Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Móvel para aquário de 30 litros Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Móvel para aquário de 30 litros 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Móvel para aquário de 30 litros EcoariumBanner_zps3903f249
Móvel para aquário de 30 litros Banner500x1254_zpsf6aa283b
Móvel para aquário de 30 litros Banner-500x125_zps9d594aec
Móvel para aquário de 30 litros Gambabanner_zpsgucldxz3
Móvel para aquário de 30 litros Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Móvel para aquário de 30 litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

local
local

Membro
Membro


Localização : Silves
Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/09/2011
Gostos : 0


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptySeg 20 Fev 2012, 11:59Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Como a Maria pediu-me para mudar o aquário de sítio decidi fazer um móvel de raíz.
O móvel é baseado neste móvel.
Igualmente irei fazer uma sump com uma caixa vodafone, cujos passos irei colocar posteriormente.

Vou também colocar posteriormente as medidas do móvel (ainda tenho de aprender a colocar essa opção). Smile
Móvel para aquário de 30 litros Projectoaqua
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptySeg 20 Fev 2012, 12:14Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas,

Uma sump para um aquário de 30 litros? De certeza que precisas mesmo disso?

Quanto ao móvel, parece-me mesmo bem e sempre poupas uns €.
Já agora, que programa é esse? AutoCAD?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

local
local

Membro
Membro


Localização : Silves
Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/09/2011
Gostos : 0


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptySeg 20 Fev 2012, 13:29Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

A sump não é mesmo necessária, mas sempre dava para retirar o filtro interno e o aquecedor do aquário, dando mais um pouco de espaço aos peixitos. Estava a pensar utilizar uma caixa vodafone, que sempre ficava barata. Smile
Serviria também de treino para quando tivesse oportunidade de construir um aqua para salgado.
Para o móvel tenho alguns restos de madeira do último móvel que fiz, mas não tenho madeira suficiente, terei que comprar uma placa de madeira. Desta vez vou com o desenho de como quero que cortem a placa, pois da última vez necessitava de 1,35 m2 e comprei 4 m2, devido à forma de corte.

O programa que usei foi o Google SketchUp. Foi a primeira vez que o usei, mas numa noite consegui fazer o que viram acima. Aconselho a seguir os tutorials, pois o programa não é intuítivo, mas ao fim de 4 tutoriais és perfeitamente capaz de fazer o que fiz. Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptySeg 20 Fev 2012, 14:04Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas
Eu acho tudo bem, mas uma sump de 5l, colocada abaixo do nivel do aqua, é melhor que tenhas tudo bem planeado, porque senão ganhas um tapete de água, a margem de erro é muito pequena.
Como é que vais pôr a água a passar pela sump, de forma a manter o nivel?
Ir para o topo Ir para baixo 

hamal
hamal

Membro
Membro


Nome Real : Luis Buzaco
Localização : Alenquer
Mensagens : 48
Data de inscrição : 25/03/2011
Gostos : 1


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptySeg 20 Fev 2012, 14:20Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

atenção a bomba que vais colocar na sump.. a bomba tem de ser capaz de elevar a água da sump até ao aquário e sair água com a força suficiente de que necessitas.. tu vais poupar espaço no aquário, sem duvida.. mas vais gastar espaço para colocar os tubos de escoamento de água ou coluna seca (não sei qual a tua opção)... será que mereçe a pena a sump para um áquario pequeno?
as sump´s são boas para manter o nivel de água no aquário principal, mas a evaporação da água acaba sempre por criar alguns problemas na sump.. as sumps são boas para aquários de maiores dimensões.. já pensas-te em colocar a sump ao lado do aquário (até mesmo a fazer parte do aquário)... tudo ao mesmo nivel em que a bomba na sump não terá de vencer a altura.. apenas terá de fazer circulação de água.. penso que se adapte mais ao que queres fazer embora fique estéticamente um pouco pior pois perdes um dos lados do aquário para a sump.
Ir para o topo Ir para baixo 

local
local

Membro
Membro


Localização : Silves
Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/09/2011
Gostos : 0


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptySeg 20 Fev 2012, 15:03Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

A ideia da sump na caixa vodafone retirei-a daqui

Como fazer para que a água não transborde caso falte a luz:
Citação :
como em qualquer sump, seja com coluna seca ou tubo de admisao, é preciso fazer algumad contas. Basicamente o que interessa é a altura a que fica o tubo. No meu caso ficou a 3 cm do cimo, de modo a que quando a água baixar desse nível, deixa de cair água. Depois é encher o aqua até ao nível de entrada da mangueira, e de seguida encher a sump. Quando liga a bomba a água do aqua sobe e da sump baixa. Se faltar a luz a água do aqua desce até ao nível do tubo, e enche a sump, quando passa o tubo deixa de cair e como tal a sump não transborda.

No projecto dele há um orifício no último cubo, fazendo a água cair por gravidade. No meu caso tal não poderia acontecer (não vou furar o vidro), por isso estava a pensar colocar um tubo tipo anzol (apoiado no topo do aqua).

ainda não cheguei à parte da bomba (e depois de vos lêr já fiquei com dúvidas), e também não sei a diferença entre coluna seca e a outra opção. Embarassed
A questão da evaporação é bem real pois a minha casa é muito quente no verão.

Não pensei em fazer a sump na lateral porque o meu objectivo era apenas utilizar o espaço interior do armário, pois o resto do equipamento está guardado no armário do aqua de 96 litros.

Acho que vou ter que pensar muito bem a questão da sump...

Obrigado pela vossa ajuda
Ir para o topo Ir para baixo 

hamal
hamal

Membro
Membro


Nome Real : Luis Buzaco
Localização : Alenquer
Mensagens : 48
Data de inscrição : 25/03/2011
Gostos : 1


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptySeg 20 Fev 2012, 15:40Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

na minha opinião a melhor opção quando se monta um aquário com sump é a coluna seca pois mantem sempre por igual o nivel de água no aquario e todas as descompensações de água são feitas na sump (desde que tambem não deixes secar) e se a tua casa é quente com uma sump de 5lts vai passar o tempo todo a secar com a evaporação o que te vai dar algumas dores de cabeça e acabarás por optar por um outro tipo de filtro.

esta é a minha coluna seca quando o meu aquário estava em construção, a captação de água é feita á superficie e pareçe-me ser a maneira mais segura de fazer a queda de água para a sump.. os outros sistemas tem de ser bem pensados pois implica purgas de ar no sistema e tem de se auto-compensar quando falta a energia eléctrica.. mas cada caso é um caso.. ha quem prefira não furar o aquário e fazer a captação de água por overflow (tubos de superficie com sistemas de sifão):
Móvel para aquário de 30 litros 21052011181b
Ir para o topo Ir para baixo 

local
local

Membro
Membro


Localização : Silves
Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/09/2011
Gostos : 0


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptySeg 20 Fev 2012, 22:15Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Sendo assim coloco de parte a ideia de fazer a sump na caixa vodafone.

Quando tiver mais avanços colocarei imagens. Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo 

local
local

Membro
Membro


Localização : Silves
Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/09/2011
Gostos : 0


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptyTer 21 Fev 2012, 21:47Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Faltavam as medidas, aqui estão elas.
Móvel para aquário de 30 litros Projectoaqua2
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptyQui 23 Fev 2012, 10:16Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas,

As medidas parecem-me bastante bem.
Força nisso Wink

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptyQui 23 Fev 2012, 10:31Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas
Penso que deverias tapar a parte de trás (em baixo), evita sempre a queda de algumas coisas.
Penso também que deverias pôr uns pés no móvel, nem que seja apenas com 1cm de altura, para evitar problemas com derrames de água.
Ir para o topo Ir para baixo 

local
local

Membro
Membro


Localização : Silves
Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/09/2011
Gostos : 0


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptyQui 23 Fev 2012, 11:24Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Irei tapar mais a parte de trás, até porque já não irei colocar a sump.
Sobre os pés tenho algumas duvidas, nomeadamente a sua colocação. Como deverei colocá-los? Se forem nas pontas não vai abaular a base?
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptyQui 23 Fev 2012, 11:41Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas
Apesar de teres outras hipoteses, costuma haver no AKI uns pés com +/- 1cm, que colam ao movel e outros que têm uma espécie de prego, é tudo uma questão de g€st€, mas escolhas o que escolheres, devem ser colocados na direcção dos suportes do movel, neste caso por baixo das paredes laterais do movel, visto serem elas quem transmite o peso do aqua.
Por estas não serem às pontas do movel é que falei em pés curtos, penso que se forem maiores, não sendo postos perto dos cantos, vão ficar mal.
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptyQui 23 Fev 2012, 11:41Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas
Apesar de teres outras hipoteses, costuma haver no AKI uns pés com +/- 1cm, que colam ao movel e outros que têm uma espécie de prego, é tudo uma questão de g€st€, mas escolhas o que escolheres, devem ser colocados na direcção dos suportes do movel, neste caso por baixo das paredes laterais do movel, visto serem elas quem transmite o peso do aqua.
Por estas não serem às pontas do movel é que falei em pés curtos, penso que se forem maiores, não sendo postos perto dos cantos, vão ficar mal.
Ir para o topo Ir para baixo 

local
local

Membro
Membro


Localização : Silves
Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/09/2011
Gostos : 0


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptySeg 27 Fev 2012, 13:22Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Já fui às compras! Foram feitas no Leroy Merlin e ficaram assim divididas:
2 dobradiças - 6,05€
50 buchas de madeira - 2,25€
4 pés reguladores - 9,95€
4 porcas pregar M10 - 1,95€
16 esquinas ang. aço bicromado - 6,60€
puxador - 5,65€
puxador alternativo - 4,99€
parafusos - 0,31€
2 paineis em pinho - 19,90€
Total = 57,65€

Fica em falta o material de pintura ou envernizamento.
Ir para o topo Ir para baixo 

hamal
hamal

Membro
Membro


Nome Real : Luis Buzaco
Localização : Alenquer
Mensagens : 48
Data de inscrição : 25/03/2011
Gostos : 1


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptySeg 27 Fev 2012, 13:49Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

hmm... muito bem.. estou desejoso de ver o resultado... sou da opinião que se outros conseguem fazer eu tb sou, logo tu tb serás e farás um bom trabalho... boa sorte e faz as coisas com calma...
as madeiras podias já ter comprado cortadas e acabavas por ter menos trabalho e ficaria mais perfeito... mas nada como ser-mos nós a meter mãos á obra...
dá-lhe com alma amigo...
Ir para o topo Ir para baixo 

local
local

Membro
Membro


Localização : Silves
Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/09/2011
Gostos : 0


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptySeg 27 Fev 2012, 13:54Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Muito obrigado, já o 2.º móvel que irei fazer.
Eu mandei cortar logo as madeiras à medida, mas como esse trabalho foi grátis, não os coloquei nos custos. Depois coloco fotografias.
Ir para o topo Ir para baixo 

local
local

Membro
Membro


Localização : Silves
Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/09/2011
Gostos : 0


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptySeg 05 Mar 2012, 09:37Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Raios... Não imprimi o projecto e fiz borrada.
As madeiras maiores são as laterais e as menores as bases. Troquei essa ordem e agora tenho que começar outra vez. Já tinha feito as marcações e inserido as buchas de madeira. Agora tenho que serrar as buchas e voltar a fazer marcações.
Ir para o topo Ir para baixo 

hamal
hamal

Membro
Membro


Nome Real : Luis Buzaco
Localização : Alenquer
Mensagens : 48
Data de inscrição : 25/03/2011
Gostos : 1


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptyTer 06 Mar 2012, 10:08Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

força nisso amigo.. "no pain, no gain".. eheheh...
esses azares faz-nos gostar mais do resultado final...
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptyTer 06 Mar 2012, 10:13Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas
Não te preocupes, esses "azares" acontecem a todos os que querem fazer em vez de comprar feito, pensa nisso como uma marca, para um dia se perderes o movel, o poderes identificar.
lol!
Ir para o topo Ir para baixo 

local
local

Membro
Membro


Localização : Silves
Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/09/2011
Gostos : 0


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptyTer 06 Mar 2012, 12:20Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

É verdade. Very Happy
Estava a pensar envernizá-lo, mas agora já não pode ser. Vou pintá-lo da cor do outro móvel. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

local
local

Membro
Membro


Localização : Silves
Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/09/2011
Gostos : 0


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptySeg 12 Mar 2012, 20:27Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Cá estou eu para dar a conhecer os desenvolvimentos deste móvel.
Foi a primeira vez que trabalhei com buchas de madeira e esquinas e está a correr mais ou menos. Talvez por ter colocado demasiado cedo as esquinas no lado direiro, ela teve tendência a ir para dentro, que depois me colocou problemas com a entrada das buchas. Nada que um buraco mais alargado não resolva.
A pequena quantidade de madeira
Móvel para aquário de 30 litros P1070409
A malfadada lateral que foi para dentro
Móvel para aquário de 30 litros P1070412
O móvel já com a base colocada e a secar
Móvel para aquário de 30 litros P1070416
Também não sei porquê, as medidas do projecto não foram as reais, mas pronto, interessa é que ele fique pronto, que o aqua destinado a este armário já está cheio de algas.
Ir para o topo Ir para baixo 

local
local

Membro
Membro


Localização : Silves
Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/09/2011
Gostos : 0


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptySeg 12 Mar 2012, 20:28Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Actualização de custos:
1,15€ para uma embalagem de cola para madeira
Ir para o topo Ir para baixo 

hamal
hamal

Membro
Membro


Nome Real : Luis Buzaco
Localização : Alenquer
Mensagens : 48
Data de inscrição : 25/03/2011
Gostos : 1


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptyTer 13 Mar 2012, 08:51Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

tá a ficar bom... agora vai... lol!
uma capa boa de verniz nisso para a água que ás vezes pinga qd se faz manutenção ao aquário.. sempre ajuda a durar mais um tempo...
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptyQua 14 Mar 2012, 14:14Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas,

Muito porreiro, estou a gostar de ver Wink
Quando precisar de um móvel novo já sei a quem o encomendar eheh.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Móvel para aquário de 30 litros Vide

MensagemAssunto: Re: Móvel para aquário de 30 litros   Móvel para aquário de 30 litros EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

Móvel para aquário de 30 litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Soluções Caseiras :: Arquivo DIY-