Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Corydora paleatus - Página 3 Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Corydora paleatus - Página 3 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Corydora paleatus - Página 3 EcoariumBanner_zps3903f249
Corydora paleatus - Página 3 Banner500x1254_zpsf6aa283b
Corydora paleatus - Página 3 Banner-500x125_zps9d594aec
Corydora paleatus - Página 3 Gambabanner_zpsgucldxz3
Corydora paleatus - Página 3 Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Corydora paleatus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptyDom 24 Fev 2013, 23:18Responder ao tópico

Mesmo nesta fase de deixar envelhecer a água? Ou seja, pequenas porções mas mais vezes ao dia?

Depois, na fase de indução, melhorar o alimento, dando congelado por exemplo. Entendi?
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptyDom 24 Fev 2013, 23:44Responder ao tópico

Boas
há duas vertentes de opiniões, sobre este assunto. Uma delas diz que devemos dar-lhes bastante comida, mas dividida por diversas vezes ou sifunando os restos.
Outra diz que deve-mos dar pouca comida de forma a que não engordem muito para estarem em forma na altura da postura.
Em ambos os casos deve-se passar a dar mais comida quando se faz a indução, ao mesmo tempo que se passa a dar maior variedade (se possivel alimento vivo), quase de forma a que possam comer permanentemente, simulando assim o que se passa na natureza, ou seja quando a água está velha há pouca quantidade e ainda menor variedade de alimento, mas quando chegam as chuvas a água renova e traz consigo, aumento da corrente e grande variedade/quantidade de alimento.
Esta situação serve como indução à postura das corys e simultaneamente fornece mais alimento também aos restantes peixes, aumentando assim a possibilidade de os ovos e posteriormente as corys recém nascidas sobreviverem.
Agora é uma questão de escolha, eu pessoalmente dou-lhes uma alimentação normal, quase só flocos, depois quando faço a TPA aumento a quantidade/variedade de alimento, por fezes ligo mais um filtro, nesta altura já cheguei a deixar os filtros sem matérias filtrantes, apenas a fazerem circular a água. Talvez por coincidência mas tive bons resultados. agora durante esta semana vou experimentar com as minhas Sterbay, para ver se perdem a vergonha.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySeg 25 Fev 2013, 18:03Responder ao tópico

Muito obrigado pela explicação Nuno. Em relação à movimentação da água, vou colocar + uma pequena bomba de 200l/h, de modo a criar essas correntes. Depois aumentarei a quantidade/variedade da alimentação. Quanto a alimento vivo, microvermes de aveia servem?

Já agora, o macho ainda não o vi a comer (no novo aqua). Acho que até agora não há motivo para preocupação, pois ainda o sinto um bocado assustado com a "troca de casa". Depois veremos. De qualquer modo a fêmea já está mais calma e a comer.

Gostava ainda que me explicassem como faço as reposições (questão que coloquei anteriormente) e se nesta fase devo ter a preocupação de aspirar os detritos ou se devo deixar isso por conta do filtro.

Obrigado pela paciência!

Um bom início de semana.
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySeg 25 Fev 2013, 18:40Responder ao tópico

que reposições?????
Guarda os micro vermes para as crias, para os adultos podes dar, vermes de grindal,larvas de mosquito etc,faz uma busca nas revistas peixe fauna isso já lá foi abordado, os detritos não vais ter nenhuns porque tu vais dar pequenas doses de maneira a que eles comam tudo sem deixar nada no prato :lol: uma limpeza por semana chega ,podes é fazer pequenas TPA diárias mas pequenas ,nada de stress, deixa rolar a lua de mel em paz e sossego.
faz o download destas revistas tem leitura para ti PF 2 e a PF 4
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptyQua 27 Fev 2013, 14:30Responder ao tópico

Obrigado!

Amanhã vou-me dedicar a essa leitura e fazer um ponto da situação. Ponderar a data da indução também será algo a tratar.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySáb 02 Mar 2013, 11:42Responder ao tópico

Olá!

Bem, hoje faz uma semana que as corys foram para a "nova casa".

O macho já come e bem.

Adicionei um feto de java para filtrar um pouco a água e a água encontra-se a 27ºC (queria 28 mas não consigo obter, baixa sempre durante a noite).

Está assim:
Corydora paleatus - Página 3 IMG_0951_zpsa0f0adb8
Corydora paleatus - Página 3 IMG_0953_zps1451ae7f

A indução farei daqui a uma semana. Queria era ter tudo pronto para receber as corys bebés (se é que as vou conseguir Smile ). Acham que os microvermes se adequam? É que a "nuvem" destes, depois de dispersa, não afunda muito...
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySáb 02 Mar 2013, 11:51Responder ao tópico

ola.eu acho a agua um pouco quente.uns 25-26 chegava.já se nota na fêmea que esta cheia?e que sem ela preparada não vale a pena fazeres a indução.nos primeiros dias eu dou micro vermes e depois flocos e pastilhas bem esmagadas e ate agora não tive baixas por causa de fome Razz boa sorte com eles eu ja desde as 9 de manha ando a roda do aquário para tirar as ovos e coloca los num outro recipiente.desta vez também foi uma postura grande e ainda não acabou portanto vou ver se tiro mais alguns Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySáb 02 Mar 2013, 15:09Responder ao tópico

Ela bem gordinha está. Vamos ver como se comporta até sábado que vem.

A temperatura era para o choque ser maior. Mas assim sendo, se baixar para os 26 deixo ficar.

Isso é que é fazer inveja Cristian! :lol: Ficaria mesmo contente se conseguisse a minha primeira desova de corys. Boa sorte com as suas!
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySáb 02 Mar 2013, 15:32Responder ao tópico

mesmo agora acabei de apanhar o ultimo ovo.devem ser uns 300 e poucos,já os meti numa caixa com uma pedra difusora e umas gotas de esha 2000 e meti a caixa no aquário a boiar.agora tenho que esperar para ver quantas vão eclodir :scratch:
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySáb 02 Mar 2013, 20:16Responder ao tópico

Boas
Não te esqueças das TPA's diárias de +/- 30%.
Por ser pouca água é melhor que a nova água seja colocada morna.
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySeg 04 Mar 2013, 14:43Responder ao tópico

boas!então já há movimento? Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySeg 04 Mar 2013, 15:30Responder ao tópico

Olá Cristian!

Ainda bem que pergunta.

É que tenho uma questão que pode parecer disparatada a "meio do campeonato", mas na verdade é fundamental entender isto, antes de tudo o resto.

Ou seja: a indução deverá ser feita quando vir que a fêmea já está cheia para provocar a desova ou a melhoria das condições e a TPA (indução) servem para ocorrer quer a própria fecundação, quer consequentemente a desova?

É que por indução entende-se o quê? Induzir apenas a desova ou induzir o ritual de acasalamento e a própria desova?

Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySeg 04 Mar 2013, 16:05Responder ao tópico

em primeiro a fecundação ocorre no momento de desova,porem as-vezes pode acontecer que a fêmea vai desovar sem a ajuda do macho mas assim os ovos vão ficar ocos e vão fungar.não sei se já viste no meu tópico a foto-reportagem com o momento de desova dos meus.se não esta aqui o link.em relaçao ao indução eu vou dar a minha opinião baseada nas minhas experiências.no meu caso quando a fêmea já esta bastante gorda fico mais atento a eles porque chega um momento quando o macho anda um pouco mais atrás de fêmea e neste momento eu inicio as TPAs diárias com agua mais fresca,as-vezes demora 2-3 dias ou 4 como foi o caso desta ultima postura mas na penúltima por exemplo fiz um TPA num dia e no outro dia quando acendi as luzes de manha a fêmea já tinha começado a desova mas ainda estava no inicio por isto consegui retirar o ovos todos.mas se tu as vez que ela esta bem cheia podes começar com umas TPAs diárias para renovar a agua e ver o comportamento deles.mas ve o link que te mandei depois se precisares de mais ajuda pergunta Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptyTer 05 Mar 2013, 16:11Responder ao tópico

Ora viva, no domingo fui dar uma volta numa loja aqui perto e vi lá umas corydoras que pareciam foguetes a atravessar o aquário e a fazerem umas festa cuidado......
Ao ver aquilo lá fui ver que raio de espécie era:)
Comprei 6 paleatus ...... Já montei um aquário de 90 litros e 10 primas pygmaeus que andavam muito escondidas no aquário delas, agora a malta já anda toda animada.
Ir para o topo Ir para baixo 

CRISTIAN
CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cristian Rat
Localização : Alter do Chao
Mensagens : 3042
Data de inscrição : 26/09/2012
Gostos : 128


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptyQua 06 Mar 2013, 14:18Responder ao tópico

boas Miguel!entao nao ha novidades?os meus ovos eclodiram hoje ja la tenho alguns pequenenos mas desta vez a taxa de eclosao foi muito baixa mesmo com todo o cuidado que fez.mas a grande novidade e que hoje tive outra postura :cheers: foi muito mais pequena uns 70-90 ovos so mas famos la ver como vai correr desta vez.um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySex 08 Mar 2013, 20:30Responder ao tópico

Parabéns Cristian e boa aposta Ramiro. As pygmaeus também são bastante giras.

Bom pessoal, hoje como vos tinha falado, adicionei mais uma pequena bomba de circulação de 200l/h para simular as correntes e dei-lhes mysis. O casalito ficou todo contente. Amanhã lá vou tentar a minha sorte!
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySex 08 Mar 2013, 22:08Responder ao tópico

Very Happy Very Happy acho bem
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySex 08 Mar 2013, 23:31Responder ao tópico

Ramiro as pigmeu são muito porreiras, vê se consegues fazer criação e mostrando um diário, temos de acompanhar isso. Por acaso é algo que também ando a pensar fazer com essa espécie, vamos ver como corre.
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySáb 09 Mar 2013, 08:18Responder ao tópico

Vou ver se as reproduzo , já as reproduzi à 2 anos atrás vou ver se encontro fotos, na altura criei umas 30.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySáb 09 Mar 2013, 12:32Responder ao tópico

Boas!

+1 dúvida. Preparo-me para fazer uma indução. A questão é: tendo o termomostato regulado a 25º, devo reduzi-lo para uns 22º?
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptySáb 09 Mar 2013, 18:17Responder ao tópico

A água encontra-se a 21º e já começei a dar alimento congelado do bom. Não estou muito confiante mas vamos ver o que sai daqui. (:
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptyDom 10 Mar 2013, 17:11Responder ao tópico

Boa sorte, a acompanhar.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptyQua 13 Mar 2013, 17:06Responder ao tópico

Bom pessoal, aqui venho actualizar o tópico.

No fundo ainda não obtive o que pretendia... Estou no ponto em que não sei se desista ou prossiga...

Tenho a certeza que é um casal, no entanto, se calhar com a adição de mais um macho as probabilidades de sucesso fossem mais elevadas... Só que não consigo ter a certeza que selecciono um macho do aquário principal, isto por serem mais pequenos e não saber se são machos ou fêmeas... Relativamente ao casal, após a 1ª tentativa de indução, mostraram-se interessados diria eu, pois executaram o ritual que tenho assistido em vídeos dos youtube. Estão teimosos!

O que pode ter acontecido é ter havido a postura e terem comido os ovos sem que antes me apercebesse... Tenho evitado pertubá-los mas visito-os com regularidade.

Ainda que não dê em nada, espero que o tópico tenha sido útil para novos iniciantes interessados na reprodução das paleatus ou outras.

O que acham? Insisto ou devo esperar pelo final do ano, altura essa em que já devo ter mais umas corys sexadas?

Obrigado pela ajuda.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptyQua 13 Mar 2013, 17:52Responder ao tópico

Boas
É normal não haver posturas, sempre que se faz a indução, pois esta é apenas um pequeno incentivo, visto que na natureza há muito mais factores que são alterados, para além da temperatura.
Eu pessoalmente penso que é dificil o acasalamento/postura com apenas um casal, visto que se trata de peixes de cardume, na própria natureza há sempre várias femeas e machos envolvidos ao mesmo tempo, ou seja se fossem pessoas diria-mos que era um "ganda bacanal".
Se já tás a pensar em desistir, imagina então o meu caso, que há mais de 2 meses, que ando a tentar que as minhas sterbay façam uma postura, e até agora, elas não querem voltar a repetir a graça, apesar de haver várias amostras de acasalamento, posturas que é bom não querem mexa, e sei que são capazes pois já fizeram 2 posturas anteriormente.
Quanto a comerem os ovos, não é normal, poderiam era danificá-los e fazê-los cair, mas mesmo nestes casos ficavam as marcas dos ovos.
Se na aquáriofilia é preciso muita calma, nas reproduções é preciso, pelo menos o dobro da calma.
afro :sperm: :sleep2: :sperm:
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptyQua 13 Mar 2013, 18:14Responder ao tópico

É verdade Nuno. E por norma sou bastante paciente, mas acabo comigo a tentar acelerar o processo.

O facto de ser muito pouco provável que acasalem com apenas um casal leva-me a achar que devo fazer crescer as que tenho no aquário principal e aventurar-me novamente daqui a uns tempos.

Mas é mesmo isso, é preciso é ter paciência! Pelo menos a 2ª indução vou tentar com o casal. Se não conseguir, daqui a uns meses volto a experimentar...
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Corydora paleatus - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Corydora paleatus   Corydora paleatus - Página 3 EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Corydora paleatus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Loricarídeos-