Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Espécies para aquário 126L! (FINAL)  20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EcoariumBanner_zps3903f249
Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Banner500x1254_zpsf6aa283b
Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Banner-500x125_zps9d594aec
Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Gambabanner_zpsgucldxz3
Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Espécies para aquário 126L! (FINAL)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3 ... 11, 12, 13  Seguinte
AutorMensagem

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 18:32Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas tardes gente da peixaria! Very Happy

Penso que finalmente me decidi com as espécies que irei colocar no meu aquário de 126L (80*40*40)!

Vou colocar:
2 - Discus
3 - Ottos
3 - Corydoras
3 - Bótias
4 - Guppys
5 - Neons

Que me dizem?

E que fauna me aconselham? Preferia plantas low tech, visto que sou ''novo'' nisto Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

WarriorNet
WarriorNet

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Lisboa
Mensagens : 352
Data de inscrição : 30/06/2011
Gostos : 30


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 18:51Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Trocava os guppy's pelos por neons.
E trocava os bótias por mais cory's.

Na minha opinião:
2-Discus
15/20-Neons
10-Cory's
5-Ottos

Ficaria perfeito Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Brunomarques
Brunomarques

Membro
Membro


Localização : vila do conde
Mensagens : 93
Data de inscrição : 14/07/2011
Gostos : 0


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 19:03Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

2 diucus isso não vai dar certo são peixes de cardume no mínimo 5 pouca litragem para discus há um ditado que diz há uma diferença entre sobreviver e viver bem podes a vir ter problemas com os ottos e que eles gostam do muco dos discus
Ir para o topo Ir para baixo 

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 19:36Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Obrigado pela opinião Pedro Razz

Bruno, membros aqui do fórum já me disseram que não faria mal se fossem só dois..
Mas obrigado pela opinião!
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 19:57Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Brunomarques escreveu:
2 diucus isso não vai dar certo são peixes de cardume no mínimo 5 pouca litragem para discus há um ditado que diz há uma diferença entre sobreviver e viver bem podes a vir ter problemas com os ottos e que eles gostam do muco dos discus

É também concordo, por isso não os tenho, é verdade que discus são peixes de cardume, e viverão melhor num aqua maior, até digo que em altura um aqua bom para eles ronda os 50 a 60 cm de altura pois podem chegar aos 32, 35cm na boa!
Ir para o topo Ir para baixo 

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 20:04Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Não sabia que cresciam tanto Vera.. Surprised
Sendon assim.. Já estou a meter a ideia de discus de lado outra vez..
Ir para o topo Ir para baixo 

WarriorNet
WarriorNet

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Lisboa
Mensagens : 352
Data de inscrição : 30/06/2011
Gostos : 30


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 21:38Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Vera os discus se não tiverm muito espaço (neste caso) não crescram tanto assim!
Enquanto ao cardume, tambem não concordo, se forem adultos e casal formado, podes muito bem ter apenas 2.
Agora, duvido é que arranjes, ou que queiras um casal formado!

Este aquário tem 40cm de altura, dá muito bem para discus JUVENIS.
Em adultos, o requesito minimo é 50 cm se não me engano.

Silver, já tens o aquário ou ainda vais comprar?
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 21:53Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ok quanto ao tamanho depende do tamanho do aquário, mas acho pouco um aqua de 80*40*40 para discus, quanto ao cardume são opiniões! Mas era preferível um aqua maior foi sempre o que me disseram os entendidos, aí 120cm de frente já daria para fazer uma festa boa ou não era?
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 22:01Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Existe quém os mantenha com 18 cm em 45cm de altura de vidro pois têm a areia por isso é 40cm e lindissimos e bons de saúde Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 22:02Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas

Eu nao sou entendido em discos, mas esse aquario para 2 discos adultos é um pouco curto.
Os discos podem ser pequenos mas vao crescer bastante, e como alguem dice se nao crescerem muito é porque o aquario nao tem as condiçoes.
Juntar discos com Neons nao é boa ideia, nao te esqueças que é presa e predador.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

moises mm
moises mm

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Moises Silveira
Localização : Itupeva-SP
Mensagens : 662
Data de inscrição : 18/12/2010
Gostos : 31


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 22:07Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Fernando Bagatelas escreveu:
Boas

Eu nao sou entendido em discos, mas esse aquario para 2 discos adultos é um pouco curto.
Os discos podem ser pequenos mas vao crescer bastante, e como alguem dice se nao crescerem muito é porque o aquario nao tem as condiçoes.
Juntar discos com Neons nao é boa ideia, nao te esqueças que é presa e predador.

Um abraço
Se criar os neons com os Discos desde de pequenos não teras problemas ja vi por ai muitos aquarios com Discos e neons juntos, se deixares para colocar os neons quando já tiveres os Discos terá muita dor de cabeça!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

moises mm
moises mm

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Moises Silveira
Localização : Itupeva-SP
Mensagens : 662
Data de inscrição : 18/12/2010
Gostos : 31


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 22:10Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Amigo coloca uns 4 a 5 escalares ai eles crescerão menos que os Discos dai podera colocar os otos também , poderia colocar apistograma borelli ou quem sabe ramirezis!!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 22:26Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas

Escalares em 40 cm de altura tambem nao é boa ideia, os escalares em altura com as barbatanas ficam maiores que os discos.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 22:33Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Francisco, faz o que te digo, coloca mas é um trio de apistogrammas para criação a teu gosto ou dois casais se quiseres te-los na boa sem problemas de criarem ou não, são lindos e com o resto da fauna que pensas por fica lindo, com muitos esconderijos , plantas se quiseres etc, essa é a minha praia, e DISSE!

Despachei o meu peixe! Espécies para aquário 126L! (FINAL)  1354797658

PS: Menos os guppys, mas também com apistos tão lindos esqueces os guppys num estante! Twisted Evil


Última edição por Vera Santos em Qui 08 Set 2011, 22:35, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

moises mm
moises mm

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Moises Silveira
Localização : Itupeva-SP
Mensagens : 662
Data de inscrição : 18/12/2010
Gostos : 31


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 22:34Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ta bom uns ramirezis e ou apistos borelli!!
Silver queres um aqua com biotopo amzonico ou pode ser outros peixes, te indicaria esapadas, guppy, moli, platis, barbos, ou quem sabe tetras negros!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 23:12Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Fui dar uma volta e quando aqui cheguei tanta mensagem! Ahah

Vamos lá ver se dou conta disto..
Pedro, penso que tens razão, que deve dar para Discus juvenis. Eu não vou comprar o aquário, é um aquário que o meu tio de Leiria me vai dar, visto que já não o usa há bastante tempo. Razz

Vera, como o Pedro disse, se o casal estiver feito penso que não há problema em ter só 2 em vez de um cardume..

Concordo com o Rogério, porque também já vi uns lindos e bons de saúde em 45cm de altura..

Fernando, tenho a mesmo opinião do moises visto que eu também já vi aquários de Discos juntamente com Neons e nenhuns se comiam, aparentemente! Ahah
E concordo contigo Fernando, os Escalares adultos, contando com as barbatanas, ainda não maiores que os Discus!

Vera, já agora diz lá aí uma faunazita low tech! Ahah Razz

E POR FIM! Tristeza do dia Sad Desculpa lá a linguagem, mas as gambúzias porraram com o meu Betta macho! Só me apeteceu pegar nelas e atirá-las para a frigideira!
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 23:13Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Em termos de discos não percebo nada mesmo... mas tenho um primo que tem discos á cerca de 4 anos num aqua com 1,5*0.40*0.50 e ele não tem tido problemas.... a foto que se segue é do aquário dele.
Espécies para aquário 126L! (FINAL)  01092011024Espécies para aquário 126L! (FINAL)  01092011026Espécies para aquário 126L! (FINAL)  01092011027

O mais novo desses discos tem cerca de 2 anos. A mim não me parecem nada mal....
Ir para o topo Ir para baixo 

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 23:18Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Aparentemente estão saudáveis..
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 23:25Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Pois a mim também não parecem ter mal nenhum... e tendo em conta que tem lá um botia palhaço desde o inicio do áqua eles nem stressados parecem... pelo que tenho visto todos os aquários são diferentes e uma coisa importante nessa diferença é a sua localização... este aquário está numa sala onde não existe quase movimento nenhum, as lâmpadas ligam e desligam sempre á mesma hora e a comida também é sempre certa(a quantidade, pois ele tem dois alimentadores automáticos com os horários desfasados). Pelo que converso com ele para os discos isso é o mais importante.. Os discos querem é calma e sossego... são alentejanos Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

moises mm
moises mm

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Moises Silveira
Localização : Itupeva-SP
Mensagens : 662
Data de inscrição : 18/12/2010
Gostos : 31


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 23:30Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Amigo aqui tem um link mostrando a convivência dos discos com outros peixes no aquario te fotos e videos:
http://vitoriareef.com.br/forum/viewtopic.php?t=9588&start=0
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 23:31Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

hugovcd escreveu:
Em termos de discos não percebo nada mesmo... mas tenho um primo que tem discos á cerca de 4 anos num aqua com 1,5*0.40*0.50 e ele não tem tido problemas.... a foto que se segue é do aquário dele.
.....
O mais novo desses discos tem cerca de 2 anos. A mim não me parecem nada mal....

Ó Hugo a mim também não, nada mal, sabes quantos litros é que tem esse aquario, faz as contas e diz-me se é a mesma coisa que 80*40*40, é que voces estão a esquecer-se de menos 8cm de substrato e do peso deste e disso reduzido em espaço e litros!

O Francisco tem um aqua de 128 litros brutos e não liquidos, e a decoração, os substratos fértil e nao fértil, etc, isso faz descer a litragem e consequentemente o espaço em altura e não só!

Não podem comparar 128l com 300l! Estou certa ou errada?
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 23:41Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Vera Santos escreveu:
hugovcd escreveu:
Em termos de discos não percebo nada mesmo... mas tenho um primo que tem discos á cerca de 4 anos num aqua com 1,5*0.40*0.50 e ele não tem tido problemas.... a foto que se segue é do aquário dele.
.....
O mais novo desses discos tem cerca de 2 anos. A mim não me parecem nada mal....

Ó Hugo a mim também não, nada mal, sabes quantos litros é que tem esse aquario, faz as contas e diz-me se é a mesma coisa que 80*40*40, é que voces estão a esquecer-se de menos 8cm de substrato e do peso deste e disso reduzido em espaço e litros!

O Francisco tem um aqua de 128 litros brutos e não liquidos, e a decoração, os substratos fértil e nao fértil, etc, isso faz descer a litragem e consequentemente o espaço em altura e não só!

Não podem comparar 128l com 300l! Estou certa ou errada?
Vocês estavam a falar na altura do aqua certo? o meu primo de altura de água livre tem 38cm, e tendo em conta que ele tem 6 discos a relação deum aqua para o outro ñ é assim tão diferente... Mas volto a dizer que NÃO PERCEBO NADA DE DISCOS...
Ir para o topo Ir para baixo 

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 23:46Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Como a Vera diz, a diferença de litragem é muito grande, quase 2/3 a mais!
Mas em altura é igual, e os Discus não atingiram grande tamanho..
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 23:53Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Silver escreveu:
Como a Vera diz, a diferença de litragem é muito grande, quase 2/3 a mais!
Mas em altura é igual, e os Discus não atingiram grande tamanho..

Pelo que a lei da evolução diz os animais adaptam-se ao seu meio ambiente... claro que também não podemos abusar muito, mas desde que não se sobrecarregue na decoração e os discos sejam colocados no aqua o mais novos possível eu acho que eles limitam o seu próprio crescimento de acordo com o aquário.
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyQui 08 Set 2011, 23:54Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Também não percebo nada de discus mas que há diferenças há! 40cm de altura já que insistes na altura menos 8cm de substrato que em principio é que deveria ser mais ou menos são 32cm, mas isto não é para mim o mais importante!

O que quero que vocês percebam é que discus num aqua de 126 l brutos não teem a qualidade de vida que deveriam ter, é aí que eu quero chegar e daí não saiu, é uma simples opinião e vale o que vale! Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Espécies para aquário 126L! (FINAL)  Vide

MensagemAssunto: Re: Espécies para aquário 126L! (FINAL)    Espécies para aquário 126L! (FINAL)  EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

Espécies para aquário 126L! (FINAL)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 13Ir à página : 1, 2, 3 ... 11, 12, 13  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-