Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

A criação ultra-fácil de killies Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
A criação ultra-fácil de killies 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
A criação ultra-fácil de killies EcoariumBanner_zps3903f249
A criação ultra-fácil de killies Banner500x1254_zpsf6aa283b
A criação ultra-fácil de killies Banner-500x125_zps9d594aec
A criação ultra-fácil de killies Gambabanner_zpsgucldxz3
A criação ultra-fácil de killies Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

A criação ultra-fácil de killies

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Sofia Killies
Sofia Killies

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Almada
Mensagens : 18
Data de inscrição : 18/10/2011
Gostos : 0


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 12:41Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.


Peço imensa desculpa Sofia, devido a um problema meu(estupidez minha) o teu post foi apagado, vou tentar resolver a situação o mais rápido possível

Por favor espero que compreendas!

Rui Choças
Ir para o topo Ir para baixo 

João Pereira
João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João
Localização : Santarém
Mensagens : 1360
Data de inscrição : 23/08/2011
Gostos : 68


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 13:03Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá! Very Happy

Muito interessante... Razz Dava para meteres umas fotos dos teus killies das tuas criações? Smile Já agora, é muito difícil estes acasalarem? Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Sofia Killies
Sofia Killies

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Almada
Mensagens : 18
Data de inscrição : 18/10/2011
Gostos : 0


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 13:20Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Sim, tenho algumas fotos mas ando a pensar filmar todo o processo - molhar os ovos, uma hora depois filmar os peixinhos a nascer, a nadarem, alimentá-los, etc.

Depois coloco aqui.

Os killies geralmente fáceis de reproduzir mas depende da espécie. Algumas são mesmo ultra-fáceis. Só para te dar um exemplo, trouxeram-me uns gardneri comprados na convenção da APK no domingo. Ao fim da tarde coloquei um mop no aquário (um mop é um sitio onde pôem os ovos). Ontem, segunda-feira, fui ver o mop e tinha lá 20 ovos!

Entretanto aqui vai um video dos meus machos A. bitaniatum "Lagos Red" a exibirem-se, enquanto as fêmeas observam ao longe.



Sofia
Ir para o topo Ir para baixo 

João Pereira
João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João
Localização : Santarém
Mensagens : 1360
Data de inscrição : 23/08/2011
Gostos : 68


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 13:35Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Muito bonitos... Very Happy Tenho uma dúvida, podem ser juntos com guppys, tetras, e corydoras quando forem grandes? Rolling Eyes Ou nunca devem ser postos em comunitários? :|
Ir para o topo Ir para baixo 

Sofia Killies
Sofia Killies

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Almada
Mensagens : 18
Data de inscrição : 18/10/2011
Gostos : 0


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 13:49Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Muitos killies vivem perfeitamente em comunitários - os bitaniatum do video são um bom exemplo.

O problema é quando os queres reproduzir. Aí deves colocar um mop (lã acrilica) e muitos peixes do comunitário, como barbos, tetras ou corydoras vão tentar comer os ovos. Os guppies nem por isso. Ainda conseguirás ovos, mas muito menos. Só que depois... vais quer mais e mais ovos (aquilo vicia) e acabas por manter os peixes num aquario só para eles, para assim conseguires montes de ovos Smile

Mas há muitas especies de killies, algumas são grandes e predadoras e provavelmente considerariam os outros peixes como comida... outras, pelo contrario, são ultra-pacificas e ficam espetaculares em cardume, em aquários de plantas: é o caso dos "lampeyes" (Olhos-de-lanterna) outras ainda são simplesmente timidas e gostam de aquários calmos.

Tudo depende da especie.


Sofia
Ir para o topo Ir para baixo 

João Pereira
João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João
Localização : Santarém
Mensagens : 1360
Data de inscrição : 23/08/2011
Gostos : 68


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 15:23Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Eu tive a ver no site da APK e vi a espécie do teu video, e diziam ser ideias para comunitários... Smile Os peixes são muito bonitos... Very Happy Mas vou ver melhor lá no site se encontro outra espécie para comunitários... Smile

Já agora, onde posso arranjar os ovos? Rolling Eyes Alguma loja/site onde posso encomendar/comprar? Smile Ou tenho que falar com os criadores? Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Sofia Killies
Sofia Killies

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Almada
Mensagens : 18
Data de inscrição : 18/10/2011
Gostos : 0


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 15:27Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.


Apagado Por Moderador


Última edição por Rui Choças em Ter 18 Out 2011, 21:06, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Infracção de Regras)
Ir para o topo Ir para baixo 

João Pereira
João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João
Localização : Santarém
Mensagens : 1360
Data de inscrição : 23/08/2011
Gostos : 68


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 15:35Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ora bem, gostei muito destas espécies de killies, mas não sei se haverá problemas em no comunitário... :| Aqui vão: Smile
- Aphyosemion bitaeniatum
- Aphyosemion calliurum
- Aphyosemion cognatum
- Aphyosemion lamberti

Contudo, estou mais virado para as duas primeiras... Very Happy O que achas? Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

João Pereira
João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João
Localização : Santarém
Mensagens : 1360
Data de inscrição : 23/08/2011
Gostos : 68


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 15:42Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.


Apagado por Moderador

Não percebi uma coisa, esses ovos são da espécie Aphyosemion bitaeniatum? Rolling Eyes Embarassed Desculpa lá, não percebo grande coisa de killies... Razz Embarassed


Última edição por Rui Choças em Ter 18 Out 2011, 21:07, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Infracção de Regras)
Ir para o topo Ir para baixo 

Sofia Killies
Sofia Killies

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Almada
Mensagens : 18
Data de inscrição : 18/10/2011
Gostos : 0


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 16:11Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Os ovos que tenho de momento são de Fundulopanchax nigerianus "Innidere" mas, se desejares, posso-te arranjar ovos de bitaeniatum - só que não estão prontos a eclodir, terás que aguardar duas a três semanas antes de os colocares em água.

Os "Innidere" são peixes sempre muito bonitos e são relativamente grandes. Podem chegar aos 7 cm.

Os bitaeniatum só quando esticam as barbatanas é que se tornam espectaculares e ficam mais pequenos.


Sofia
Ir para o topo Ir para baixo 

João Pereira
João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João
Localização : Santarém
Mensagens : 1360
Data de inscrição : 23/08/2011
Gostos : 68


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 16:15Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Pois, mas o meu comunitário também não é muito grande... :| Tem apenas 60L Sad lol!

Eu estou prestes a iniciar-me com bettas, e pensando bem, até seria porreiro oferecer uns killies á minha namorada no natal... Very Happy

A única questão para querer ovos dessa espécie, é por se darem bem em comunitários... Smile Mas vou investigar e falar com algumas pessoas do forum e logo se vê... Smile Mas obrigado na mesma Sofia... Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Sofia Killies
Sofia Killies

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Almada
Mensagens : 18
Data de inscrição : 18/10/2011
Gostos : 0


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 16:18Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ora aí está uma prenda invulgar Smile

Sofia
Ir para o topo Ir para baixo 

João Pereira
João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João
Localização : Santarém
Mensagens : 1360
Data de inscrição : 23/08/2011
Gostos : 68


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 16:19Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

AHahah lol! Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

João Pereira
João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João
Localização : Santarém
Mensagens : 1360
Data de inscrição : 23/08/2011
Gostos : 68


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 20:16Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ela tem vindo a mostrar imenso interesse pela aquariofilia, e ela queria ter uns Malawi, mas para iniciante, e como a economia nacional está (cortes em todo o lado e impostos para todos lol! ), pensei que seria boa ideia oferecer-lhe uns killies... Assim pode ve-los e cria-los desde o seu primeiro dia em que os ovos eclodirem... Very Happy
Mas para isso, vou precisar da tua ajuda Sofia... Embarassed Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Choças
Rui Choças

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Portalegre
Mensagens : 203
Data de inscrição : 06/06/2010
Gostos : 0


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 21:01Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá Sofia!

Não querendo duvidar da tua palavra e da tua experiência com Killies, vejo que a tua explicação é no mínimo incorrecta.

Em primeiro lugar Killies é o nome dado aos Cyprinodontiformes ovíparos, e como em princípio deves saber existem 77 Géneros, milhares de espécies e possivelmente milhões de populações. Portanto limitar os Killies a colocar uma saqueta com ovos dentro de água é no mínimo "publicidade enganosa"

Nunca vi e provavelmente nunca verei nenhum bom criador que não alimente os seus alevins com comida viva sendo como referes uma delas os nâuplios de artémia salina, seja ele Killies, Viviparos, Anabantídeos os Ciclídeos.

Outro ponto é a adição de sal na água, sabes ao menos para que serve esse sal (que não precisa de ser sal para aquarios de reef)???
Sabes para que serve a folha de Terminalia Cattappa??
Se assim fôr, então como é que podes colocar as duas juntas se os efeitos principais das duas se anularão...

Killies em comunitários até pode ser, mas normalmente "alguém" sai aleijado.
Também não sei onde foste ver que os "lampeye" são ideais para manter num comunitário. Provavelmente não deve ser os mesmos lampeye que estou a pensar, porque tirando os Lamprichthys tanganicanus, não estou a ver mais nenhum apto ou sequer acessível para manter num comunitário

Nesta tua explicação sobre como manter Killies esqueçeste-te de um pormenor importante, nunca, mas nunca killies devem ser mantidos em aquários destapados, nem o burado por onde passam os fios ou tubos deve ser deixado a descoberto.

Tudo isto me leva a crer que a tua experiência com killies é reduzida e que deverias alterar o teu modo de pensar e nomear este tipo de tópicos como a tua e apenas tua experiência e, nunca levar a crer que manter e reproduzir killies é assim tão minimalista!!

Ainda assim é de louvar o teu entusiasmo pelos Killies e pela sua manutenção, mas também pela divulgação dos mesmos. Wink

Já agoro aproveito também para referir que esta secção não é a dos classificados, nem muito menos de publicidade a outros sites, pelo que irei apagar de imediato o link ao referido site.

Estas no teu direito de vender o que quiseres, apenas tens de o fazer nos locais próprios, na secção Classificados!!!

Por último, todo e qualquer sócio da Associação Portuguesa de Killifia (APK) está disponível, caso possa a oferecer ovos/peixes a quem se mostrar realmente interessado e que tenha demonstrado que os consegue manter.

Rui Choças
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Choças
Rui Choças

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Portalegre
Mensagens : 203
Data de inscrição : 06/06/2010
Gostos : 0


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyTer 18 Out 2011, 21:20Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá João!!

Snappy escreveu:
Ora bem, gostei muito destas espécies de killies, mas não sei se haverá problemas em no comunitário... :| Aqui vão: Smile
- Aphyosemion bitaeniatum
- Aphyosemion calliurum
- Aphyosemion cognatum
- Aphyosemion lamberti

Contudo, estou mais virado para as duas primeiras... Very Happy O que achas? Smile

Ainda bem os Killies te estão a despertar a curiosidade Wink

Como referi anteriormente Killies em comunitários não é muito normal digamos assim, isto porque como podeste ver pelas fotos dos peixes que referes, alguns têm longas barbatanas e filamentos o que é uma alegria para outras peixes inclusivé da mesma espécie.
Para além disse os Killies são predadores natos, pelo que qualquer coisa que mecha possa ser algo de um "beijinho", não é por nada que têm dentes!! Very Happy

Ainda assim é possivel manter algum tipo de killies num comunitário, desde que este esteja totalemnte fechado, sem o mínimo de espaço livre. Se pensas que por um buraquinho do tamanho de tudo de ar não passam é por que nunca viste nenhum Killie seco no chão, acredita Wink

O ideal será sempre optar por um aquário dedicado a cada espécie de Killie, isto para manter sempre a pureza da espécie e não haver cruzamentos, já que os filhos normalmente são estéries.

Das espécies que referes apenas os bitaeniatum são ditos "fácies", os outros para além de serem um pouco mais complicados são dificeis de arranjar em Portugal. vai fazer 3 anos que procuro os lamberti e nada

Tenta procurar por Aphyosemion australe, foram os meus primeiros Killies e é de longe a espécie idela para uma pessoa se iniciar nos Killies.


Espero ter ajudado!!

Até breve!!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

João Pereira
João Pereira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João
Localização : Santarém
Mensagens : 1360
Data de inscrição : 23/08/2011
Gostos : 68


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyQua 19 Out 2011, 07:09Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Antes de mais, obrigado pelas dica Rui! Wink E peço desculpa aquilo no tópico, pois foi sem intenção em fazer qualquer tipo de propaganda, mas apenas mencionar o nome da fonte de onde obti alguma informação sobre estes peixes... Smile
Os killies são muito bonitos, e é pena não ser possível/aconselhado a serem mantidos num comunitário, pois era essa a minha intenção, visto que não tenho a possibilidade de arranjar um outro aquário apenas para eles... :|

Obrigado por tudo... Talvez um dia arranje as condições necessárias para me aventurar com os Killies... Very Happy

Cumprimentos,
Snappy Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Sofia Killies
Sofia Killies

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Almada
Mensagens : 18
Data de inscrição : 18/10/2011
Gostos : 0


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyQua 19 Out 2011, 10:12Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá Rui,

Se reparares no tópico que coloquei, o objectivo foi descrever o método mais facil que conheço de criação de killies. Não é certamente o melhor, como também refiro no tópico:

Citação :
Penso que esta forma de criar killies está ao alcance de todos, porém, para conseguimos maiores taxas de sucesso (ou seja, maior número de peixes a chegar a adulto) convem recorrermos a outras técnicas.

Não, não sou propriamente uma principante, desde que nasci que convivo com dezenas de espécies de killies em casa e aos 4 anos de idade já apanhava ovos nos mops...

Não existem milhares de espécies, são cerca de setecentas, segundo o Killidata do Dr. Hubber.

Também não sei que experiencia tens com lampeyes mas eu tenho-os mantido há vários anos: um cardume de Aplocheilichthys normani fica excepcional num aquário plantado.

Não estou a vender nada e muito menos fazer publicidade enganosa, estou a descrever a minha experiencia, corroborada por longas conversas e dicas de killiófilos com mais de uma década de experiencia. De facto, uma parte do que sei sobre killies provêm directamente dos conselhos de alguns dos principais killofilos portugueses, a outra parte provém da prática.

Pelos vistos pensas que as folhas de terminalia são usadas para acidificar a água, neste caso as folhas de carvalho resultariam bastante melhor. As terminalia são usadas em alevins sobretudo pelo seu efeito antibiótico: evitam certas doenças que atacam os pequenos peixes e que vão provocando baixas. Em aquários de adultos são um preventivo para determinadas estirpes bacterianas que atacam os ovos, embora o seu efeito sobre os fungos seja menor.

O sal é um bom preventivo de odinium e também reduz o esforço de regulação osmótica no organismo dos peixes. Frequentemente, o sal de cozinha tem aditivos usados na sua purificação e na retracção da humidade (são compostos à base de aluminio e silicatos), estes aditivos podem provocar morticinios! Daí a importancia de se usar sal para aquários de água salgada. Também podes usar sal gema, claro, ou mesmo cloreto de sódio puro. Porém, o sal para aquários de água salgada está geralmente mais disponivel: encontra-se em muitas lojas de aquariofilia.


Sofia


Última edição por Sofia Killies em Qua 19 Out 2011, 10:15, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Sofia Killies
Sofia Killies

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Almada
Mensagens : 18
Data de inscrição : 18/10/2011
Gostos : 0


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyQua 19 Out 2011, 10:14Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.


Claro que na aquariofilia em geral e nos killies em particular, cada um tem a sua técnica preferida.

Há um principio básico que diz: "Se um método resulta consigo, então use-o".

No meu site chego mesmo a dizer: "Existem provavelmente muitas maneiras diferentes para criar killies" e limito-me depois a descrever as técnicas que utilizo.


Sofia
Ir para o topo Ir para baixo 

Sofia Killies
Sofia Killies

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Almada
Mensagens : 18
Data de inscrição : 18/10/2011
Gostos : 0


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyQua 19 Out 2011, 10:59Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Snappy escreveu:
é pena não ser possível/aconselhado a serem mantidos num comunitário, pois era essa a minha intenção, visto que não tenho a possibilidade de arranjar um outro aquário apenas para eles...

Snappy,

Há muitas espécies de killies que podem perfeitamente ser mantidos em comunitário.

Até existem killies bem conhecidos, como Aphyosemion australe, que começaram precisamente por ser peixes de aquário comunitário.

Dá uma vista de olhos a:

http://www.killiefish.com/killifish-knowledge/killifish-in-community/killifish-in-community-with-other/

O que acontece é que muitos kiliófilos (e eu própria) acabam por gostar tanto das suas espécies que perferem fornecer-lhes um aquário só para eles, onde as condições podem ser optimamente controladas, sem interferencias da restantev peixaria.

Mas isso acontece com todos os criadores dedicados: Quem cria uma determinada população de apistogramas também lhes dá um aquário só para eles, quem cria anabantideos selvagens faz o mesmo, até os criadores mais dedicados de fancy guppies os separam: uma estirpe em cada aquário.

Portanto, se perguntares a um killiófilo entusiasta se os killies são peixes para comunitário, ele diz logo que não Smile São demasiado preciosos para isso Smile

Mas não é assim: muitas espécies de killies são excelentes peixes comunitários. Alias, se não estou em erro, até mesmo o atual presidente da Associação Portuguesa de Killifilia mantem comunitários com killies: Epiplatys convivendo com discus e outros peixes.


Sofia
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyQua 19 Out 2011, 11:25Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas Sofia

Em primeiro lugar quero dizer que nao tenho nem nunca tive Killies e que muito pouco ou quase nada percebo sobre Killies, embora conheça alguns dos grandes criadores de Killies deste pais e frequente as Fishroons de alguns deles pelo menos 2 ou 3 vezes por semana ( o que é uma vergonha para mim ter tanta informaçao ao alcam-se e nao a aproveitar).

Mas pelo que me deu para perceber Killies nao é complicado, mas tambem nao é assim tao facil como tu dizes.

Tu fazes parecer que criar Killies é como fazer gelatina, "é so juntar agua"
Parece-me que nao é bem assim, tudo tem o seu conhecimento, o seu trabalho e a sua dedicaçao.

Outra coisa, nunca vi um criador de Killies dar comida seca aos seus peixes, sempre comida viva, isto nao quer dizer que nao deiem, como dice de Killies nao percebo nada.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Sofia Killies
Sofia Killies

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Almada
Mensagens : 18
Data de inscrição : 18/10/2011
Gostos : 0


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyQua 19 Out 2011, 13:57Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá Fernando,

Ainda este fim de semana, a maior criadora europeia de killies (a sueca Anita Persson) deu uma palestra, aqui em Portugal, onde até indicou ia marca de comida seca que dava aos seus killies (se calhar não a devo indicar aqui). É claro que, além de comida seca, a Anita também dá lhes dá alimentos frescos e vivos.

Eu dou regularmente comida seca aos killies (embora use uma marca diferente da da Anita). Geralmente intercalo: um dia comida seca, no outro dia comida fresca. A comida viva uso-a só para espécies muito especiais e que por isso estão a ser apaparicadas...

Às vezes a comida fresca acaba-se e então passo semanas a alimentar os peixes apenas com comida seca, não é por isso que ficam mais magros ou que pôem menos ovos.

Só dou comida aos adultos uma vez por dia. Porém, em espécies em que estou a tentar obter ovos, tento dar sempre duas vezes, uma de manhã e outra à noite. Neste caso, a refeição da manhã é sempre de comida seca.

Para criar killies não é só juntar água! Isso é que era bom Smile

Para eclodir killies sim, é só juntar ovos prontos a eclodir e água do aquário. São peixes instantaneos! Smile


Sofia
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Choças
Rui Choças

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Portalegre
Mensagens : 203
Data de inscrição : 06/06/2010
Gostos : 0


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyQua 19 Out 2011, 17:14Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá Sofia!!

Por favor não interpretes parte das minhas palavras como críticas Wink

Apenas achei estranho que alguém coloca-se aqui uma forma tão minimalista de criar Killies, sem nunca referir para que género destes seriam.

Em relação à parte de os vender, sim estavas. Tanto mais que quando te foi perguntado onde se poderia arranjar ovos, colocaste um link para um site externo onde indicava o preço de ovos de uma espécie de Killies. Não tenho nada contra vender ou comprar Killies, apenas existem regras neste fórum que todos temos de cumprir Wink

Em relação à palestra da Anita Persson, também eu estive presente a espaços e sinceramente não ouvi ela falar que alimentava alevins com comida, sim porque foi só nesse aspecto que eu disse que nenhum bom criador alimenta os seus alevins com comida seca. Juvenis e adultos é outra conversa, também eu alimento com granulado de Aquacultura, embora bem gostaria que todos gostassem dela Very Happy

Em relação à folhas de Terminalia, não penso, tenho a certeza que acidificam a água e, quando me referi à adição de sal, não estava a falar no caso das doenças, mas sim no aumento da dureza da água. Os efeitos antibacterianos e principalmente anti-fungicos das folhas, depende de criador para criador, uns acreditam outros não. Eu realmente acho que faz algum efeito, mas apenas em ovos de algumas espécies.
No sal, tens toda a razão aquilo que referes, embora eu prefira o mais barato Very Happy
Mas mais uma vez existem casos e casos, se para algumas espécies o sal é quase obrigatório (Nothos), para outros é um atentado à sua sobrevivência.

A minha experiência com lampeyes é nula e daí apenas ter referido os Lamprichthys tanganicanus, mas continua a dizer que não é fácil encontrar lampeyes no mercado, mas de vez enquando lá se vê. O mesmo se passa com os Aplocheilus lineatus, provavelmente de todos os killies o mais normal de encontrar nas lojas. Estes podem ser mantidos em aquarios comunitários, mas como também referi depende do tamanho e, estes Aplocheilus podem atingir uns bons centímetros, sendo um optimo predador principalmente de peixes mais pequenos do que eles, mas se forem ainda lá vão tentar sacar alguma barbatana Wink

Cada caso é um caso e como estamos a falar de seres vivos o que para mim pode resultar para outra pessoa talvez não resulte!


Mais uma vez louvo o teu entusiasmo com os Killies é de pessoas assim que esta secção do fórum precisa Wink


Até breve!!!



Ir para o topo Ir para baixo 

Sofia Killies
Sofia Killies

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Almada
Mensagens : 18
Data de inscrição : 18/10/2011
Gostos : 0


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyQua 19 Out 2011, 21:29Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.


Nah, estava a simplesmente a responder a uma pergunta... o Snappy perguntou "onde é que encontro os peixes?" - e então indiquei-lhe uma url.

Não me digas que eu estava combinada com o Snappy, para ele fazer a pergunta e eu mandar a resposta Smile

Snappy, já não te pago o combinado, fomos descobertos Smile Estou a brincar, claro Smile

Sim, também achei estranho que a Anita dê comida seca até aos alevins, segundo ela, neste caso usa o Sera Micron.

As poucas vezes que tentei fazer isso tive muitas mortes, acho que essas comidas poluem demasiado quando colocadas em recipientes com alevins.

Mas em aquários com dezenas de litros, não tenho tido problemas. Mesmo assim perfiro a comida seca normal da Nutrafin, bem esmagada entre os dedos -- não tenho nenhuma comissão nem descontos por lhe fazer publicidade Smile

é isto que faço quando tenho muitos ovos para molhar e muito pouco tempo: turfa com ovos para dentro de um aquário de 30 litros, sem peixes mas cheio de musgo de java e, provavelmente, também de infusórios.

Depois vou dando os tais "dedos sujos" de comida seca esmagada, por vezes tenho artemia feita por causa de outros peixes e dou-lhes, mas nem sempre. Os peixes vão crescendo, inicialmente não tão bem depois há um momento, entre a primeira e a segunda semana em que começam a vir à comida seca. A partir daí acho que ainda crescem mais dentro do aquário, talvez por causa do espaço.


Sofia
Ir para o topo Ir para baixo 

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyQui 20 Out 2011, 00:27Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá
Também assisti à palestra (pelo menos até essa parte)e penso que ela não disse que dava Sera Micron a alevins. Indicou foi uma quantidade de referencias de marcas, essencialmente, da Sera que usava.
É capaz é de usar com peixes já não considerados alevins.
Isto é o que penso, porque de Killies ainda estou no nivel Zero... Very Happy

Nos peixes que tenho, essencialmente, Anabantideos com +- 0.5mm ..."limpo os dedos " Very Happy como a Sofia. Essencialmente com Spirulina.
A Nutrifin tem uma referencia que gosto de usar só é pena é ser dificil encontrar.

Não sabia que havia uma Almadense "expert" em Killies,,,, Very Happy foi pena não nos termos conhecido. Tiveste lá no Domingo? podias me ter dado umas dicas Smile

Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





A criação ultra-fácil de killies Vide

MensagemAssunto: Re: A criação ultra-fácil de killies   A criação ultra-fácil de killies EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

A criação ultra-fácil de killies

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Outras Espécies :: killies-