Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Troncos & Raízes - Página 2 Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Troncos & Raízes - Página 2 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Troncos & Raízes - Página 2 EcoariumBanner_zps3903f249
Troncos & Raízes - Página 2 Banner500x1254_zpsf6aa283b
Troncos & Raízes - Página 2 Banner-500x125_zps9d594aec
Troncos & Raízes - Página 2 Gambabanner_zpsgucldxz3
Troncos & Raízes - Página 2 Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Troncos & Raízes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

Ricardo Monteiro
Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto/Vila Real
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 2


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptyDom 13 Jun 2010, 01:41Responder ao tópico

Ouça, tá aí a barafustar.. responda lá às perguntas que lhe fiz no meu 3º post.

Com o próprio discurso já encantou a serpente, não consegue ouvir mais nada.........
Ir para o topo Ir para baixo 

Helder Oliveira
Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptyDom 13 Jun 2010, 07:20Responder ao tópico

Eu fiz a minha parte no topico, e o Sr. ?

A resposta ao "o que é a Turfa? " ja foi dada ha muito atras.
Se estivesse aqui para outro fim que nao fosse atacar-me, ja teria dado conta.

"De que é composta a Turfa?

Já agora vou responder:

De materiais vegetais decompostos ou compostados. O que a torna excessivamente acida (logo, tendencia a baixar o pH)."


Como ja foi dito caro amigo, a Turfa cava-se no chao, onde quer que seja. Par cá até se fazem jardins nas turfeiras, como pode ver o no link que lhe enviei. E era tanta a quantidade existente que a queimavam como conbustivel.

Quanto a turfa passar a carvão, é verdade sim, mas sem em as ditas condições favoraveis, nunca passará de Turfa, pura e simplesmente!

E cava-se a superficie, nao vem la das profundezas do inferno... abra la um saco destinado á agricultura ou jardinagem.

Claro que isto é para quem realmente quer aprender e nao ficar-se por um texto ou dois que leu e de seguida atacar tudo e todos.

E quanto a sua arrogancia, o meu intuito desde o inicio foi mostrar que a Turfa contem matéria vegetal, incluindo madeira, mas o Sr. Sabichão tinha que ca vir usar as minhas palavras para dar outro rumo a conversa.

Ninguem mais veio discutir isso, apenas o Sr.
Este Topico vai acabar como o da Fotografia, ao qual ainda vai valendo o entendido Anibal, porque se esperassemos pelos conhecimentos que o Sr tanto apregoa, ja tinha sido encerrado. E o mais engraçado é que foi iniciado por si...

Mas claro, é sempre melhor tratar mal os outros membros e ameaça-los.... Ainda bem que existem membros como o Sr!

Sem mais assunto, e aproveitando para voltar ao rumo com o topico,

metam a madeira que quiserem no aquario, assim como metem a Turfa!

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Duarte
Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Nuno Duarte
Localização : Soalheira e Viseu
Mensagens : 3516
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 91


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptyDom 13 Jun 2010, 09:13Responder ao tópico

Desculpem, mas será que não estão a levar as coisas muito a peito, tornando este topico de troca de ideias, uma tasca?

Por favor... participem mas sem tornarem o topico desagradavel

Ser membro do fórum peixefauna, é acima de tudo saber respeitar os outros membros.

Citação :
1- Esperamos dignidade no vosso comportamento, civismos e acima de tudo que respeitem a opinião dos outros, pois todos nos temos direito a ter uma opinião seja ela controversa ou não.

Agora o que interessa, alguem me diz um motivo para que as raizes de pinheiro, cedros,, salgueiros, videira entre outras não possam ser usadas nos aquarios?
E ainda digo mais, eu usei raiz de pinheiro num aquario com red cherry, espadas, platys guppies, branneri, cheio de plantas e reproduzi tudo o que la meti até hoje.
Ir para o topo Ir para baixo 

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptyDom 13 Jun 2010, 12:02Responder ao tópico

Nuno Duarte escreveu:
um motivo para que as raizes de pinheiro, cedros,, salgueiros, videira entre outras não possam ser usadas nos aquarios?

Nao sei ? :scratch:
A tua questao terá alguma ligação às resinosas ?
Tenho ouvido o desaconselhar a utilizaçao de resinosas, mas nunca ouvi uma explicação.
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Monteiro
Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto/Vila Real
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 2


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptyDom 13 Jun 2010, 12:48Responder ao tópico

Helder Oliveira escreveu:
Eu fiz a minha parte no topico, e o Sr. ?

E o que foi que fez que tanto proveito tem para a nação?? Desde o início que nunca soube de que estava a falar... mas segurança não lhe falta...

Helder Oliveira escreveu:
A resposta ao "o que é a Turfa? " ja foi dada ha muito atras.
Foi, aliás, foram dadas várias: metade delas erradas...

Helder Oliveira escreveu:
Se estivesse aqui para outro fim que nao fosse atacar-me, ja teria dado conta.

O seu problema é esse ! Achar que o estão a atacar a si, quando eu ataco o seu argumento. Tem de alargar os horizontes e passar a não confundir as coisas.

Helder Oliveira escreveu:
"De que é composta a Turfa?

Já agora vou responder:

De materiais vegetais decompostos ou compostados. O que a torna excessivamente acida (logo, tendencia a baixar o pH)."

Foi esta a única «definição» de turfa que deu aqui??? Memória curta........


Helder Oliveira escreveu:
Como ja foi dito caro amigo, a Turfa cava-se no chao, onde quer que seja. Par cá até se fazem jardins nas turfeiras, como pode ver o no link que lhe enviei. E era tanta a quantidade existente que a queimavam como conbustivel.

Isso toda a gente sabe. Parabéns !

Helder Oliveira escreveu:
Quanto a turfa passar a carvão, é verdade sim, mas sem em as ditas condições favoraveis, nunca passará de Turfa, pura e simplesmente!

Mais uma vez.........

Helder Oliveira escreveu:
E cava-se a superficie, nao vem la das profundezas do inferno... abra la um saco destinado á agricultura ou jardinagem.

Abra-o Exmo. sff. Se o tivesse feito, dos milhões de sacos que lhe passam pelas mãos, não continuava a insistir. Mas diga-me, esses sacos têm lá a info da profundidade a que a turfa é colectada?? - Porra, tanto saco... só pa rir mesmo....

Helder Oliveira escreveu:
Claro que isto é para quem realmente quer aprender e nao ficar-se por um texto ou dois que leu e de seguida atacar tudo e todos.

Ouça, não se fie nisso! E faça uma coisa mais importante, que é não meter meio mundo no mesmo saco !!!

Helder Oliveira escreveu:
E quanto a sua arrogancia,
Ou o seu arrivismo, ou a sua pesporrência - se não souber o significado, vá ver ao dicionário. Eu dou uma ajuda: Porto Editora

Helder Oliveira escreveu:
o meu intuito desde o inicio foi mostrar que a Turfa contem matéria vegetal, incluindo madeira, mas o Sr. Sabichão tinha que ca vir usar as minhas palavras para dar outro rumo a conversa.

Engana-se quadradamente! E se se trata de um tópico de troncos, porque é que a turfa tem de ser incluída? Já está aver que não fui eu que desviei a discussão.

NãO é você que diz que gosta de participar em boas discussões?? Aqui tem uma, que mais uma vez não sabe levar até ao fim sem histeria juvenil....

Helder Oliveira escreveu:
Ninguem mais veio discutir isso, apenas o Sr.
Eu discuto aquilo que acho que tenho para discutir. Se há coisa que me incomoda é ver má informação a circular nestes espaços. Caso contrário éramos todos iguais !

Helder Oliveira escreveu:
Este Topico vai acabar como o da Fotografia, ao qual ainda vai valendo o entendido Anibal, porque se esperassemos pelos conhecimentos que o Sr tanto apregoa, ja tinha sido encerrado.

E desde quando é que você tem de esperar alguma coisa de mim??? E nem confunda o tipo de experiência que tem uma pessoa como o Aníbal, com a que eu possa ter...

Helder Oliveira escreveu:
E o mais engraçado é que foi iniciado por si...
É verdade, foi iniciado a pedido do amigo Rodolfo Silva, para que se pudessem tirar umas dúvidas que já tinham começado noutro tópico.


Helder Oliveira escreveu:
Mas claro, é sempre melhor tratar mal os outros membros e ameaça-los.... Ainda bem que existem membros como o Sr!

E quando é que eu tratei mal alguém ou fiz algum tipo de ameaça?? Histeria juvenil............
Mas se quiser, eu dou-lhe o meu número, e podemos sempre discutir isto pessoalmente..........

Helder Oliveira escreveu:
Sem mais assunto, e aproveitando para voltar ao rumo com o topico,

metam a madeira que quiserem no aquario, assim como metem a Turfa!

Escreve 30 linhas para no final escrever mais duas e já está on-topic.
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Duarte
Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Nuno Duarte
Localização : Soalheira e Viseu
Mensagens : 3516
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 91


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptySeg 14 Jun 2010, 08:08Responder ao tópico

Ricardo pelo que vi não leste o que escrevi.
Como ex-moderador do forum, sei que as conheces
Citação :
Desculpem, mas será que não estão a levar as coisas muito a peito, tornando este topico de troca de ideias, uma tasca?

Por favor... participem mas sem tornarem o topico desagradavel

Ser membro do fórum peixefauna, é acima de tudo saber respeitar os outros membros.

Citação :
1- Esperamos dignidade no vosso comportamento, civismos e acima de tudo que respeitem a opinião dos outros, pois todos nos temos direito a ter uma opinião seja ela controversa ou não.
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Monteiro
Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto/Vila Real
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 2


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptySeg 14 Jun 2010, 15:58Responder ao tópico

Fica aqui um pedido de desculpa a todos, em especial ao José Martins e ao Hélder Oliveira.
Ir para o topo Ir para baixo 

Helder Oliveira
Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptySeg 14 Jun 2010, 16:57Responder ao tópico

Ricardo, desculpas aceites, todos nós temos os nossos momentos... :klaw:

Como te disse uma vez por MP, não tenho intençao de me chatear com ninguém por aqui!

Desculpem todos pelos assédios levados a cabo aqui no tópico por mim e pelo Ricardo, incluíndo o Ricardo, e, se possivel a qualquer um dos Admin ou Mod, passem a esfregona neste tópico estragado com as nossas brincadeiras...!

Não devemos nem podemos servir de exemplo aos visitantes deste tópico, que serão muitos com certeza!

Abraço a todos!
Helder
Ir para o topo Ir para baixo 

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptySeg 14 Jun 2010, 18:49Responder ao tópico

Boas,

Ricardo Monteiro escreveu:
Fica aqui um pedido de desculpa a todos, em especial ao José Martins e ao Hélder Oliveira.
Helder Oliveira escreveu:
Desculpem todos pelos assédios levados a cabo aqui no tópico por mim e pelo Ricardo, incluíndo o Ricardo, e, se possivel a qualquer um dos Admin ou Mod, passem a esfregona neste tópico estragado com as nossas brincadeiras...!
pale
Pela minha parte que lancei o topico e tentei que ele voltasse a debater o assunto original, aceito as desculpas do Ricardo e do Helder, não sem ficar com a convicção de que este tipo de situações nao acrescenta nada de bom aos intervenientes e ao forum na generalidade.
Espero sinceramente que tenhamos posto uma pedra sobre o assunto, que se evitem novas polemicas e que continuemos a conversar sobre aquariofilia numa boa.
:|
Ir para o topo Ir para baixo 

Helder Oliveira
Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptySeg 14 Jun 2010, 19:06Responder ao tópico

jamartins escreveu:
Boas,
pale
Pela minha parte que lancei o topico e tentei que ele voltasse a debater o assunto original, aceito as desculpas do Ricardo e do Helder, não sem ficar com a convicção de que este tipo de situações nao acrescenta nada de bom aos intervenientes e ao forum na generalidade.
Espero sinceramente que tenhamos posto uma pedra sobre o assunto, que se evitem novas polemicas e que continuemos a conversar sobre aquariofilia numa boa.
:|

:cheers:

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

anibal
anibal

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptySeg 14 Jun 2010, 19:56Responder ao tópico

E o tópico era só para relembrar Troncos e Raízes, vai daí como o meu contributo foi zero desafio quem sabe a dar umas dicas para a sua preparação e tratamento de forma a não causar problemas nos

No meu caso já utilizei um processo tecnicamente pouco acessível com "decapagem" por jacto de areia (ficaram perfeitos) , depois água em alta pressão,seguidamente ferveram durante 30 minutros, o problema foi manterem-se a flutuar, mas com chumbo de pesca resolvi o problema ( não sei se este poderá ser problemático para os peixes, nuca tive fungos e o ph não sofreu variações.

A utilização do forno como propõe o Hélder
parece muito racional, vou fazer uma experiênciaentretanto digam qualquer coisinha para animar o tópico.
Anibal
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Monteiro
Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto/Vila Real
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 2


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptySeg 14 Jun 2010, 20:21Responder ao tópico

De facto a limpeza por jacto de areia é o melhor método para se limpar qq tipo de madeira. As peças ficam como que polidas e deixam-nos a pensar se não ficariam melhor envernizadas que no fundo do aqua. Rolling Eyes

Claro que nem todos temos possibilidades de recorrer a esse método, e aí é pegar em facas para raspar, lixa, alguma pedra mais abrasiva, etc.

Tb me parece que a ideia de levar os troncos ao forno seja bastante boa, quer por eliminar alguma bicharada que se encontre no seu interior, quer por fazer com que a madeira dilate e compacte ao mesmo tempo, sendo mais fácil de encharcar em àgua, ao mesmo tempo que se torna mais resistente pelo aquecimento que levou.

Já todos sabemos que madeiras resinosas não serão as melhores para se usar debaixo de água... qq um de nós tem a capacidade de olhar para um pedaço de madeira e dá-lo como apto para ser usado, ou não.

Tb depende muito do estado de conservação e tipo de madeira que se quiser usar: madeira de pinho, não: verde tem resina; seca desfaz-se facilmente debaixo de água.

Eu gosto bastante de raízes de urze para decorar o aqua. É uma madeira bastante resistente e tem boas formas e texturas, para além de ter uma cor clara que assenta mesmo bem no aqua depois de completamente encharcada.

Barragens costumam ser bons sítios para se fazer colecta de troncos.

Tudo depende do gosto pessoal de cada um, e a mata atrás de casa pode muitas vezes ser uma pequena mina de decoração aquática.

Isto para dizer que o tipo de madeira que mais aprecio, aquela que faz "meio layout", nem se comercializa em Portugal...
Ir para o topo Ir para baixo 

Helder Oliveira
Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptySeg 14 Jun 2010, 20:42Responder ao tópico

Ola malta,

bem, quanto a questao do "assado de videira", a ideia foi mesmo essa de com o calor eliminar tudo que fosse vivo (penso que resultou) e o que mais posso adiantar, respondendo de certo modo ao Ricardo, é que nao precisei encharcar muito pois continuaram pesados e afundaram imediatamente quando os pus de molho.

Durante a passagem pelo forno, o que vi foi a seiva ferver e pingar tal como se vê nas queimadas desse tipo de lenha (cuidado maridos porque as marias têm um rolo da massa...), o fumo e as rachadelas tipicas de madeira a secar rapido demais.

Nao sei até que ponto se pode tornar inflamavel, 20 minutos foi tempo deixado, nada mais. E sempre de vigia!

Em relaçao ao jacto de areia, aqui conheço duas lojas que usam esse sistema e uma delas nem vale apena perguntar preços... mas que ficam uns troncos bonitos, isso nao se pode negar!

Tambem concordo com o Ricardo em relação a madeira colectada nas barragens, mas a minha dica vai para a madeira morta que ainda tem as raizes bem presas. Isto porque teoricamente essa madeira morreu na ausencia de ar e na sua maioria torna-se invulgarmente dura.

Meio Off-Topic Razz

Ricardo, se nao te importas, a qual madeira te referes?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

anibal
anibal

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptySeg 14 Jun 2010, 21:20Responder ao tópico

Apenas 2 comentários aos comentários:

Os rolo da massa se forem de madeira poderão ser processados como trocos. Para os de silicones e "polipropilenos" a ideia parece-me pouco luminosa! Mas um tabuleiro forrado com folha de alumínio deve resolver qualquer crise matrimonial!
Relativamente ao jacto de areia é efectivamente um processo caro, no meu caso foi um amigo que recupera carros antigos e não só o "fornecedor" do serviço ou seja uma borla!

Quase a fugir ao tópico digam-me lá qual o melhor método para "forrar os troncos com plantas/musgos (claro que varia em função do tipo de planta/musgo)? Lembrei-me agora de cascas de coco que são utilizadas como suporte a tapetes de algumas espécies (não as identifico pois aí não chega a minha cultura)

Aníbal
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptySeg 14 Jun 2010, 22:44Responder ao tópico

"anibal" Quase a fugir ao tópico digam-me lá qual o melhor método para forrar os troncos com plantas/musgos (claro que varia em função do tipo de planta/musgo)?

Normalmente utiliza-se fio de cozer para agarrar a planta ao tronco e há quem nem retire o fio depois.

"anibal" Lembrei-me agora de cascas de coco que são utilizadas como suporte a tapetes de algumas espécies
Isso é curioso, nunca tinha ouvido falar! Shocked mas para fazer esse efeito a casca de coco não deve ser aquela que encontramos nas lojas bem pulida.
Eu sempre comprei os cocos os lixei, fervi e directo no aqua. Agora tiro a maior e deixo com aquela ar mais natural e também não tenho problemas, nestes deve ser + fácil agarrar a vegetação.

PS: Não posso deixar passar e peço desculpa mas depois de ler este tópico fiquei No e como gosto muito de harmonia, alerto para o facto de os tópicos servirem também para dizer as nossas burrices porque não é só com a sabedoria que se aprende com as burrices por vezes aprendemos muito mais! Somos todos iguais e estamos aqui apenas para trocar impressões e divertirmo-nos acima de tudo! Não para descobrir quem sabe mais que o outro. Deixemo-nos de atritos! e com humildade, com espontaneadade falemos daquilo que mais gostamos e sem medo de estarmos errados!
Com amizade, Abraços para todos


Última edição por Vera Santos em Seg 14 Jun 2010, 23:14, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

anibal
anibal

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptySeg 14 Jun 2010, 22:55Responder ao tópico

Vera
Pois utilizamos o mesmo método, por vezes recorro ao fio de nylon de pescador que sendo transparente não é tão moldável como a linha.
Falei no coco pois em tempos tive duas "cavernas" em casca de coco forradas completamente com um tapete verde (não imagino que planta/musgo seja) e que os ramiresis muito apreciavam.

As casacas são certamente limpas, não apresentavam aquele aspecto da casca natural,
ou pelo menos as zonas inferiores que não estavam cobertas eram limpas.
Entretanto não tenho encontrado estes cocos à venda. Fiz uma tentativa artesanal mas a coisa não resultou, julgo que uma dicas sobre que tipo de plantado se poderá ligar à casca poderá ajudar.

Aníbal
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptySeg 14 Jun 2010, 23:33Responder ao tópico

Olha Anibal quse que arriscaria que feto de java se calhar era capaz de se agarrar ao coco.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptySeg 14 Jun 2010, 23:54Responder ao tópico

Boas,
quer-me parecer que o metodo da linha é muito utilizado.

Pois tambem costumo utilizar fio de nylon fininho (+/- 0,3 mm, transparente, de pesca).
prendo uma ponta e depois enrolo em torno do tronco fixando assim as raizes como dos fetos, anubias, ... ou musgos.
No caso dos cocos abro pequenos furos para passagem do fio de nylon ou faço pequnos cortes no rebordo para entalar/fixar o fio o ao passar por ai.

Very Happy


Última edição por jamartins em Seg 14 Jun 2010, 23:58, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptySeg 14 Jun 2010, 23:57Responder ao tópico

Boas
Eu tenho uma caverna feita com coco, num dos meus aquas, mas como não quis pagar o que me pediam nas lojas , fui ao Jumbo, comprei um coco seco por 0,40€, cortei-o ao meio com uma serra de metal, fiz a entrada, e ficou melhor que os das lojas, porque estes eram lisos, enquanto o meu que apenas limpei por dentro e fervi, ficou com aquela textura exterior, que parece ser forrado por cordas, no meu caso optei por aproveitar umas depressões que o coco tinha , abrilhe dois buracos e meti aí uns bocados de musgo de java, já vai com 2 meses, o musgo agarrou à casca do coco e acabou por ficar com um bonito efeito, nos tronscos utilizo linha de costura normal, de uma côr que não dê muito nas vistas, porque ao fim de algum tempo a linha acaba por se dissolver na água (não por completo, mas o suficiente para sair ou então partir fácilmente) e nessa altura já as plantas estão agarradas ao tronco. O fio de pesca experimentei uma vez, mas achei que depois era dificil de tirar.
Cump's
Nuno Moreira
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Monteiro
Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto/Vila Real
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 2


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptyTer 15 Jun 2010, 00:55Responder ao tópico

Viva,

deixei o fórum ligado e só agora vi as vossas respostas.

Hélder, são várias as madeiras: old black wood é uma delas, por exemplo , mas tb tens borneo driftwood, malasya etc etc . É uma madeira bastante escura e com um aspecto robusto, ideal para compor aquas com algum volume e dar-lhes aquele aspecto de profusão de plantas onde se conjugam fetos, bolbitis e musgos. Têm proveniência asiática. - Claro que isto está ser dito por uma pessoa para quem aquariofilia se resume a aquas plantados e aquapaisagismo. Para outros, outros troncos existirão que cumpram a tarefa.

anibal escreveu:

Os rolo da massa se forem de madeira poderão ser processados como trocos. Para os de silicones e "polipropilenos" a ideia parece-me pouco luminosa! Mas um tabuleiro forrado com folha de alumínio deve resolver qualquer crise matrimonial!
Relativamente ao jacto de areia é efectivamente um processo caro, no meu caso foi um amigo que recupera carros antigos e não só o "fornecedor" do serviço ou seja uma borla!

Aníbal, cheira-me que alguém andou a usar o rolo da massa, e não foi para fazer rissóis...... Razz

Prender musgo a roncos é simples, se bem que seja um trabalho que requer alguma minúcia e paciência. Se for musgo xmas, por exemplo, é pegar um ramito deste e esticá-lo ao longo do pedaço de madeira a cobrir, De seguida enrola-se a linha à sua volta com algum espaçamento entre cada volta de linha, tendo-se o cuidado de fazer com que o musgo fique bem esticado, e não dobrado, ao longo do tronco.

As linhas não se desfazem na água, mas é por isso que linha própria para a tarefa se desintegra depois de algum tempo.
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptyTer 15 Jun 2010, 17:37Responder ao tópico

Boas, eu tenho um pedaço de oliveira a ser tratado, mas não me inspira muita confiança, não sei porque... dêem-me o vosso parecer...
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Mota
Carlos Mota

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Carlos Mota
Localização : Soutelo/Vila Verde
Mensagens : 746
Data de inscrição : 26/04/2008
Gostos : 31


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptyTer 15 Jun 2010, 17:52Responder ao tópico

ola a todos uma boa maneira de prender musgo e com umas redes que há nos super mecados com ameijoa ou mexilhão ,esticado musgo sobre o tronco e de seguida cobres com a rede e ao fim de algum tempo já não vês a rede, hoje não estou a conseguir por uma foto da dita rede mas logo tento novamente
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Duarte
Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Nuno Duarte
Localização : Soalheira e Viseu
Mensagens : 3516
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 91


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptyTer 15 Jun 2010, 22:02Responder ao tópico

http://www.peixefauna.com/ajuda-e-sugestoes-sobre-o-forum-f25/como-colocar-uma-imagem-no-forum-t2837.htm
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Mota
Carlos Mota

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Carlos Mota
Localização : Soutelo/Vila Verde
Mensagens : 746
Data de inscrição : 26/04/2008
Gostos : 31


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptyTer 15 Jun 2010, 23:14Responder ao tópico

ola Nuno esses passos todos já eu segui com sucesso num outro tópico mas hoje da me sempre erro mas de qualquer maneira obrigado a mesma e logo que possa eu coloco a foto do tal saco de rede
Ir para o topo Ir para baixo 

Helder Oliveira
Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptyDom 20 Jun 2010, 04:27Responder ao tópico

Ola malta,

ja que o assunto é galhos, deixo aqui um tipo galhos que se vende e usa muito por cá na Suiça.

Chama-se Moorkienholz, Moorkienwurzel e Rote Moorkien em alemão e Moorkien wood ou Bog-wood em inglês.

Creio que Rote Moorkien e Redmoor (este ultimo já mencionado pelo David Nunes) sejam a mesma madeira (Rote/ Red = Vermelho)... mas não posso precisar.
Se alguem souber e puder confirmar ou não, ajuda sempre!

É extraida de turfeiras (Moor) e a sua idade pode variar entre alguns anos até milhares de anos,
nem sempre sendo conhecida a sua origem, dependendo isto do local onde se encontra,
pois podem nao haver árvores em redor.
(De qualquer modo, ninguem parece dar muita importancia esse facto... )

As raizes (Moorkienwurzel) sao geralmente macias e maleaveis, sao vendidas já lavadas e secas ou então embaladas e seladas humedecidas,
o que facilita bastante a vida do aquariofilista....

É muito recomendada por cá para aquarios de camarões ou plecos, ancistrus, etc. pois alguns moradores necessitam de enzimas contidas na madeira
para regular o sistema digestivo.(caso dos limpa fundos)

O que, de certo modo, me leva a questionar o tratamento da madeira antes de introduzida nos aquarios.

Imagens podem ser vistas nos links abaixo.
(Pena a maioria da informação ser em alemão mas creio que com a ajuda dum tradutor online já basta para ler o suficiente.)

http://www.mr-krabs.de/blog/angebote/echte-moorkienwurzeln-garnelenbaeumchen_651

http://www.google.ch/images?hl=de&q=moorkienwurzeln&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=84QdTMLxCYT40wSC-_SlDQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CC4QsAQwAw

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Troncos & Raízes - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes - Página 2 EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Troncos & Raízes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-