Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EcoariumBanner_zps3903f249
Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Banner500x1254_zpsf6aa283b
Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Banner-500x125_zps9d594aec
Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Gambabanner_zpsgucldxz3
Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

carocha25
carocha25

Membro
Membro


Localização : Santa Maria Feira
Mensagens : 85
Data de inscrição : 16/04/2012
Gostos : 0


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyTer 17 Abr 2012, 09:48Responder ao tópico

Ora boas, conforme prometido venho ca apresentar o meu 1ºAqua

Setup:

- Aqua de 60cm - 55litros brutos (penso que 45 "liquidos")
- Termostato de 150w a 26º
- Filtro Interno 300L/h (a trocar por externo quando houver t€mpo...)
- Bomba ar 150l/h
- 2 Termometros controlo temperatuo (Digital + Fita)

Como disse na apresentação foi montado no Domingo passado e esta a fazer o ciclo....

Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Image411b

O Aqyua foi montado com substrato, areao, troncos e plantas, tudo tratado, fervido etc, conforme tenho andado a ler nestas ultimas duas semanas...Ainda falta tratar da "poda" das plantas ....

Opinem à vontade...

Questões:

- Ao fim de 15 dias irei fazer testes à agua..... O TPA é obrigatorio ou so se apresentar valores altos de Nitritos?
- Li que durante o ciclo puderia ter 1 ou 2 peixes "resistentes a nitritos" para ajudar ao ciclo, quais são? (so por ciuriosidade...pois prefiro esperar...)
- Qual a "fauna" que acham que deveria ter (tendoo a previsao que o PH estara normal, na ordem dos 7,5)? Pouca coisa....pois sei que o Aqua é pequeno....talvez grupo de 5 neos, 1 limpa fundos, 1 limpa vidros, e 4 guppys (3 f 1 m)???

E o texto ja vai longo....vou actualizando...

Obg

Carlos
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyTer 17 Abr 2012, 10:09Responder ao tópico

Ora boas!

Antes de mais parabéns pela montagem! Smile

É sempre bom ver mais um entusiasta neste fantástico hobbie!

Relativamente ao setup começo por perguntar para que tens a bomba de ar.
A bomba de ar é um mito instalado no mundo da aquariofilia e que na prática a única coisa que te proporciona é gastares electricidade...

A oxigenação da água é garantida através da agitação superficial da mesma.

Depois em relação aos peixes para o ciclo podes optar por 1 ou 2 corydoras.

As corydoras são peixes resistentes e que te vão ajudar no ciclo.
No entanto são peixes de cardume. Pelo que no futuro deves ter no mínimo 3...

No teu setup falas em 1 limpa-vidros e 1 limpa-fundos. Isso é coisa que não existe... Smile

Tens peixes de fundo, como as corydoras e aos quais chamam (erradamente) limpa-fundos.

Limpa-vidros é pior ainda! Conheces algum peixe que no seu habitat natural ande a limpar vidros? Very Happy

Normalmente são apelidados assim os CAE, SAE, Ottos e outros...

Também estes são peixes de cardume.

Pessoalmente optaria pelos Ottos devido ao seu tamanho. Em adulto crescem até 4cm ou 5cm.

Já os CAE crescem até 30cm e os SAE 15cm... Não me parecem boas opções para o teu aqua.

Em relação ao teu ciclo precisas de ter cuidado com uma coisa...

Tens um aquário bastante plantado para a sua dimensão.
Isto implica que não irás ter o pico de amónia e nitritos tão pronunciado como se estivesse "nu".
Isto porque as plantas absorvem esses elementos.

Por isto aconselho-te a introduzir já as corys, por exemplo, para aumentares a carga orgânica e ajudar ao ciclo!

De resto estás no bom caminho! Smile

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

carocha25
carocha25

Membro
Membro


Localização : Santa Maria Feira
Mensagens : 85
Data de inscrição : 16/04/2012
Gostos : 0


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyTer 17 Abr 2012, 10:23Responder ao tópico

Boas Amigo

Antes de mais obg pela resposta...

E peço ja desculpa....foi mesmo "preguiça" ir ver o nome correcto....Cory e Ottos....ja n esqueço mais....é que tem sido muita informação ao mesmo tempo...rsrsrsrs

A bomba de ar so la esta para ser usada um pouco à noite (fruto das leituras, à noite as plantas não oxigenam a agua.....?????) alem de que o filtro não tem saida no exterior da agua, tinha tipo cascata não achei piada...contudo tem saida dentro de agua e faz movimentação mais baixo....claro que tb mexe na superficie....é sufuciente ???

Obg

Carlos
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyTer 17 Abr 2012, 10:37Responder ao tópico

carocha25 escreveu:
....claro que tb mexe na superficie....é sufuciente ???

Não precisas de mais nada! Smile

Quanto aos nomes é perfeitamente natural!
Especialmente quando as "lojas da especialidade" são os primeiros (e os principais digo eu...) a espalhar muitos mitos e má informação!

É para isso que cá estamos! Para ajudar todos os que nos queiram ouvir! Smile

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

carocha25
carocha25

Membro
Membro


Localização : Santa Maria Feira
Mensagens : 85
Data de inscrição : 16/04/2012
Gostos : 0


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyTer 17 Abr 2012, 11:35Responder ao tópico

É isso mesmo que procuro....ajuda...aprender....



Quanto às especies que la pensava colocar ja vi que têm P.H optimos diferentes, nomeadamente os Guppys com os Neons....vou ter de ler ainda mais sobre isto...


Obg


Carlos
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyTer 17 Abr 2012, 12:21Responder ao tópico

carocha25 escreveu:
É isso mesmo que procuro....ajuda...aprender....



Quanto às especies que la pensava colocar ja vi que têm P.H optimos diferentes, nomeadamente os Guppys com os Neons....vou ter de ler ainda mais sobre isto...


Obg


Carlos

Isso é outro assunto que tem sido muito debatido...

Eu defendo que o pH não é tão importante como outros factores.

Uma vez mais as "lojas de especialidade" parece ser a única coisa com que se preocupam (e muita das vezes mal...)

O pH óptimo para uma espécie é-o para a "versão selvagem" da mesma.
Os peixes que nós temos são peixes de cativeiro e como tal habituados a pHs diferentes.

Desde que a sua habituação seja lenta e gradual não terás problema com isso...

Vê o meu exemplo. Tenho Guppys e Neons em pH que varia entre 6,0 e 6,5 durante o dia (sim o pH varia ao longo do dia! Smile )

Tenta ler um pouco sobre gH e choque osmótico.
Para mim muitíssimo mais importante que o pH!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Santos
Ricardo Santos

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo Santos
Localização : Braga
Mensagens : 207
Data de inscrição : 02/02/2012
Gostos : 15


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyTer 17 Abr 2012, 12:24Responder ao tópico

carocha25 escreveu:
É isso mesmo que procuro....ajuda...aprender....



Quanto às especies que la pensava colocar ja vi que têm P.H optimos diferentes, nomeadamente os Guppys com os Neons....vou ter de ler ainda mais sobre isto...


Obg


Carlos


Na realidade o pH é o parametro ou dos parametros menos importantes na aquariofilia.
Os animais que irás adquirir são provenientes de inumeras gerações que foram criadas em cativeiros, logo estiveram sempre ausentes de um pH ideia que os seus ancestrais em habitat selvagem teriam.
Não te preocupes com o pH, preocupa te sim com o gH.
Ir para o topo Ir para baixo 

carocha25
carocha25

Membro
Membro


Localização : Santa Maria Feira
Mensagens : 85
Data de inscrição : 16/04/2012
Gostos : 0


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyTer 17 Abr 2012, 13:55Responder ao tópico

Boas

Obg pela dica....ja percebi alguma coisa sobre a "dureza da agua" e sobre os choques....

Só não percebi uma coisa (chato este gajo)....o facto de o aquario estar muito plantado (ainda vai levar uma "poda") segundo o amigo InCoGniTuS é prejudicial? ou demora mais tempo a completar o ciclo?
De qualquer maneira hoje ou amanha (depende da disponibilidade da minha filha de 4 meses.....srsrsrrss) vou ver se ja lhe coloco 1 ou 2 Cory....alguma sugestão para a sua alimentação? Só tenho os flocos...mas n quero que coma so "restos"...

Obg e desculpem as perguntas todas.....prometo que depois de estar tudo estabilizado....eu tb estabilizo nas perguntas rsrsrs

Abç

Carlos
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyTer 17 Abr 2012, 14:08Responder ao tópico

carocha25 escreveu:
Boas
Só não percebi uma coisa (chato este gajo)....o facto de o aquario estar muito plantado (ainda vai levar uma "poda") segundo o amigo InCoGniTuS é prejudicial? ou demora mais tempo a completar o ciclo?
De qualquer maneira hoje ou amanha (depende da disponibilidade da minha filha de 4 meses.....srsrsrrss) vou ver se ja lhe coloco 1 ou 2 Cory....alguma sugestão para a sua alimentação? Só tenho os flocos...mas n quero que coma so "restos"...

Ora boas!

Não disse que era prejudicial!

Disse que era diferente! Smile

Um dos principais nutrientes das plantas é o Azoto (N).
Este nutriente está presente em vários compostos.
Normalmente é fornecido através do NO3 (nitratos).

No entanto as plantas até preferem NO2 (nitritos) ou NH3 (amónia).

Assim sendo os picos de valores que normalmente se tem é mais dificil de atingir.

Razão pela qual até torna o início de ciclo mais "seguro" para os peixes.

No entanto precisas de maior carga orgânica para "ajudar" ao ciclo.
Para se desenvolverem bactérias precisas de NH3 disponível para ser transformado em NO2 e posteriormente em NO3.

Quanto à comida para as Corys servem os flocos para já.

Depois se puderes arranja umas pastilhas para peixes de fundo que elas agradecem! Smile

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

carocha25
carocha25

Membro
Membro


Localização : Santa Maria Feira
Mensagens : 85
Data de inscrição : 16/04/2012
Gostos : 0


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyTer 17 Abr 2012, 14:13Responder ao tópico

Boas

Ok...ja percebi.....sim o "prejudicial" foi aplicado por mim....erradamente....

Mais uma vez obg, e quando vieres para lados da Feira temos de ir "buber" umas minis....das grandes...

Abç

Carlos


Última edição por carocha25 em Ter 17 Abr 2012, 15:45, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Santos
Ricardo Santos

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo Santos
Localização : Braga
Mensagens : 207
Data de inscrição : 02/02/2012
Gostos : 15


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyTer 17 Abr 2012, 15:44Responder ao tópico

Temos que ir beber umas grades? É pah na boa, se for para mandar grades de cerveja abaixo é já hoje:)
Ir para o topo Ir para baixo 

carocha25
carocha25

Membro
Membro


Localização : Santa Maria Feira
Mensagens : 85
Data de inscrição : 16/04/2012
Gostos : 0


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyTer 17 Abr 2012, 15:49Responder ao tópico

Isso....ja editei....escrever post's e trabalhar.....tenho de trabalhar mais devagar...srsrsrrs

Porcaria do teclado tem uma teclas pequenas.....ou serão os dedos grandes????!!!!!

Abç

Carlos
P.S.: e sim....umas grades tb iam.....é preciso é o tempo aquecer....(deve ter avariado o termostato ao S. Pedro....ainda vai ter reclamações da Unicer....)
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyTer 17 Abr 2012, 15:57Responder ao tópico

Ricardo Santos escreveu:
Temos que ir beber umas grades? É pah na boa, se for para mandar grades de cerveja abaixo é já hoje:)

Pronto...

Lá está ele a fazer-se convidado... Wink

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

xica
xica

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Solange N
Localização : Curitiba - Brasil
Mensagens : 285
Data de inscrição : 27/02/2010
Gostos : 31


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyQua 18 Abr 2012, 01:32Responder ao tópico

Noite.
InCoGniTuS escreveu:
No entanto as plantas até preferem NO2 (nitritos) ou NH3 (amónia).
Diana Walstad tem um estudo interessante sobre isto. As plantas preferem consumir amônia pois isto implica em menos gasto de energia para elas.
Em um aquário densamente plantado o que pode ocorrer é a chamada "ciclagem silenciosa".
Eu não colocaria peixes neste período, não vejo necessidade. O aquário ciclará de qualquer forma, com ou sem peixes, adição de amônia, ração, pedacinho de carne, entre outras coisas.
O diferencial será apenas a quantidade de bactérias instaladas principalmente nas mídias próprias para isto.
Até.

Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyQua 18 Abr 2012, 08:47Responder ao tópico

Verdade!

O ciclo dá-se de qualquer maneira.

No entanto, se não tivermos carga orgânica o ciclo quebra-se e é obrigado a recomeçar.

Para não estar a "desperdiçar" comida para garantir essa carga orgânica aconselhei a introdução de peixes, até porque sem os picos pronunciados de amónia e nitritos o perigo para os peixes é mínimo.

Há inclusivamente quem defenda que num aquário densamente plantado se possa introduzir fauna desde o início...
Já não vou tão longe, mas ao fim de uma semana parece-me até conveniente a sua entrada gradual.

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

carocha25
carocha25

Membro
Membro


Localização : Santa Maria Feira
Mensagens : 85
Data de inscrição : 16/04/2012
Gostos : 0


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyQua 18 Abr 2012, 09:05Responder ao tópico

Boas

Para ja ainda esta sem nada ( a patroa kinita ontem não deu "ordens" de saida....srsrrs) tenho posto alguma comidita....mas assim que for possivel vou então colocar só uma Cory e vigiando de perto a ver como se porta....depois k? ao fim de 15 dias? fazer os testes e se estiver tudo ok terei de fazer TPA ou não? e so depois ir colocando aos poucos os peixinhos....como acham melhor? estava a pensar comprar tipo uma especiei de cada vez, e de semana a semana....????!!!

Abç

Carlos
P.S: o chato das perguntas volta a atacar rsrsrsrsrdsr
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyQua 18 Abr 2012, 09:13Responder ao tópico

Não és chato nenhum! Smile

É para isso que cá estamos!

Para começar eu não colocaria apenas 1 cory! Punha 2 ou 3.

As corys são peixes de cardume e estando sozinha tem tendência a estar mais parada.

Depois de mais uma semana introduzia os primeiros habitantes.

E com um intervalo de 3 / 4 dias ia completando aos poucos.

Tens é de garantir uma correcta adaptação dos peixes ao teu aquário quando os trazes da loja!
Sabes fazer isso?

Um conselho que te dou é "perderes" algum tempo na loja a olhares bem para os peixes e seres tu a escolher os que queres trazer!
Procura por pontos brancos, escamas "ratadas", inchaços, respirações ofegantes, guelras vermelhas, etc.
Tudo o que possa indicar que algo não está bem com o peixe.

Se vires que em todos os aquários há 1 ou 2 peixes com problemas o meu conselho é não tragas nada! Poderão já ter infectado os outros...

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

carocha25
carocha25

Membro
Membro


Localização : Santa Maria Feira
Mensagens : 85
Data de inscrição : 16/04/2012
Gostos : 0


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyQua 18 Abr 2012, 09:25Responder ao tópico

Boas Amigo

Sim eu sei que as Cory são de cardume (rsrsrsrs ja pareço um Pro....), mas colocar ja 2 ou 3? estava a pensar colocar apenas uma para ajudar ao ciclo e depois colocar as outras....??? Será melhor ja irem as 3? não há risco? È que os animais la em casa.....melhor...."as pessoas la em casa são tratados como os animais"...se é que me faço entender....

Sim...sobre a adapatação ja li....penso que seja: colocar proprio saco dentro aquario, ir colocando de 5 em 5 minutos um pouco da agua do meu aqua no saco....e so depois colocar la dentro, sem agua do saco.....é isto? claro sem termos tecnicos....(mas ja não lhe chamei "limpa fundos)

Isso (visualização e escolha demorada) é garantido...ate porque a Patroa tb vai....e vai querer escolher.....certeza eeghehhehe

Ja agora aqui na zona Porto alguma loja de confiança? ou costumam comprar a "criadores caseiros" ???? tenho o problema de horario se for à semana tera de ser em algum shopping (arrabida shopping, parque nascente , etc assim n coloco nomes de lojas rsrsrsrs)

Obg

Carlos
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyQua 18 Abr 2012, 10:04Responder ao tópico

Como te disse antes o risco de envenenamento por Amónia é mínimo porque as plantas acabam por consumir bastante.

Logo à partida as Corys são bastante resistentes e aliado a baixos valores creio que é seguro colocares os peixes.

Acredita que se achasse que não era seguro não to aconselhava! Smile

Pessoalmente acho melhor colocares 3 corys em vez de 1!

Mas como já disse isto não é uma ciência exacta!

Eu tenho a minha opinião e fundamento-a!
Provavelmente vai haver quem me chame maluco! Very Happy

Mas cabe-te a ti ouvires o que te dizem, estudar e decidir por ti!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

carocha25
carocha25

Membro
Membro


Localização : Santa Maria Feira
Mensagens : 85
Data de inscrição : 16/04/2012
Gostos : 0


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyQua 18 Abr 2012, 10:12Responder ao tópico


"Acredita que se achasse que não era seguro não to aconselhava! Smile"



Claro que sim Amigo, eu não estava a questionar e tua ideia.... eu estava apenas a questionar a minha interpretação....entendi das tuas palavras que so deveria colocar uma,....e depois do ciclo as outras....ja percebi que entendi mal....ehehehe

Sendo assim....

Abç

Carlos
P.S: a escrita tem destas coisas,....se fosse uma conversa à "bolta" de uma mesa cheia de bejecas....a conversa fluia melhor....pelo menos na 1ª meia hora ehehehhehe
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyQua 18 Abr 2012, 11:22Responder ao tópico

Lojas no Porto tens uma que é das melhores em Portugal a Aquaporto! Também é nosso patrocinador!
Ir para o topo Ir para baixo 

carocha25
carocha25

Membro
Membro


Localização : Santa Maria Feira
Mensagens : 85
Data de inscrição : 16/04/2012
Gostos : 0


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyQua 18 Abr 2012, 11:30Responder ao tópico

Obg Vera....ja estava na minha lista.....ja tenho os horarios de Sabado...vamos la ver se la consigo dar um salto

Obg

Carlos
Ir para o topo Ir para baixo 

xica
xica

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Solange N
Localização : Curitiba - Brasil
Mensagens : 285
Data de inscrição : 27/02/2010
Gostos : 31


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyQua 18 Abr 2012, 13:39Responder ao tópico

InCoGniTuS escreveu:
Há inclusivamente quem defenda que num aquário densamente plantado se possa introduzir fauna desde o início...
Também verdade. Voltamos a D. Walstad.
http://theaquariumwiki.com/Walstad_method
Enfim, ciclar um aquário pode-se fazer de maneiras diferentes.
Eu, por exemplo, não coloco fauna, não adiciono amoníaco nem outro "alimento" qualquer para bactérias.
O ciclo se cumpre, com a ressalva de colônias reduzidas. Depois é só o cuidado de inserir a fauna aos poucos e lentamente, até as colônias se expandirem e se adequarem a nova carga orgânica, evitando picos tanto de amônia quanto de nitrito.
Até.

Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Santos
Ricardo Santos

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo Santos
Localização : Braga
Mensagens : 207
Data de inscrição : 02/02/2012
Gostos : 15


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyQua 18 Abr 2012, 16:32Responder ao tópico

InCoGniTuS escreveu:
Verdade!

Há inclusivamente quem defenda que num aquário densamente plantado se possa introduzir fauna desde o início...
Já não vou tão longe, mas ao fim de uma semana parece-me até conveniente a sua entrada gradual.

Abraço!


Se nos recordar mos da pesadelo que foi eu conseguir que a minha ultima montagem arranca-se, precisamente por não ter introduzido fauna mais cedo o que fez com que o ciclo não tivesse estabilizado, vamos de encontro ao que acabaste de dizer.
Ir para o topo Ir para baixo 

Chojin
Chojin

Membro
Membro


Nome Real : João Encarnação
Localização : Castro Verde
Mensagens : 108
Data de inscrição : 10/01/2012
Gostos : 0


Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptySáb 21 Abr 2012, 15:00Responder ao tópico

Boas carocha. Desde já bem vindo a este fantástico mundo aquático =)
Concordo em pleno com o que o Incognitus tem dito, principalmente a questão de colocares 1 ou 3 corys. A pores, convém que seja logo as 3. Peixes de cardume por norma devem-se adicionar logo na totalidade da composição do cardume, caso contrário poderá haver dificuldade de integração. Tudo bem que as corys são pacíficas, não dando portanto aso a rebelia... Apenas deixo esta resalva.

No que diz respeito a colocar as corys, já me foi dito numa loja muito boa da modalidade que a introdução das mesmas como primeiro peixe é um erro, o qual eu cometi no entanto, sem problemas.

Em relação à tua dúvida sobre a colocação do dito "limpa-vidros", pessoalmente não acho grande graça aos ottos, tendo eu optado por um ancistrus (cresce no máximo 10cm), peixe que se alimenta de algas (e não só) limpando assim, vidros, troncos, pedras, plantas e até mesmo o areão.

No que diz respeito à comida para as corys, recomendo-te as pastilhas de fundo da SERA... As minhas corys adoram-nas.

Por último, respondo-te à questão que colocas-te a respeito das TPAs. Visto que o teu aquário é plantado e mencionas-te que este tem substrato (pergunto-te, é subs. fértil?), dou-te o mesmo conselho que me foi dado aquando da montagem do meu. Faz TPA de 50% do volume de água de 2 em 2 dias durante a primeira semana, caso contrário poderás ter problemas em relação a algas. Outra questão que te coloco é, qual a granolometria do areão que tens por cima do substrato? É que pelo que parece na foto, esse areão parece ser muito mas mesmo muito grosso no caso de teres substrato fértil por baixo, fazendo com que os nutrientes passem para a coluna de água, resultado = BOOM de algas!
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... Vide

MensagemAssunto: Re: Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...   Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões... EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Meu 1º Aqua - Apresentação, Duvidas, Sugestões...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-