Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Aqua de Iniciação Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Aqua de Iniciação 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Aqua de Iniciação EcoariumBanner_zps3903f249
Aqua de Iniciação Banner500x1254_zpsf6aa283b
Aqua de Iniciação Banner-500x125_zps9d594aec
Aqua de Iniciação Gambabanner_zpsgucldxz3
Aqua de Iniciação Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Aqua de Iniciação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

radwolve
radwolve

Recém chegado
Recém chegado


Localização : evora
Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2014
Gostos : 1


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptyDom 24 Ago 2014, 17:34Responder ao tópico

Olá a todos, antes de mais queria elogiar e agradecer o excelente trabalho aqui desenvolvido.
Adquiri um aqua de inciação com 35/20/18 com 15L.
O qual trazia um filtro com barra de chuveiro penso que é assim que se chama.
A potencia do filtro é de 4w para aqua de 60L.
A minha dúvida era saber se será, o sufeciente para oxigenação ou se terei que juntar pedras difusoras. Já ouvi tantos comentários em que tais não são necessárias dai a minha dúvida.
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptyDom 24 Ago 2014, 19:09Responder ao tópico

Boa tarde

Sê bem vindo. Não passaste pela área de apresentação para fazer a tua, quando possível agradecemos que a faças.

Ora quanto á tua dúvida. Com essas medidas não dá 15 litros, dá 12 e pouco, que coloques substrato e algum hardscape se tiveres 10 lt já não é mau, mas ficas muito mas muito muito limitado em termos de fauna.
Porquê a escolha de algo tão pequeno? Muitas pessoas pensam, epá, um aquário pequenino que assim não dá trabalho. Errado, quanto mais pequeno pior. Mais atenção requer, e basta haver um pequeno percalço, vai tudo por água abaixo.
Mas antes de mais alguma coisa, nomeadamente o filtro, querias ter um aquário para que peixes?
Ir para o topo Ir para baixo 

radwolve
radwolve

Recém chegado
Recém chegado


Localização : evora
Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2014
Gostos : 1


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptyDom 24 Ago 2014, 19:49Responder ao tópico

Muito obrigado, na realidade até queria um aqua maior, mas de momento o sitio onde o posso colocar não aguentaria muito peso dai escolher um bastante ligeiro. Estava a pensar em peixes tropicais robustos bom para iniciantes talvez espadas ou platys
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptyDom 24 Ago 2014, 22:34Responder ao tópico

Aqui é acima de tudo a minha opinião pessoal a falar.

Eu nunca colocaria peixes num aquário tão pequeno. Um pequeno cardume das espécies que mencionaste já sobrelotam o aquário e depois a capacidade de reprodução dessas espécies é tão intensa que em 2 meses tinhas mais peixes que água.  Very Happy 
Sinceramente quanto muito um betta ( e já acho o aqua pequeno ) ou uns camarõezinhos.

Por 30 € compras o famoso móvel expedit do ikea, tão usado por aquariofilistas e podias por-lhe em cima á vontade um aquário que levasse 50 litros. Aí sim já poderias pensar num cardume bonito de peixes pequenos para a coluna de água e num cardumezinho para o fundo.

Não leves a mal o meu comentário, é a minha opinião e de muitas outras pessoas certamente.
Ir para o topo Ir para baixo 

radwolve
radwolve

Recém chegado
Recém chegado


Localização : evora
Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2014
Gostos : 1


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptySeg 25 Ago 2014, 12:28Responder ao tópico

Não levo de forma alguma a mal, é sempre bom perguntar a quem sabe certamente melhor que nós. Vou arranjar o tal móvel entretanto aproveito o aquario e ponho um beta ou algum peixe de agua fria que não cresça muito, o que talvez será dificil lol.
Muito obrigado
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptySeg 25 Ago 2014, 12:51Responder ao tópico

Peixe de água fria não. Twisted Evil
Infelizmente a ideia de que peixinhos água fria que afinal são peixoes se podem pôr em globos e aquários pequenos é completamente errada. Um peixe de água fria, os chamados peixes dourados requerem aquários grandes, no minimo 80 litros para um unico e depois mais uns bons litros por cada peixe adicional.  Há uma espécie pequena que pode ser mantida em aquas mais pequenos, mas mesmo assim, como é especie de cardume esse aqua torna-se pequeno.
Um betta consegues manter, mas terás que ter cuidado com a qualidade da água.
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Vicente
Pedro Vicente

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : Nick - Okamispeed
Localização : Amadora
Mensagens : 724
Data de inscrição : 04/02/2014
Gostos : 11


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptySeg 25 Ago 2014, 16:07Responder ao tópico

Para um beta serve perfeitamente Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

radwolve
radwolve

Recém chegado
Recém chegado


Localização : evora
Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2014
Gostos : 1


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptyTer 26 Ago 2014, 17:47Responder ao tópico

Muito obrigado a todos vou por um beta
Ir para o topo Ir para baixo 

radwolve
radwolve

Recém chegado
Recém chegado


Localização : evora
Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2014
Gostos : 1


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: já arranjei um aqua de 50 litros   Aqua de Iniciação EmptySáb 30 Ago 2014, 15:28Responder ao tópico

Ola amigos, numa visita á loja de animais deparei-me com um kit aquapor de 50 litros, já com lampada, filtro e termostato por 100 euros, não faço ideia se fiz bom ou mau negócio, enfim achei-o jeitoso para começar e lá o trouxe.
Agora antes de proceder á montagem, afiguram-se algumas questões.

Já vi comentários de que só o filtro chega para oxigenar a água, mas não sei se acredite muito nisso, de maneira que comprei uma bomba de ar com o intuito de lhe por pelo menos duas pedras difusoras, creio que assim pelo menos a oxigenação fica assegurada.
Gostaria de fazer uma plantação simples e fácil de manter, gostaria de saber se será possivel plantar anubias penso que são umas plantas resistentes e  fáceis de manter no areao dito normal, recorrendo posteriormente ao uso de nutrientes em forma liquida ou solida ou quiça seja necessario os dois não sei dizer. Por enquanto ainda não quero meter-me nos substractos ferteis, pois é necessario uma certa experiencia para aquilo não dar para o torto, vi muitas pessoas a correrem á loja porque a água estava preta, não puseram o substracto inerte por cima e aquilo veio tudo ao de cima pois.
Digamos que já tinha a plantação feita e tudo mais enchi o aquario puz tudo a funcionar e eis que chega o bendito ciclo do azoto.
Já ouvi falar que podemos introduzir flocos de comida para ajudar no processo, mas imagino que haja um certo preceito em relação á quantidade e peridiocidade em que se introduz, gostaria pois de saber quanto e quando ao longo do ciclo se faz isso.
Grato pela vossa ajuda quando vos for possivel
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptySáb 30 Ago 2014, 17:31Responder ao tópico

Viva

Pessoalmente não gosto desses kits. Luminárias geralmente fracas para plantados, mas também parece-me que vais para low-tech, não há problema.
Filtro, desculpa o termo, mas costumam ser uma porcaria. Deixa-me adivinhar, filtro interno?

Quanto ao substrato, tens bons substratos que por si só já são férteis. Não é daqueles que se põe e depois se coloca por cima areão inerte. Têm é propriedades que alteram os parametros da água, e aí dependendo da fauna pode até ser muito favorável.

As anúbias não plantes, agarras a troncos/pedras. Não podes enterrar o rizoma das mesmas, caso contrário apodrecem. Mas tens muitas outras plantas bonitas que se aguentam bem sem grandes cuidados tal como as anúbias.

Ciclo: Lê e depois tira as tuas dúvidas.

http://www.peixefauna.com/t9786-capitulo-iv-manual-do-aquariofilista-iniciante-o-ciclo-do-azoto

Quanto a flocos de comida, 2 floquitos no filtro e chega.
Ir para o topo Ir para baixo 

radwolve
radwolve

Recém chegado
Recém chegado


Localização : evora
Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2014
Gostos : 1


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptySáb 30 Ago 2014, 21:10Responder ao tópico

Grato pela ajuda, secalhar o melhor mesmo é pensar em adquirir um filtro externo talvez um daqueles com chuveiro
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptySáb 30 Ago 2014, 21:47Responder ao tópico

Um filtro externo é outra segurança.
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptySeg 01 Set 2014, 00:55Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado.
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptySeg 01 Set 2014, 10:21Responder ao tópico

Boas!

Até por uma questão de manutenção é preferível um filtro externo!

As manutenções são mais espaçadas e evitas andar com as mãos dentro de água.

Já para não falar que, por norma, a sua capacidade para levar material filtrante mecânico e biológico é maior.

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

radwolve
radwolve

Recém chegado
Recém chegado


Localização : evora
Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2014
Gostos : 1


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptySeg 01 Set 2014, 19:06Responder ao tópico

Mais uma vez muito obrigado a todos, vou mesmo investir num filtro melhor abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Cneto
Cneto

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Alcochete
Mensagens : 229
Data de inscrição : 13/12/2012
Gostos : 2


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptySeg 01 Set 2014, 20:15Responder ao tópico

radwolve escreveu:

Já vi comentários de que só o filtro chega para oxigenar a água, mas não sei se acredite muito nisso, de maneira que comprei uma bomba de ar com o intuito de lhe por pelo menos duas pedras difusoras, creio que assim pelo menos a oxigenação fica assegurada.


Um abraço

Mas é verdade. Wink

Eu de inicio também pensava como tu mas depressa percebi que era desnecessario. O proprio filtro ao movimentar a água promove a sua oxigenação á sua superficie.
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptySeg 01 Set 2014, 21:05Responder ao tópico

Cneto escreveu:
radwolve escreveu:

Já vi comentários de que só o filtro chega para oxigenar a água, mas não sei se acredite muito nisso, de maneira que comprei uma bomba de ar com o intuito de lhe por pelo menos duas pedras difusoras, creio que assim pelo menos a oxigenação fica assegurada.


Um abraço

Mas é verdade. Wink

Eu de inicio também pensava como tu mas depressa percebi que era desnecessario. O proprio filtro ao movimentar a água promove a sua oxigenação á sua superficie.

Certo, completamente de acordo!
Ir para o topo Ir para baixo 

spotys1
spotys1

Membro Prata
Membro Prata


Nome Real : nuno almeida
Localização : guimarães
Mensagens : 1039
Data de inscrição : 18/09/2013
Gostos : 13


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptySeg 01 Set 2014, 21:14Responder ao tópico

Apenas vou acrescentar que dependendo do filtro podes dizer isso, a lógica é teres um filtro com um bom caudal para te provocar as trocas gasosas na coluna de água, eu tenho um 2338, de 1000l/h para 250l brutos mas para não correr riscos e uma vez que mantenho discus com escalares adicionei uma wave a fazer a agitação da superfície para ter mais oxigenação, à uns tempos adicionei uma bomba de ar.após um tratamento que fiz, porque o tratamento em si ia me reduzir a produção de oxigénio, uma das coisas que descobri foi que a própria bomba como podem constar não é usada ou melhor não é muito usada neste hobby, por norma só quem tem monsters é que usa e a explicação é simples, como as bolhas só rebentam à superfície o oxigénio que fica na coluna de água segundo um gráfico que encontrei na net, nem chega aos 5%
Como melhorar a oxigenação sem recorrer às bombas, há outros truques mas fica para depois
Ir para o topo Ir para baixo 

Cneto
Cneto

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Alcochete
Mensagens : 229
Data de inscrição : 13/12/2012
Gostos : 2


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptySeg 01 Set 2014, 21:37Responder ao tópico

Também acho que é verdade. Wink
A própria movimentação das bolhas também acabam por provocar alguma movimentação da agua á superficie, mas deve ter um resultado irrisório.
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Santos
João_Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick: j-santos
Localização : Gondomar Portugal
Mensagens : 2556
Data de inscrição : 07/10/2010
Gostos : 94


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptySeg 01 Set 2014, 23:07Responder ao tópico

spotys1 escreveu:
Apenas vou acrescentar que dependendo do filtro podes dizer isso, a lógica é teres um filtro com um bom caudal para te provocar as trocas gasosas na coluna de água, eu tenho um 2338, de 1000l/h para 250l brutos mas para não correr riscos e uma vez que mantenho discus com escalares adicionei uma wave a fazer a agitação da superfície para ter mais oxigenação, à uns tempos adicionei uma bomba de ar.após um tratamento que fiz, porque o tratamento em si ia me reduzir a produção de oxigénio, uma das coisas que descobri foi que a própria bomba como podem constar não é usada ou melhor não é muito usada neste hobby, por norma só quem tem monsters é que usa e a explicação é simples, como as bolhas só rebentam à superfície o oxigénio que fica na coluna de água segundo um gráfico que encontrei na net, nem chega aos 5%
Como melhorar a oxigenação sem recorrer às bombas, há outros truques mas fica para depois

Aqua de Iniciação 856850 Aqua de Iniciação 856850
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptyQui 02 Out 2014, 14:12Responder ao tópico

Como vai o teu projecto?
Ir para o topo Ir para baixo 

radwolve
radwolve

Recém chegado
Recém chegado


Localização : evora
Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2014
Gostos : 1


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptyQui 13 Nov 2014, 01:26Responder ao tópico

Boas amigos. Antes de mais queria pedir desculpa, por tanto tempo sem dar noticias, não desisti do meu projecto, nem tão pouco o puz de parte antes pelo contrário redescobri uma paixão que tinha adormecida desde a minha infancia, pois os meus pais sempre tiveram aquarios. Venho pois fazer um update para vos contar das minhas aventuras e desventuras nesta minha iniciação.
Comecei por comprar um aqua de 15 litros pensado erradamente que seria bom começar com um pequeno por ser mais fácil, pelo contrario é muito mais dificil de estabilizar, seguindo os concelhos que me deram aqui optei por um beta. Sou suspeito em falar mas o bicho é lindo. É a minha companhia quando me levanto e acendo a luz lá está ele a pedir comida.
Quanto ao aquario de 50 litros, tive lá um tronco mas tive que o tirar, não gosto da cor da água, e ainda passado alguns meses mesmo com tpas semanais o castanho ainda teima em voltar espero que com a continuação desapareça. Tb tenho tido problemas com nitritos e nitratos elevados, penso que deverá ser em parte pelo filtro que vinha com o kit; ainda que o limpe semanalmente o seu desempenho deixa muito a desejar. Optei por arranjar um novo filtro, o ideal seria externo mas não tenho mesmo espaço disponivel junto ao aquario pelo que optei por um interno, um sera 1200 f. Para já a agua está incontestavelmente muito mais limpida. Vou aguardar pelo dia da tpa para fazer todos os testes e comparar os valores obtidos com os que tinha anteriormente estou esperançado que as coisas agora se equilibrem vamos ver.
Sei que voces até nem sao nada cuscos lol lol, mas prometo postar aqui umas fotos dos meus meninos logo que possivel.
Peço imensas desculpas por me ter alongado um pouco.
Quero deixar aqui os meus agradecimentos a todos os moderadores, o vosso trabalho, dedicação e incentivo são simplesmente incriveis muito obrigado
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptyQui 13 Nov 2014, 09:06Responder ao tópico

Boas

Mete o tronco dentro do autoclismo durante um tempo, como a agua esta sempre a renovar vai libertando a cor.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptyQui 13 Nov 2014, 11:18Responder ao tópico

Para estabilizar o tronco que ele usaras podes ferve-lo e trocar a água da fervura umas vezes até que o tal tronco não tinga a água ?
Ir para o topo Ir para baixo 

radwolve
radwolve

Recém chegado
Recém chegado


Localização : evora
Mensagens : 24
Data de inscrição : 23/08/2014
Gostos : 1


Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptyDom 16 Nov 2014, 12:46Responder ao tópico

Obrigado pela dica talvez daqui a uns tempos posso meter os troncos novamente
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Aqua de Iniciação Vide

MensagemAssunto: Re: Aqua de Iniciação   Aqua de Iniciação EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Aqua de Iniciação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-