Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

1º Projecto Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
1º Projecto 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
1º Projecto EcoariumBanner_zps3903f249
1º Projecto Banner500x1254_zpsf6aa283b
1º Projecto Banner-500x125_zps9d594aec
1º Projecto Gambabanner_zpsgucldxz3
1º Projecto Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

1º Projecto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: 1º Projecto   1º Projecto EmptySáb 04 Set 2010, 22:25Responder ao tópico

Boa noite a todos.

Tal como referi na minha apresentação, estou a iniciar-me neste hobby e como li que um aquariofilista tem de ser paciente, tenho andado apenas a assimilar informação pois a aquariofilia é bem mais complexa do que aparenta! Smile

Além de andar a ler muita coisa na net, tenho andado a pensar o que pretendo neste meu primeiro projecto. Pois bem, algumas coisas que tenho a certeza é que pretendo montar um aqua comunitário, com substrato inerte, rochas, tronco(s) e plantas que não sejam muito exigentes.

A minha ideia é começar por um aqua que não seja muito complicado de montar/manter de modo a que me possa dar tempo de aprender mais coisas sobre a aquariofilia.

Em termos de aquário propriamente dito, tenho procurado aqui na zona de Setúbal mas a oferta não é muito grande.

Pois bem, encontrei um kit da Aquapor (Sirius 100) que me pareceu ser bom para dar inicio a esta aventura. Estas são as suas características:

Aquário: 100 x 31 x 45 (Capacidade: 102L - Volume: 123dm3)
Aquecedor: Aquapor 200W
Reflector: Starpor 100cm com lâmpada fluorescente 30W
Filtro: AQ-1000 com capacidade de 1000L/h

Este conjunto de equipamento mais o móvel (é essencial para mim) custa 199€.

Acham que é suficiente para começar?

Em termos de rochas e apesar de ser um leigo, gostei bastante de dois tipos que encontrei por aqui: Seriyou stone e umas avermelhadas (penso que são vulcânicas).

No que toca ao substrato, pretendo ter um substrato inerte de baixa granulometria (2 a 4 mm). Só ainda não decidi a cor do mesmo...será ou muito escuro ou muito claro! Smile

A nível de troncos, já vi alguns exemplares que me encheram o olho, principalmente quando têm musgo em cima.

Penso que consegui expor a minha ideia...agora fico ansiosamente a aguardar os vossos comentários/opiniões/digas de modo a passar à parte prática!

Agradeço antecipadamente a vossa atenção.

Cumpts
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Duarte
Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Nuno Duarte
Localização : Soalheira e Viseu
Mensagens : 3516
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 91


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyDom 05 Set 2010, 08:25Responder ao tópico

Vou começar por dar a minha opinião sobre o aquario a que te referes.

Citação :
Pois bem, encontrei um kit da Aquapor (Sirius 100) que me pareceu ser bom para dar inicio a esta aventura. Estas são as suas características:
Aquário: 100 x 31 x 45 (Capacidade: 102L - Volume: 123dm3)
Aquecedor: Aquapor 200W
Reflector: Starpor 100cm com lâmpada fluorescente 30W
Filtro: AQ-1000 com capacidade de 1000L/h
Este conjunto de equipamento mais o móvel (é essencial para mim) custa 199€.

1º opção= 100 Comprimento x 31 largura x 45 altura? se for isto eu acho mau (opinião pessoal) pois 31 cm de largura limita tudo e depois é muita altura para a luz que tens.
2º Opção= Se for 100compr.x31alturax 45 alt então é excelente em tudo com 45cm de largura consegues cria ai um bom layout.

Ainda sobre o preço... o preço não é mau por ter movel incluido para a 2º opção
se tiveres a 1º opção aconselho a que tentes ver alternativas que passariam por mandar fazer um aquario e comprar um movel a parte, bem como comprar o materia ( termostato, filtro , calha a parte) pois acho que compensa e muito.

Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyDom 05 Set 2010, 08:52Responder ao tópico

Boas

So quero acreschentar mais uma coisa ao que o Nuno dice, geralmente nos Kits ha venda os filtros sao fracos e a filtragem num aquario nunca e demais.
Ai em Setubal tens um dos bons construtores de aquarios em Portugal a SCALARE, fazem o aquario que quiseres e fica mais barato.

Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyDom 05 Set 2010, 15:23Responder ao tópico

Nuno, pela foto que está no site da Aquapor, parece-me que é mesmo 100 Comprimento x 31 largura x 45 altura

1º Projecto 129019000_thumb

Assim sendo, já vi que não é uma boa opção!

BAGA, em relação à Scalare, pedi um orçamento na 6ª feira à noite pois agora o que pretendo é ver onde me compensa mais comprar o material. Espero que respondam durante esta semana para poder analisar o mesmo (espero que nao seja muito caro Razz).

Um amigo meu falou em filtros FLUVAL mas dos tópicos que tenho lido, a maior parte escolhem filtros EHEIM. Há uma grande diferença entre eles?

Obrigado a todos pela ajuda.

Cumpts
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyDom 05 Set 2010, 16:19Responder ao tópico

Boas

Nao ha duvida que os filtros da eheim sao exelentes e economicos, eu entre esteriores e de cascata tenho 5 e estou satisfeito com todos eles.
Quanto a Fluval nao me posso pronunciar, pois nao tenho nem nunca tive filtros desta marca, embora ja varias pessoas me tenham dito que tambem sao bons.

Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptySeg 06 Set 2010, 17:50Responder ao tópico

Boa tarde a todos!

Cá estou eu com mais umas dúvidas (parece que nunca acabam! lol)

Na 6ª feira feira pedi um orçamento no site de uma empresa de Setúbal (não vou referir o nome pois não sei se é permitido), o qual me foi enviado hoje.

Aquario 100x30x40 - 70.00 €

Em relação às dimensões do aquário já percebi que não são as indicadas pela falta de largura e possivel altura elevada. De qq forma, dá para ter uma noção do valor. Acho que vou ter de ir mesmo à loja/fábrica para ver o dito cujo.

Movel - 80.00 €

Em relação ao móvel, só mesmo vendo pois não têm nada de imagens no site e como tal não dá para saber se é caro ou barato!

Calha de iluminação - 100.00 €

Este foi o ponto que mais confusão me fez! 100€ por uma calha de iluminação? É normal?

Filtro exterior - 100.00 €

Em relação ao filtro e como em todos os outros pontos do orçamento, não especificam as caracteristicas do mesmo pelo que é impossível avaliar.

Esta empresa, segundo me disseram, é uma das melhores a nivel nacional mas a elaboração de orçamentos, deixa muito a desejar...

Gostaria de pedir a vossa experiente opinião acerca deste orçamento.

Obrigado.

Cumpts
Ir para o topo Ir para baixo 

anibal
anibal

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptySeg 06 Set 2010, 18:24Responder ao tópico

Boas Domm

Temos aqui muita coisa para esclarecer, as dimensões já foram analisadas pelo Nuno e facilmente se percebe a importância que elas representam não só no equilíbrio estético como em função da fauna e flora a instalar.
O valor do aquário tem de ser suportado na espessura de vidros utilizados e eventualmente na qualidade dos mesmos, tipo de travamento, se tem tampas ou é aberto, só com estes elementos podes tornar 2 orçamentos comparados.

Móvel : Se tens jeito para bricollage vai aos nossos DiY, e tens lá como fazer um excelente móvel a partir de madeiras cortadas em AKi´s; Leroi e outros que por aí existem.

Filtro : Sem caudal lts/hora não serve para nada, acresce como factor importante a marca, pois a qualidade aqui paga-se e muitas vezes são estes equipamentos que devem sem ponderados pela qualidade e só depois pelo preço.

Iluminação: Pois pode ser um excelente preço ou não. Então estamos a falar de uma calha com que características? Tipo de lâmpadas utilizadas, potências, espectro luminoso, ligam em conjunto ou podes controlar autonomamente cada lâmpada? Temporizador(es)?
Outroequipamento também muito importante na relação qualidade/ preço, particularmente se pretendes ter um bom plantado. Não te assustes mas podes multiplicar por 5 esse valor e ser uma excelente opção, claro que nunca para quem se inicia e não lhe saiu o Euromilhões!

Quanto ao orçamento é preciso muito boa vontade para chamares a isso um orçamento, quando era miúdo o merceeiro de bairro fazia contas nos cartuchos onde aviava os produtos mas dava para perceber!
É verdade que o País vai mal e nem o Orçamento de Estado parece poder conjugar esforços para o melhorar, mas se essa empresa for das melhores a nível nacional então o País está mesmo muito mal!
Caso necessites comentar mais em particualr com algum de nós o tema, avança para as MPs aí podes estar completamente à vontade e contares com a nossa total descrição.
Esperamos futuras novidades das tuas "consultas ao mercado"

Abraço
Aníbal


Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptySeg 06 Set 2010, 21:01Responder ao tópico

Antes de mais, muito obrigado anibal, pela resposta esclarecedora!

Resumidamente, foi o que pensei acerca do "orçamento" que me deram! Das duas, uma: ou a pessoa que o enviou não percebe nada do assunto, ou então "percebeu" que eu sou leigo no assunto e tentou atirar-me areia para os olhos! De qq forma, vou tentar esmiuçar este dito orçamento.

Com isto tudo percebi uma coisa: não há coisa melhor do que ir ver os equipamentos ao vivo. Penso que com algum conhecimento que tenho adquirido aqui, consigo ter uma noção do que preciso para este meu projecto.

Assim sendo, quando tiver novidades, colocarei aqui!

Mais uma vez, obrigado.

Cumpts
Ir para o topo Ir para baixo 

anibal
anibal

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyTer 07 Set 2010, 11:58Responder ao tópico

Ok
Ficamos á espera e disponiveis para dar uma ajuda.
É muito importante que começes da melhor maneira, um bom investimento inicial vai dar-te muita segurança e capacidade de crescimento.
Toma em atenção que quanto mais informação tiveres disponível melhor será a decisão final
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyTer 07 Set 2010, 23:20Responder ao tópico

Bpa noite.

Hoje foi a "machada final" acerca desta loja!

Ontem à noite, todas as questões que o anibal levantou, eu coloquei-as na resposta ao e-mail que me enviaram com o "orçamento".

A senhora, como competente que é, ligou-me e disse: "já que é aqui da zona, em vez de lhe estar a responder a todas essas questões por e-mail, passe na loja e veja por si!" Mais valia ter dito que nao queria ter trabalho e se eu quisesse, que me mexesse! Devem pensar que são os unicos a fornecer este tipo de material...

Decididamente e apesar de não haver nada melhor que ver as coisas ao vivo, parece-me que não foi a melhor atitude, quando se trata de um possível novo cliente.

Enfim, da minha parte, está encerrado.

Resta-me continuar a procurar noutros lados até encontrar a melhor solução. Entretanto, vou lendo mais uns tópicos e enriquecendo os meus conhecimentos.

Cumpts
Ir para o topo Ir para baixo 

Morteiro
Morteiro

Membro
Membro


Localização : Montemor-o-Velho
Mensagens : 70
Data de inscrição : 20/04/2010
Gostos : 0


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyQua 08 Set 2010, 02:19Responder ao tópico

Existem uns links que te darão uma ideia melhor, mas aqui o fórum tem excelentes propostas para ti.

Repara nesta loja, http://www.wate-r-evolution.com/shop/, ou neste espaço http://www.peixefauna.com/luzaquatica-f71/ e ainda outros.

Até nisso o fórum consegue fornecer, e pelo menos assim já terás uma ideia melhor.

Em relação ao aquário faz uma pesquisa por casa do nemo no google e lá poderás fazer as diversas simulações base em vidro float, mas eu pessoalmente aconselho outro vidro que também fica mais caro, e também aqui no fórum tens pelo menos um nome sempre a aparecer, é só falares com ele.

O móvel, agora aqui acredita e não faças o mesmo erro que eu... fá-lo tu mesmo que fica bem mais em conta e com mais resistência. Eu comprei e depois tive que fazer adaptações e reforço, porque não inspirava confiança.

Os kit's trazem por norma equipamento da treta e por isso mais uma vez aconselho compra tudo à peça, pode ficar no final mais caro mas só em saída do dinheiro da carteira, porque a qualidade essa já será outra bem acima e por consequência bem mais compensatória.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyDom 12 Set 2010, 23:22Responder ao tópico

Boa noite!

Depois de andar a vasculhar uma serie de sites e de visitar algumas lojas, hoje dei o pontapé de saída do meu 1º projecto! Smile

Adquiri um kit da EHEIM - Aquastar 60 plus, no qual está incluído:

Aquário: 60x30x30 [cm] com vidro de 4mm de espessura - 54L
Filtro: Eheim 2008 (interno) com caudal de 300L/h
Termostato: JÄGER 50W
Iluminação: 1x15W (T8)

De modo a poder começar a dar os primeiros passos, adquiri tb 9Kg de areão preto (2 a 4mm de granulometria), comprei duas Anubias (Angustifolia e Caladifolia) e uma serie de produtos aconselhados pelo vendedor (Sera Nitrivec, Sera Toxivec, Sera Aquaria Clear, Nutrafin - PH adjust e uma embalagem de comida - Tablets)

Em relação às dimensões do aquário, e apesar de não serem aquelas que tinha pensado, optei por estas por já ter um móvel capaz de suportar o tanque e assim, poupei algum dinheiro.

Fico a aguardar os vossos comentários e sugestões para que possa começar o projecto com o pé direito!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Morteiro
Morteiro

Membro
Membro


Localização : Montemor-o-Velho
Mensagens : 70
Data de inscrição : 20/04/2010
Gostos : 0


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyDom 12 Set 2010, 23:59Responder ao tópico

Vai ser duro esse teu tanque... para baixo dos 80 litros é necessário andar a controlar bem os níveis da água, e qualquer diferença nessa litragem é uma grande diferença.

Para já enche o tanque de água e dispoes as coisas como achares por bem... porque essencialmente vais ser tu a olhar para ele, de seguida coloca a água a maturar, ou seja, a fazer o ciclo de azoto.

Morteiro escreveu:
Mesmo adicionando bactérias o ciclo de azoto demora bem mais que 1 semana, então um dia... espero mesmo que tenhas sorte, porque isso também ajuda (pouco, mas depois que vi um porco a andar de bicicleta...).

O meu esteve a fazer o ciclo completo de azoto e mesmo com bactérias para acelerar demorou mais de 1 mês a ficar completo (tens de fazer os teste e verificar em que estagio se vai encontrando o aqua), só assim ficas a saber em que ponto se encontra.

Ciclo de Azoto: Amoníaco - Nitritos - Nitratos

Neste momento deverá disparar o amoníaco (tóxico para os peixes) que vai fazer aparecer as bactérias que o irão transformar em nitritos, mas demora 7 a 20 dias o surgimento dessas bactérias em quantidade suficiente para baixar o amoníaco.

Quando tiveres nitritos (mais uma vez tóxico para os peixes) vai começar a aparecer bactérias para transformar esses nitritos em nitratos, mas umas vez mais deverá demorar 7 a 20 dias esse processo, até que que fará baixar os nitritos para níveis não tóxicos.

Os nitratos (que é relativamente inofensivo) será consumido pelas plantas ou então será controlado nas TPA regulares.

Como podes ver, as coisas demoraram o seu tempo, agora se tinhas pelo menos já água "velha" na quantidade de 50% desse volume tudo se passará de forma bem mais rápida.

Não tenhas pressa, as coisas vão ao sitio mas no devido tempo.

Um abraço

http://www.peixefauna.com/post.forum?mode=quote&p=46543

Depois é controlar as coisas já com os peixes, mas filtro interno foi uma boa banhada, os mesmo deixam sempre porcaria no aqua.

Boa sorte para o teu inicio.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptySeg 13 Set 2010, 20:40Responder ao tópico

Pois, por isso é que inicialmente pensei em comprar um tanque de 100 l...mas a logistica caseira nao o permitiu! Espero que me dê bem com este!

O filtro é assim tão mau ou é só mesmo por ser interno?

Em relação ao resto das aquisições, fiz bem ou ainda falta alguma coisa?

Cumpts
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyQui 16 Set 2010, 12:29Responder ao tópico

Bom dia!

A esferovite que se coloca na base do aquário deve ser esferovite normal ou daquela azul (mais densa)?

Penso que finalmente, hoje terei tempo e tudo à disposição para começar a montar.
Ir para o topo Ir para baixo 

David Rosario
David Rosario

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : David
Localização : barreiro
Mensagens : 589
Data de inscrição : 06/10/2009
Gostos : 30


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyQui 16 Set 2010, 13:04Responder ao tópico

Boas João,

no meu aquário usei daquels tapetes de ginastica que existem na sport zone.
custa uns 9€ e tem por volta de 10mm espessura 1500mmx600mm.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyQui 16 Set 2010, 13:13Responder ao tópico

Isso não fica bem mais caro do que a esferovite?

Bom, vou ter de ver bem esses preços mas se compensar, vou para essa opção!

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyQui 16 Set 2010, 16:37Responder ao tópico

Ora bem, já comprei o que me faltava e já deitei mãos à obra! Smile

A placa de esferovite foi comprada no Aki (150x50x1 [cm]) e custou 0,95€! Opção bem mais barata e penso que irá cumprir a sua função.

Comecei por lavar muito bem os 9kg de areão preto que vou colocar no aqua...até perdi a conta às vezes que foi lavado mas agora que a água já fica transparente, está pronto a ser colocado no seu lugar. As duas rochas vulcânicas que adquiri na AquarioReef tb ja foram lavadas em água quente e estão prontas a usar.

Entretanto, estive a lavar o aqua para retirar possíveis impurezas que estivessem lá dentro e aproveitei para o encher. Vai ficar assim +/- por duas horas para verificar se está estanque.

Enquanto faço o teste anteriormente mencionado, vou já tratar de cortar a esferovite e a cartolina preta que irei colocar na parte posterior do tanque.

Penso que para já, é tudo!

Se tiverem algumas sugestões, agradeço!
Ir para o topo Ir para baixo 

anibal
anibal

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyQui 16 Set 2010, 17:51Responder ao tópico

Boas

Um conselho relativamente ao fundo.
A cartolina por muito cuidado que tenhas vai apanhar com salpicos de água, por isso tende a "enrugar" e a manchar.
Existe um vinil para fundo, sendo uma face azul e outra preta, fica bem mais caro mas é muito mais eficiente e de simples manutenção
Se tiveres garafõe de 5lts de água vazios podes começar a encher para ficarem em repouso vais ganhando algum tempo na eliminação do cloro.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyQui 16 Set 2010, 23:05Responder ao tópico

Boa noite!

Depois de algumas horas "agarrado" ao meu aqua, já está montado!

Deixo aqui algumas fotos da montagem:

Colocação de esferovite na base do aqua.

1º Projecto Dsc03854e

Colocação do tanque na base

1º Projecto Dsc03855u

Aqua já com o areão e as duas rochas vulcânicas

1º Projecto Dsc03856ls

Bomba de ar e o material necessário para a sua utilização (ligação em "T" pois a bomba tem duas saidas, válvula anti-retorno. pedra difusora e tubagem)

1º Projecto Dsc03863o

1º Projecto Dsc03864f

Panorâmica do aqua

1º Projecto Dsc03866y

Depois de uma hora de ter tudo a funcionar, foi adicionado +/- 8.5mm de Sera Nitrivec (o aqua levou cerca de 43L de água) e um pouco de comida.

Penso que cumpri tudo o que é necessário para o aqua começar a cilcar.

Fico a aguardar os vossos comentários, criticas e/ou sugestões! Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptySex 17 Set 2010, 20:15Responder ao tópico

Bom, o meu aqua deve estar mesmo mau! Razz

Reparei que cometi uma gaffe no meu post anterior...quando falei do nitrivec, é obvio que não se trata de mm mas sim de ml.

Aproveito para colocar uma questão. Quando comprei o meu material, comprei uma embalagem de comida em "discos". Qual é a quantidade que devo colocar para ajudar a ciclar? Ontem coloquei aproximadamente, 1/4 do "disco".

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo 

Convidad
avatar

Convidado



1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptySáb 18 Set 2010, 12:33Responder ao tópico

Boas João

Diz-se flocos. coloca duas folhas que para o aquario em questão chega.
Mas se estás a usar Sera Nitrivec o melhor era colocares duas zebras em vez de comida.
As anubias não podem estar enterradas ou morrem.
A bomba de ar não esta ai a fazer nada a não ser que goste do efeito.

De resto está giro.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptySáb 18 Set 2010, 16:12Responder ao tópico

Boas ismenio!

Obrigado pela resposta.

Eu penso que não me expliquei bem em relação à comida...e como tal, aqui fica uma foto.

1º Projecto Dsc03870ej

Realmente nas fotos não aparenta mas eu deixei o rizoma das anubias de fora, tal como li aqui no fórum.

Em relação à colocação de zebras, isso vai contra tudo o que li! Será mesmo benéfico, adicionar já peixes ao aqua, tendo em conta que apenas foi montado à 2 dias?

No que toca à bomba de ar, a minha ideia é a montagem de um aqua "low-tech" pelo que achei que a bomba poderia ajudar a evitar ter zonas de água estagnada. (o volume real de água é de cerca de 43L e o filtro que tenho tem um caudal de 300L/k). O efeito gosto...só não gosto do ruído (não é muito mas...) que ela faz!

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

Ir para o topo Ir para baixo 

Convidad
avatar

Convidado



1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptySáb 18 Set 2010, 18:38Responder ao tópico

Bem. se colocares a comida na agua ela vai demorar tempo a decompor-se e a gerar amonia, entretanto as bactérias do nitrivec que adicionas morrem a fome, na embalagem do nitrivec acho que diz para colocar os peixes passado 24 horas, agora como é lógico só podemos colocar um ou dois e temos de dar pouca comida para a colónia de bactérias ter tempo para crescer.
Mesmo que usas-se o sistema de ciclagem so com comida quando o ciclo fica-se completo ias ter de colocar os peixes aos poucos, se colocasses todos de uma só vez a colónia de bactérias não ia conseguir responder de imediato.

Espero ter feito me intender.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : Nick : Domm
Localização : 3° calhau a contar do sol
Mensagens : 1175
Data de inscrição : 04/09/2010
Gostos : 46


1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptySáb 18 Set 2010, 21:58Responder ao tópico

Sim, entendi!

Obrigado pela ajuda!

Assim que houver novidades, vou colocando aqui fotos.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





1º Projecto Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Projecto   1º Projecto EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

1º Projecto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-