Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Troncos & Raízes Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Troncos & Raízes 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Troncos & Raízes EcoariumBanner_zps3903f249
Troncos & Raízes Banner500x1254_zpsf6aa283b
Troncos & Raízes Banner-500x125_zps9d594aec
Troncos & Raízes Gambabanner_zpsgucldxz3
Troncos & Raízes Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Troncos & Raízes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptyQua 09 Jun 2010, 08:56Responder ao tópico

Na montagem de um novo aqua muitas das vezes optamos por incluir troncos ou raízes.

Pertendo lançar neste topico quais as opçoes existentes em torno destes materiais.

Quais as vantagens e desvantagens :

- de troncos ou raízes ?

- de que arvore (planta originaria) ?
  • as mais utilizadas
  • as que se deve evitar utilizar ?


- que cuidados a ter e que tratamentos previos antes de as incluir numa montagem ?

enfim podem existir um sem numero de questoes relacionadas com esses materiais que seria optimo debatermos entre nós ... Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo iria
ricardo iria

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo
Localização : Portugal, Guarda, Gouveia
Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/04/2010
Gostos : 16


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptyQua 09 Jun 2010, 12:44Responder ao tópico

Ora um bom tema para ser discutido. Vou me informar um pouco mais para poder estar mais a vontade no assunto.
Ir para o topo Ir para baixo 

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptyQua 09 Jun 2010, 17:49Responder ao tópico

Boas Ricardo,

Acho que por desconhecimento das muitas variedades de madeiras e de seus tratamentos para permitir o seu uso numa montagem de aquario se podia abordar aqui alguns desses materias e tecnicas, com o objectivo de evitar situacoes de improviso que na generalidade têm sempre surpresas negativas.

Começando pelas madeiras que frequentemente encontramos no nosso mercado (em portugal), temos as de Mopani.
É uma arvore africana existente na faixa entre Angola/Moçambique.

Sao fragmentos dessa arvore (nao sei se do tronco ou da raiz), que nos casos em que os utilizei flutuavam por estarem muito secos e durante algum tempo iam libertando na agua um tom cor de chá, que julgo ser devida á libertação de taninas e acidos humicos, tal como acontece nas aguas negras de alguns rios.
Aparte desses promenores iniciais parecem-me estaveis e inertes por muitissimos anos.

Troncos & Raízes Mopani
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptyQua 09 Jun 2010, 22:26Responder ao tópico

Boas Martins

Ja a alguns anos que utilizo troncos de Mopani, sao muito resistentes, tenho um grande a pelo menos 10 anos e esta impecavel.
Nos ultimos tempos tenho usado troncos de videira, que eu mesmo trato, depois de os deixar secar bem deixo-os ficar uns tempos dentro de agua, depois retiro-lhes a casca e fervo-os muito bem, so depois os meto nos aquarios.
Um metodo que se pode usar para "ciclar" os troncos desde que nao sejam muito grandes e polos dentro do autoclismo, pois a agua esta sempre a renovar.

Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptyQui 10 Jun 2010, 01:45Responder ao tópico

jamartins escreveu:
durante algum tempo iam libertando na agua um tom cor de chá, que julgo ser devida á libertação de taninas e acidos humicos, tal como acontece nas aguas negras de alguns rios.
Aparte desses promenores iniciais parecem-me estaveis e inertes por muitissimos anos.

Não julgues é mesmo! Cool

E como eu resolvi o problema dos meus troncos e tirei grande parte das minhas dúvidas foi com este texto que acho hilariante:

"Meu tronco e a moça da loja: deixe ele de molho na água por 3 dias antes de colocar no aquário.
Meu tronco e meu joelho: aí, cuidado meu!!!
Meu tronco e minha filha de 3 anos: pá quê cê qué isso, pai ?
Meu tronco e depois de 3 dias: ainda sai muita tinta.
Meu tronco e a primeira entrada no aquário: Lindo!!!
Meu tronco e os peixes: beleza cara!, o paraíso é aqui.
Meu tronco e depois de 4 dias no aquário: a água parece um chá.
Meu tronco e a correria: comprar um filtro externo urgente.
Meu tronco e minha esposa: vamos trocar 1/3 da água.
Meu tronco e eu de novo: tirar do aquário parece ser melhor.
Meu tronco e o tanque: escova, água corrente 5 dias.
Meu tronco e a internet: "ajudem por favor" patati,patata.
Meu tronco e as descobertas: balde com água e sal.
Meu tronco e as descobertas 2: balde com vinagre.
Meu tronco e as descobertas 3: água fervendo.
Meu tronco e a água fria: não sai mais tinta.
Meu tronco e a dúvida: acho que posso colocar novamente.
Meu tronco e dia seguinte no calor: está muito turva a água do balde.
Meu tronco e o desespero: ele vai apodrecer e não vai entrar naquele aquário!!!.
Meu tronco e depois de 45 dias: acostumei a vê-lo dentro do balde.
Meu tronco e a Internet 2: dando dicas de tronco para os outros.
Meu tronco e meu cunhado Baiano: Ochê!! Tenho paciência pra isso não!
Meu tronco e meu cunhado: é isso que minha irmã te pôs na cabeça?
Meu tronco e minha cunhada solteira: Gostei do seu tronco, cunhadinho!
Meu tronco e minha cunhada crente: mas que troncão, heim ?
Meu tronco e meu filho 10 anos: 10 X 0 para o tronco
Meu tronco e minha sogra: eu não perco meu tempo com isso!
Meu tronco e o Clodovil : há,há há, há, Olhe para a lente da verdade....
Meu tronco e o Tiririca: Ô tronquinho lindijo!!!
Meu tronco e minha filha 2: manhê.... papai tá dando banho no tronco!!!
Meu tronco e o passeio de 7 de setembro: levei na sogra para ferver no fogão industrial.
Meu tronco e o retorno: sai tinta pra caramba ainda.
Meu tronco e eu 3: Não agüento mais lavar com a escova.
Meu tronco e olhar para a água de manhã: humm, que merd.....
Meu tronco e meu irmão: você tá salgando isso para assar?
Meu tronco e o chuveiro: água bem quente de novo.
Meu tronco e o desespero 2: Isso não vai Ter fim nunca.
Meu tronco e finalmente: está dentro do aquário seja o que Deus quiser."

Rubens Camas

Identifico-me completamente com certas partes do que aqui é descrito!


Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptyQui 10 Jun 2010, 10:15Responder ao tópico

boas,

Vera
Hehehe
de facto para quem utiliza um tronco desses pela primeira vez é uma verdadeira odisseia de duvidas de lava e esfrega, de mete e tira o tronco do aqua. Pelo meio vai oolhando a cor da agua e vai ficando na duvida se não estará na mesma.
:drunken:

Baga,
Essa tecnica de deixar a videiras de molho em agua +/- corrente do deposito da sanita parece ser boa.
Acho que tambem que já vi alguem aqui no forum dizer que as secava com uma passagem num forno.
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptyQui 10 Jun 2010, 10:32Responder ao tópico

Boas

Como ja referi se couber dentro do autoclismo e o sitio ideal, faz varias TTA (trocas totais de agua) automaticas por dia.


Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 01:33Responder ao tópico

Que outras opções de madeiras temos por cá ?

Há algumas que são resinosas, outras não. :scratch:
Ir para o topo Ir para baixo 

David Nunes
avatar

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 03:09Responder ao tópico

Viva,

Jamartins existem muitos tipos de troncos/raizes que podes usar no aquario!!
Exemplos:

Industriais (vendidos nas lojas)

Mangrove wood:

Troncos & Raízes Mangrove1

Redmor wood:

Troncos & Raízes 103

Savannah Wood:

Troncos & Raízes 98026015db27652d

Sulawesis wood:

Troncos & Raízes 19%20march%202010%20crs%202

DIY (encontras por aí):

- Videira
- Amieiro
- Carvalho

Atenção ao uso de Troncos/raizes de origem rezinosos (Pinheiro, Cerejeira etc..) não são aconselhados para uso no aquario
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Duarte
Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Nuno Duarte
Localização : Soalheira e Viseu
Mensagens : 3516
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 91


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 13:20Responder ao tópico

Olá.
Eu uso qualquer tipo de madeira independentemente de ser resinosa ou não.
Na minha opinião, não vejo qualquer impedimento ao uso de qualquer tipo de madeira.
Se for raiz de pinheiro podem usar sem problemas, apenas terão de ter o cuidado de serem bem secas e de as ferver varias vezes, e deixar secar e voltar a ferver usando sal, lexivia, e depois disso devem coloca-las num aquario durante duas semanas com filtro com carvão e um termostato para manter sempre a agua quente.
A experiência que tenho com as raizes de pinheiro é que se não for bem tratado elas iram apodrecer mais rapidamente e a casca irá saltar prematuramente. Outra coisa que eu não faço é tirar a casca da raiz de pinheiro pois dá um aspecto mais natural ao aquario.
Actualmente estou a tratar pedaços de raiz de salgueiro e Freixo (acho que é assim que se escreve) a ver o que vai dar.
Um conselho que dou a toda a gente antes de meter um tronco num aquario, metam o tronco dentro do aquario com um termostato ligado durante umas semanas antes da montagem, isso vai fazer com que aquela seiva que o tronco deita possa ser removida antes da montagem.
Ir para o topo Ir para baixo 

Helder Oliveira
Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 21:18Responder ao tópico

Ola malta,
como eu gosto de polémicas e uma boa discussão, então lá vai....

Para começar, tou com o Nuno!

Para dar uma pouco mais de vida ao tópico, eis a minha receita...

Corte dos galhos de videira num Sábado,

descascados até á Quinta feira seguinte, tudo a x-acto... (existem fotos num dos meus topicos)

assados no forno da cozinha durante 20 minutos a cerca de 180° e deixados a arrefecer lá dentro (aqui apareceu o cheiro a castanhas pela cozinha fora... parecia o São Martinho...)

deixados entre 24 a 48 horas de molho para lhes retirar um pouco da espuma que fazem

e embora com eles para dentro do aquario!

A minha conclusão,
estão lá dentro desde o dia 12-06-2010, não vejo inconveniente algum nem variação em parametros da água e muito menos fungos.

Estes troncos podem ser vistos aqui e a qualquer momento posto fotos actuais para quem quiser e precisar de provas...

Este aqua está meio despido de plantas mas ainda contém a fauna e com pH de 7.5

Convido também cada um a experimentar antes de me atirarem pedras...

Um aparte,
excepto as madeiras que "morrem" debaixo de água (na ausencia de ar) toda a madeira que for submergida posteriormente, apodrece, literalmente. Pode demorar mais ou menos tempo, mas apodrece.

Outro aparte,
essa madeira que morre debaixo de agua, é muitas vezes desconhecida a sua origem pois devido á alteraçao das suas propriedades, não é possivel identifica-la.

Outras vezes é colectada, moída e, chamada de Turfa...,(proveniente maioritariamente de pantanais e colectada quando o nivel de agua baixa) a qual, muitos aquariófilos enfiam no aquario munindo-se de muitas razões para o fazer.
Não vou discutir aqui essas razões, porque eu proprio nao utilizo, mas vou aqui lançar uma pergunta:

De que é composta a Turfa?

Já agora vou responder:

De materiais vegetais decompostos ou compostados. O que a torna excessivamente acida (logo, tendencia a baixar o pH).

Aqui, a cerca de 30Km da minha casa, existe uma floresta onde se cavava Turfa, servindo essa para pelo menos dois importantes fins;

a) Combustivel: utilizado nas grandes industrias

b) Como substrato para plantas de terra acida, por ex: o Rhododendron, nativo e considerado selvagem na Grã Bretanha devido á acidez do solo.

Hoje, é o maior jardim de Rhododendron, Azaleas, Fetos e Nenufares de toda a Suiça. A sua localização, deve-se ao facto de anteriormente lá existir um desses pantanais onde se cavava a dita Turfa (Torf em alemão).
Aqui fica o link para esse jardim Seleger Moor

Duas perguntas para finalizar:

Alguem me pode explicar porque se mete Turfa nos aquarios, quando a polémica acerca das madeiras permitidas e proibidas é tão grande...?

Alguém me sabe dizer qual é a madeira contida na Turfa introduzida no seu aquario ?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Monteiro
Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto/Vila Real
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 2


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 21:31Responder ao tópico

E desde quando é que Turfa é madeira? moída ou lá o que seja...

:lol:
Ir para o topo Ir para baixo 

Helder Oliveira
Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 21:47Responder ao tópico

Então veja la se se vai informar sobre o que é turfa.....
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Monteiro
Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto/Vila Real
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 2


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 21:48Responder ao tópico

Informadíssimo, não se preocupe. Quer que o informe a si?
Ir para o topo Ir para baixo 

Helder Oliveira
Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 21:49Responder ao tópico

se fizer o favor.... e se nao for incomodo...

Edit:

Creio ja ter encontrado a explicação....
http://en.wikipedia.org/wiki/Peat

mas pode sempre dar a sua opiniao e contribuir para um Forum melhor!

Edit 2:

Creio existir também Wikipedia em Português de Portugal.... mas eu tratei de explicar abreviadamente....


Última edição por Helder Oliveira em Sáb 12 Jun 2010, 21:56, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Adiçao de Link Wikipedia)
Ir para o topo Ir para baixo 

anibal
anibal

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 21:56Responder ao tópico

Boas

Pois O Ricardo tem toda a razão, a turfa não é madeira mas um composto, como não sou expert nestas matérias fui até à wikipedia e aqui fica a descrição:

A turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sobre montanhas (turfa de altitude). É formada principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, mas também de juncos, árvores, etc. Sob condições geológicas adequadas, transformam-se em carvão, através de emanações de metano vindo das profundezas da e preservação em ambiente anóxico. É utilizada como combustível para aquecimento doméstico.

Isto não invalida a questão sobre a sua utilização. Como seria natural temos os prós e os contra. Eu utilizo num dos meus filtros com o objectivo de ajudar no abaixamento do ph e por outro lado o de tornar as águas "velhas e escuras" que algumas espécies de peixes preferem, poderá ser uma ilusão mas não creio haver contra indicações.
Aníbal
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Monteiro
Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto/Vila Real
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 2


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 21:57Responder ao tópico

Vais ser tu a explicar, se não estiveres ocupado a fazer trocas de água_ :lol:

Helder Oliveira escreveu:

Outro aparte,
essa madeira que morre debaixo de agua, é muitas vezes desconhecida a sua origem pois devido á alteraçao das suas propriedades, não é possivel identifica-la.

Outras vezes é colectada, moída e, chamada de Turfa...,(proveniente maioritariamente de pantanais e colectada quando o nivel de agua baixa) a qual, muitos aquariófilos enfiam no aquario munindo-se de muitas razões para o fazer.
Não vou discutir aqui essas razões, porque eu proprio nao utilizo, mas vou aqui lançar uma pergunta:


Afinal turfa é isto?



Helder Oliveira escreveu:
De que é composta a Turfa?

Já agora vou responder:

De materiais vegetais decompostos ou compostados. O que a torna excessivamente acida (logo, tendencia a baixar o pH).

Ou isto?

Helder Oliveira escreveu:
Duas perguntas para finalizar:

Alguem me pode explicar porque se mete Turfa nos aquarios, quando a polémica acerca das madeiras permitidas e proibidas é tão grande...?

Alguém me sabe dizer qual é a madeira contida na Turfa introduzida no seu aquario ?
Abraço


Em que ficamos afinal: madeira ou material decomposto?
Ir para o topo Ir para baixo 

Helder Oliveira
Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 22:07Responder ao tópico

Anibal, e desde quando a madeira não é vegetal?

Ou desde quando a madeira nao esta presente nos pantanais?

Como está na tua descriçao, " É formada principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, mas também de juncos, árvores, etc." ....

Como afirmado acima, da uma espreitadela no link Seleger Moor, lá cavava-se Turfa !
Hoje é um jardim.... pena estar em alemão não é....

Abraço

P.S. Sr Ricardo, a grande polémica gerada por pessoas como o Sr. é sempre a mesma. Mas cada um defende aquilo que quer!
O que nao quer dizer que seja sempre a verdade dos factos...!

Edit:

E como eu nao disse mal da dita Turfa, apenas que nao utilizava, aqui deixo mais uma pequena informaçãozita proveniente do nosso proprio país !

http://www.ambienteinsular.uac.pt/artigos1.htm

Claro que as pesquisas e leituras só favorecem quem ja tem noçao das coisas. Só essas pessoas podem aproveitar o conhecimento e enriquecer a sua cultura, quem nao sabe, nao reforça nada nem sequer aprende....


Última edição por Helder Oliveira em Sáb 12 Jun 2010, 22:19, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Adição de link)
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Monteiro
Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto/Vila Real
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 2


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 22:20Responder ao tópico

Helder Oliveira escreveu:


Como está na tua descriçao, " É formada principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, mas também de juncos, árvores, etc." ....

Por aqui vê-se realmente a certeza que tem do que está a dizer! mas pelo menos segurança não lhe falta a falar...:lol:

Diga-me lá então, que madeira permanece madeira depois de 6000 a 10.000 anos de decomposição? - tempo mínimo para formação de turfa ou matéria orgânica decomposta

Sabia ainda que as propriedades da turfa podem variar muitíssimo dependendo das condições do meio em que a degradação ocorrer? - falo de pressão, temperatura, exposição a gasosos, etc.

É por isso que a única diferença entre turfa e carvão (ou hulha), é a exposição deste último a metano vindo das profundezas da terra. Quando ocorre deposição de matéria animal, nas condições adequadas, podem-se formar hidrocarbonetos. Se encontrar a jazida, está rico...

Esclarecido?


Helder Oliveira escreveu:
P.S. Sr Ricardo, a grande polémica gerada por pessoas como o Sr. é sempre a mesma. Mas cada um defende aquilo que quer!
O que nao quer dizer que seja sempre a verdade dos factos...!


Caro, a minha polémica é nenhuma. Apenas o tenho visto mandar aqui umas bacoradas. deve gostar muito de dar ao dedo. Normalmente nem respondo, rio-me com os meus botões. Como é f-d-s, até me apeteceu dar um pouquinho ao dedo tb... Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

anibal
anibal

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 22:29Responder ao tópico

Boas

A descrição não é minha, está muito acima dos meus conhecimentos! Como postei fui à wikipedia.

Como também afirmei esta não é a minha "praia" vim apenas dar um mergulho e parece-me que nada acrescentei. O pior é que o tópico "Troncos e Raízes" fica na porta ao lado das ultimas respostas, seria bom retomar o mesmo. Se acharem interessante abre-se um sobre a turfa, pode ser que eu aprenda qualquer coisa!
Aníbal
Ir para o topo Ir para baixo 

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 22:44Responder ao tópico

Boas,

No assunto turfa e sua origem parece-me que tal como diz o Ricardo as madeiras dos pantanos pouco têm a ver com a natureza da turfa depois de passarem alguns milhares de anos. A turfa tem uma equivalecia mais proxima dos carvão do que da madeira. Como descrição desse processo deixo aqui este link : GEOLOGIA DO CARVÃO

Continuando este topico concordo com o Anibal, no facto de que estamos a fugir do tema.
independentemente da origem e utilizacao da turfa nos nossos aquas, nao me parece que a vejamos como subtituto de troncos ou raizes.

retomando ao tema a passagem pelo forno das videiras como o Helder Oliveira descreve parece-me eficaz, pois á partida seca o tronco elimina pelo calor uma serie de possiveis fungos que o tronco teria concerteza á partida.


Última edição por jamartins em Sáb 12 Jun 2010, 23:32, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Helder Oliveira
Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 22:48Responder ao tópico

Sr. Monteiro,
fez bem, é sempre bom contar com a opinião e explicação dos "experts"

Turfa, essa compra-se ao litro para plantar seja o que for e se se der ao trabalho de abrir um saco e ver a turfa em bruto, creio que irá enriquecer um pouco... A mim passam-me mais sacos de 250 L pelas maos do que o Sr. possa imaginar...

Sabia ainda que a madeira pode até empedrenizar?

Se formos falar de todas as condiçoes a que a madeira pode estar sujeita (pressão, gases, ácidos, temperatura) até se transformar em algo, temos aqui muito que dar ao dedo....

De qualquer modo, posso mantê-lo actualizado de todas as bacoradas aqui dadas por mim, faça-me uma lista das que quer ver provadas e terei todo o prazer em postar um topico para cada uma com os devidos factos e fundamentos!

Anibal,
a referencia feita por mim á Turfa foi apenas pelo facto de ter madeira na sua composiçao, independentemente da idade dela e, pelo facto de sempre dizerem que esta ou aquela madeira nao se pode meter no aquario e por ai além.
Nunca fui contra a Turfa nem serei, pois conheço bem as propriedades dela, trabalho com esse material assiduamente e conheço alguns lugares de onde era extraida.
Como disseste, a descriçao não é tua, pois a minha também nao é minha, é o que está por ai fora e que qualquer um pode ler e aprender.

Quanto a troncos pro aquario, ja dei a minha "bacorada" no meu 1 post.
Agora dou mais outra, os tais troncos do Grandalhão, foram comprados numa loja de animais, eram destinados a Terrarios e expressamente contra-indicados para aquarios!
Pois bem, foram lavados na banheira para tirar a sujidade e seguiram para dentro do aqua!
Tenho lá fauna sem qualquer baixa e vão la continuar.

Estes são os factos e convido qualquer um, que faça uma visita a Suiça, para os vir ver pessoalmente e ver o local onde os comprei...

Eu nao venho ca desafiar ou picar alguem, venho ca postar factos, para quem os quiser ler.
Mas parece-me que existem membros deste forum que preferem ficar debaixo da pedra e procuram no dia a dia mostrarem que sabem tudo!

"nasce-se sem saber e morre-se sem aprender"

jamartins,
vê lá que ninguem te ataque por concordares com a minhas bacoradas...

De qualquer modo, obrigado pelo boa fé!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Monteiro
Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto/Vila Real
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 2


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 22:52Responder ao tópico

Homem, continue!

E desculpe as "correcções"...

Já agora, pra que me interessa a quantidade de sacos que de turfa que lhe passam pelas mãos?? Se é tanto assim, devia saber melhor do que está a falar...

Melhor ainda: quando pega nos sacos de turfa é em madeira que está a pegar??? Mas manda os outros abrirem sacos para ver o que está lá dentro...........................


Última edição por Ricardo Monteiro em Sáb 12 Jun 2010, 23:01, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Helder Oliveira
Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptySáb 12 Jun 2010, 22:58Responder ao tópico

Ricardo Monteiro escreveu:
Homem, continue!

E desculpe as "correcções"...

Não não, já acabei.
Esteja a vontade para corrigir o que tiver que ser corrigido.
Ir para o topo Ir para baixo 

Helder Oliveira
Helder Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Helder Oliveira
Localização : Zurique, Suiça
Mensagens : 559
Data de inscrição : 12/03/2010
Gostos : 30


Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptyDom 13 Jun 2010, 01:27Responder ao tópico

Para começar, isto de adicionar informaçao ao post depois de ja terem sido respondidos é um pouco engraçado, para nao dizer mais nada...

Quanto a Turfa, abram la os sacos e depois colem la os links que quiserem.

Quanto aos sacos que me passam pelas maos, pra semana ja faço questao de arrancar umas fotos do saco e conteudo e depois quero ver mais alguem colar aqui links.

É que isto do "parece-me que é como fulano disse" da um pouco que pensar....
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Troncos & Raízes Vide

MensagemAssunto: Re: Troncos & Raízes   Troncos & Raízes EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Troncos & Raízes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-