Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EcoariumBanner_zps3903f249
Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Banner500x1254_zpsf6aa283b
Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Banner-500x125_zps9d594aec
Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Gambabanner_zpsgucldxz3
Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyQua 18 Jan 2012, 13:00Responder ao tópico

boas pessoal, como tinha dito, aqui esta a minha publicação para este ano

PFF leiam tudo para nao ficarem confundidos, uma vez que, irei falar de mais do que uma especie


tudo começa no tópico da nossa colega Sandra Sophia

http://www.peixefauna.com/t5884-cambarellus-montezumae-lagostim-anao


inicialmente houve ali incertezas na especie mas rápidamente se chegou á conclusao que se tratava de um Cambarellus montzumae

mais adiante no tópico foi-nos apresentada uma foto de um linda fêmea a romper de tantos ovos que carregava, apesar do seu padrao ser tão diferente, nem eu nem ninguem pensou tratar-se de outra especie



o tempo passou, os "putos" cresceream e a Sandra ficou de me guardar um trio..... para espanto dela todos nasceram fêmeas.......muito estranho

logo aí comecei a questionar o que se passava, mas o pior foi quando ela me disse que uma outra pessoa que tinha ficado com supostas fêmeas tinha dito que tinha crias no aquario..... poderia se ter dado o caso de ir um macho por fêmea sem que se tivesse dado por ela

mas despertou ainda mais as minhas duvidas e começou a confirmar as minhas suspeitas

foi entao que perguntei se ela alguma vez tinha tido machos, ao que a reposta foi que no inicio tinha pelo menos um macho, mas que se desfez dos que tinha inicialmente e que a fêmea que apresentou ovada ja vinha ovada quando a comprou, posteriormente a se ter desfeito dos outros

começou a tornar-se obvio

no entretanto eu ja tinha ficado com duas fêmeas que rápidamente ovaram sozinhas sem macho....... tudo parece ir ao encontro das minhas suspeitas

Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" IMG_5771

Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" IMG_5758


mas, e como ovos não significa estarem fecundados, nao poderia estar a afirmar nada sem certezas absolutas e como a curiosidade é muita, entrei em contacto com um tailandês na esperança de uma confirmação mais correcta, ao qual ele confirmou a minha suspeita (enviei fotos das minhas fêmeas e da fêmea ovada da Sandra), imediatamente me respondeu tratarem-se de Procambarus sp. "marble", tal como eu previa

mas mesmo assim, como eu sou um gajo de jogar pelo seguro, só agora revelo a informação pois só há poucos dias se tornou visivel o desenvolvimento larval dos ovos, entao aqui fica o actual estado de uma das meninas (infelizmente dei com a outra morta a ser comida pelos Macrobrachium jelskii e ja sem ovos, sem causa aparente)


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" IMG_6115

Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" IMG_6123

Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" IMG_6128

Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" IMG_6136



Ora então vamos lá por os pontos nos "is"

Procambarus sp. "marble" é uma especie de lagostins em que nao existem machos, todos nascem fêmeas, não há fecundação dos ovos, a reprodução é assexuada e o desenvolvimento do ovo dá-se por partenogénese, ou seja, não há variabilidade genetica, as crias são clones da mãe, por isso mesmo tambem são conhecidos por "self-cloning crayfish"

o caso de auto-clonagem não é exclusivo nesta especie, a diferença é que outras especies que o fazem, só o fazem em casos extremos, p.ex. quando nao existem machos numa determinada população, um caso deste fenomeno é o Procambarus clarkii (lagostim vermelho do Luisiana) que ja tinha havido alguns relatos no passado, mas que foram deitados por terra uma vez que eram fêmeas que ja tinham estado com machos e guardaram sémen para posturas mais tardias, até que há cerca de dois anos foram encontrados "meia duzia" de clones na natureza numa provincia da china, foram estudados laboratorialmente e foi comprovado que se tratavam de crias nascidas por reprodução assexuada.

NOTA IMPORTANTE : a quem comprou destas meninas á Sandra, peço encarecidamente que não se sintam enganados, pois ela também os comprou mal identificados na AQUOPORTO, e aqui o caso é o mesmo, não coloco qualquer culpa ao Sr Emanuel Vasconcelos pois quem conhece este grande senhor e a sua loja sabe que o lema é servir bem com o maximo de informaçãoes possiveis e tambem é sabido que os invertebrados nao são a sua praia e acabou por ser "enganado" pelo fornecedor


Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyQua 18 Jan 2012, 14:13Responder ao tópico

Boas Carlos

Muito bom o teu esclarecimento 5*****
Contigo estamos sempre a aprender.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyQua 18 Jan 2012, 14:20Responder ao tópico

boas Fernando

obrigado pelo teu comentário

esforço-me por trazer algo de novo de vez em quando, neste caso foi o "algo novo" que veio ter comigo, só tive de trabalhar um pouco neste esclarecimento, algo que fiz com muito gosto
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyQua 18 Jan 2012, 18:53Responder ao tópico

Boas amigo Carlos,

Bem, nem sei o que te dizer... :cheers:
Fizeste um trabalho incrível, mesmo.
A persistência a atenção prestada aos pequenos pormenores revelou-se importantíssima.
Fico mesmo muito contente com o teu trabalho. Estás efectivamente de parabéns Very Happy
Muito, mas mesmo muito obrigado pela partilha. Assim é que se vê o fórum a crescer.

Aceitas um desafio para escreveres um artigo para a revista PF sobre este teu estudo?

Um grande abraço

P.S.: Sempre fui um apaixonado por Biologia (nem sei porque segui o ramo de Eng. de Energias Renováveis e Ambiente), por isso foi com muito gosto que "devorei" as informações que nos deste.
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyQua 18 Jan 2012, 19:50Responder ao tópico

boas Hugo

muito obrigado pelo teu comentario tao caloroso

aceitar até posso aceitar, mas teria de aprofundar um pouco mais as coisas e de genética entendo apenas o basico e acaba por nao haver muito mais a dizer do que ja esta aqui
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyQui 19 Jan 2012, 09:24Responder ao tópico

Boas Carlos,

Muito bem, tempo é o que não nos falta. Faz as pesquisas necessárias, tiras muitas, muitas fotos e documenta tudo muito bem Wink
Ficaria bastante satisfeito de ver esse trabalho na nossa revista.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyDom 22 Jan 2012, 20:08Responder ao tópico

esta quase quase :bounce:



Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" IMG_6285
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Sophia
Sandra Sophia

Criador


Nome Real : Sofia
Localização : Águeda
Mensagens : 1253
Data de inscrição : 13/03/2010
Gostos : 60


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptySeg 23 Jan 2012, 00:26Responder ao tópico

Boas!

Antes de mais obrigada ao Carlos por ter tido este trabalho todo, que deveria ter sido eu a faze-lo, mas como alguns de vocês já sabe que eu abri uma loja "Animais Fantásticos" no sábado 21, e não tenho tido tempo nenhum até agora.

Carlos parabéns pelo teu belo e muito bem informativo trabalho, fotos 5* que é de dar inveja Very Happy boa claro eheh

Acho que qualquer pessoa a quem eu vendi estes lindos exemplares agora deve estar contente ou vai estar em breve, pois vão ter pequenotes novos Very Happy
eu aqui em casa já digo que isto é pior que guppys a criar Razz
não enganei ninguém como disse bem o Carlos, agora qualquer um pode recuperar o investimento Very Happy

Gostava com isto tudo que este topico ou um novo, que as pessoas a quem eu vendi se manifestassem, mandassem fotos etc.

Obrigada a todos pela compreensão e ao Carlos mais uma vez pelo trabalho Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

moises mm
moises mm

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Moises Silveira
Localização : Itupeva-SP
Mensagens : 662
Data de inscrição : 18/12/2010
Gostos : 31


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptySeg 23 Jan 2012, 02:49Responder ao tópico

Podia colocar um video deles nascendo !!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptySeg 23 Jan 2012, 11:42Responder ao tópico

Boas,

Essa última foto está realmente fantástica. Assim aprendemos bem a evolução desses pequenos.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptySeg 23 Jan 2012, 19:17Responder ao tópico

boas Sandra

Sandra Sophia escreveu:
Boas!

Antes de mais obrigada ao Carlos por ter tido este trabalho todo, que deveria ter sido eu a faze-lo, mas como alguns de vocês já sabe que eu abri uma loja "Animais Fantásticos" no sábado 21, e não tenho tido tempo nenhum até agora.

Carlos parabéns pelo teu belo e muito bem informativo trabalho, fotos 5* que é de dar inveja Very Happy boa claro eheh

muito obrigado.
pois, tu realmente disseste que andavas sem tempo para tratar desta pesquisa, nunca pensei que fosse por andares a montar uma loja..... ahahaha.... assim ainda me sinto melhor por ter tratado disso.


Citação :
Acho que qualquer pessoa a quem eu vendi estes lindos exemplares agora deve estar contente ou vai estar em breve, pois vão ter pequenotes novos Very Happy
eu aqui em casa já digo que isto é pior que guppys a criar Razz
não enganei ninguém como disse bem o Carlos, agora qualquer um pode recuperar o investimento Very Happy

sim, isso tambem é verdade

Citação :
Gostava com isto tudo que este topico ou um novo, que as pessoas a quem eu vendi se manifestassem, mandassem fotos etc.

era porreiro

Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptySeg 23 Jan 2012, 19:23Responder ao tópico

moises mm escreveu:
Podia colocar um video deles nascendo !!!



pois, isso seria interessante, mas eles nao sao libertados todos ao mesmo tempo e não há data certa para o primeiro ser libertado

iria implicar ter um camara de filmar(que nao tenho) a gravar durante horas a fio para consiguir filmar um nascimento

mas, e é só um "mas", tendo em conta o estado dela ontem e a forma como abanava os pleopodes, tenho ca para mim que quando chegar a casa vou dar com pelo menos alguns pequenos libertados (saí cedo de casa sem olhar para lá e só chego a casa lá para as 23h)

vamos ver, se ja houver surpresas tento tirar fotos
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptySeg 23 Jan 2012, 19:27Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,

Essa última foto está realmente fantástica. Assim aprendemos bem a evolução desses pequenos.

Abraço

podia estar bem melhor, mas como é um cubo dentro de outro aqua com vidros sujos(ou seja, nao tenho espaço para limpar) e a falta de melhor luz, nao permite muito melhor que isto, mas ja dá para entender


neste tópico dos CPO tens fotos bem melhores e mais detalhadas do seu desenvolvimento, estas estao muito espaçadas no tempo de gestação

http://www.peixefauna.com/t3420-cambarellus-patzcuarensis-orange-postura-gestacao-nascimento-fotos-muitas-fotos
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptySeg 23 Jan 2012, 22:45Responder ao tópico

Grande tópico e só agora reparei nele, muitos parabéns Carlos, uma descrição muito boa e documentada em fotografia, em video era um espanto, mas pelo que vejo difícil! Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" 856850
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptySeg 23 Jan 2012, 23:07Responder ao tópico

ehehehe obrigado vera


confirma-se o que disse anteriormente

cheguei agora a casa e ja nasceram cerca de 14 pequenotes, quanto a mae libertar os restantes, tento meter alguns putos a jeito para as fotos, até lá nao quero estar a stressar a fêmea que ao contrario dos CPO nao comeu praticamente nada enquanto gravida, a nao ser que algum puto saia da sombra e eu consiga tirar uma foto decente
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Sophia
Sandra Sophia

Criador


Nome Real : Sofia
Localização : Águeda
Mensagens : 1253
Data de inscrição : 13/03/2010
Gostos : 60


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptySeg 23 Jan 2012, 23:16Responder ao tópico

boas

ela enquanto gravida anda mais escondida, e agora vai andar com eles 2 ou 3 dias agarrados a ela, ao fim de 4 a 5 dias tens de tirar a fêmea porque ela pode começar a come-los.

Eles comem inicialmente microvermes ou flocos moídos, depois já podemos dar as bolinhas dos camarões que eles adoram todos.

Boa sorte Carlos Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptySeg 23 Jan 2012, 23:32Responder ao tópico

eheheeh Sandra, essa dos micro vermes fui eu que te ensinei

basicamente vou fazer o que fiz com os CPO, assim que ela libertar todos vai de volta para o aqua dela e começo a alimentar os pequenos com os MV e os "pós" de alimentação de camaroes bébes
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyQua 25 Jan 2012, 00:08Responder ao tópico

aconteceu algo estupidamente fora do normal mas simplesmente maravilhoso

hoje á hora de almoço, recebi uns novos camaroes, como tinha aqui um aqua com 3 N. heteropoda "wild form", decidi tira-los para deixar o aqua para os novo inquilinos

entao a solução imediata foi colocar os 3 "wild" no aqua maternidade onde esta esta menina a largar os putos, como ja so tinha 2 ou 3 e andavam cerca de 20 felizes da vida ja soltos, fiquei descansado pois sabia que ia tirar a fêmea brevemente e entre os putos e os wild nao haveria problemas

pois bem, cheguei agora a casa e fui ver se a fêmea ja tinha largado os restantes para a poder retirar, mas antes disso reparo que nao ha putos nenhuns Shocked Evil or Very Mad Mad confused :scratch: pensei logo " a sacana comeu os putos, que cena"

entao olhei para ela para ver se ainda tinha algum que ainda se viesse a safar................ estavam todos de volta á barriga da mae, todos contentes

maravilhoso, algo que nunca pensei que pudesse acontecer em lagostins, e presenciar este acto foi simplesmente de puxar as lagrimas aos olhos acreditem
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Sophia
Sandra Sophia

Criador


Nome Real : Sofia
Localização : Águeda
Mensagens : 1253
Data de inscrição : 13/03/2010
Gostos : 60


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyQua 25 Jan 2012, 00:23Responder ao tópico

LOL eu disse-te numa resposta minha atrás Razz
Ela fez de propósito, foi só para te assustar Razz

força aí Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyQua 25 Jan 2012, 00:32Responder ao tópico

pensei que querias dizer que iam demorar 2 ou 3 dias a que todos fossem libertados nunca pensei que se libertassem e voltassem para o "quentinho", isto apanhou-me completamente de surpresa
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyQua 25 Jan 2012, 10:34Responder ao tópico

Fantástico Wink
O mundo animal a surpreender-nos todos os dias.
Deve ter sido muito fixe ver esse comportamento tão maternal.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyQua 25 Jan 2012, 16:21Responder ao tópico

podes crer Hugo
Ir para o topo Ir para baixo 

André Vieira
André Vieira

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Vila Real
Mensagens : 31
Data de inscrição : 12/06/2009
Gostos : 0


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyQui 26 Jan 2012, 00:13Responder ao tópico

Boas, eu há alguns anos, tive lagostins do louisiana, e tive uma femea, que apenas esteve com o macho (ainda muito novo) uns dias, e passado um ou dois meses, ficou ovada (não sei se foi fecundada pelo macho, se não), mas depois de os filhos nascerem e se libertarem, deixei-a ficar no mesmo aquario, pois alguns ainda estavam agarrados a ela, passaram-se 2 meses e ela ainda continuava com os filhos agarrados a ela, não todos, mas enquanto alguns andavam pelo aquario, outros ficavam agarrados a ela. Talvez nessa especie aconteça o mesmo, e enquanto a mãe estiver com os filhos, tenha o instinto de os "guardar".
Cumprs..
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyQui 26 Jan 2012, 00:37Responder ao tópico

è possivel andré, a minha experiencia com lagostins até á data foi com CPO´s e assim que libertava as crias a mae tentava come-las daí o meu espanto
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" Vide

MensagemAssunto: Re: Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"   Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" EmptyDom 29 Jan 2012, 20:38Responder ao tópico

apesar da mãe nao querer dar os putos para adopção, lá os vai deixando brincar no quintal....

seguem as fotos possiveis de dois dos putos que se puseram a jeito (agora ja voltaram para as "saias" da mae)




Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" IMG_6472

Para quem tem lagostins  /  Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble" IMG_6464
Ir para o topo Ir para baixo 

Para quem tem lagostins / Reprodução assexuada / Procambarus sp. "marble"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: Inverts&friends-