Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Ajuda a montar Tanganyika Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Ajuda a montar Tanganyika 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Ajuda a montar Tanganyika EcoariumBanner_zps3903f249
Ajuda a montar Tanganyika Banner500x1254_zpsf6aa283b
Ajuda a montar Tanganyika Banner-500x125_zps9d594aec
Ajuda a montar Tanganyika Gambabanner_zpsgucldxz3
Ajuda a montar Tanganyika Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Ajuda a montar Tanganyika

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQui 03 Set 2009, 13:47Responder ao tópico

Bom dia

Peço desculpa pelo incómodo, mas todos referenciam-no como uma enciclopédia viva no que toca a ciclídeos africanos e, como lhe disse há pouco tempo, estou a montar o meu primeiro Tanganyika. Pois bem, já tenho o aquário (101x41x50) montado, com areão, pedras e plantas, mas somente com uma Biobox 250 l/h a funcionar. Estou agora a trabalhar na aquisição de um filtro, mas estou com algumas dúvidas. Primeiro pensei em adquirir um DIY do João Milhinhos, mas quando me foram apresentados os orçamentos, não achei os preços tão atractivos e tão em conta quanto isso. Agora descobri os filtros da marca JBL que pelas críticas parecem ser bastante satisfatórios, pelo que estava a pensar em adquirir um JBL cristalproof 1500. Contudo, agora há pouco deparei-me com este post (http://www.aquariofilia.net/forum/lofiversion/index.php/t112434.html), em que aconselha o filtro EHEIM 2217 a um utilizador com um aquário com umas medidas superiores ao meu.
O que eu queria era saber a sua opinião sobre isto. Este filtro EHEIM 2217 será realmente suficiente, ou vale a pena esticar um pouco mais os cordões à bolsa e optar pelo JBL cristalproof 1500 ou outro, ou optar pelo DYI?

Mais uma vez, peço imensa desculpa pelo incómodo, mas não sabia a quem recorrer e não quero fazer asneira.

Cumprimentos

Paulo Lopes
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQui 03 Set 2009, 15:33Responder ao tópico

Boas
Para inicio de conversa, não incomodas nada, é sempre um prazer falar sobre Tanganyikas e não só, quanto a “…enciclopédia viva…”, nem perto, simplesmente ando à coisa de 15anos a tentar aprender um pouco sobre a fauna e flora do Lago Tanganyika , (que não é só ciclideos…)…
Agora quanto à tua pergunta, claro que o JBL Crystal proof 1500 é muito superior ao Eheim2217, que viste citado por mim noutro fórum, mas só o mencionei como termo de comparação com outros filtros Eheim, principalmente os Eheim de linhas quadradas, que têm a meu ver demasiados defeitos, não só de concepção como de caudal, já para não falar nos preços, ( o JBL crsytal proof que ele referia era o 120)…e como penso que disse lá, para mim dos Eheim, só o Eheim2217 é um filtro fiável e apropriado para aquários de Tanganyikas de “pequenas” dimensões e a relação preço/função são dos melhores filtros para aquas de 80lt a 200lt…acho que foi mais ou menos essa a ideia que tentei passar, claro que é sempre preferível ter uma filtragem 10X do que uma só de 5X o volume…

Resumindo: se o JBL 1500 está dentro do teu orçamento, não hesites em usar esse. Quanto à Biobox, tira isso que só está a ocupar espaço, para além de ser um com “armazenador” de matéria orgânica dentro do aqua…

Tens mais alguma duvida?

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQui 03 Set 2009, 18:08Responder ao tópico

Boas

Desde já muito obrigado pela sua disponibilidade. Mas sim, tenho mais dúvidas. A minha ideia era ter a biobox mais para causar mais circulação de água dentro do aquário, pois tenho lido que os tanganyika necessitam de muita agitação na água. Será que a força do caudal do JBL é suficiente? E já agora, será necessário aplicar algum pré filtro no aquário?

Cumprimentos

Paulo Lopes
Ir para o topo Ir para baixo 

José Bentes
José Bentes

Membro
Membro


Localização : AMORA
Mensagens : 81
Data de inscrição : 10/07/2009
Gostos : 2


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQui 03 Set 2009, 19:30Responder ao tópico

Realmente existe essa ideia que os Tanganyikas gostam de muita corrente…bem não sei de onde nasceu essa ideia, mas deve ter sido pelo facto da filtragem feita por “canister” se “medir” pelo fluxo desses filtros, quanto maior o caudal melhor a filtro, por isso se diz que uma boa filtragem para CA’s é de 10x, mas esta “regra” só se aplica nos filtros exteriores “Canisters”, aumentar a circulação com powarhaeds ou outras bombas de circulação, não vão melhorar em nada, é mesmo um engano…claro que não vamos descuidar a circulação…bem existem muitas soluções de filtragem e de circulação, mas isso agora não vem ao caso, a resposta à tua pergunta é, o JBL crytal proof 1500 chega perfeitamente para esse aquário…agora vamos ter de falar é sobre as massas filtrantes que deves usar…já tens alguma coisa de massas filtrante? O que estás a pensar usar?

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQui 03 Set 2009, 23:16Responder ao tópico

Metendo a foice em seara alheia, nao precisas de prefiltro dentro do aquario.
Mas se usares um prefiltro, dentro ou fora do aquario, vais ter de limpar o filtro menos vezes.

Nao tenho a mesma opiniao que o Bentes quanto a utilidade dos filtros de decantaçao, mas claroq ue com bombas adquadas e com filtrantes a medida.
Creio serem bons filtros, desde que bem dimensionados. Na verdade sao mini sumps interiores ao aquario.
E teem aind auma vantagem acrescida... ao funcionbarem como sump, manteem a agua sempre ao mesmo nivel na parte visivel do aquario, evitando as marcas de evaporaçao nos vidros... e tao irritantes que elas sao, principalmente em aquarios de aguas duras.
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptySeg 07 Set 2009, 22:14Responder ao tópico

Boa noite

Eu neste momento tenho em casa cerâmica, carvão activo e lã de vidro que utilizava em outro aquário. Mas como ainda não tenho o filtro externo a funcionar não faço ideia de que matéria filtrante vou usar. Contava pesquisar isso depois, mas já que toca no assunto agradeço qualquer sugestão.
Já agora, a minha água sai da torneira com um ph de 8,5. Tenho areia do mar como substrato e a decoração é constituída praticamente por pedra calcária. Tenho feito testes à agua e o ph aumentou ligeiramente e neste momento encontra-se nos 9. O problema é que o kh e o gh estão relativamente baixos. Já li sobre o buffer caseiro do aquaben, o problema é que aqui no algarve é complicado arranjar sulfato de magnesio para preparação da solução. Além de que é extremamente caro (100 gr 4,80€). Existe alguma buffer comercial que seja realmente funcional? É que tenho lido muito mal acerca da maioria dos buffers comerciais, mas com o preço que me pedem pelo sulfato de magnésio não compensa fazer um buffer caseiro.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyTer 08 Set 2009, 10:39Responder ao tópico

Com pH desses lados, a nao ser que a agua algarvia tenha mudado muito, nao e necessario buffer de especie alguma.
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyTer 08 Set 2009, 11:16Responder ao tópico

A água algarvia não é toda igual, os ph's não são iguais em todo o Algarve. E o que expliquei foi exactamente que o ph está bom, mas que a nivel de gh e kh está muito baixo. Só para ter uma ideia tenho um gh de 7º
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo
Paulo

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Braga
Mensagens : 1808
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 57


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyTer 08 Set 2009, 14:27Responder ao tópico

Pál HxC escreveu:
Boa noite

o problema é que aqui no algarve é complicado arranjar sulfato de magnesio para preparação da solução. Além de que é extremamente caro (100 gr 4,80€). Existe alguma buffer comercial que seja realmente funcional? É que tenho lido muito mal acerca da maioria dos buffers comerciais, mas com o preço que me pedem pelo sulfato de magnésio não compensa fazer um buffer caseiro.

Cumprimentos
já experimentas-te em alguma Farmácia confused confused
se não conseguires avisa Wink
aqui no Norte as farmácias tem e a um preço simpático Very Happy cerca de 9€ o kg Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQui 10 Set 2009, 21:51Responder ao tópico

Boas
Na farmácia onde vendem a 4,5€ 100gr pergunta quanto fica 1Kg, é que aqui na farmácia onde encomendo o Sulfato de magnésio 100gr também custa 4€ mas a embalagem de 1Kg fica por 11€…o pó em si é barato o que fica caro é mesmo a embalagem…
Quanto a Buffer do comercio, se usarem o “Tanganyika salt” juntamente com o “Tanganyika trace elements” da Seachem acho que resolve bem o teu problema, mas como eles usam o carbonato de cálcio em vez do bicarbonato de sódio, para subir o pH vais ter de fazer medições e adicionar aos poucos até chegares ao GH e KH desejado, mas digo-te que o pH vai para 9…e isto se não subir um pouco mais, mas como nunca usei disso o melhor será alguém que use esses produtos a falar sobre ele…outro Buffer que também é aceitável “preço/qualidade” é o Ciclieds salt da JBL mas esse é genérico para todos os ciclideos africanos…

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptySex 11 Set 2009, 08:05Responder ao tópico

Boa tarde

Eu logo na altura perguntei em quanto ficava 1kg do produto, mas eles disseram que não enviavam embalagens de 1kg, portanto ficava ao mesmo preço. Existe algum outro modo de aumentar o GH e KH sem sulfato de magnésio? E relativamente às matérias filtrantes, o que me aconselha?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

José Bentes
José Bentes

Membro
Membro


Localização : AMORA
Mensagens : 81
Data de inscrição : 10/07/2009
Gostos : 2


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptySáb 12 Set 2009, 01:50Responder ao tópico

Boas
Existem muitos produtos para subir o GH (carbonato de cálcio e muitos outros de venda especifica para esse fim), para subir o KH o melhor e mais barato é o bicarbonado de sódio e isso compra-se em qualquer supermercado 250gr fica mais ou menos por 50cents mas em relação aos Tanganyikas é conveniente que se utilize o sulfato de magnésio para subir o GH, a presença de magnésio na água…já leste o meu artigo sobre a preparação de Buffer aqui nesta “Sala”?

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyTer 15 Set 2009, 10:01Responder ao tópico

Boas

Sim, eu já li esse artigo há algum tempo. O meu problema é mesmo relativamente à aquisição de sulfato de magnésio, que a 4,8€ 100gr é extremamente caro. Tenho de arranjar outra solução. Relativamente às matérias filtrantes, o meu filtro já chegou. É um JBL Cristalprofi 1500. Que me aconselha a meter lá dentro?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

José Bentes
José Bentes

Membro
Membro


Localização : AMORA
Mensagens : 81
Data de inscrição : 10/07/2009
Gostos : 2


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyTer 15 Set 2009, 21:35Responder ao tópico

Boas
Como massas filtrantes para pH alcalinos eu uso “Zeolit”, e caso ache necessário filtragem química meto também anti-amónia à base de Zeolit…

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQua 16 Set 2009, 13:58Responder ao tópico

Pelo que entendi, Zeolit é uma espécie de fertilizante não é? Pelo menos foi o que encontrei quando pesquisei no google. Onde é que encontro isso à venda? E já agora, isso é um pó, pedras, qual é o formato?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

José Bentes
José Bentes

Membro
Membro


Localização : AMORA
Mensagens : 81
Data de inscrição : 10/07/2009
Gostos : 2


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQua 16 Set 2009, 21:19Responder ao tópico

Boas
“Zeolit” é uma rocha calcária que tem propriedades filtradoras de nitrogénios, claro que tem várias aplicações, mas a que deve usar é a comercializada para aquariofilia…é uma rocha branca que se torna azul esverdeada quando saturada por compostos azotados, mas como para além das suas propriedades congregadoras dos compostos azotas é também uma rocha bastante porosa por isso eu utilizo-a também como massa filtrante biológica (fixadora de colónias de bactérias desnitrificantes), que deve ser substituída parcialmente quando ficar de cor azulada…

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQui 17 Set 2009, 14:01Responder ao tópico

Boas

Essa rocha encontra-se em qualquer loja de aquários?
Já agora, vou deixar aqui umas fotos do lay out do meu aquário, para que me possa ajudar melhor.

pH: 8,5/9,0
NH3: 0
gH: 10

Ajuda a montar Tanganyika Dsc00374q.th

Ajuda a montar Tanganyika Dsc00379n.th

Ajuda a montar Tanganyika Dsc00380g.th
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo
Paulo

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Braga
Mensagens : 1808
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 57


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQui 17 Set 2009, 14:26Responder ao tópico

olá,
está a ficar prometedor Wink
só um pequeno reparo, se me permites Rolling Eyes
o 'monte' de areia que te deste ao trabalho de fazer para colocares as conchas, não era nessessário, os conchiculas quando entrarem vão tratar de refazer a 'casa' ao gosto deles :lol: ou seja, vão escavar tudo :lol:
mas continua, estás no bom caminho Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQui 17 Set 2009, 14:55Responder ao tópico

Diz aí a temperatura e o KH…os parâmetros que deste está bom, mas se o KH estiver baixo terás de subir o GH, que para mim o ideal fica entre os 14ás de subir o GH, que para mim o ideal fica entre os 14 e os 18, mas claro se o KH estiver acima dos 18 não terás de subir o GH que irá subir naturalmente até aos valores que te disse…mas de qualquer modo seria sempre muito bom a adição de sulfato de mangnésio…

Um abraço e boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptySex 25 Set 2009, 13:15Responder ao tópico

Boas

Pois, o meu problema resido mesmo no KH e GH. O GH está como disse nos 10 e o KH não vai além dos 5. Parece que vou mesmo de ter comprar as 100 gr de sulfato de magnésio a 4,8€. O meu medo é se adicionar o buffer caseiro que sugeriu, se não me aumentará demais o pH, visto este já se encontrar nos 9.
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptySex 25 Set 2009, 21:31Responder ao tópico

Boas
Vê de novo o artigo sobre os buffer’s caseiros…eu lá digo para que serve cada um dos “sais” a usar…se a única coisa que queres subir é o KH, basta usares Bicarbonato de sódio, isso é que faz subir o KH, e visto que já tens o pH a 9 ele não vai influenciar isso directamente, pois o bicarbonato só eleva o pH até aos 8.2
Quanto ao sulfato de magnésio a sua utilidade é outra, mas penso que também descrevi lá o porquê da utilização dele nos aquas de Tanganyikas…
Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQua 30 Set 2009, 14:04Responder ao tópico

Já adicionei o bicarbonato de sódio, agora é esperar k o KH suba. Vou hoje tentar comprar sulfato de magnésio. Quanto à matéria filtrante, estou a usar cerâmica e aquelas esponjas azuis (não sei o nome). Será errado?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQua 30 Set 2009, 14:14Responder ao tópico

Boas
Essas massas filtrantes que estás a usar servem perfeitamente, a vantagem da Zeolit é que mantém o valor do pH…a única coisa que deves meter mais nesse filtro é a “resina” anti-amónia da Fluval, (no fundo também é à base de Zeolit…)

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Pál HxC
Pál HxC

Membro
Membro


Localização : Olhão
Mensagens : 73
Data de inscrição : 17/08/2009
Gostos : 0


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQua 30 Set 2009, 14:28Responder ao tópico

Ok, vou tentar hoje compra-la no picanço.

Já agora, Sr. José Bentes, eu estava a pensar em adquirir os meus peixes consigo, visto que aqui no Algarve muito raramente se vê ciclideos africanos nas lojas. Tenho dois problemas em mente: o primeiro é que não sei que peixes hei de meter. Sou inexperiente em tanganyikas, mas gostava de colocar conchícolas e petrícolas. Pode-me aconselhar? O meu segundo problema é exactamente ser do Algarve. Li na sua secção de vendas que fazem envio de peixes até 4 cm, mas também já li que não envia ciclídeos. É assim muito arriscado enviar ciclídeos? É que eu não sei quando poderia ir a Lisboa.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyQua 30 Set 2009, 21:33Responder ao tópico

Boas
Terei todo o gosto em te ajudar a escolheres os peixes para o teu aqua, diz quais são as espécies que mais aprecias e logo te digo as melhores para coabitarem nesse teu aqua…

Quanto ao envio, o risco de enviar ciclideos é que eles podem facilmente furar os “sacos respiráveis” com os raios das barbatana dorsal…mas poderei fazer aqui um teste e logo se vê…quanto a peixes com menos de 4cm, tirando algumas espécies de conchiculas é praticamente impossível de sexar peixes com esse tamanho, mas caso optes por espécies que tenha cá e eu chegar a conclusão que não vão furar os sacos farei os possíveis para que não fiques mal servido…

Um abraço, até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Ajuda a montar Tanganyika Vide

MensagemAssunto: Re: Ajuda a montar Tanganyika   Ajuda a montar Tanganyika EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Ajuda a montar Tanganyika

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: AquaBen-