Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Como se pode criar corydoras Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Como se pode criar corydoras 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Como se pode criar corydoras EcoariumBanner_zps3903f249
Como se pode criar corydoras Banner500x1254_zpsf6aa283b
Como se pode criar corydoras Banner-500x125_zps9d594aec
Como se pode criar corydoras Gambabanner_zpsgucldxz3
Como se pode criar corydoras Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Como se pode criar corydoras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptySáb 25 Fev 2012, 11:29Responder ao tópico

Boas
Este tópico teve como base um tópico feito pelo Luis Dias, noutro local, sobre as suas experiências com a reprodução de Corydoras Sterbay bem como a minha experiência com a reprodução de corydoras aeneus albinas.
Apesar de a grande maioria das corydoras necessitar de condições semelhantes para a reprodução, nalguns casos as necessidades para acasalamento podem ser bem diferentes (ex. Cory barbatus - apenas um macho por femea, por estes serem muito territoriais). Convém por isso averiguar primeiro as melhores condições para cada espécie, nomeadamente no que diz respeito ao PH, apesar de as corydoras serem um peixe muito versátil e de se habituarem bem a variadas situações (ex. estou a fazer criação de cory albinas com PH's de 8 a 8,2 - estou a conseguir, os peixes estão bem mas já estão hatituadas a estas condições há perto de ano e meio e tiveram uma habituação progressiva e muito lenta).

REPRODUÇÃO DE CORYDORAS

Para uma boa reprodução de Corydoras, deve-se ter em atenção as instalações para a reprodução, o ambiente do aquário, as propriedades da água e a proveniência dos exemplares.
Como estamos a falar de um peixe de fundo, o mais importante é a base do aquário, devendo esta ser o maior possível. O ideal seria 120*40cm de base, já altura não é muito importante, visto que basta uma coluna de água de 20 ou 30cm. – Eu na impossibilidade de utilizar um maior, tenho utilizado um com uma base de 50*25, o resultado não é tão bom, mas vai dando.
As plantas, troncos e areia, são considerados de extrema importância para as cory’s, pelo que convêm ter uma camada, de 0,5 a 1cm de areia fina e sem arestas, para evitar danos nos barbilhos e pelo menos um tronco, para proporcionar um esconderijo dando-lhes assim uma sensação de segurança e um ambiente mais natural. As plantas, apesar de também serem importantes, por outro lado são um local muitas vezes escolhido pelas Corydoras para efetuarem posturas, o que posteriormente vai dificultar a recolha dos ovos. – Eu optei por pôr areia, devido ao aqua ser pequeno e assim conseguir mante-las mais calmas, mas em aquas maiores há quem opte por não pôr areia, facilitando assim a sifonagem/limpeza do aqua.
A água deve ser mantida a uma tempª de 25 ou 26º, devendo a filtragem ser o mais eficiente possível, para que os nitritos e a amónia estejam sempre a 0. As TPA’s devem ser rigorosas e disciplinadas, como estamos a falar de uma coluna de água inferior a 30cm, a iluminação basta corresponder a 0,25W/l.
As cory’s devem ser de proveniência diversa, pois esta será a melhor maneira de evitar problemas com a consanguinidade, do mesmo modo se todos os peixes forem adquiridos no mesmo local, as hipóteses de virem todos doentes, será superior. O ideal será adquirir 4 ou 5 exemplares de proveniência selvagem e outros tantos de criação em cativeiro, devendo manter na maior parte das espécies o rácio de dois machos para cada fémea.
A ausência de barbilhos numa corydora adulta faz com que seja inviável para efeitos de reprodução, pois são essenciais para estimular a fémea durante o ritual de acasalamento.
As Corydoras são peixes de cardume, no entanto basta ter um macho e uma fémea para se dar o acasalamento, este será sempre mais interessante e mais rápido quando houver vários machos e/ou fémeas em competição, havendo quem utilize espelhos para cobrir as laterais do aqua, criando assim uma ilusão de maior concorrência, o que acaba por servir de estimulo às corys.

PREPARAÇÃO

O acasalamento exige um esforço e uma grande resistência, convém que elas estejam em boa forma, por isso a preparação dura entre uma semana e um mês. Durante este período devem ser alimentadas uma única vez por dia com flocos ou granulados e em pouca quantidade. Durante este período não se devem fazer TPA´s, visto que o objetivo é envelhecer a água, pelo que é preciso ter atenção aos valores dos nitritos e da amónia, para que estes se mantenham no 0, os nitratos não devem passar os 100ppm, para isto ajuda muito ter um bom filtro já bem ciclado.

INDUÇÃO

O objetivo é criar um efeito de choque, melhorando-lhes repentinamente as condições de vida, tentando simular o que acontece na natureza, com a chegada da época das chuvas, onde a água fresca e a abundancia de alimentos são uma constante. Pelo que deve ser feita uma TPA de 60% com água a uma tempª inferior em +/- 8º, baixando assim a tempª para os 22º, simultaneamente a alimentação começa a ser dada generosamente, 2 a 3 vezes por dia, sendo composta por comida viva ou congelada. Se no prazo de 1 semana não desovarem, é repetir a TPA, sem nunca deixar de dar a melhor alimentação possível.

OS OVOS

A postura é (normalmente) efetuada nos vidros, por isso nesta altura estes devem estar bem limpos.
Os ovos têm um diâmetro de aproximadamente 1,5mm e no inicio são extremamente moles apresentando uma cor bege. Estão embebidos numa goma natural, que os torna muito peganhentos. À medida que o tempo passa, o ovo vai ficando esbranquiçado, menos pegajoso e a casca cada vez mais rígida.
Em 24 horas o ovo, se fertilizado, passa de branco a cinzento, se não, passa a “branco fungado”.
À tempª de 26º o ovo cinzento vai ganhando transparência. No 2º dia já dá para se perceber a pequena cory no seu interior e ao 3º eclode.
O método ideal para a eclosão dos ovos, seria deixá-los onde tinham sido postos, mas a pressão da água pode ser mortal, para as pequenas cory’s recém-nascidas e nem sempre dá para baixar a coluna de água, pois muitas das posturas são efetuadas junto á superfície, além disso seria necessário retirar todos os adultos, o que poderia complicar mais as coisas, pois havendo mais do que uma fémea, significa que nem sempre a postura é feita ao mesmo tempo, por isso nunca se sabe quando todas as fémeas fizeram a postura ou mesmo se vão fazer. Este método tem ainda mais um inconveniente, o ser necessário fazer contas para saber a quantidade de antifúngico que se vai pôr no aqua e o volume das TPA’s.
O método que utilizo, parece ser mais trabalhoso e exigir mais paciência, mas eu acho-o mais prático.
1 – Preparar um recipiente de plástico de +/- 1lt (normalmente uma caixa de gelado, bem lavada).
2 – Encher até ¾ da capacidade, com água do aqua onde foi feita a postura.
3 – Colocar uma gota de azul de metieleno ou outro antifúngico.
4 – Colocar uma pedra difusora (convém não ser das de madeira).
5 – Os ovos devem ser retirados, entre 1h30 2h00, após a postura. Antes estão muito moles e peganhentos, o que torna a tarefa quase impossível, depois podem estar muito rijos, e deixar parte da casca colada ao vidro.
5.1 – Há quem os tire com uma lâmina de barbear, eu retiro-os com os dedos. Na altura certa, é tocar-lhes ao de leve e eles vêm colados aos dedos.
5.2 – Conforme vão sendo retirados, os ovos devem ser recolados nas partes laterais do recipiente, caso já não colem, devem ser colocados no fundo, afastados da pedra difusora.
5.3 – Se houver ovos nas folhas das plantas, estes devem ser retirados e colocados no recipiente. Concluindo – No recipiente apenas deve ficar: A água com antifúngico, a pedra difusora e os ovos.
6 – Colocar o recipiente no aqua de criação, previamente ciclado e preparado (eu utilizei um aqua comunitário).
7 – Garantir que a luz é no máx. difusa (no meu caso optei por tapar o recipiente). Manter a tempª nos 25 a 26º.
8 – Nos três primeiros dias, mudar 30% da água do recipiente, por dia.
9 – Nos 4º, 5º e 6º dias já deverão ter eclodido todos os ovos. Mudar só 15 a 20% da água. Nesta altura os sacos vitelinos já deverão ter desaparecido, caso contrário, continuar mais um dia.
10 – Até esta altura, não deverá ser dada nenhuma alimentação aos alevins.

O INICIO

A retirada dos alevins para o aqua de criação, deve ser 15min depois da última muda de água. É talvez o processo mais delicado de toda a “operação”, por isso e por falta de um aqua de criação eu tenho-os mantido durante mais tempo no recipiente, mantendo também as TPA’s. Está fora de hipótese o despejar o recipiente para o aqua. Há quem retire os alevins, com um pequeno camaroeiro, mas esta situação além de stressante, pode provocar danos nos alevins. Há também quem utilize uma pipeta para retirar os alevins um a um, esta é talvez o melhor método, mas eu acho-o extremamente stressante para quem o tá a fazer. Eu optei por utilizar uma seringa (penso que de 200ml), e com cuidado “aspiro” lentamente os alevins, até a seringa estar cheia, nesta altura tiro a parte de dentro da seringa e deixo a água sair lentamente, para evitar aumentos de pressão sobre os frágeis alevins.

O INFANTÁRIO/AQUA DE CRESCIMENTO

O ideal é ter uma área mínima de 60cmx40cm, por cada 100 crias, com uma coluna de água de no máximo 20cm, eu aconselho 15cm, porque os alevins têm que vir à superfície “respirar” e não convêm que fiquem exaustas antes de chegarem à superfície.
Como a filtragem nunca é demais, o ideal será ter um filtro de esponja a cada ponta do aqua, estes devem ficar a +/- 3cm do fundo do aqua, pois as pequenas cory’s costumam ficar por baixo da esponja.
O ideal será o aqua ter areia muito fina no fundo, mas esta, além de dificultar a limpeza, é um foco de bactérias e matéria em decomposição, quase impossível de manter limpa.
A iluminação, deve ser fraca/difusa de forma a não incomodar as crias, ligada por poucas horas por dia, de forma a evitar a criação de algas.
Os parâmetros da água devem ser constantes, ou seja mesmo após as TPA’s, os valores devem ser o mais semelhantes possível aos que iniciaram todo o processo, com especial incidência no PH, NO2 e NO3, estes 2 últimos devem manter-se no 0.
As TPA’s continuam como sempre a ser das partes mais importantes da aquariofilia, como tal devem ser diárias e corresponder a 5% da água (se poderem ser bi-diárias, não se perde nada). Deve-se limpar, alternadamente, uma esponja por semana. Como as pequenas cory’s têm os barbilhos especialmente sensíveis, há que manter o fundo o mais limpo possível, para tal é importante efetuar sifonagens diárias, para tal utilizo as mangueiras de ar ou nos primeiros tempos a seringa, que me permite evitar melhor as mini cory’s.
Este aqua pode manter as pequenas cory’s, durante 5 ou 6 meses, mas normalmente estas podem ser retiradas a partir do fim do 2º mês, altura em que se deve ir aumentando a altura da coluna de água, lenta e progressivamente.

A ALIMENTAÇÂO

Na 1ª semana deve alternar-se entre microvermes e enguia do vinagre (atenção porque estas são muito ácidas, por isso devem ser lavadas 1º).
A partir da 1ª semana deve-se incluir no “menu” artémia recém-eclodida, por ser um alimento altamente proteico.

CRESCIMENTO

As primeiras 2 a 3 semanas são as mais criticas, na vida de uma corydora, a partir daí, é “apenas” fazê-las crescer, para tal há três condições essenciais:
Ambiente – Quando atingem 1cm, ponho uma camada de 1cm de areia fina, para fortalecer os barbilhos e o instinto de busca de comida. A limpeza desta continua a ser feita por sifonagem, o que causa a perda de parte da areia, a qual deve ser reposta de forma que a camada nunca seja inferior a 0,5cm. Atenção a não aspirar as pequenas cory’s.
Colocar um tronco e plantas flutuantes, também pode ajudar, visto que a sombra e os esconderijos, daí resultantes, lhes dão uma sensação de segurança.
Nesta altura já se pode trocar os filtros de esponja pelos filtros mecânicos, o que vai facilitar as TPA’s e simultaneamente provocar uma corrente no aqua, o que é muito do agrado das pequenas cory’s.
A qualidade da água é fundamental, pelo que os valores de amónia, nitritos e nitratos devem ser sempre 0. Este último diz-se ser o pior inimigo dos barbilhos. A luz ténue e evitar movimentos bruscos, perto do aqua, também ajuda.
Alimentação – Aqui a chave é a variação que se dá ao menu. Quanto mais se variar, mais rapidamente se desenvolvem.
Alimentos que se lhes podem dar.
– Chips da tetra para peixes de fundo.
– Pellets de camarão.
– Wafers da Hikari, para corydoras.
– Morcels da nutrafim, para discus.
– Chips da JBL para peixes de fundo.
– Blood worm liofilizados.
– JBL grana discus.
– Minhoca da terra.
– Larva de mosquito viva.
– Artémia congelada.
– Enquitreias.
– Tubifex liofilizado.
– Dáfnias vivas.
– Artémia liofilizada.
– Larva de mosquito vermelha congelada.
– Grindal vivo.
Todos estes alimentos (exceto os vivos), devem ser esmigalhados/cortados em pequenos pedaços, de forma a que as pequenas corys os consigam comer.
A partir do segundo mês, se for comida seca, deve dar-se só o suficiente para ser consumido numa hora. Se for liofilizada ou congelada, pode dar-se o que pode ser consumido em 2 horas. Se for viva deve dar-se e deixar estar enquanto estiver viva. Em qualquer dos casos, retirar o excesso, sempre que passar o período de tempo indicado.

Os meus agradecimentos ao Luis Dias, pois sem ele, não teria sido possivel fazer este tópico.
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptySáb 25 Fev 2012, 12:30Responder ao tópico

Parabéns,excelente topico
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardospaulino
ricardospaulino

Membro
Membro


Nome Real : Ricardo Paulino
Localização : Gouveia
Mensagens : 60
Data de inscrição : 01/11/2011
Gostos : 15


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptySáb 25 Fev 2012, 18:12Responder ao tópico

boas

parabéns pelos conhecimentos sobre as corys.
até agora não tinha lido tanto sobre corys como neste topico, esta tudo bem explicado..
a mim pessoalmente vai me dar um jeitão pois estou pensar em adquirir varias para fazer criação.

e pelo que já vi vou ter bastantes trabalhos de casa para fazer.

boa continuação.
obrigado pelo topico
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptySáb 25 Fev 2012, 18:59Responder ao tópico

Muito bom Nuno e obrigado também ao Luís pois foi a base deste belo trabalho. Agora é por mãos à obra e toca a criar coridoras.
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptySáb 25 Fev 2012, 19:39Responder ao tópico

Boas
Tá quase, pode ser que ainda este fim de semana as albinas me façam uma surpresa, para depois as deixar descansar e me dedicar às Black venezuela.
É que a teoria já a sei, agora queria praticar mais um bocado, para ficar mais à vontade, quero vêr se consigo a 1ª postura de black's por altura da aniversário do peixefauna.
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyDom 26 Fev 2012, 18:09Responder ao tópico

O tópico está fantástico, li-o todo e é preciso paciência para uma empreitada destas. boa sorte com as black's Wink .
Ir para o topo Ir para baixo 

a.ferreira
a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Abel Ferreira
Localização : Povoa de Varzim
Mensagens : 1638
Data de inscrição : 18/06/2011
Gostos : 128


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyDom 26 Fev 2012, 19:01Responder ao tópico

É preciso muita dedicaçao e muito empenho só por isso ja esta de parabens ´boa sorte com as black.
Ir para o topo Ir para baixo 

symphysodon
symphysodon

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Nuno
Localização : viana do castelo
Mensagens : 571
Data de inscrição : 19/07/2011
Gostos : 156


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyDom 26 Fev 2012, 19:58Responder ao tópico

Obrigado pela informação Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Telmo Mendes
Telmo Mendes

Membro
Membro


Nome Real : Telmo Mendes
Localização : Tomar
Mensagens : 136
Data de inscrição : 26/01/2012
Gostos : 0


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyDom 11 Mar 2012, 08:37Responder ao tópico

como se distingue o macho e a femea?
e como sabemos que o casal esta pronto para isso?
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyDom 11 Mar 2012, 08:58Responder ao tópico

alimenta bem as corydoras com comida variada e ao veres de cima a femea é muito mais gorda que o macho.
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyDom 11 Mar 2012, 09:18Responder ao tópico

Telmo Mendes escreveu:
como se distingue o macho e a femea?
e como sabemos que o casal esta pronto para isso?

Boas
Se forem da mesma ninhada, na maior parte das espécies, a femea é a maior, com o tempo vai começar a conseguir descobrir, normalmente vistas de cima, se traçares 2 linhas (imaginárias) a começas das barbatanas laterais e a terminar co inicio do rabo (vista de cima), se a barriga não sair de dentro das "linhas", é macho se sair´, é femea.
Mas no inicio a lidar com corys é dificil, principalmente se nunca tiverem acasalado ainda.
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyQua 03 Out 2012, 20:32Responder ao tópico

Boas
Têm me sido colocadas algumas dúvidas quanto à retirada dos ovos ou ao manter os mesmos no aqua.
Por isso vou tentar explicar.

As corydoras são peixes que não cuidam dos ovos, por isso estes acabam a maior parte das vezes por serem comidos pelas próprias ou pelos outros peixes que existem nos nossos aquas.

A forma mais segura de ter uma boa ninhada, será retirar todos os peixes do aqua, para que os ovos possam eclodir, convém por algum anti-fugico, para evitar que os ovos funguem.
Como normalmente isso não é possivel, resta a retirada dos ovos. Estes devem ser retirados cerca de 1h30 após a postura, após as 2 horas ficam rijos de mais e partem (fica parte agarrada ao vidro), antes de 1 hora, costumam estar moles demais e normalmente ou rebentam ou sofrem danos.
Há quem os retire com uma lamina de barbear (daquelas da gilete, antigas, mas que ainda há). Eu pessoalmente nunca experimentei este método.
Costumo apenas encostar muito ao de leve o dedo nos ovos, de forma a que eles colem aos dedos e larguem o vidro, desta forma é possivel cola-los num recipiente previamente preparado e com água do aqua, com um anti-fungico, normalmente 1 gota por litro de água.

Pela 1ª vez estou a tentar fazer a eclosão dos ovos no local onde foi (vai ser) feita a postura, só que parece que elas não estão a querer, vêr se lhes alugo um filme com cenas inspiradoras.
Ir para o topo Ir para baixo 

Hélder Barbosa
Hélder Barbosa

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Hélder Barbosa
Localização : Porto - Maia
Mensagens : 491
Data de inscrição : 10/06/2009
Gostos : 46


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyQui 11 Jul 2013, 11:20Responder ao tópico

Bom dia,

Os meus ovos são no terceiro dia, e apresentam-se meios amarelados, tipo cor de âmbar. O que significa? É normal?

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyQui 11 Jul 2013, 20:04Responder ao tópico

Boas
As cores dos ovos não são fáceis de esclarecer, principalmente se não os estamos a ver, mas apenas a ler a descrição, por isso não vou responder à parte da cor.
O facto de já estarem com 3 dias, não é bom sinal, porque normalmente eclodem entre o 2º e o 3º dia, no entanto eu já tive uma situação em que ovos de Sterbay, eclodiram no fim do 4º dia.
O que não é muito fácil de compreender, é como tiveste uma postura com este tempo, visto que as corys preferem fazer posturas com tempª de 22 a 25º.Do mesmo modo a tempª mais alta tem tendência a fazer fungar os ovos mais depressa.
Com o calor que tem estado eu tenho tido dificuldade em manter os aquas com tempª inferiores a 30º, para salvar as corys adultas.
Dá-lhes mais um dia, pode ser que ainda ecluda algum, no entanto saliento que os alevins recem nascidos de corydora, principalmente de albinas são dificeis de distinguir.
Ir para o topo Ir para baixo 

Hélder Barbosa
Hélder Barbosa

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Hélder Barbosa
Localização : Porto - Maia
Mensagens : 491
Data de inscrição : 10/06/2009
Gostos : 46


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyQui 11 Jul 2013, 20:16Responder ao tópico

Obrigado pela resposta!

As corydoras que tenho são as paleatus, e o aquário está a 29º. Fiz uma TPA pequena na noite anterior à postura. De manhã fui ao aquário e não vi nada, e só depois ao fim do dia é que vi os ovos colados no filtro interno que tenho.

Aproveito e deixo uma foto do estado em que se encontro os ovos agora:

Como se pode criar corydoras Lzw3

A foto não está grande coisa, mas creio que dá para ter uma ideia.

Cumprimentos!

Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyQui 11 Jul 2013, 20:18Responder ao tópico

Boas
Pois e eu creio que esses já foram.
Ir para o topo Ir para baixo 

Hélder Barbosa
Hélder Barbosa

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Hélder Barbosa
Localização : Porto - Maia
Mensagens : 491
Data de inscrição : 10/06/2009
Gostos : 46


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyQui 11 Jul 2013, 20:22Responder ao tópico

É pena Sad

O que terá sido? Não fecundados, fungaram...?
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyQui 11 Jul 2013, 22:22Responder ao tópico

Parecem-me fungados, mas ...
Ir para o topo Ir para baixo 

Hélder Barbosa
Hélder Barbosa

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Hélder Barbosa
Localização : Porto - Maia
Mensagens : 491
Data de inscrição : 10/06/2009
Gostos : 46


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyQui 11 Jul 2013, 22:49Responder ao tópico

Vou aguardar até amanhã...

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo 

lino_51
lino_51

Membro
Membro


Nome Real : Lino
Localização : Guarulhos
Mensagens : 153
Data de inscrição : 12/08/2013
Gostos : 2


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyDom 27 Out 2013, 14:34Responder ao tópico

Ótimo post e belas fotos...não deixe de postar fotos dos alevinos se não fungaram
Ir para o topo Ir para baixo 

André Martins
André Martins

Membro
Membro


Localização : Covilhã - Portugal
Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/01/2013
Gostos : 3


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyDom 22 Dez 2013, 14:35Responder ao tópico

Tenho um casal de corydoras panda, e já não é a primeira vez que fazem postura, mas nunca são muitos ovos. Penso que seja o inicio da maturação.

Esta foi a maior postura que vi, deixei alguns ovos no aquário e retirei 5.
Não tenho experiência nenhuma na reprodução, pelo que venho pedir a vossa ajuda.

Que tal o aspecto destes ovos ?
Acham que estão fecundados?

Neste momento estão num recipiente com uma gota de esha 2000. A postura efectuou-se esta noite e retirei os ovos hoje por volta das 13h.
Obrigado desde já Wink

Como se pode criar corydoras I5cj
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyDom 22 Dez 2013, 20:23Responder ao tópico

Boas
É dificil dizer, mas parece-me que não vais ter sorte.
Os ovos de cory devem ser retirados +/- 1 hora após a postura (antes estão macios demais e rebentam facilmente, depois ficam duros demais e muitas das vezes deixam parte agarrada aos vidros.
Actualmente tenho andado a tentar fazer de um modo novo, mas não tenho tido posturas em condições, para conseguir completar a experiencia, apesar de até agora ser bastante positiva, vou esperar ainda mais uns tempos para depois ver se consigo resultados mais conclusivos.
Ir para o topo Ir para baixo 

André Martins
André Martins

Membro
Membro


Localização : Covilhã - Portugal
Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/01/2013
Gostos : 3


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyDom 22 Dez 2013, 22:23Responder ao tópico

Eu não estava à espera desta postura, por isso é que não os consegui retirar mais cedo. Amanha tiro outra foto para mostrar como estão.

Vamos lá ver se elas me dão uma prenda de Natal Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyQui 26 Dez 2013, 19:04Responder ao tópico

Boas,

E novidades sobre esta postura?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

André Martins
André Martins

Membro
Membro


Localização : Covilhã - Portugal
Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/01/2013
Gostos : 3


Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyQui 26 Dez 2013, 19:14Responder ao tópico

Infelizmente acho que não vai dar em nada.
4 deles já estão fungados e com uma película à volta, mas 1 esta cinzento e com dois pontos pretos lá dentro.

Mas também não estou com muita confiança, pois já à 4 dias que foi a postura e ainda não eclodiram...

Vou esperar mais um dia..
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Como se pode criar corydoras Vide

MensagemAssunto: Re: Como se pode criar corydoras   Como se pode criar corydoras EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Como se pode criar corydoras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Loricarídeos-