Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

1º Projecto - Página 2 Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
1º Projecto - Página 2 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
1º Projecto - Página 2 EcoariumBanner_zps3903f249
1º Projecto - Página 2 Banner500x1254_zpsf6aa283b
1º Projecto - Página 2 Banner-500x125_zps9d594aec
1º Projecto - Página 2 Gambabanner_zpsgucldxz3
1º Projecto - Página 2 Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

1º Projecto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptySeg 20 Set 2010, 20:07Responder ao tópico

Boa noite!

Gostaria de colocar uma questão: O meu aqua foi montado na 5ª feira mas a água continua um pouco "baça". É normal?

Obrigado

PS: Já foi adicionado um pequeno tronco ao hardscape...assim que tiver foto, coloco aqui.
Ir para o topo Ir para baixo 

anibal
anibal

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptySeg 20 Set 2010, 21:13Responder ao tópico

Boas
A única critica que te deixo resulta de recorreres a um filtro interno, indiferentemente de ser uma marca excelente mas repara:
Ocupa um volume no aquário que seria utilizado para circulação dos peixes e eventualmente para decor.
O volume de massas filtrantes é sempre menor do que um canister equivalente.
A manutenção de um canister parece-me mais fácil, para mais poderás em caso de necessidade reduzir o volume de água em circulação, por exemplo na hora da alimentação para evitar dispersão dos alimentos.

A iluminação não será a mais adequada a plantas exigentes, mas para começar serve.
Os produtos aconselhados requerem sempre algum cuidado, não sei para que vai servir o Sera PH adust, por outro lado onde estão os testes para Ph; nitritos e nitratos e DH?
Temos de saber que peixes vais comprar p ra perceber que ph se adequa melhor.
O Nutrafin poderá ou não ser o alimento mais adequado aos teus novos habitantes.

Nota que o mercado não é só Sera existem excelentes alternativas.
Já agora um substrato fertil para ficar por baixo do areão não te recomendaram?
Se recomendarem o da Sera aproveita e compara por exemplo com o JBL Basic Plus, que é do mesmo nível de qualidade.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptySeg 20 Set 2010, 22:11Responder ao tópico

Boas anibal!

Obrigado pelo feedback! Smile

Vou tentar esclarecer os vários pontos focados.

Em relação ao filtro interno, eu ja percebi as desvantagens mas foi a opção que tomei para me iniciar. Se tudo correr como penso, rapidamente, irei optar por um externo e este irá ser usado como backup noutro aqua.

No que toca à iluminação, é suficiente tendo em conta que apenas pretendo ter plantas menos exigentes no meu aqua. Aliás, essa foi a razão pelo que optei apenas por areão e não por substrato fertil. Resumindo, a ideia é ter um aqua "low-tech".

Em relação ao PH Adjust foi aonselhado pelo vendedor mas ainda bem pois estava com um PH de 8 no meu aqua! Assim que tiver dados de novos testes, coloco aqui.

Em relação à fauna e dependendo do PH, a minha ideia é ter gupys, tetra neon azuis, escalares, corydoras...

Penso que foquei todos os pontos.

Obrigado pela ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo 

David Rosario
David Rosario

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : David
Localização : barreiro
Mensagens : 589
Data de inscrição : 06/10/2009
Gostos : 30


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyTer 21 Set 2010, 08:54Responder ao tópico

Escalares e Neons???
Cuidado!
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyTer 21 Set 2010, 09:41Responder ao tópico

Bom dia!

David, os escalares e os neons não se dão? Como qualquer iniciante, tenho muitas dúvidas nessa questão! Apenas disse aqueles que gostaria de ter e não aqueles que pretendo ter...

Acima de tudo e além daqueles peixes isolados ou em casal, gostaria de ter alguns de cardume pois penso que dão uma vida extraordinária ao aqua!

Vou ler mais uns artigos sobre a fauna propriamente dita! Smile

Hoje vou comprar os testes que me faltam e à noite ja devo colocar aqui alguns resultados.
Ir para o topo Ir para baixo 

David Rosario
David Rosario

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : David
Localização : barreiro
Mensagens : 589
Data de inscrição : 06/10/2009
Gostos : 30


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyTer 21 Set 2010, 10:52Responder ao tópico

eu tambem sou iniciante por isso só fiz a afirmação.
li algures que os scalares têm tendência a comer os neons,mas alguém ha-de explicar melhor.
Ir para o topo Ir para baixo 

xica
xica

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Solange N
Localização : Curitiba - Brasil
Mensagens : 285
Data de inscrição : 27/02/2010
Gostos : 31


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyTer 21 Set 2010, 11:30Responder ao tópico

Dia, Domm.
Voltando lá atrás: É comum q a água fique esbranquiçada no início da montagem. Depois passa. Da mesma forma, é comum o aparecimento de algas marrons, mas isto é um pouco mais adiante.
Qto ao pH, sugiro q vc nem se incomode com isto neste período da ciclagem. Ele costuma ter oscilações e é normal q fique alcalino nesta fase. Minha opinião: cicle o aquário sem peixes.
Em relação à fauna q citou, o aqua é pequeno para escalares, eles precisam de muito mais espaço. Tbém é arriscado ter neons com eles, é possível q eles decidam classificar os neons como "Comida"e não "Companheiros de Aquário".
Guppys reproduzem-se muito, assim como mollis. Precisa pensar o q faria com tantos alevinos depois.
Corys são bem legais. Apenas mantenha um pequeno grupo (por ex. 4, neste seu aqua), todas da mesma espécie. Conforme o pH, escolha a espécie. Algumas aceitam bem água alcalina, outras água ácida. Vc ainda tem todo o período de cilagem para ler, pesquisar e montar uma fauna, conforme os parâmetros e tamanho do aqua.
Aliás, seu aquário ficou muito agradável de olhar.
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyTer 21 Set 2010, 22:29Responder ao tópico

Antes de mais, obrigado a todos pela contínua ajuda que me dêem dado nesta fase inicial.

Hoje realizei os meus primeiros testes (tirando o do pH que ja tinha feito). Estes foram os resultados dos testes de hoje:

pH - 8
NO3 - 0 mg/L
NO2 - 0 mg/L
NH4/NH3 - 1 mg/L

Será que me podem dar uma ajuda a analisar estes valores? Pelo que li, os valores de NH4/NH3 com um pH de 8 não são muito bons...O que me sugerem para resolver este problema? Eu tenho em casa o Nutrafin PH adjust Down mas não quis adicionar mais quimicos à água sem saber a vossa opinião.

Vou fazer um resumo do meu projecto pois pode ser mais fácil para analisar estes valores.

O meu aqua foi montado na quinta-feira passada ( 16/09/10), tendo colocado o areão, as duas rochas vulcânicas e as anúbias. Nesse mesmo dia, adicionei pela primeira vez o Sera Nitrivec e a primeira porção de comida. No sábado, adquiri um tronco na Ornimundo, o qual foi fervido 3 vezes de modo a deixar de colorir a água. Após as fervuras, deixei o mesmo de molho durante cerca de 24 horas. Após verificar que não largava mais cor na água, coloquei-o no aquário (domingo à noite). Todos os dias tenho adicionado o Nitrivec e uma pequena porção de comida.

Um pormenor "interessante" é que deste que montei o aqua, o meu termostato ainda não trabalhou! O mesmo está regulado para 26º mas a temperatura do aqua nunca baixou dos 28º. Apesar de nao achar muito normal, acredito que se deve ao facto da minha casa nao ser propriamente "fresca"!

Aqui ficam mais umas fotos do projecto tiradas hoje:

Panorâmicas

1º Projecto - Página 2 Dsc03876t

1º Projecto - Página 2 Dsc03888jb

Rochas vulcânicas e Anúbia

1º Projecto - Página 2 Dsc03889

Tronco e Anúbias

1º Projecto - Página 2 Dsc03882

Mais uma vez, muito obrigado por toda a ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo 

xica
xica

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Solange N
Localização : Curitiba - Brasil
Mensagens : 285
Data de inscrição : 27/02/2010
Gostos : 31


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyQua 22 Set 2010, 12:31Responder ao tópico

Dia.
Seu aquário está ciclando. Vai passar por um pico de amônia, isto não é problema neste momento. É o comum. Apenas não insira fauna.
Depois a amônia zera e haverá pico de nitritos, q também vai zerar. Ciclo do nitrogênio. Depois disto, significa q há colônias de bactérias formadas e pode-se inserir os peixes (aos poucos) com segurança.
Até!
Ir para o topo Ir para baixo 

hugoafonso
hugoafonso

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Afonso
Localização : Mafamude Vila Nova de Gaia
Mensagens : 118
Data de inscrição : 25/08/2010
Gostos : 0


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyQua 22 Set 2010, 16:29Responder ao tópico

Com as mudanças frequentes de TPA's e limpeza do filtro isso vai ao sitio, ser paciente é a maior virtude de um aquariofilista, aprendi com o amigo Ismenio, sempre que há pressa é só erros.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyQua 22 Set 2010, 22:54Responder ao tópico

obrigado a todos pela ajuda!

É óbvio que estou ansioso por poder povoar o meu aqua mas quero fazê-lo como deve ser. Assim sendo, vou esperar que o ciclo de azoto fique completo e só depois vou adicionar fauna.

Com que regularidade devo efectuar os testes? Semanalmente?

O dado que me preocupa mais é mesmo o pH. Espero que ele vá ao "sitio" sem que seja necessário adicionar nenhum "quimico"!

Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyQua 22 Set 2010, 23:42Responder ao tópico

Boa noite novamente!

Desculpem o double-post mas estava a dar uma vista de olhos no meu aqua quando reparei que uma das minhas anubias está com umas manchas estranhas numa das folhas. Deixo aqui umas fotos para ser mais fácil visualizar.

1º Projecto - Página 2 Dsc03895ek

1º Projecto - Página 2 Dsc03900j

Desde que montei o aqua, estou a fazer um fotoperiodo de 6 horas (das 18 às 24). Será demasiado longo?

Estas manchas poderão ter aparecido pelo facto daquela folha estar muito perto da lâmpada? Ela encontra-se a +/- 4 cm do nivel da água.
Ir para o topo Ir para baixo 

xica
xica

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Solange N
Localização : Curitiba - Brasil
Mensagens : 285
Data de inscrição : 27/02/2010
Gostos : 31


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyQui 23 Set 2010, 12:50Responder ao tópico

Olá, Domm.
Para aquários recentes (até 6 meses de montagem), é bom fazer os testes semanalmente. Neste período o aqua ainda não está estabilizado e qquer problema vc pode acudir com rapidez.
Qto a anúbia, se só esta folha está assim, pode ser pela proximidade da lâmpada. Pensei em algas marrons, mas não aparenta ser isto.
Até.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyQui 23 Set 2010, 14:18Responder ao tópico

Ok xica, sendo assim vou fazer os testes todas as semanas até que o aqua se encontre estabilizado.

Em relação à anubia, sim é apenas esta folha que aparenta estes sintomas. Vou muda-la de sítio para ver se melhora.

Se forem algas, ao passar com os dedos sobre a folha, as mesmas devem sair facilmente, certo?
Ir para o topo Ir para baixo 

xica
xica

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Solange N
Localização : Curitiba - Brasil
Mensagens : 285
Data de inscrição : 27/02/2010
Gostos : 31


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptySex 24 Set 2010, 10:52Responder ao tópico

Dia, Domm.
Sendo algas, sim, é passar os dedos na folha e elas se soltam.
Meu aquário é recente, 5 meses contando com a ciclagem. No segundo mes ele ficou tão lindo! Tudo era marrom, menos os peixes e substrato. Foi uma boa infestação de algas, comum em aquas novos.
Só uma coisa: não use fertilizante por enquanto. Vai ser mais útil para algas q para plantas.
Até.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyQua 29 Set 2010, 21:03Responder ao tópico

Boa noite!

Hoje fiz novamente os testes ao meu aqua:

pH - 7.5
NO3 - 50 mg/L
NO2 - 5 mg/L
NH4/NH3 - 5/2 mg/L

Serão estes valores normais para esta fase do ciclo (14 dias após a montagem).

No 10º dia deixei de adicionar o Nitrivec, tal como diz na embalagem. Tenho adicionado diariamente um pouco de comida.

Tenho feito TPA's semanais de cerca de 12% (cerca de 5L).

Estou a fazer tudo "certinho" ou aconselham-me mais alguma coisa?

Em relação à minha anúbia, estou deveras preocupado. Já a mudei de localização (coloquei-a mais para a frente) mas agora as manchas apareceram noutra folha tb. Passei os dedos pelas folhas e concluí que não são algas pois as manchas não desaparecem. O que poderá ser?

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptySex 01 Out 2010, 19:47Responder ao tópico

Boa noite!

Desculpem o double-post mas será que alguém me pode ajudar em relação às questões que coloquei anteriormente?

Pelo que estive a ler, parece-me que é normal ter valores "altos" de nitratos (é sinal que as bacterias ja estão a trabalhar) mas não deveriam ser assim tão altos, certo?

Nesta fase do ciclo não era suposto já não ter amónia nem nitritos, certo?

E em relação à minha anubia, será que sabem qual é o problema?o que poderei fazer para solucionar o problema?

Mais uma vez, obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo 

Convidad
avatar

Convidado



1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptySáb 02 Out 2010, 21:48Responder ao tópico

É lá...isso está tudo elevado de mais, mas que testes tens ?
Quando se usa nitrivec segue-se a bula, e a bula diz para colocar peixes passado 24 horas se não me engano.
Mas diz lá que testes tens que isso é estranho.
A agua é da torneira ?
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyDom 03 Out 2010, 21:59Responder ao tópico

Boa noite.

Os testes são da tetra (pH) e da Sera.

Hoje fiz mais uma TPA, limpei o filtro e coloquei cerca de 6L de agua engarrafada para ver se consigo reduzir o pH.

adicionei um pleco e 4 corydoras e apliquei o Nitrivec. No feriado, irei fazer novamente os testes para ver se os valores já baixaram.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyTer 05 Out 2010, 14:48Responder ao tópico

Boas!

Tal como tinha dito, hoje estive a fazer os testes à água do meu água:

pH - 7,5
Nitratos (NO3) - 50 mg/L
Nitritos (NO2) - 5,0 mg/L
Amónio/Amónia (NH4/NH3) - 0,5/0,5 [mg/L]

Sinceramente, já não sei o que fazer para estabilizar estes valores!

Será que me podem dar uma ajuda a analisar estes valores e a arranjar soluções?

Agradeço antecipadamente a ajuda!

Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyQua 06 Out 2010, 15:33Responder ao tópico

Boa tarde!

Será que alguem me pode dar uma ajuda em relação ao que referi no post anterior?

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptySeg 11 Out 2010, 17:47Responder ao tópico

Boa tarde malta!

Já há uns dias que não actualizava o meu post.

Neste momento, já tenho a fauna instalada e nova flora tb! Tive de fazer umas pequenas alterações no layout que tinha...

Fauna:

2 escalares
2 espadas
4 corydoras ( 2 especies diferentes mas não sei identificar)
1 pleco
5 nuvens brancas (era 8 mas não sei como, acabaram 3 dentro do meu filtro Sad)
7 guppys (2 machos e 5 fémes) - deve passar a 6 pois uma das fémes já anda às cambalhotas quando passa na corrente do filtro.

Flora:

Anubias barteri var. caladiifolia
Anubias barteri var. angustifolia
Hygrophila corymbosa

Aqui fica uma foto panorâmica do aqua como está agora:

1º Projecto - Página 2 Dsc03964v

As fotos da fauna não estão grande coisa...não sei se é da máquina ou do fotografo! Razz

Duas das minhas corys:

1º Projecto - Página 2 Dsc03977i

Os dois escalares:

1º Projecto - Página 2 Dsc03947c

O casal de espadas:

1º Projecto - Página 2 Dsc03948rt

O garanhão cá do sítio! lol Não dá descanso às fémeas

1º Projecto - Página 2 Dsc03979s

O pleco:

1º Projecto - Página 2 Dsc04026l

Alguns dos Nuvem branca:

1º Projecto - Página 2 Dsc04034k

No domingo fiz uma TPA de aprox. 18% (7.5L), na qual coloquei agua engarrafada com pH 5.31. Hoje voltei a fazer os testes à agua mas continuo com problemas de pH! Sad

pH - 7.5
Nitratos (NO3) - 10 mg/L
Nitritos (NO2) - 0
Amónio/Amónia - 0.25/0.25 mg/L

Não era suposto a amónia estar a zero? E em relação ao pH, já não sei o que lhe hei de fazer! Não consigo que ele baixe dos 7.5!

Fico a aguardar os vossos comentários e sugestões!

Obrigado a todos pela ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptySeg 18 Out 2010, 18:35Responder ao tópico

Bom, apesar de ninguém comentar o meu aqua, hoje tenho que adicionar um novo post! Razz

Estou mesmo feliz! Very Happy:D:D

Vou tentar explicar os motivos da minha felicidade...

Na 6ª feira de manhã, notei um comportamento "meio" estranho de uma guppy femea que estava grávida. Pensei que estivesse para parir mas como foi a 1ª vez que me deparei nesta situação, não a quis colocar logo na maternidade com receio que a "bichinha" começasse a stressar... À tarde quando chego do trabalho, reparo que a mancha escura no abdómen da dita cuja tinha desaparecido! Sad Tratei de andar à procura da alguns alevins que pudessem estar escondidos nas plantas mas não vi nada! Fiquei mesmo triste!

No fim de semana nem tive vontade de fazer a manutenção semanal mas hoje, pensei para mim: os "desgraçados" que vivem no aqua, não têm culpa de seres um nabo por isso tratei de fazer a respectiva manutenção! Toca de fazer a TPA e tratar da limpeza do filtro! Qual não é o meu espanto quando vejo que tinha 12 alevins dentro do filtro a nadar todos contentes! Very Happy:D:D

Tratei de colocar a maternidade dentro do meu aqua e tentei transferir os alevins...um escapou-se e um dos meus escalares nem lhe deu tempo para bater a barbatana! Acho que nunca tinha visto os meus escalares nadarem tão depressa! Pensei para mim: Paciência...ao menos consegui colocar 11 alevins na maternidade! Very Happy Já tive a alimenta-los com SERA Micron e agora é esperar que eles cresçam saudáveis...apesar de ter os escalares sempre à volta da maternidade! Coitadinhos...devem andar num stress desgraçado! lol

Além desta situação com final feliz, tive mais uma agradável surpresa! Tal como vos tinha dito no meu post anterior, eu tinha 8 nuvens branca mas 3 tinham desaparecido e um deles estava morto entre a esponja e o copo do filtro, Deduzi que os três tivessem morrido lá dentro pois eles andavam sempre a brincar na corrente. Qual não é o meu espanto quando retiro a esponja do filtro e saem dois nuvem branca lá de dentro vivinhos da silva! Lol

É notoria a diferença de tamanho entre estes dois e os que têm habitado livremente no aqua mas uma semana a "viver" dentro de um filtro não deve ser nada fácil! Ambos vieram cheios de apetite pois ja os tive a alimentar e demonstraram um apetite voraz! Smile

Desculpem o testamento mas tinha de partilhar convosco esta feliz experiência!

A aquariofilia tem os seus altos e baixos mas são momentos destes que fazem valer os "sacrifícios"!
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Coelho
Nuno Coelho

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Braga
Mensagens : 227
Data de inscrição : 14/07/2010
Gostos : 30


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptySeg 18 Out 2010, 18:52Responder ao tópico

É verdade, tens toda a razão.
Parabéns pelo aqua e pelos acontecimentos.
Boa sorte e vai postando novidades.
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptySex 12 Ago 2011, 02:01Responder ao tópico

Estou a gostar de ver! Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





1º Projecto - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto - Página 2 EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

1º Projecto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-