Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EcoariumBanner_zps3903f249
Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Banner500x1254_zpsf6aa283b
Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Banner-500x125_zps9d594aec
Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Gambabanner_zpsgucldxz3
Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem

psi20
psi20

Membro
Membro


Nome Real : João F.
Localização : Guarda, Portugal
Mensagens : 102
Data de inscrição : 19/10/2010
Gostos : 0


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptySex 19 Nov 2010, 12:06Responder ao tópico

Olá como sabem sou novato nesta vida, sou da Guarda (algum vizinho que se pronuncie sff) e tenho algumas duvidas.
o aquario é um aquadream 60 com cerca de 54lt de agua.
- tem 8kg de areao fino, e 2 de substrato sera.
- o aquario possui uma biobox interna com aquecimento e filtragem incorporado (mais abaixo fica o esquema da filtragem)
a iluminação é fraca 15w mas terá que servir por agora.
o fundo será para ficar preto.

Flora,
-fetos de java nos cantos traseiros
-anubias nana no meio
-musgo de java onde calhar Very Happy

Fauna
Fundo:
- coridoras , um macho 2 femeas.
- Otto (se possível um casal) - alimentação algas/corgetes?
-

Meio:
- Guppy 1 macho, 3 femeas
- Cardume de pelo menos 15 neons
-

total de fauna 24 peixes.
sei que o aqua não é grande, mas será que poderia acrescentar:
- uns camaroes? daqueles que têm as patas tipo leque e apanham a comida e detritos que andam na agua?
- um casal de bettas?
- Bótias panhaço ? acho que iria ficar com o fundo muito populoso.
- escalares será que iriam conviver bem com os peixes mais pequenos? nao me parecem ser uma especie viavel.

aceitam-se sujestoes

layout
geeral
Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem07361



três pequenas tocas
Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem07371



a pirâmide está a esconder a pedra difusora.
Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem07381


eventualmente poderá levar um pequeno tronco junto à piramide a descair para o centro frente do aquario e nesse caso será retirada a pedra que faz toca junto à piramide.

- modificação ao filtro da biobox

retirei a esponja de carvao activo (pode vir a dar jeito) e coloquei ceramicas
acham que a quantidade de cerâmica é suficiente? ou devo trocar as bolinhas castanhas por mais ceramicas? peisei deixar as bolinhas pois sempre devem filtrar mais alguma coisa nao? e claro tb devem ter bacterias.

Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Pict0005cj



Última edição por psi20 em Ter 18 Set 2012, 09:54, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptySex 19 Nov 2010, 12:18Responder ao tópico

Viva,

Ainda n vejo as plantas, mas caso seja pra essas que pensas comprar a luz pode servir porque a manutenção é baixa. Anulava talvez os fetos e o musgo de java. N precisas deles.
Metia umas vallisnerias e umas egerias densas que são plantas de combate e resistem bem.
Esses xistos podes dp brincar com eles para segurar as plantas ao solo, n deves entrerrar o rizoma das anubias ok.

Com a experiencia que vais tendo com o tempo, podes anular as plantas de caule e começar por outras mais exigentes, que ai vão precisar de um substrato e mais luz para elas resistirem. Por agua uma fertilizaçao liquida 1x semana deve chegar.

Ao nivel dos camarões filtradores que falas, nome comum Camarão Madeira, precisas de bons esconderijos porque são camarões mto medrosos com tendencia a fazer tocas ou a ficar imenso tempo no seu esconderijo so saindo para o necessario.

No entanto com tanto peixes n aconselho, são camarões que sobrevivem da filtragem da agua e os peixes sujam mto. No entanto caso optes por colocar na mesma deves controlar bem os parametros da agua.

O botia se queres ter camarões pode ser má ideia.

Abraço

João
Ir para o topo Ir para baixo 

psi20
psi20

Membro
Membro


Nome Real : João F.
Localização : Guarda, Portugal
Mensagens : 102
Data de inscrição : 19/10/2010
Gostos : 0


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptySex 19 Nov 2010, 12:27Responder ao tópico

quanto às plantas obrigado pela dica Smile
os camaroes tb me pareceram em demasia, pois acabo por ter o fundo algo populoso.
que acham: guppy, neons e betta será que se vao dar bem? será que vou conseguir fazer criações?
Ir para o topo Ir para baixo 

Gameiro
Gameiro

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Fabio Gameiro
Localização : Quinta do Conde - Sesimbra
Mensagens : 523
Data de inscrição : 08/03/2010
Gostos : 75


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptySex 19 Nov 2010, 18:59Responder ao tópico

betta mais guppy nao deve resultar bem =/

isto porque como deves saber os bettas nao se dao com outros bettas machos, e atacam as barbatanas e ate se mata... no meio disto juntar bettas com guppys pode levar aos guppys a morder a cauda do betta ou vise versa...

por isso nao aconcelho a juntar.

em relaçao aos neons + guppys.. em principio nao tem problema apesar de serem de biotopos e de parametros diferentes sao peixes que resistem bem em aguas com parametros um pouco diferentes do que seria optimo.

abraço e boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptySex 19 Nov 2010, 22:17Responder ao tópico

Boas

Para começar e quanto a peixes esta bom, e que se pensas em criar Guppys, depressa ai tens muitos peixes, quanto a Botia podes por, nao convem e pores tambem camaroes.
Quanto a Biobox, eu nao gosto delas, mais pela razao que ocupam muito espaço, quanto a retirares o carvao acho que fizes-te bem, pois dentro de algum tempo nao esta la a fazer nada.

Um abraço
Fernando BagatelaS
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptySex 19 Nov 2010, 22:20Responder ao tópico

Boas

Esquecime de falar nos Escalares, nao aconselho a pores, pois sao peixes que precisam de aquarios maiores e mais altos.

Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

Jacinto
Jacinto

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Lisboa
Mensagens : 25
Data de inscrição : 30/04/2010
Gostos : 0


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptySáb 20 Nov 2010, 19:37Responder ao tópico

Ola,

Porque tiras-te o filtro de carvão activo?

Abraço
Sérgio Jacinto
Ir para o topo Ir para baixo 

psi20
psi20

Membro
Membro


Nome Real : João F.
Localização : Guarda, Portugal
Mensagens : 102
Data de inscrição : 19/10/2010
Gostos : 0


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptySeg 22 Nov 2010, 13:36Responder ao tópico

Jacinto, tirei o filtro de carvao activo pois pelo que li não será necessário nesta fase inicial e claro tambem para ganhar espaço para conseguir introduzir as ceramicas.

entretanto aqui fica mais um update

actualizando:

19/11/2010 sexta feira
finalmente montei o móvel (eheim mp foi o unico que estava disponivel), e claro enchi o aquário.
Total de agua - 44lt (valor de esperar pois dos 54lt disponíveis 10 ficaram ocupados por areão).
Depois de encher apliquei 11ml de aquatan

20/11/2010 sábado
Logo de manha introduzi as bactérias ficando como seria de esperar a agua com aspecto leitoso.

21/11/2010 domingo
há noite quando finalmente cheguei a casa verifiquei o estado do aquário:
- agua ainda algo leitosa mas pouco (será normal?)
Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem0775.th



- aproveitei para introduzir um pouco de alimento
Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem0776.th


- a temperatura não baixa dos 27º mesmo estando o termostato regulado para 26º, acham que devo baixar mais?
Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem0778.th



- a bomba de ar continua a bombar e claro em silencio banana rock
Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem0780.th



- decoração simplista vou apenas introduzir plantas amanha.
Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem0782.th



mais perguntas:
- quanto introduzir as plantas devo colocar fertilizante? tenho um que vinha como oferta no kit da sera
- devo continuar a introduzir comida no aquário ou directamente no filtro?
- peixes, não tenho pressa mas creio que devo ir introduzindo lentamente acham que é melhor colocar já os coridoras ou devo como tinha planeado esperar pelo fim de semana para introduzir a população:

10 neons
2 guppy
3 coridoras
2 otto
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptySeg 22 Nov 2010, 20:53Responder ao tópico

Boas,

Em relação às tuas perguntas:

- na minha opinião não colocava já fertilizante... na água devem haver nutrientes suficientes para aportar às plantas, numa fase inicial, já que estas ainda não se encontram bem enraizadas e adaptadas ao seu novo meio, talvez esperava 15 dias para fazer a primeira fertilização, caso elas já mostrassem algum desenvolvimento. até lá a camada fértil é suficiente.

-nunca o fiz.

-coloca plantas, com fartura, e podes colocar os primeiros habitantes, uma vez que introduziste bactérias, eu começava mais pelos ottos.


Como é que está o pH dessa água?

Em relação aos guppys com neons, eu não apostava nessa escolha, 3 ou 4 vá parece-me que não haveria stress agora um cardume com 15. Além disso são peixes de sistemas distintos, na minha opinião não combinam.. Mas se gostam é o mais importante..
Ir para o topo Ir para baixo 

psi20
psi20

Membro
Membro


Nome Real : João F.
Localização : Guarda, Portugal
Mensagens : 102
Data de inscrição : 19/10/2010
Gostos : 0


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptySeg 22 Nov 2010, 22:51Responder ao tópico

obrigado pelas dicas, acredita que me tiraram algumas duvidas.
quanto aos neons, pois realmente sao de sistemas distintos. o que sugeres para colocar como co habitante dos guppy?
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptySeg 22 Nov 2010, 23:27Responder ao tópico

Se queres algo tipo cardume podes colocar algo como: nannostomus (peixe lápis) ou então um casal de plattis, ou mollys ou espadas...

Se bem que eu preferia colocar um pouco mais de corys, ou ter, além das que já pensaste, um cardume de pygmaeus ou hastatus. Pois os guppys não tarda enchem o aquário de peixes..

pH fizeste teste?
Ir para o topo Ir para baixo 

psi20
psi20

Membro
Membro


Nome Real : João F.
Localização : Guarda, Portugal
Mensagens : 102
Data de inscrição : 19/10/2010
Gostos : 0


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptyQua 24 Nov 2010, 10:11Responder ao tópico

respondendo à tua questão, ainda não fiz nenhum teste pois há partida a loja só receberá os kits hoje Shocked (desvantagem de se viver na província).
Ontem plantei o aquário, foi complicado mas esforcei-me. Sei que as anubias não devem ter o rizoma enterrado pelo que deixei o mesmo à superficie.
o que acham?

Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem0784.th

Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem0785.th

Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem0786.th

Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem0787.th

Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem0788.th

Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem0789.th

Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem0790.th

Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Imagem0791.th

hoje devo comprar o kit para testar os parâmetros da agua, queria ver se amanha comprava um par de ottos para irem comendo alguma eventual alga que possa por lá andar.
Ir para o topo Ir para baixo 

psi20
psi20

Membro
Membro


Nome Real : João F.
Localização : Guarda, Portugal
Mensagens : 102
Data de inscrição : 19/10/2010
Gostos : 0


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptyQua 24 Nov 2010, 19:53Responder ao tópico

ja tenho o kit de testes. Comprei o kit da sera de 50 tiras e 5 testes em cada tira. Pergunto se de uma tira posso fazer 2 ?
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptyQua 24 Nov 2010, 20:21Responder ao tópico

Cada teste avalia parâmetros diferentes por isso usas a tira toda e só estás a fazer um teste de cada.. get it?
Ir para o topo Ir para baixo 

psi20
psi20

Membro
Membro


Nome Real : João F.
Localização : Guarda, Portugal
Mensagens : 102
Data de inscrição : 19/10/2010
Gostos : 0


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptyQua 24 Nov 2010, 20:31Responder ao tópico

mas cortando a tira ao meio fico com o dobro dos testes nao? A eficacia mantem-se?
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptyQua 24 Nov 2010, 20:57Responder ao tópico

Boas

Quanto as tiras o que te posso dizer e que nao sao muito fiaveis, eu pelo menos nao gosto, esperimentei uma vez e achei que os resultados nao eram muito correctos.
Quanto ao aquario esta engraçado para principiante.
Essa areia e que me parece muito fina, o que pode sufucar as raizes e teres problemas com as plantas.
Ja agora que areia é?
E que peixes vais por?

Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptyQua 24 Nov 2010, 21:02Responder ao tópico

Em relação as tiras se as cortares a meio vais ficar com pH e gH num parte da tira e kh no3 da outra por exemplo... por isso não, não ficas com o dobro dos testes...

Podes ficar com 100 tiras, más só 50 é que medem o pH e as outras não, mas quem diz o pH diz qualquer outro parâmetro...

Em relação à areia concordo contigo Fernando!
Ir para o topo Ir para baixo 

psi20
psi20

Membro
Membro


Nome Real : João F.
Localização : Guarda, Portugal
Mensagens : 102
Data de inscrição : 19/10/2010
Gostos : 0


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptyQua 24 Nov 2010, 23:39Responder ao tópico

respondendo à questão, a area realmente é fina, comprei numa loja da especialidade.
Entretanto já fiz o teste:
NO3 0
NO2 0
GH <3ºd
KH 4ºd
PH - 7.2

estava a pensar introduzir um par de ottos amanha, contudo o valor do GH deixa-me preocupado... embora fosse de esperar, pois aqui na Guarda a agua é assim Smile
dicas sugestões?
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptyQua 24 Nov 2010, 23:45Responder ao tópico

bem GH<3 é difícil de avaliar.. 20 é maior que 3... O teste não consegue ser mais preciso? nunca utilizei esse...
de qualquer forma até 15º não tem problema...
Ir para o topo Ir para baixo 

psi20
psi20

Membro
Membro


Nome Real : João F.
Localização : Guarda, Portugal
Mensagens : 102
Data de inscrição : 19/10/2010
Gostos : 0


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptyQua 24 Nov 2010, 23:48Responder ao tópico

como será inferior a 3 então devo ficar descansado.?
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptyQua 24 Nov 2010, 23:52Responder ao tópico

Esquece.. estava a ver esse símbolo ao contrario... com Decalcit resolves esse problema, sem subires mais o pH, apesar de não ser problemático! A minha água tem também uma dureza baixíssima e andam ali 4 felizes da vida...
Ir para o topo Ir para baixo 

psi20
psi20

Membro
Membro


Nome Real : João F.
Localização : Guarda, Portugal
Mensagens : 102
Data de inscrição : 19/10/2010
Gostos : 0


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptyQui 25 Nov 2010, 10:15Responder ao tópico

Bom dia, resumindo.
Aquário cheio em 19/11
Recebeu bactérias em 20/11
apesar dos testes, hoje estava a pensar fazer um TPA de ~20% e introduzir 2 otto para irem limpando as plantas do aquário.
o que acham?

pergunta: tenho 2 ramos de videira mergulhados em agua desde terça feira, quanto tempo demoram em média a deixar de flutuar?
Ir para o topo Ir para baixo 

psi20
psi20

Membro
Membro


Nome Real : João F.
Localização : Guarda, Portugal
Mensagens : 102
Data de inscrição : 19/10/2010
Gostos : 0


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptyQui 25 Nov 2010, 14:00Responder ao tópico

depois de alguma pesquisa decidi:

hoje retirar 1 ou 2 litros de agua e usar a mesma para "lavar" a lã filtrante (1º andar do filtro da biobox). colocar novamente a lã e depois repor com agua nova (tratada apenas com aquatan). testar e testar diariamente até sabado ou segunda, e então começar a introduzir a fauna.

NB: aproveito para rectificar os resultados do primeiro teste que fiz. (pelo que me parece que o aquario já está a funcionar em ciclo).

NO3 cerca de 10.
NO2 0
GH <3ºd
KH 4ºd
PH - 7.2

que opiniões me dão?
Ir para o topo Ir para baixo 

psi20
psi20

Membro
Membro


Nome Real : João F.
Localização : Guarda, Portugal
Mensagens : 102
Data de inscrição : 19/10/2010
Gostos : 0


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptySex 26 Nov 2010, 10:04Responder ao tópico

bom dia.
ontem foi dia de limpezas, acabei por tirar 4 litros de agua e lavei a lã filtrante (bem suja por sinal) nessa mesma agua.
Depois enquanto o aquatan fazia efeito na agua que ia entrar andei a arranjar as plantas aproveitei para introduzir um pequeno pau de videira (já tratado) e limpar algumas algas (pretas) que estavam agarradas às anubias.
re-Enchi o aquário tapei e siga Smile

hoje testei a agua.

NO3 mantem-se perto dos 10
NO2 0
GH continua abaixo de 3
KH 4
PH 7

da torneira a agua sai
NO3 0
NO2 0
GH Abaixo de 3
KH 4
PH 7.2
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptySex 26 Nov 2010, 10:18Responder ao tópico

Boas

Em vez de usares o aquatan para tratar a agua, arranja 2/3 garrafoes onde deixas a agua a descansar para usares nas TPAs.
Deixas de por quimicos no aquario e sai mais barato.

Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário Vide

MensagemAssunto: Re: Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário   Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Diário de Bordo de Um Aquário Comunitário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-