Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Reprodução Atya gabonensis Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Reprodução Atya gabonensis 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Reprodução Atya gabonensis EcoariumBanner_zps3903f249
Reprodução Atya gabonensis Banner500x1254_zpsf6aa283b
Reprodução Atya gabonensis Banner-500x125_zps9d594aec
Reprodução Atya gabonensis Gambabanner_zpsgucldxz3
Reprodução Atya gabonensis Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Reprodução Atya gabonensis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyQua 08 Dez 2010, 22:19Responder ao tópico

Estou querendo reproduzir o Atya gabonensis, mas fui pesquisa na web e praticamente todos falam que e necessário água salgada e salobra.

Mas tenho uma fonte segura que fala que não é necessário água salgada e salobra.

O que minha fonte me falou tem muito sentido que ja que praticamente todos os rios do meu estado tem atya e alguns não tem ligação com o mar ...

Alguem pode me ajudar com esse em passe? e se você tiver qualquer material sobre ele me passe.

morro no Brasil estado do Piaui ...

valeu! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyQua 08 Dez 2010, 22:40Responder ao tópico

Agora fiquei curioso! Olha dá mesmo para colocares esses teus atya gabonensis?? Isto porque? Conheço o Atya gabonensis como sendo o Camarão filtrador africano!
Tu falas que existe ai no Brasil....
Olha experimenta meter umas fotos! Fiquei curioso!
De qualquer forma, parece estranho mas a realidade é que alguns camarões "poderão" atravessar pequenos percursos em terra seca/húmida! E sem duvida que o tamanho dos camarões filtradores se deve a essa situação! Eu tenho um grande atyopsis mollucensis com mais de 5 anos! E já, por uma vez o fui apanhar na casa de banho! E deduzo que ali estivesse à algumas horas!
Julgo que todos os camarões filtradores são da ordem inferior, ou seja passam por estado larvar! E as varias metamorfoses se dê em agua salobra!
Mas mete lenha na fogueira e coloca lá umas fotos!
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyQui 09 Dez 2010, 09:48Responder ao tópico

Sim! tem aqui no Brasil a ocorrência do Atya gabonensis e Atya Scabra. O primeiro A. gabonensis descrito no brasil foi coletado aqui no meu estado no rio chamado de Rio Piaui.

Reprodução Atya gabonensis Hidro

O fato de eles serem de desenvolvimento larval para min não é problema, isso é fácil de contorna.

No momento não tenho fotos da estrutura para reprodução ja que ainda estou em fase de pesquisa, mas tenho foto de um dos meus atya.

Reprodução Atya gabonensis Untitled-1


ainda to em busca das diferenças entre macho e fêmea.
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyQui 09 Dez 2010, 18:59Responder ao tópico

Gostei! Mas e que tal encheres o tópico com fotos! Vá lá, a malta por Portugal tem muito pouco acesso a esse animal! Para alem de que, desconhecia por completo a existência fora do continente africano!
Ir para o topo Ir para baixo 

Filipejsmonteiro
Filipejsmonteiro

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Filipe
Localização : Porto/Ermesinde
Mensagens : 293
Data de inscrição : 14/05/2010
Gostos : 15


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyQui 09 Dez 2010, 20:28Responder ao tópico

É isso mesmo kduribeiro, bota aí mais fotos pra malta ver!!
com sorte, ainda te pedimos para nos enviares um carregamento deles, só com os custos dos portes de envio Smile hihi...

Estou a seguir atentamente este tópico!!

Abraço..
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyQui 09 Dez 2010, 20:40Responder ao tópico

Citação :
É isso mesmo kduribeiro, bota aí mais fotos pra malta ver!!
com sorte, ainda te pedimos para nos enviares um carregamento deles, só com os custos dos portes de envio hihi...

Estou a seguir atentamente este tópico!!

Essa é a minha intenção, vender aqueles que nascerem para financiar outras pesquisas...


Na pesquisa que estou fazendo na web buscando conteúdo , todos as informações que encontrei sobre a sua reprodução foi referente ao A. gabonensis africano (eles vivem em áreas bem próximas a mangues por isso os sites dizem que é necessário agua salobra para reprodução), não achei nada sobre o brasileiro. Parece que vou fazer tudo do zero.


Reprodução Atya gabonensis Untitled-1
alimentos para futuras larvas


No decorre da pesquisa vou postar fotos e informações ...

Ir para o topo Ir para baixo 

Filipejsmonteiro
Filipejsmonteiro

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Filipe
Localização : Porto/Ermesinde
Mensagens : 293
Data de inscrição : 14/05/2010
Gostos : 15


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyQui 09 Dez 2010, 20:46Responder ao tópico

Boa ideia a do estudo!
Só para ficares a saber, cá em Portugal é proibido reproduzir espécies autóctones em cativeiro, muito menos vendelas! Smile

Vê lá se por aí a lei não é parecida... Smile

Cá estaremos para acompanhar essa evolução do teu estudo!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyQui 09 Dez 2010, 21:13Responder ao tópico

kduribeiro não sei se irá ajudar mas se procurares aqui no forum de invertebrados está um topico meu sobre a reprodução de caridina japonica! Eles tb passam por agua salobra
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyQui 09 Dez 2010, 22:13Responder ao tópico

Filipejsmonteiro escreveu:
Boa ideia a do estudo!
Só para ficares a saber, cá em Portugal é proibido reproduzir espécies autóctones em cativeiro, muito menos vendelas! Smile

Vê lá se por aí a lei não é parecida... Smile

Cá estaremos para acompanhar essa evolução do teu estudo!

Abraço!

Aqui tem leis assim, mas eles são mais para pássaros, mamíferos e réptes.

Aqui não tem nenhuma lei que proíba a sua reprodução, mas sim sua captura. Algumas partes do pais eles praticamente sumiram, por motivos diversos como poluição de rios, canalização de córregos e captura para consumo.

Aqui no estado aonde eu resido à ainda muitos deles, ja que a principal renda do estado é o turismo de natureza. Grande parte dos rios do estado estão preservados.

Estou aproveitando a rebarba da universidade, eu e um grupo de amigos estamos fazendo um trabalho científico sobre eles. Esse meu projeto e tipo um trabalho paralelo com eles. Temos que pegar um numero "X" de camarão no mês, mas sempre é pego alguns a mais para outros trabalhos e nesse mês vou pegar alguns para eu, sendo que tudo isso é permitido porque esta sendo pela universidade.

Caso tenha sucesso nesse projeto paralelo entrarei em contado com o órgão ambiental do meu pais IBAMA para obter a licença de criação de animais que tem o risco de extinção. Antes de eles liberarem a licença vistoriam o local do cultivo, é o mesmo procedimento que eles fazem para licença para criar araias

E tanbem e um dos motivos da proibição é o fato de não tem informações sobre sua reprodução, e esse é o ponto principal da minha pesquisa.

Estando na universidade tudo fica mais fácil...

Citação :
kduribeiro não sei se irá ajudar mas se procurares aqui no forum de invertebrados está um topico meu sobre a reprodução de caridina japonica! Eles tb passam por agua salobra

vou da uma olhada

valeu!
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptySáb 11 Dez 2010, 21:28Responder ao tópico

eai blz!

Mais uma informação...

fêmeas com tamanho de 11cm ja estão aptas para reprodução...
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyDom 12 Dez 2010, 13:08Responder ao tópico

Muito interessante mesmo esse projecto, não deve ser muito diferente a reprodução das caridinas japónicas, força com isso.

Francisco Ramalho
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyDom 12 Dez 2010, 13:14Responder ao tópico

Pela pouca experiência que tive com Atyopsis mollucensis, parece-me que o processo deva ser um pouco diferente! Já fiz a experiência e as larvas acabaram por morrer numa semana! E a velocidade de desenvolvimento acho ser bem inferior!
Em relação ao tamanho das fêmeas, julgo que até mais pequenas já podem ovar!
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyTer 14 Dez 2010, 10:59Responder ao tópico

fjmr123 escreveu:
Muito interessante mesmo esse projecto, não deve ser muito diferente a reprodução das caridinas japónicas, força com isso.

Francisco Ramalho

deu uma pesquisada sobre eles, as lavas dele precisam de agua salobra...


Citação :
Pela pouca experiência que tive com Atyopsis mollucensis, parece-me que o processo deva ser um pouco diferente! Já fiz a experiência e as larvas acabaram por morrer numa semana! E a velocidade de desenvolvimento acho ser bem inferior!
Em relação ao tamanho das fêmeas, julgo que até mais pequenas já podem ovar!

A vantagen do A. gabonensis brasileiro é que não à necessidade de água salobra para o desenvolvimento da larva. A partir de 6 cm elas ja podem reproduzir, mas como vou coletar , tenho que pegar fêmeas que tenham reproduzido pelo menus uma fez para não causar nenhum desequilibro ambiental.

Em boa parte dos sites que visitei sobre reprodução de camarão com desenvolvimento larval, as pessoas desse site nunca vão obter 80% de sobrevivência dos larvas de camarões, pois as larvas de crustáceos em geral tem no mínimo 3 fazer que elas são carnívoras. Eles so se preocupam em dar fitoplâncton. E assim so sobrevivem alguns...

Entre os dias 15 e 21 vou realizar a coleta, vou tira fotos do local para vocês



valeu!
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyQui 16 Dez 2010, 19:08Responder ao tópico

Fotos das coleta:

Local da coleta

Reprodução Atya gabonensis Untitled-2

Reprodução Atya gabonensis Untitled-3

Reprodução Atya gabonensis Untitled-4

Reprodução Atya gabonensis Untitled-5

Do camarão

Reprodução Atya gabonensis Untitled-6

Reprodução Atya gabonensis Untitled-8

Reprodução Atya gabonensis Untitled-9

Reprodução Atya gabonensis Untitled-10

Reprodução Atya gabonensis Untitled-11

eu e um amigo

Reprodução Atya gabonensis Untitled-7
eu sou o da direita
Ir para o topo Ir para baixo 

Filipejsmonteiro
Filipejsmonteiro

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Filipe
Localização : Porto/Ermesinde
Mensagens : 293
Data de inscrição : 14/05/2010
Gostos : 15


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyQui 16 Dez 2010, 19:36Responder ao tópico

fantásticos esses exemplares!!!
...e assim até dá gosto estudar... lol Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyQui 16 Dez 2010, 21:29Responder ao tópico

essa e umas das apartes que eu mais gosto do curso ! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyQui 16 Dez 2010, 21:42Responder ao tópico

Tambem quero! Iras ser obrigado a redigir todo o trabalho aqui no forum!
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyQui 16 Dez 2010, 22:13Responder ao tópico

com maior prazer, mas vai demorar um pouco pois só vou concluir o trabalho em agosto de 2011.
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptySex 17 Dez 2010, 22:14Responder ao tópico

Eai blz! Aprendi a identificar o macho e a fêmea ! estava na minha no meu nariz e não estava vendo a resposta da minha duvida ... tão simples que fiquei furioso comigo Mad

daqui a pouco eu mostro como identificar Very Happy

valeu!
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptySex 17 Dez 2010, 22:17Responder ao tópico

Julgo que nesse caso devas olhar para as patas largas/espessas do macho ou então basta veres, quando os metes na posição que meteste a fêmea da foto! O macho tem lá o dito cujo!
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptySex 17 Dez 2010, 23:33Responder ao tópico

Opa! Vamos lá

Depois os três pares de patas, já na parte do abdômen os pleópodos que são usados para natação o primeiro par de pleópode indica o sexo do animal você vai precisar de uma lupa para melhor visualização e no mínimo duas pinças.

Reprodução Atya gabonensis 76554583.th


Aqui vou disponibilizar uma chave par vc notar a diferença do macho para fêmea, essa é uma chave geral para o gênero.

Reprodução Atya gabonensis Imagembbi.th


Explicação da chave:

imagem "a" pleópodo masculino
imagem "b" pleópodo masculino

imagem "c" pleópodo feminino
imagem "d" pleópodo feminino ( pronto para a reprodução. Ele so fica assim depois da muda de reprodução)

imagem "e" pleópodo feminino
imagem "f" pleópodo feminino ( pronto para a reprodução. Ele so fica assim depois da muda de reprodução)

Lembrando que "b" e "e" são variações ...

Imagem de um pleópodo masculino:

Reprodução Atya gabonensis Macho

Estou treinado com camarões mortos, para quando for necessário fazer a diferenciação dos sexos eu não os machuque.


Última edição por kduribeiro em Sáb 18 Dez 2010, 18:37, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : mais conteúdo)
Ir para o topo Ir para baixo 

Quo
Quo

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Póvoa de Varzim
Mensagens : 10
Data de inscrição : 20/07/2010
Gostos : 0


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyDom 19 Dez 2010, 00:16Responder ao tópico

por acaso sabia que existiam no brasil estes camarões, aliás não é assim algo tão surpreendente.

topico bastante interessante. quanto ao desenvolvimento larvaz penso que nao pode haver diferenças entre os a.gabonensis proveniente da costa africana dos do brasil.
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyDom 19 Dez 2010, 11:18Responder ao tópico

bonitos exemplares...

Se os reproduzires gostava de ficar com alguns.

Vai dando mais informações e desenvolvimentos desse estudo, bastante interresante
Ir para o topo Ir para baixo 

kduribeiro
kduribeiro

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Eduardo de P. Ribeiro
Localização : Brasil/Parnaiba - PI
Mensagens : 138
Data de inscrição : 04/10/2009
Gostos : 7


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyDom 19 Dez 2010, 12:05Responder ao tópico

Quo escreveu:
por acaso sabia que existiam no brasil estes camarões, aliás não é assim algo tão surpreendente.

topico bastante interessante. quanto ao desenvolvimento larvaz penso que nao pode haver diferenças entre os a.gabonensis proveniente da costa africana dos do brasil.

O desenvolvimento larval deve ser o mesmo, mas a questão que coloquei aqui é que não não e necessário água salobra ou salgada para as larvas sobreviverem. Ja que a ocorrência destes camarão no sul do meu estado ate com abundância e o local aonde eles estão é bastante distante do mar.

Reprodução Atya gabonensis Hidro

Procure na imagem o "Rio Piaui "

Citação :
bonitos exemplares...

Se os reproduzires gostava de ficar com alguns.

Vai dando mais informações e desenvolvimentos desse estudo, bastante interresante

você morra no brasil?
Ir para o topo Ir para baixo 

Quo
Quo

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Póvoa de Varzim
Mensagens : 10
Data de inscrição : 20/07/2010
Gostos : 0


Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyDom 19 Dez 2010, 12:24Responder ao tópico

kduribeiro se existirem diferenças desse genero temos espécies diferentes ou pelo menos sub-espécies! tens a certeza que eles estão isolados do mar? isto é as larvas podem ser transportadas pelo rio para o mar ou a foz do rio junto ao mar. também pode ser algo como dizes, isto é o problema ser a alimentação. também podes ter descoberto algo novo!

tens sorte de ter esses bichinhos ai, aqui um a. gabonensis pequeno custa 5,5 euros e um grande chega aos 7,50 euros. Raros à venda não são, são é caros. Very Happy

Vives numa zona interessante em termos de fauna, poderiaste interessar também por moluscos gastropodes totalmente aquaticos que existam nessa zona. Também seria interessante conhecer os moluscos bivalves, e outros invertebrados que existam.

quanto ao problema da poluição, tem muito a ver com a ignorancia. Há medida que há desenvolvimento e educação, as coisas tendem a melhorar. A maior riqueza que o brasil tem, não é o petroleo é a sua fauna e flora.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Reprodução Atya gabonensis Vide

MensagemAssunto: Re: Reprodução Atya gabonensis   Reprodução Atya gabonensis EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Reprodução Atya gabonensis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Invertebrados :: Camarões-