Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

1º Projecto - Página 3 Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
1º Projecto - Página 3 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
1º Projecto - Página 3 EcoariumBanner_zps3903f249
1º Projecto - Página 3 Banner500x1254_zpsf6aa283b
1º Projecto - Página 3 Banner-500x125_zps9d594aec
1º Projecto - Página 3 Gambabanner_zpsgucldxz3
1º Projecto - Página 3 Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

1º Projecto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptySeg 05 Set 2011, 19:05Responder ao tópico

Praticamente um ano depois, cá estou eu a actualizar o meu 1º projecto (embora finalmente tenha conseguido convencer a minha Maria a projectar o 2º Razz)

Da fauna original, resta-me o casal de escalares, os 5 nuvem branca e as 4 corys...o pleco tive de o "devolver" ao comprador pois já estava com 17 cm e num aqua deste tamanho era impensável mantê-lo...já para não falar que as plantas andavam sempre a boiar! Com muita pena minha, tanto os guppys como os espadas morreram...

Além da fauna original restante, adicionei dois limpa-vidros albinos e um casal de ramirezi e daqui a +/- 1 semana, conto ter um ancistrus para me ajudar a tratar de uns fungos que apareceram no tronco novo. Razz

Em termos de flora, depois de umas podas na Hygrophila para plantar novos pés, apenas adicionei musgo de java no dito tronco.

Vou deixar aqui umas fotos para a malta comentar...se quiser, é claro! Razz

Panorâmica
1º Projecto - Página 3 Dsc05716e

Uma das minhas corys
1º Projecto - Página 3 Dsc05738w

O rei do aqua...
1º Projecto - Página 3 Dsc05733w

O casal real
1º Projecto - Página 3 Dsc05734k

O príncipe...
1º Projecto - Página 3 Dsc05746f
1º Projecto - Página 3 Dsc05750y

A princesa...que se farta de fazer poses pra foto
1º Projecto - Página 3 Dsc05732pw
1º Projecto - Página 3 Dsc05719l

Um dos limpa-vidros albinos
1º Projecto - Página 3 Dsc05748az

Fico a aguardar os vossos comentários!

Cumpts
Ir para o topo Ir para baixo 

mateli
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Junior
Localização : Brasil-São Paulo
Mensagens : 162
Data de inscrição : 28/08/2011
Gostos : 0


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptySeg 05 Set 2011, 20:49Responder ao tópico

oolha eu não tenho nem oque falar.... está relamente lindo, peixes saudavéis, plantas a crescer sem comentarios está otimo, parabéns
Ir para o topo Ir para baixo 

chico
chico

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : françisco calvo
Localização : MOGADOURO-TRÁS-OS-MONTES
Mensagens : 258
Data de inscrição : 03/09/2011
Gostos : 45


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptySeg 05 Set 2011, 21:28Responder ao tópico

:fish3: coisa linda e de boa saude continua assim ok 1º Projecto - Página 3 786411
Ir para o topo Ir para baixo 

xandre
xandre

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : celso
Localização : Funchal
Mensagens : 705
Data de inscrição : 24/06/2011
Gostos : 90


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptyTer 06 Set 2011, 21:36Responder ao tópico

ta lindo
Ir para o topo Ir para baixo 

hector johny
hector johny

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : HECTOR JOHNY GONÇALVES SILVA
Localização : Barcelos
Mensagens : 442
Data de inscrição : 17/09/2010
Gostos : 15


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptyTer 06 Set 2011, 21:50Responder ao tópico

muito bom parabéns
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptyTer 06 Set 2011, 23:25Responder ao tópico

gostei bastante do aqua. Parabens
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptyTer 06 Set 2011, 23:30Responder ao tópico

Boas

O aquario esta engraçado, acho é que esta a ficar pequeno para os Escalares.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptyTer 06 Set 2011, 23:32Responder ao tópico

Muito lindo o aqua Parabéns
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptyQua 07 Set 2011, 10:58Responder ao tópico

Obrigado a todos. Very Happy

@Fernando: tens toda a razão, os meus escalares cresceram bastante neste "quase" um ano de permanência no aqua...principalmente o macho!

Por isso é que já ando a preparar um 2º projecto...aliás, a primeira fase já foi concluida: convencer a "Maria" a ceder algum espaço da sala para o novo aqua! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Kn0xx
Kn0xx

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Lisboa
Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/09/2011
Gostos : 0


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptySeg 12 Set 2011, 14:14Responder ao tópico

Parabens, pelos resultados, foi um inicio atribulado, mas conseguis-te. Reparo que resolveste um pouco o problema do Ph com troncos.

No meu caso terei que fazer o mesmo.

Boa Sorte para o 2º projecto.
Ir para o topo Ir para baixo 

carlos rafael
carlos rafael

Membro
Membro


Nome Real : carlos rafael
Localização : faro
Mensagens : 103
Data de inscrição : 31/08/2011
Gostos : 0


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptySeg 12 Set 2011, 21:49Responder ao tópico

Ola amigo, parabens tens ai um belo ecosistema!!!!ta muito bom respira vida...
Pois o 2 projecto agora é facil se a maria ja tem o bichinho nem vai resmungar lolll
Ja tou no segundo projecto e a minha ta a delirar por o ver acabado.... 1º Projecto - Página 3 212488860 saimos sempre vençedores ,avança sem medo...... boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptySeg 12 Set 2011, 22:02Responder ao tópico

Kn0xx escreveu:
Parabens, pelos resultados, foi um inicio atribulado, mas conseguis-te. Reparo que resolveste um pouco o problema do Ph com troncos.

No meu caso terei que fazer o mesmo.

Boa Sorte para o 2º projecto.

Boas!

Por acaso o problema do pH não foi resolvido com o tronco dado que só está no aqua à +/- 1 mês. Foi resolvido utilizando agua engarrafada nas TPAs! A água que uso é do minipreço e tem um ph de 5,5 o que me permite manter o pH estabilizado perto de 7 entre TPAs
Ir para o topo Ir para baixo 

Kn0xx
Kn0xx

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Lisboa
Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/09/2011
Gostos : 0


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptySeg 12 Set 2011, 23:03Responder ao tópico

Domm escreveu:
Boas!

Por acaso o problema do pH não foi resolvido com o tronco dado que só está no aqua à +/- 1 mês. Foi resolvido utilizando agua engarrafada nas TPAs! A água que uso é do minipreço e tem um ph de 5,5 o que me permite manter o pH estabilizado perto de 7 entre TPAs

Uma loja indicou-me que nao se deve usar agua engarrafada pelas propriedades extras que tem ... a saude dos peixes fica boa ?

metes agua engarrafada com aquasafe ?
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptyQua 14 Set 2011, 13:01Responder ao tópico

Eu uso água engarrafada à +/- 10 meses e nunca tive problemas!

Sempre que faço TPAs, faço limpeza do filtro e adiciono BioNitrivec e Toxivec. O aquasafe nunca usei.
Ir para o topo Ir para baixo 

chris
chris

Recém chegado
Recém chegado


Localização : curitiba
Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/09/2011
Gostos : 0


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptyQua 21 Set 2011, 20:47Responder ao tópico

boa tarde, sou novo no meio do aquarismo, mais gostaria muito de um projeto de aquário com bonsai se alguém tiver algun eu agradeço.
Ir para o topo Ir para baixo 

chico
chico

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : françisco calvo
Localização : MOGADOURO-TRÁS-OS-MONTES
Mensagens : 258
Data de inscrição : 03/09/2011
Gostos : 45


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptyQua 21 Set 2011, 20:58Responder ao tópico

bem vindo. tira isso do bonsai da cabeça ,o que tu penssas que é um bonsai é um tronco com musgo ok. 1º Projecto - Página 3 61456
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptySeg 26 Set 2011, 09:48Responder ao tópico

Domm escreveu:

Sempre que faço TPAs, faço limpeza do filtro e adiciono BioNitrivec e Toxivec. O aquasafe nunca usei.

Boas,

A evolução foi bastante boa. Gosto dos novos troncos Wink

A tua fêmea ramirezi parece magra e doente. Notaste algum comportamento estranho? Podem ser parasitas internos.

Quanto à tua afirmação que citei, porque juntas esses produtos a cada TPA? Acho que não precisas rigorosamente nada disso. Apenas água nova chega Wink Só estás a desperdiçar dinheiro.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptySeg 26 Set 2011, 20:59Responder ao tópico

Boas Hugo!

Obrigado pelos comentários! Smile

Em relação à femea ramirezi, não noto qualquer comportamento estranho...muito pelo contrário! É bastante activa e adora ver-me em frente ao aqua! Sempre que me ponho a admirar o aqua, lá está ela a olhar para mim! Acho que existe aqui uma relação platónica! Lol

No que toca aos produtos que citaste, desde o inicio que me incitaram a usa-los e sempre pensei que, dadas as dimensões do aqua, seria melhor usá-los!
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptySeg 26 Set 2011, 22:52Responder ao tópico

O BioNitrivec, Toxivec e o aquasafe são produtos que quanto muito se devem utilizar de vez em quando nas tpa's de água da torneira e nas bulas dizem os porquês, e um deles é para evitar a circulação de cloro no aquário por exemplo, de qualquer modo, não acho uma boa ideia estar a drogar os peixes com químicos!

Sobre a água engarrafada não tens outra hipótese, como eu em Leiria também não tenho quando o PH está elevado, não é por causa disso que os peixes morrem! No entanto esse tema já foi discutido aqui no fórum e percebo perfeitamente quando dizem que a água engarrafada não é adequada para se utilizar neste hobby!
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptySeg 26 Set 2011, 23:09Responder ao tópico

Boas,

Vou dar o meu exemplo pessoal, que vale o que vale e que não deve ser tomado como regra.
Eu não uso nenhum produto para tratar a água. Vai directamente da torneira para o aquário.
Tem cloro? Sim tem. Faz mal aos peixes? Até agora nunca tive problemas.

Contudo, eu procedo desta forma porque as minhas montagens são sempre bem plantadas. E todos os nutrientes que a água da torneira tem servem de alimento às plantas não chegando a prejudicar os peixes Wink

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptySeg 26 Set 2011, 23:22Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

Vou dar o meu exemplo pessoal, que vale o que vale e que não deve ser tomado como regra.
Eu não uso nenhum produto para tratar a água. Vai directamente da torneira para o aquário.
Tem cloro? Sim tem. Faz mal aos peixes? Até agora nunca tive problemas.

Contudo, eu procedo desta forma porque as minhas montagens são sempre bem plantadas. E todos os nutrientes que a água da torneira tem servem de alimento às plantas não chegando a prejudicar os peixes Wink

Abraço

Desculpe a pergunta mas sabe a diferença de nutrientes(Oxigénio, dióxido de carbono e sais minerais) e os aditivos da água(cloro, cloramina,etc..)
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptySeg 26 Set 2011, 23:58Responder ao tópico

Estás inteiramente desculpado (trata-me por tu também sff Wink), mas para me estares a perguntar isso, acho que tens de rever um pouco os teus conceitos.

O oxigénio e o dióxido de carbono são nutrientes? Para mim são simples moléculas e olha que tive uns bons aninhos de química.

Os sais minerais são sem dúvida alguma nutrientes com função plástica e reguladora do organismo molecular de qualquer ser vivo.

Das pesquisas que tenho feito e das conversas que tive com muita gente do mundo dos aquários plantados os micronutrientes são nutrientes necessários para o crescimento das plantas mas são consumidos em pequena escala. Podem salientar-se, o Ferro (Fe), o Cobre (Cu), o Manganês (Mn), o Zinco (Zn), o Cloro (Cl), etc.

Sim o Cloro é um micronutriente que as plantas consomem. Por isso, qual o mal em adicionar água com cloro (desde que o aquário esteja bem plantado)? Existem fertilizantes liquidos que contém Cloro, numa pequena concentração, claro, mas contém.

Então agora pergunto eu uma coisa: é preferível adicionar um pouco de Cloro no aquário existente na água de cada TPA (que normalmente são feitas em pequenas quantidades de cada vez) ou é preferível adicionarem-se químicos que supostamente eliminam esse Cloro?

E já agora, será que esses químicos são mesmo eficazes?
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptyTer 27 Set 2011, 00:17Responder ao tópico

Nutriente
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nutriente é qualquer elemento ou composto químico necessário para o metabolismo de um organismo vivo.
Estão divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras). Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.
Do ponto de vista da botânica e da ecologia, os nutrientes básicos são o oxigénio, o dióxido de carbono e os sais minerais necessários para a vida das plantas e dos outros seres vivos autotróficos.
As plantas e os constituintes do fitoplâncton formam assim a base da cadeia alimentar, uma vez que vão servir de alimentação aos animais.
Os seres vivos que não têm a capacidade fotossintética, como os animais, os fungos e muitos protistas, alimentam-se de plantas ou de outros animais, que podem estar tanto vivos como em decomposição. Para estes seres, os nutrientes são os compostos orgânicos e os minerais existentes nesses alimentos. Entre os principais nutrientes (macronutrientes) estão os hidratos de carbono, prótidos e lípidos; os micronutrientes incluem as vitaminas e os microminerais (ou oligoelementos).

Tudo o que alimenta(nutre) um ser vivo é um nutriente... O cloro é essencial para muitas formas de vida mas devemos ter em conta as bactérias que temos nos filtros e que são mortas pelo cloro(é essa a função que o cloro tem quando adicionada na água da torneira)...
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptyTer 27 Set 2011, 08:59Responder ao tópico

Considerando esse ponto de vista terei de concordar com o que dizes. Agora que a li novamente a minha resposta também saiu bastante incompleta (aquelas horas já não dava para mais Wink).

E é verdade que o Cloro pode destruir a colónia de bactérias. Mas estamos a falar de uma TPA onde apenas é adicionada água nova numa percentagem de 20-30% do volume total do aquário.
Contudo, cada caso é um caso, depende do tamanho do aquário, da flora e fauna existentes.
E depende obviamente da concentração de Cloro que a água tem (que pode variar bastante).

Por isso é que no início referi que esse era o meu procedimento, para o meu aquário, considerando o que tenho de fauna e flora e que, até agora nunca tive problemas. Referi que não deveria ser uma regra e que o que faço não serve de exemplo.

Apenas para reforçar a minha opinião (e já tive estas discussões várias vezes) que os quimicos para remover Cloro e etc, para mim não funcionam e são um desperdicio de dinheiro.

Obrigado pelo brainstorming Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptyTer 27 Set 2011, 09:49Responder ao tópico

Concordo com o que diz dos químicos, eu apenas uso os quimicos no inicio do aquário para fazer uma ciclagem mais rápida, apesar de eu deixar ciclar em média os 28 dias...
Quanto a eliminar o cloro se se virar a água em chveiro mais de 90% do cloro desaparece na hora e o restante mesmo que mate algumas das bactérias não faz grande diferença... mas água mesmo directa da torneira é um risco....
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





1º Projecto - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 3 EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

1º Projecto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-