Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

"Ninho do amor" dos meus ramirezis Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
"Ninho do amor" dos meus ramirezis 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
"Ninho do amor" dos meus ramirezis EcoariumBanner_zps3903f249
"Ninho do amor" dos meus ramirezis Banner500x1254_zpsf6aa283b
"Ninho do amor" dos meus ramirezis Banner-500x125_zps9d594aec
"Ninho do amor" dos meus ramirezis Gambabanner_zpsgucldxz3
"Ninho do amor" dos meus ramirezis Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

"Ninho do amor" dos meus ramirezis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

rsmash
rsmash

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Lopes
Localização : Barcelos
Mensagens : 260
Data de inscrição : 11/03/2013
Gostos : 8


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptyQui 15 Ago 2013, 23:22Responder ao tópico

Ora boas minha gente, depois de um pouco de suor, acabei agora mesmo de montar o "ninho do amor" dos ramirezis, mesmo ao lado do meu aquário comunitário, para ver se consigo reproduzir estes lindos exemplares. Usei um aquário inactivo que tinha, tendo colocado dentro dele um pouco de areão do rio que tinha guardado, umas pedras de xisto preto, um côco previamente fervido, e umas plantas gentilmente cedidas pelo meu amigo Pedro Santos :)que aproveito desde já para agradecer pela ajuda que me tem dado e por me ter emprestado o material, etc... O côco coloquei-o em cima do areão, eles desovarão em cima do areão ou será melhor colocar uma pedra por baixo?

Ninho do amor:

Aquario:
60x30x30
Comprimento - 60 cm
Largura - 30 cm
Altura - 30 Cm
Total - Aproximadamente 54 litros brutos
Iluminação: Lampada BOYU 9W

Termoestato:  A precisar urgentemente de 1 (Mas a casa é quente e a temperatura do aquário está nos 28º
Filtro: Cascata

Flora:
      Blyxa Japonica
      Limnophila sessiliflora
     
     
Fauna:
        2 Ramirezi de véu
       

Aqui fica uma foto do "ninho do amor"

"Ninho do amor" dos meus ramirezis G05w

"Ninho do amor" dos meus ramirezis Jlic

Também aproveito para perguntar a alguém mais entendido que eu, se sabem o tempo de demora entre desovas nos ramirezis....

Opiniões, sugestões e criticas aceitam-se...

Obrigado.


Última edição por rsmash em Sáb 17 Ago 2013, 12:41, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptySex 16 Ago 2013, 00:43Responder ao tópico

rsmash escreveu:
O côco coloquei-o em cima do areão, eles desovarão em cima do areão ou será melhor colocar uma pedra por baixo?

Não percebi muito bem a tua pergunta, uma pedra por baixo de onde?

A fêmea desova em folhas, troncos, dentro ou fora do coco e em cima de pedras.
Para ajudar a desova a água tem de estar mais ácida 6/6.5 PH. Coloca turfa granulada se for preciso.

Depois de desovar, o macho fertiliza os ovos e tem maior tendência para proteger o território e a prole. Os ovos demoram a eclodir de 3 a 5 dias. Os alevins consomem o saco vitelino durante os primeiros 3 depois podes alimentá-los dias com Microvermes ou Nauplios de Artémia de preferência (desenvolvem-se e ganham mais cor) ou com JBL Nobil Fuid em substituição de alimento vivo. Depois é ver a fêmea passear com os filhotes dentro da boca, até eles se aventurarem sozinhos.


Também aproveito para perguntar a alguém mais entendido que eu, se sabem o tempo de demora entre desovas nos ramirezis....

Pode acontecer com intervalos de um mês, mas não é uma coisa certa.
Ir para o topo Ir para baixo 

rsmash
rsmash

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Lopes
Localização : Barcelos
Mensagens : 260
Data de inscrição : 11/03/2013
Gostos : 8


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptySex 16 Ago 2013, 11:15Responder ao tópico

Olá Vera, desde já obrigado por esclareceres as minhas duvidas, a que não soubeste responder, prende-se com eu ter colocado o côco no areão sendo que não coloquei nada dentro dele. Ou seja se a fêmea desovar dentro do côco será em cima do areão pois o côco está sem fundo se reparares na imagem. E a pergunta era se a fêmea desovará assim, no próprio areão dentro do côco ou se será melhor colocar uma folha ou uma pedra no fundo do côco.

Espero ter-me feito compreender.

Obrigado uma vez mais Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptySex 16 Ago 2013, 14:51Responder ao tópico

Agora já percebi, mas se cortaste só um dos fundos do coco a fêmea se desovar nele, tem muito espaço nas paredes do coco do lado de dentro ou por fora, normalmente não desovam no areão.
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptySex 16 Ago 2013, 15:17Responder ao tópico

Espero que os teus ramirezis aprovem o lindo ninho de amor, reproduzindo-se muito Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

rsmash
rsmash

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Lopes
Localização : Barcelos
Mensagens : 260
Data de inscrição : 11/03/2013
Gostos : 8


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptySex 16 Ago 2013, 15:18Responder ao tópico

Ok, obrigado Vera, contudo aproveitei que tinha uma folha de amendoeira da india e coloquei por baixo do côco, assim também é uma forma da folha não nadar a boiar... Razz

Já está tudo pronto, agora já só falta arranjar um termostato, porque o que eu tenho lá não é constante e a temperatura sobe muito... :s

Obrigado Vera pela ajuda Smile


Última edição por rsmash em Sex 16 Ago 2013, 15:19, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

rsmash
rsmash

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Lopes
Localização : Barcelos
Mensagens : 260
Data de inscrição : 11/03/2013
Gostos : 8


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptySex 16 Ago 2013, 15:19Responder ao tópico

sandrass Razz obrigado, esperas tu e espero eu Smile Razz obrigado
Ir para o topo Ir para baixo 

rsmash
rsmash

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Lopes
Localização : Barcelos
Mensagens : 260
Data de inscrição : 11/03/2013
Gostos : 8


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptySáb 17 Ago 2013, 11:39Responder ao tópico

Ora bem, ontem coloquei o casal no "ninho do amor" e hoje tenho verificado estão muito parados e escondidos no meio da vegetação.

Relativamente aos parâmetros da agua, estão exactamente iguais aos do aquário onde estavam, até porque a agua veio na totalidade do aquário principal, e ontem fiz os testes em ambos os aquários e estava tudo igual.

A minha pergunta é, será que é normal estarem assim parados e meios escondidos? Digo isto porque no outro andavam mais "a vontade" e exploravam bem mais o aquário, contudo já vi que gostam bem de estar dentro do côco, agora falta saber se vão para lá por terem medo ou para começarem a preparar o ninho, e como sou leigo nisto dos ramirezis espero que alguém mais entendido me ajude Smile

Obrigado desde já Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptySáb 17 Ago 2013, 15:26Responder ao tópico

Não tenhas receio, todos os ciclideos anões são tímidos (não é medo) por natureza, uns mais que outros, também têm o seu feitio individual. Ainda estão a habituar-se ao novo espaço, a explorar, etc. Gostam muito de estar entre as plantas. Gostam mais de observar do que ser observados. Estavam habituados a ter companhia e agora estão sozinhos.
Ir para o topo Ir para baixo 

rsmash
rsmash

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Lopes
Localização : Barcelos
Mensagens : 260
Data de inscrição : 11/03/2013
Gostos : 8


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptySáb 17 Ago 2013, 15:36Responder ao tópico

Ok assim estou mais esclarecido Smile apaguei a luz e eles já andam mais pelo aquário. Se calhar vou deixar a luz do aquário apagada uns dois dias para eles andarem à vontade e depois volto a liga la normalmente. Obrigado Vera pela ajuda Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptySáb 17 Ago 2013, 15:40Responder ao tópico

Pois, eles gostam de andar ás escuras!Razz  É verdade que gostam de pouca luz, eu nos aquários de anões tenho sempre luz fraca.
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptySáb 17 Ago 2013, 15:51Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado.
Ir para o topo Ir para baixo 

rsmash
rsmash

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Lopes
Localização : Barcelos
Mensagens : 260
Data de inscrição : 11/03/2013
Gostos : 8


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptySeg 19 Ago 2013, 23:49Responder ao tópico

Só para dizer que 9 dias, sim 9 dias depois os ramirezis de cá da casa voltaram a pôr ovos... Estive agora a ver em directo e a cores a fêmea a pôr os ovos em cima da folha Very Happy:D:D e tirei apenas uma foto um pouco de longe, com o medo de a assustar...

Aqui fica a foto um pouco ao longe, mas se repararem os ovos estão na folha...

"Ninho do amor" dos meus ramirezis Zdof
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptyTer 20 Ago 2013, 00:25Responder ao tópico

Espectáculo! :cheers: 
Ir para o topo Ir para baixo 

Luiji
Luiji

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Luís
Localização : Porto
Mensagens : 427
Data de inscrição : 17/04/2013
Gostos : 10


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptyTer 20 Ago 2013, 01:13Responder ao tópico

Parabéns, boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo 

rsmash
rsmash

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Lopes
Localização : Barcelos
Mensagens : 260
Data de inscrição : 11/03/2013
Gostos : 8


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptyTer 20 Ago 2013, 11:02Responder ao tópico

Obrigado Smile vamos a ver se vou ter sorte desta vez Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Luiji
Luiji

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Luís
Localização : Porto
Mensagens : 427
Data de inscrição : 17/04/2013
Gostos : 10


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptyTer 20 Ago 2013, 13:22Responder ao tópico

Eu também tenho um casal de ramirezi que comprei recentemente ( a fêmea primeiro, duas semanas antes e o macho à dois dias).
E queria saber se conheces algum incentivo para os induzir à desova?
Outra pergunta é se deixas os ramirezi cuidarem dos seus filhos?

Cmps,
Luiji
Ir para o topo Ir para baixo 

rsmash
rsmash

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Lopes
Localização : Barcelos
Mensagens : 260
Data de inscrição : 11/03/2013
Gostos : 8


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptyTer 20 Ago 2013, 14:35Responder ao tópico

Relativamente a essas perguntas vou falar pelo que leio e pelas ajudas que tive por cá, a forma de os "incentivares" é tê-los num aquário de no mínimo 40 litros, sozinhos e com bastantes plantas e esconderijos de forma a parecer-se um habitat natural... Em aquários comunitários podes esquecer que não terás sorte, outro aspecto fundamental é a qualidade da agua, que é importante estar impecável para eles se sentirem mais "à vontade". Relativamente a posteriormente ter os alevins com os progenitores, sim irei ter os pais com as crias, pois como estão sozinhos num aquário, os pais não entrarão em stress e não comerão os pequenos, por isso não há problema nenhum em manter os progenitores com as crias... Mas existe por aí mais entendida na matéria do que eu para te ajudar nesses pontos.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Luiji
Luiji

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Luís
Localização : Porto
Mensagens : 427
Data de inscrição : 17/04/2013
Gostos : 10


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptyTer 20 Ago 2013, 17:08Responder ao tópico

Ok, obrigado pela informação!

Cmps,
Luis
Ir para o topo Ir para baixo 

rsmash
rsmash

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Lopes
Localização : Barcelos
Mensagens : 260
Data de inscrição : 11/03/2013
Gostos : 8


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptyTer 20 Ago 2013, 22:15Responder ao tópico

De nada... Cheguei agora a casa e reparei que a agua em cima nos cantos tem um pouco de espuma, sendo que a agua deste aquario foi retirada do principal, e este não tem. Será normal por ter um filtro mais fraco (cascata), devo fazer uma TPA? Sugestões de mais entendidos são benvindas.

Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptyTer 20 Ago 2013, 22:53Responder ao tópico

Espuma?? Muita? Mas qual é a saída do filtro, quantos L/h?

Experimenta tirar com um copo a espuma superficial, a ver se resulta!

Os ovos têm um dia, o pai deve estar a fertilizá-los, estava a ver se não o chateava na tarefa! Wink 
Ir para o topo Ir para baixo 

rsmash
rsmash

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Lopes
Localização : Barcelos
Mensagens : 260
Data de inscrição : 11/03/2013
Gostos : 8


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptyTer 20 Ago 2013, 23:03Responder ao tópico

Pois, eu não queria muito incomoda-los, a espuma não é muito, mas é alguma. Tirei agora uma foto para veres.

O filtro é de cascata e segundo o que tem na caixa é de 600l/h...

"Ninho do amor" dos meus ramirezis 7l1i

Obrigado pela ajuda Vera Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptyTer 20 Ago 2013, 23:18Responder ao tópico

Que método utilizaste para limpar o aquário, nenhum detergente, suponho?

Tenta lá aspirar essa água superficial, ou com o sinfonador ou a copo, e fazes a reposição.

Estamos numa fase crucial, eu não arriscava para já, fazer uma tpa, até porque por vezes uma ou duas não resolvem esse problema.

Faz lá isso e amanhã, logo que possas dás novidades!
Ir para o topo Ir para baixo 

rsmash
rsmash

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Lopes
Localização : Barcelos
Mensagens : 260
Data de inscrição : 11/03/2013
Gostos : 8


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptyTer 20 Ago 2013, 23:27Responder ao tópico

Ok Vera, obrigado, relativamente a lavar o aquário, claro que não, quando lavo o aquário apenas utilizo agua, e o aquário já está em funcionamento à 4 dias, por isso... Vou ver se removo a espuma com um copo, apesar de não querer mexer muito no aquário, mas... Vou esperar até amanhã, se amanhã à noite ainda tiver a espuma removo-a. Já agora não será por a fêmea ter desovado? Sei que por exemplo os betas criam espuma quando estão na altura da desova, por isso pergunto.

Obrigado uma vez mais Vera Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptyTer 20 Ago 2013, 23:39Responder ao tópico

rsmash escreveu:
Já agora não será por a fêmea ter desovado? Sei que por exemplo os betas criam espuma quando estão na altura da desova, por isso pergunto.

Obrigado uma vez mais Vera Smile
Não os apistos e os ramis não fazem isso! Penso que só os anabantideos é que fazem, que é o caso dos bettas, das colisas e outros.

Ciclídeos anões são a minha área preferida, já mantive algumas espécies de apistos e fiz algumas experiências de compatibilidades entre apistos num mesmo aquário com algum sucesso.
Postura só tive a sorte de ter uma vez, eles eclodiram e nadaram ainda livremente uns dias com a mãe sempre por perto. Só que eu tive de me ausentar por mais de uma semana e não os pude alimentar direito pois não tinha ninguém com conhecimentos para isso, e acabaram por morrer! Só os alevins, pois os outros peixes eram alimentados a flocos pela minha mãe.

Isto tudo para te dizer, que não é preciso estares-me sempre a agradecer, pois pela minha parte tenho todo o prazer em te ajudar, com o pouco que sei!
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





"Ninho do amor" dos meus ramirezis Vide

MensagemAssunto: Re: "Ninho do amor" dos meus ramirezis   "Ninho do amor" dos meus ramirezis EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

"Ninho do amor" dos meus ramirezis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Ciclideos :: Ciclídeos Americanos :: Cíclideos Sul Americanos - Anões-