá, se forem só te dido que foram muito baratas!
Ir para o topo Ir para baixo 

FreddyLx
FreddyLx

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Damaia
Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/01/2011
Gostos : 0


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptyTer 18 Jan 2011, 06:58Responder ao tópico


Presumo que seja Terminalia Catappa, vulgarmente conhecida como amendoeira-da-India.
Procuro por essa árvore há meses aqui em Lisboa sem sucesso. Ou melhor... tenho 3 palpites de árvores que possam ser ela, que encontrei há poucos dias, no entanto estamos no Inverno e mesmo com as folhas semelhantes vou aguardar pela Primavera para poder constatar a floração e possível formação dos frutos para uma confirmação segura. Aviso já que não irei divulgar a sua localização e jamais irei fazer aproveitamento comercial das referidas árvores, lamento mas isto visa a protecção das mesmas, eu apenas pretendo utilizar 15 folhas por mês divididas por essas 3 árvores... e assim certificar-me que os meus filhos poderão fazer o mesmo no futuro.
A Terminalia Catappa é uma árvore tropical e que é muito difícil de aclimatar as nossas condições, sobretudo as baixas temperaturas do inverno, dai ser um PROBLEMA adquirir folhas dela cá em Portugal continental. Nos países tropicais germina em zonas costeiras pois as suas sementes sao flutuantes e suportam mesmo agua do mar e em alguns casos é considerada uma planta invasiva. É utilizada há décadas pelas empresas de criação no continente asiático enquanto profilatico para algumas doenças e potenciador das cores e do estado geral de saúde dos peixes. As suas propriedades sao igualmente reconhecidas na medicina ancestral oriental para utilização em humanos. Ou seja, é um milagre da natureza, abundante em grande parte do mundo, reconhecida em culturas milenares, cuja ciência moderna ainda hoje encontra novas aplicações... mas que infelizmente não se encontra perto de nos! Sad
Ja agora, se alguém possuir algumas em excesso... agradecia que se lembrasse de mim Wink


Terminalia Catappa.

* Indicações: Disenteria, diarréia, cólicas intestinais, câncer, afecções do fígado e vesícula biliar, verminoses, ejaculação precoce.
* Propriedades: Antioxidante, adstringente, antiespasmódica, laxante, antibiótica, anticlastogênica, anticarcinogênica, afrodisíaca, antiséptica, vermífuga.
* Partes usadas: Folhas, frutos, raízes, casca e sementes.
* As folhas ricas em taninos, flavonóides, fitosteróis e outros princípios ativos são aproveitadas em medicamentos fitoterápicos e no tratamento da água de criação de peixes.


Ir para o topo Ir para baixo 

Engbite
Engbite

Membro
Membro


Nome Real : José Afonso Pires
Localização : Guimarães
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/03/2010
Gostos : 34


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptyTer 18 Jan 2011, 14:16Responder ao tópico

Viva,

A cor de chã na água devesse à concentração de taninos...=P
Por exemplo o vinho é colocado em pipos de madeira de carvalho para ficar com melhor sabor, tudo devido aos taninos...=P...que tornam os líquidos "macios".
As folhas das árvores que podes usar comuns aqui em Portugal são:
- Carvalho
- Sobreiro
- Azinheira

Também uso folhas de amendoeira da índia para para "chalar" a água e torna-la mais macia, no entanto quando não tenho uso folhas de carvalho que também são muito boas...para encontrar é fácil, basta procurar bolotas no chão...=P

Espero ter dado alguma ajuda.

Cumps
José Pires
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptyTer 18 Jan 2011, 17:58Responder ao tópico

Viva um fruto que dà cor de chà e que baixa bem o PH é o fruto de amieiro(aulnus),e é uma arvore muito comum na europa,ela normalmente està perto de rios porque precisa de muita àgua.
Pessoalmente uso muito isso porque é facil encontrar.
Os frutos sao colhidos no fim do verao,de preferençia maduros(cor castanha)e se possivel antes das primeiras chuvas para conservarem todo o tanin.aqui vai um desenho merci aquabase.org
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Httpwwwaquabaseorgartic

Ir para o topo Ir para baixo 

Filipejsmonteiro
Filipejsmonteiro

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Filipe
Localização : Porto/Ermesinde
Mensagens : 293
Data de inscrição : 14/05/2010
Gostos : 15


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptyQua 20 Abr 2011, 02:10Responder ao tópico

Ola Vera,
Acho super interessante o tema do teu tópico.
O nome das folhas todas que deste têm mais do que provas dadas que são boas para se terem num aquário, e as diferenças entre elas são tão poucas...

Agora a minha opinião de leigo: acho que andamos a deitar dinheiro fora a comprar essas coisas, quando vivemos num país cheio de rios, com vegetação abundante nas suas margens onde poderíamos aproveita-la para os mesmos fins. Os cuidados que devemos ter será com árvores resinosas, e apanhar folhas apenas de árvores de folha caduca pela altura do outono para dar tempo precisamente desses venenos que falaste morrerem com a folha envelhecida...

É a minha opinião, e vale o que vale.. Smile

Abraços..
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptyQua 20 Abr 2011, 11:06Responder ao tópico

Tens as folhas de carvalho que servem para fazer uma solução para baixar o ph

Outra situação que apesar de ser bom a niveis de reprodução é preciso ter cuidado com o tanino que em excesso endurece as cascas dos ovos e não deixa os alivins nascerem

De resto está aí uma boa discussão, mas acho que o Filipe já disse aquase tudo

Já agora as folhas de amendoeira até se arranjam facilmente e já são bem mais baratas, do que a 2 anos atras
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptyQua 20 Abr 2011, 12:10Responder ao tópico

Boas Vera

Em primeiro lugar quero-te dar os parabens pelo topico que abris-te e o que escreves-te, acho que da para esclarecer o pessoal sobre as folhas a usar.
Como ja foi referido temos as folhas de Carvalho que noz por ca encontramos em qualquer lado, outra coisa que queria referir sao as Pinhas de Amieiro, ja me diceram que tambem sao boas, embora ainda nao tenha esperimentado, pois nesta altura nao as ha, mas dentro de pouco tempo espero esperimentar.


Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptyQua 20 Abr 2011, 14:23Responder ao tópico

Boas
Também tenho andado em averiguações, principalmente por causa de um arbusto que existe ao pontapé em Portugal e até agora consegui descobrir que o mesmoe era em tudo semelhante ao carvalho, sendo ambos variantes da espécie quercus.
Estou a pensar este fim de semana tentar apanhar algumas folhas para depois vêr no que dá:
Extrato de uma pág. da wikipédia, sobre carvalho e carrascos, onde se pode verificar que no que toca ao tipo de folha o CARRASCO até é mais semelhante ao SOBREIRO e à AZINHEIRA, pelo que gostava de saber se alguém já utilizou folhas destas duas espécies.

"Espécies Ver página anexa: Lista de espécies de Quercus
Algumas espécies mais comuns :

carvalho-roble (Quercus robur) - caducifólia
carvalho-vermelho-americano (diversas espécies)
carvalho-japonês (Quercus acutissima) - caducifólia
carvalho-negral (Quercus pyrenaica) - caducifólia
carvalho-português ou lusitano (Quercus faginea) - folha semi-caduca
carrasco (Quercus coccifera) - folha perene
sobreiro (Quercus suber) - folha perene
azinheira (Quercus ilex rotundifolia) - folha perene
carvalho-das-canárias (Quercus canariensis)
muitas outras.
Por vezes, é difícil identificar as diversas espécies pois estas formam híbridos entre si."

O CARRASCO, chamou-me à atenção por ser um arbusto presente nos campos portuguêses, junto a muitas ribeiras, no local onde vivi há muitos e lembro-me de vêr as folhas caidas dentro de água, em locais onde viviam muitos insectos e alevins de rãs, peixes mesmo já não me lembro mas na altura diziam-me que até pouco tempo antes costumava haver, pelo que é bastante provável que também não fazem mal aos peixes, de salientar apenas que são folhas que duram vários meses, pelo menos na natureza.

Cump's
Nuno Moreira
Ir para o topo Ir para baixo 

Filipejsmonteiro
Filipejsmonteiro

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Filipe
Localização : Porto/Ermesinde
Mensagens : 293
Data de inscrição : 14/05/2010
Gostos : 15


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptyQua 20 Abr 2011, 15:20Responder ao tópico

Ola Nuno, não me leves a mal, talvez até nem se aplique a ti, mas quero avisar a todos os que usam sítios como a wikipedia ou blogs como fonte única de informação para terem muito cuidado ao filtrarem essa informação, confrontem sempre essa informação com outros locais como livros ou sites fidedignos de forma a não serem "enganados"..

Estou a gostar da troca de ideias! Smile

Abraços..
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptyQua 20 Abr 2011, 15:59Responder ao tópico

eu não levo a mal, a pesquisa começou por lembranças de infancia, de vêr os ribeiros e charcos e mesmo fontes, com o fundo coberto destas folhas e diversos animais (que agora já nem me lembro), a nadarem no meio das folhas. A net serviu-me apenas como fonte complementar de pesquisa, deu para vêr a ligação entre a arvore e o arbusto, agora é uma questão de arranjar folhas, fazer testes e compará-los, só tendo postado agora, porque há, de certeza, mais quem tenha acesso a estas folhas, que faça também os testes/experiências, de forma a se poder comparar as conclusões.
Ir para o topo Ir para baixo 

Filipejsmonteiro
Filipejsmonteiro

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Filipe
Localização : Porto/Ermesinde
Mensagens : 293
Data de inscrição : 14/05/2010
Gostos : 15


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptyQua 20 Abr 2011, 17:36Responder ao tópico

putogiro escreveu:
agora é uma questão de arranjar folhas, fazer testes e compará-los, só tendo postado agora, porque há, de certeza, mais quem tenha acesso a estas folhas, que faça também os testes/experiências, de forma a se poder comparar as conclusões.

Pegando nesta tua frase, veio-me imediatamente á cabeça a nova moda que todos já devem ter visto á venda nos sites da especialidade, falo de folha de bananeira...é o ultimo grito..lol
Provavelmente alguém se lembrou de experimentar com elas, e até teve sucesso...

Estão sempre a surgir novidades... Smile

Abraço..
Ir para o topo Ir para baixo 

sammy
sammy

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Brandoa
Mensagens : 26
Data de inscrição : 12/02/2010
Gostos : 0


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptyQui 21 Abr 2011, 15:04Responder ao tópico

Boas eu estou com o mesmo problema. Na minha zona nao há carvalhos e queria opções de folhas para colocar no aquario que não gastasse dinheiro.
Ir para o topo Ir para baixo 

aquaoli
aquaoli

Membro Plus
Membro Plus


Nome Real : antonio oliveira
Localização : cruz de pau amora
Mensagens : 989
Data de inscrição : 31/07/2009
Gostos : 57


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptySex 22 Abr 2011, 00:02Responder ao tópico

Boas
Algumas folhas que já usei sem problema foram,de carvalho,sobreiro e azinheira,e outra coisa tambêm que faz o mesmo efeito e é mais decorativo é a cortiça mas sem madeira só ouca,faz tocas e dá o mesmo efeito das folhas,outra coisa para quem não consegue arranjar fohas é o recurso a turfa,mas isso toda a gente sabe.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptySex 22 Abr 2011, 01:14Responder ao tópico

Tenho utilizado cortiça e acho que tem algumas vantagens. 1ª a duração, Duram anos ao contrário das folhas.2ª a possibilidade de usar "tuneis" após o desaparecimento da madeira.
3ª como flutua proporciona "ambiente" às especies que habitam no aquario
Uma especie que está a resultar o uso da cortiça é a Sphaerichthys osphromenoides.Esta é uma especie que aprecia pouca luz e não se consegue ter plantas.
Em relação às folhas, propriamente ditas, para mim tem 2 vantagens: baixa o PH e cria uma camada por cima do substrato inerte que colocamos (Para quem tem plantas se não retirar as folhas mortas o resultado é o mesmo ao longo do tempo),
Em relação à especie vegetal em causa. Seja Amendoeira, bananeira, carvalho (5*,acesivel e grátis) ou outra é tudo uma questão de moda e de mercado.
Ir para o topo Ir para baixo 

sammy
sammy

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Brandoa
Mensagens : 26
Data de inscrição : 12/02/2010
Gostos : 0


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptySex 22 Abr 2011, 13:00Responder ao tópico

O problema é que aqui nao encontro carvalho
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Choças
Rui Choças

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Portalegre
Mensagens : 203
Data de inscrição : 06/06/2010
Gostos : 0


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptySex 22 Abr 2011, 15:23Responder ao tópico

putogiro escreveu:

Extrato de uma pág. da wikipédia, sobre carvalho e carrascos, onde se pode verificar que no que toca ao tipo de folha o CARRASCO até é mais semelhante ao SOBREIRO e à AZINHEIRA, pelo que gostava de saber se alguém já utilizou folhas destas duas espécies.

Olá Nuno!!

Não sei se será bem o que te referes, mas aqui na zona de Portalegre, Carrasco é isso mesmo sobreiro ou azinheira!!
Carrasco é o nome dado a esse "tipo" de arbusto, que não é mais do que as ditas árvores em crescimento natural, sem serem plantadas nem limpas!!


Até breve!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Choças
Rui Choças

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Portalegre
Mensagens : 203
Data de inscrição : 06/06/2010
Gostos : 0


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptySex 22 Abr 2011, 15:28Responder ao tópico

Olá Vera!!

Qual é o resultado das folhas de carvalho nos teus aquários?
Tens os dois tipos de folhas juntos ou cada tipo em seu aquário?
Notas melhores resultados com a utilização de uma do que da outra??

Acho que como foste tu que colocas-te o tópico e como o interesse parece ser unanime, acho que verias contar a tua experiência até agora com as ditas olhas.
O que achas? Rolling Eyes

Até breve!!
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptySex 22 Abr 2011, 20:25Responder ao tópico

[quote="Rui Choças"]
putogiro escreveu:

Olá Nuno!!

Não sei se será bem o que te referes, mas aqui na zona de Portalegre, Carrasco é isso mesmo sobreiro ou azinheira!!
Carrasco é o nome dado a esse "tipo" de arbusto, que não é mais do que as ditas árvores em crescimento natural, sem serem plantadas nem limpas!!


Até breve!!

Boas
Eu penso que seja muito semelhante, provavelmente que tenha a mesma origem, mas pelo que sei o carvalho tem folha caduca, enquanto que o carrasco não, mas de resto as semelhanças são muitas.
O serviço, o facto do puto mais novo estar doente, não me tem dado tempo para ir buscar folhas, hoje teve a chuver o dia todo, não me deu para ir buscar algumas, amanhã vou tentar.
Ainda por cima à pouco quando cheguei a casa tinha os discus a fazerem uma postura, no aqua novo, ainda tirei umas fotos à mãe a pôr ovos e ao pai a fertilizá-los, até me parece que dá para vêr os ovos, já sei que não vai dar nada, mas é sempre interessante, principalmente num comunitário com 15 dias.
vou postar as fotos no outro tópico.
Amanhã vou buscar as folhas, mas agradecia que mais alguém fizesse a experiencia para poder comparar resultados.
Pelo que vejo anda muita gente à procura deste tipo de folhas, e se as de carrasco derem, arranja-se folhas para toda a gente e à borla que é muito importante.
Cump's
Nuno Moreira
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: JÁ ME SAFEI    Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptySex 29 Abr 2011, 10:04Responder ao tópico

Boas
Há quem ande mesmo a dormir, e parece-me ser esse o meu caso, vivi e trabalhei durante cerca de 10 anos num aldeia aqui perto, onde há uma grande quantidade de Carvalhos e por consequência um abastecimento infindavel de folhas de carvalho, neste momento já fui buscar 2 sacos, que tenho a secar numa marquise, sem apanharem sol direto, para terem uma duração maior, pelo que vou esquecer as folhas de carrasco (pelo menos para já), visto que tenho uma grande "fonte" de folhas de carvalho e de sobreiro.
Very Happy Very Happy
Cump's
Nuno Moreira
Ir para o topo Ir para baixo 

Noé Miterhofer
Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptySex 29 Abr 2011, 12:41Responder ao tópico

Vera, no Brasil o que não falta é folha de goiabeira.
Ir para o topo Ir para baixo 

xica
xica

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Solange N
Localização : Curitiba - Brasil
Mensagens : 285
Data de inscrição : 27/02/2010
Gostos : 31


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptySex 29 Abr 2011, 17:10Responder ao tópico

Olá.
Para fim estético (aqui não alteraram nem cor nem qualidade da água) folhas de eucalipto são interessantes. Duram bastante e não desenvolvem fungos, como outras que já usei.
Eu as coletava já secas, depois fervia e colocava no aquário.
Até.
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptySáb 30 Abr 2011, 00:38Responder ao tópico

Rui Choças escreveu:
Olá Vera!!

Qual é o resultado das folhas de carvalho nos teus aquários?
Tens os dois tipos de folhas juntos ou cada tipo em seu aquário?
Notas melhores resultados com a utilização de uma do que da outra??

Acho que como foste tu que colocas-te o tópico e como o interesse parece ser unanime, acho que verias contar a tua experiência até agora com as ditas olhas.
O que achas? Rolling Eyes

Até breve!!

Para além do plátano que me fartei de usar mas cor da agua continuava na mesma, toda a gente achava graça não tive mortandade por causa disso!
Agora carvalho e uma de amendoeira espetaculo, What a Face que cor maravilhosa ainda não tirei fotos porque os vidros andam sujos mas vou tirar só uma!
Eu ando felicíssima e gostos não se discutem e os 6 apistos que lá estam agradecem aqui á menina!

[img]
Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão P4300135

Peço desculpas quantos à desarrumação do layout mas é para ficar do gênero depois de apanhar dois bótias que vão viver para outro aqua meu em Leiria.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão Vide

MensagemAssunto: Re: Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão   Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Folhas a utilizar em aquas - Aberta a discussão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-