Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EcoariumBanner_zps3903f249
Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Banner500x1254_zpsf6aa283b
Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Banner-500x125_zps9d594aec
Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Gambabanner_zpsgucldxz3
Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Ajuda a montar Tanganyika

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptyQui 01 Out 2009, 00:08Responder ao tópico

Relativamente aos conchícolas, eu gosto muito dos Altolamprologus e gosto de simillis e multies, por exemplo. Já os petrícolas, gosto de frontosas e julis. Gosto muito também dos Chalinochromis, em especial dos popelini e brichardi, e praticamente todos os Neolamprologus. Peixes de meia-água conheço muito poucos. Se me quiser ajudar a escolher, qualquer sugestão é bem vinda!

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptyQui 01 Out 2009, 01:41Responder ao tópico

Bem vai ser difícil enquadrar a maioria das tuas espécies preferidas num aqua de 100cm…vamos ter de estudar bem as opções…

Nesse teu aquário vais poder ter duas espécies de conchiculas, e ainda podemos escolher um casal de Altolamprologus sp. Sumbu e uma colónia de Multis ou de simillis, sendo assim na questão dos conchiculas só tens mesmo de optar entre os multis aos os simillis, que são em tudo muito parecidos, tirando o tamanho e um ou outro promenor de comportamento colonial, mas ambos se adequam bem a esse aquário, mas não dá para juntar multis com simillis, por vários motivos…

Agora as Frontosas estão completamente fora de questão elas ficam com 30cm e são mais para aquários a partir dos 150cm, tal como os Callinochromis que apesar de pequenos são um pouco conflituosos tanto entre eles como para espécies que ocupem o mesmo “nicho” caso queiras mesmo ter Callinochromis eu diria que nesse aqua só mesmo um casal…

Para ocuparem as rochas e tendo em conta as dimensões e os conchiculas que queres pôr só vejo a hipótese de um casal de Julidochromis transcriptus ou um casal de Julisdochromis sp. Gombe, na minha opinião estes últimos para além de os achar mais “bonitos” são mais tolorantes com a presença de vizinhos junto ao seu território…

Quanto a meia água a solução passa por um cardume de 6 (2M, 4F) Cyprichromis leptosoma Utinta ou Mpulungu, ou outra população de cypris de pequenas dimensões e mesmo assim tens de ter em conta que 100cm é curto, mas vai dando…também podias meter uns lamprichthys tanganicanus, mas são peixes muito difíceis de encontrar por cá e um pouco sensíveis às alterações dos parâmetros da água, principalmente a temperatura…
Para “equipa de limpeza”, dos restos de comida, podes pôr uns Lophiobragrus brevispinis…

E na minha opinião estas são as alternativas face ao tamanho do aquário e às tuas preferências…

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptyQui 01 Out 2009, 17:31Responder ao tópico

Ora então, seguindo o seu padrão, a minha escolha vai para 1 casal de Altolamprologus sp. Sumbu, uma colónia de similis, um casal de Julisdochromis sp. Gombe, um cardume de Cyprichromis leptosoma Utinta e uns Lophiobragrus brevispinis (3 é suficiente?). O que me diz? Funciona? Se me quiser recomendar outros peixes, longe dos meus gostos gerais, qualquer recomendação e informação é bem-vinda, até porque eu não conheço tantas espécies de tanganyikas quanto isso.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptyQui 01 Out 2009, 18:52Responder ao tópico

Já agora, algo que me esqueci de perguntar: eu pensei logo em colocar de parte a hipótese de manter qualquer espécie de tropheus, porque tenho ideia que a sua maioria são muito agressivas. Estarei certo? Ou é possível mantê-los?
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptyQui 01 Out 2009, 19:00Responder ao tópico

Tropheus num aqua de 100cm é “apertado”…os Tropheus não são agressivos para com as outras espécies, somente entre eles…mas no meu ponto de vista um aquário para Tropheus deve ter 150cm…claro que se pode manter Tropheus em 120cm, mas nunca será um aquário bonito onde os peixes se sintam bem…

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptyQui 01 Out 2009, 19:06Responder ao tópico

Pois, então pensei bem. E relativamente às minhas escolhas? O que acha?
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptyQui 01 Out 2009, 23:21Responder ao tópico

acho que vão ficar muito bem...
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptySex 02 Out 2009, 08:44Responder ao tópico

Então agora só me falta saber a ordem para inseri-los no aquário. Quais devo inserir primeiro? E já agora, acha que me pode enviar alguns destes peixes por correio para o Algarve?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptyDom 04 Out 2009, 15:53Responder ao tópico

Que me diz Sr. Bentes?
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptyDom 04 Out 2009, 20:39Responder ao tópico

Boas
Se os introduzires adultos o melhor será entrarem todos na mesma altura, se introduzires ainda jovens podes introduzir por fases, mas será sempre melhor antes de algum deles estabelecer território…só terás de ter mais cuidado na introdução de novos habitantes quando já houver fronteiras bem estabelecidas, e nesse caso não tem haver com a espécie a introduzir 1º ou 2º, mas sim arranjar maneira que os novos peixes ao serem introduzidos não se enfiem nos territórios já estabelecidos…


Quanto a enviar os peixes que procuras para o Algarve…em principio não será problema, mas como já disse não envio peixes com mais de 4cm, e isso quer dizer que dificilmente se consegue distinguir o sexo deles…por isso não te consigo arranjar casais dessas espécies mas jovens com menos de 4cm só não tenho os Altolamprologus sp. Sumbu, (mas tenho Altolamprologus calvus dentro dessas medidas…), portanto diz-me como pretendes fazer, sempre queres que envie os peixes? E caso queiras quantos vais querer por espécies?

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptySeg 05 Out 2009, 17:03Responder ao tópico

Estou aqui a ponderar a situação e, tendo em conta a dificuldade em sexar estes jovens, penso que consigo arranjar outra maneira de fazermos o negócio. Por acaso tem disponibilidade de entregar os peixes no Monte da Caparica, sexta-feira? É que a minha namorada estuda lá na Egas Moniz e ela vem para o Algarve sexta-feira. Assim entregava-lhe os peixes a ela, se fosse possível e resolvia-se o problema dos 4 cm. O que me diz?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

José Bentes
José Bentes

Membro
Membro


Localização : AMORA
Mensagens : 81
Data de inscrição : 10/07/2009
Gostos : 2


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptyTer 06 Out 2009, 01:11Responder ao tópico

Boas
Digo que tenho de ver se consigo sexar os peixes que tenho aqui disponíveis de momento…quanto a entregar no Monte, não vai ser difícil, já morei nessa zona e em principio na 6ªfeira (nesta ou na seguinte) terei hipótese de ir lá…Egas Moniz é aquela escola de medicina dentária?? E 6ªfeira a que horas??
Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptyTer 06 Out 2009, 15:48Responder ao tópico

Sim, é essa mesma. Penso que deve ser a única universidade por ali. Pois isso da hora é questão de combinar. Tem a tarde toda disponível? E quanto ao sexar os peixes? Acha possível? Os peixes que pretendo é um casal de Julisdochromis sp. Gombe, um casal dos Altolamprologus calvus de que me falou, o número de similis é que estou em dúvida (acha que cinco é um bom número? Talvez um macho e 4 fêmeas?). E depois eram os Lophiobragrus brevispinis que também não sei quantos coloque. Pensei em três! Quanto ao cardume de Cyprichromis leptosoma Utinta, não tenho condições financeiras para os comprar para já, pelo que penso introduzi-los mais tarde. Já agora, fale-me dos preços se for possível.

A propósito, não tem outro meio de contactá-lo? Messenger quem sabe?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptyTer 06 Out 2009, 20:15Responder ao tópico

Boas
Os peixes disponíveis e os preços estão na lista “AquaBen & friends”:
http://www.peixefauna.com/aquaben-friends-f55/lista-dos-disponiveis-do-mes-t1201.htm

os Lophiobragus ainda não disponibilizei mas caso queiras peixes com 3cm fica a 7,5€ cada…
os Calvus é que não te consigo arranjar casais tendo em conta que eles só acasalam no 3 ano é insuportável para mim mantê-los até formarem casais, mas podes mandar vir através da Fixexotic, mas adultos ronda os 40€ cada…(quando há), caso não te importes de comprar A.calvus com 3cm posso te vender alguns a 7,5€ cada, mas também ainda não os disponibilizei na lista de vendas…

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptyTer 06 Out 2009, 20:55Responder ao tópico

Bem, sendo assim mantenho o casal de julies, os similis e os Lophiobragus. Agora em relação aos similis, para uma pequena colónia preciso de quantos? E os Lophiobragus, dois é suficiente?
Quanto aos calvus, eu gostava mais de ter um casal, mas se é impossível já não sei... Tem algum outro peixe que me possa "substituir" o calvus? Também acho tanto os splendens como os ocellatus muito bonitos (não sei se é possível coabitarem com a "restante equipa").
Já os Cyprichromis leptosoma, com muita pena minha vão ter de ficar para depois. Talvez para o mês que vem ou assim.

A minha questão do Messenger mantem-se. Não tem por acaso um mail de messenger que possa utilizar para contactar consigo? Era mais simples.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptySex 09 Out 2009, 20:41Responder ao tópico

Boas
Se gostas dos calvus acho que deves manter isso em mente, quanto a formares um casal aí é só uma questão de comprares uns 4 pequenos e esperares uns 2 anos até eles começarem a querer brincar, depois tiras os que não formarem casal, só com muito azar é que em 4 não se formava um casal…este é o processo que eu uso para a formação de casais, prefiro sempre comprar peixes jovens a comprar peixes adultos, por vários motivos, sendo o principal o preço e “vícios” adquiridos …
Portanto se estiveres de acordo eu propunha-te a seguinte compra:
1 casal de Julis Gombe; 1 a 2 casais de Simillis (eles logo formam a colónia…); 2 Lophiobragus; e 4 Calvus jovens (com cerca de um ano de vida).
Agora pedia-te é para abrires um tópico com este assunto na sala AquaBen & Friends” na área dos patrocinadores, para falarmos sobre este negócio, pois este espaço não é destinado a vendas e vai contra as “regras” da área de Criadores.

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika - Página 2 EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Ajuda a montar Tanganyika

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: AquaBen-