Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Filtro externo Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Filtro externo 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Filtro externo EcoariumBanner_zps3903f249
Filtro externo Banner500x1254_zpsf6aa283b
Filtro externo Banner-500x125_zps9d594aec
Filtro externo Gambabanner_zpsgucldxz3
Filtro externo Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Filtro externo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Shido
Shido

Membro
Membro


Nome Real : Rafael Guilherme
Localização : Mirandela
Mensagens : 101
Data de inscrição : 21/10/2011
Gostos : 0


Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Filtro externo   Filtro externo EmptyTer 15 Nov 2011, 15:46Responder ao tópico

Gostava de construir um filtro exterior mas gostava de saber o que é preciso para o construir alguem me ajude
Ir para o topo Ir para baixo 

Fasg
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Flávio Sarmento Gaspar
Localização : Amora - Seixal
Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/02/2011
Gostos : 0


Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro externo   Filtro externo EmptyTer 15 Nov 2011, 16:26Responder ao tópico

Boas,


Eu recentemente construí um filtro externo caseiro para um aqua de camarões.

O material e a execução é extremamente simples:

Bomba de àgua 400/h
2 garrafas de àgua ou refrigerante
Tubo de borracha.
Matérias filtrantes


Liguei a bomba a um tubo, esse tubo entra numa garrafa e a àgua é filtrada de cima para baixo, ou seja, entra na garrafa, desce pela matéria filtrante até ao fundo. No fundo há uma ligação com tubo para uma segunda garrafa, a àgua entra por baixo e conforme vai subindo vai sendo novamente filtrada até sair por um tubo em arco que desce até ao aqua. Aínda de acrescentar que a àgua é puxada pela bomba no bocal de uma placa de fundo daquelas antiguinhas. Very Happy

Até hoje este sistema tem funcionado na perfeição mantendo a agua muito bem filtrada,



Cumprimentos


Flávio
Ir para o topo Ir para baixo 

Shido
Shido

Membro
Membro


Nome Real : Rafael Guilherme
Localização : Mirandela
Mensagens : 101
Data de inscrição : 21/10/2011
Gostos : 0


Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro externo   Filtro externo EmptyTer 15 Nov 2011, 19:52Responder ao tópico

boas flavio podias mostrar uma foto do teu filtro para eu ter mais ou menos uma ideia


cumps
Ir para o topo Ir para baixo 

otrebor76
otrebor76

Membro
Membro


Nome Real : Paulo Brito
Localização : Madeira - Funchal
Mensagens : 158
Data de inscrição : 14/04/2010
Gostos : 16


Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro externo   Filtro externo EmptyTer 15 Nov 2011, 20:38Responder ao tópico

eu já pensei em fazer um filtro externo, mas depois juntando o preço de tudo para fazer uma coisa duradoira, achei que não iria compnsar. ora, seria necessário tubo em pvc (para ser resistente) duas tampas, passa muros, torneiras uma boa bomba eheim... e optei por ter menos maçada e com prei o 2213! lol parte do material ainda cá anda, a bomba foi usada para fazer um filtro biologico tipo sump num aqua de inverts e que nem ficou nada má!

ps: também gostaria de ver as fotos, pois garrafas de refrigerante ou agua parecem-me fraquitas e provavelmente iriam pingar... acesso às materias filtrantes e esponjas complicado no minimo...
Ir para o topo Ir para baixo 

Fasg
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Flávio Sarmento Gaspar
Localização : Amora - Seixal
Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/02/2011
Gostos : 0


Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro externo   Filtro externo EmptyQua 16 Nov 2011, 09:46Responder ao tópico

Boas,


Ainda estou para descobrir como postar aqui fotos....

Enquanto não consigo fica a resposta:

Na realidade se formos a pensar, um filtro externo de pequena capacidade não sai assim muito mais caro que um feito de forma caseira, num dos meus nanos tenho um EDEN 501 para aquários até 60 litros que foi extremamente barato, 30 euros penso.

No entanto eu tenho a sorte de me dar muito bem com dois dos patrocinadores aqui do forum que ao longo do tempo me tem dado bastante a aprender e me facilitam imenso o acesso a materiais a excelentes preços. Matérias filtrantes foram-me dadas Very Happy , bomba de água já tinha, placa de fundo já tinha a muito tempo. Para fazer a união de uma garrafa a outra usei parte do tubo da placa de fundo e isolei muito bem com silicone. Para o passa muros contei com um amigo que é eletricista Very Happy


Vou averiguar como colocar aqui fotos e terei todo o gosto em mostrar-vos.



Flávio
Ir para o topo Ir para baixo 

otrebor76
otrebor76

Membro
Membro


Nome Real : Paulo Brito
Localização : Madeira - Funchal
Mensagens : 158
Data de inscrição : 14/04/2010
Gostos : 16


Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro externo   Filtro externo EmptyQua 16 Nov 2011, 11:37Responder ao tópico

boas, flavio se tens gmail, o mais facil é mesmo fazer upload para uma galeria tua no antigo picasa (agora é google mais que agrupa tds os sites da google com a mesma conta do gmail.) depois é só seleccionares a foto (endereço do link) e depois é mesmo só na tua mensagem do forum clicares no icone de imagem por cima e colares o endereço.
eu ja vi filtros externos pequenos DIY que são pendurados mesmo na beira do aquario nesses mesmos moldes que o teu. mas se há dias eu tive um problema no meu eheim 2213 com a saida partida, imagino a fragilidade de um filtro d garrafas de 1 litro...
Ir para o topo Ir para baixo 

Fasg
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Flávio Sarmento Gaspar
Localização : Amora - Seixal
Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/02/2011
Gostos : 0


Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro externo   Filtro externo EmptyQua 16 Nov 2011, 14:46Responder ao tópico

Boas Paulo,

Nisso tens razão, o filtro é fragil... lol!

No entanto tem-se aguentado bem, sem grandes stress, não tem fugas, está a trabalhar sem interrupções acerca de 2 meses Very Happy

Bom mas já descobri como colocar aqui as fotos:

[img]Filtro externo Img20111116005[/img]

[img]Filtro externo Img20111116006[/img]

[img]Filtro externo Img20111116004[/img]

[img]Filtro externo Img20111116003[/img]

[img]Filtro externo Img20111116002[/img]



Penso que serão suficientes para perceber como está feita a montagem, há que esclarecer também que este aqua não é muito alto, o que permite que o filtro fique por fora e assente na mesma base do aqua não havendo qualquer necessidade de prender o filtro ao aqua.
Tenho que ressalvar aínda que isto foi apenas uma experiência assim feita de improviso, como o aqua é apenas e só dedicado camarões até hoje tem funcionado às mil maravilhas!


Cumprimentos


Flávio
Ir para o topo Ir para baixo 

otrebor76
otrebor76

Membro
Membro


Nome Real : Paulo Brito
Localização : Madeira - Funchal
Mensagens : 158
Data de inscrição : 14/04/2010
Gostos : 16


Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro externo   Filtro externo EmptyQua 16 Nov 2011, 17:41Responder ao tópico

lol, dá para ter uma ideia boa. eu tinha imaginado diferente e não estava a ver como era que se aguentava...
o problema é sempre aquele... garrafas são frageis e pior ainda é para limpar o filtro... não podes colocar esponjas porque a abertura não dá. de resto até dá para o gasto.
Ir para o topo Ir para baixo 

Fasg
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Flávio Sarmento Gaspar
Localização : Amora - Seixal
Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/02/2011
Gostos : 0


Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro externo   Filtro externo EmptyQua 16 Nov 2011, 20:15Responder ao tópico

Sim, para aquilo que é necessário tem dado na perfeição. Este aqua está dedicado ao apuramento de Red Cherry. Tenho dois casais sakura que tem reproduzido perfeitamente, a nível de parâmetros também está tudo impecável.

Quanto à limpeza, as matérias filtrantes saem bem pelos gargalos das garrafas, foi umas das preocupações que tive antes de o pôr a funcionar a 100%.

Cumprimentos


Flávio
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro externo   Filtro externo EmptyQua 16 Nov 2011, 21:02Responder ao tópico

Sempre à aprender!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Fasg
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Flávio Sarmento Gaspar
Localização : Amora - Seixal
Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/02/2011
Gostos : 0


Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro externo   Filtro externo EmptyQui 17 Nov 2011, 15:07Responder ao tópico

Exatamente Ramiro! São aquelas soluções de baixo custo, que não são visualmente agradáveis, mas extremamente funcionais!


Cumprimentos


Flávio
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro externo   Filtro externo EmptyQui 17 Nov 2011, 18:14Responder ao tópico

Já tinha visto algo do género, realmente a nível de custo é apenas o valor da bomba de água. Vi na casa de um colega meu um com uma tuperware, muito porreiro, tipo sump, ao nível do aquário e na parte de trás, ficou bestial e não se vê, apenas as mangueiras, é uma ideia económica também.
Ir para o topo Ir para baixo 

Fasg
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Flávio Sarmento Gaspar
Localização : Amora - Seixal
Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/02/2011
Gostos : 0


Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro externo   Filtro externo EmptyQui 17 Nov 2011, 19:53Responder ao tópico

Também pensei / pesquisei para fazer algo com tuperware/acrílico Francisco, no entanto esta forma foi a mais viável, porque como era de esperar tive problemas no ajustamento da pressão. A àgua que entrava dentro do filtro era mais que aquela que saía, isso gerou problemas de fugas pois a pressão feita pela àgua era demais para afragilidade do filtro. A solução foi mesmo ajustar a altura do filtro, ao coloca-lo mais alto a agua bombeada perde força. O problema neste caso é mesmo ver-se todo o sistema, o aquário é relativamente baixo, mas como é só um aqua para apuramento não me preocupei muito. É funcional e a àgua está impecável. Portanto objectivo cumprido!! Very Happy

Cumprimentos


Flávio
Ir para o topo Ir para baixo 

artan
artan

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Portugal
Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/09/2011
Gostos : 0


Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro externo   Filtro externo EmptySeg 21 Nov 2011, 22:07Responder ao tópico

Boas Shido ,

Eu a coisa de 2 semanas tb fiz um filtro para o Aqua da pequena , ficou-me relativamente barato pois os materiais nem são mto caros

O conceito e simples ;

1 tubo de 90 cm de diametro , (30 cm de comprimento) duas tampas para esta medida (na loja de canalização o funcionário chamou-lhe tampas de visita) , isto foi o mais caro

1 bomba submergivel (comprei uma no supermercado por 6 euros faz 150 l/h) sendo o aquario de 25 litros e suficiente.

3 torneiras de rega (estou a usar o sistema de 16 mm)

2 joelhos para converter em rosca de meia polegada

2 engates rapidos para mangeira de jardim

2 engates de torneira

4 joelhos para fazer os tubos de descarga e de recolha.

Mangeira 12 mm (Q.B.)

Não foram os materiais mais adequados mas em relação ao preço ficou tudo por uns 20 euros (se calhar nem tanto) mas não tive de comprar nem cola de pvc , silicone ou massa de reconstrução.

Fui ali num instante lhe tirar umas fotos ...

esta e a parte de cima , a bomba está colada com silicone a tampa superior , podes reparar no furinho que fiz no topo para passar o fio eletrico isolando de seguida mto bem com silicone tudo a volta

Filtro externo Img0418vs



O grande problema que tive foi o isolar a saida da bomba , usei silicone a isolar tudo e no fim de estar tudo bem seco (dois dias) usei uma massa de recontrução (deste genero mas de outra marca) para selar completamente

Filtro externo 8486717070543568

se nao me engano o bocado de tubo que liga a bomba à mangeira é de uma caneta (eheh) , assim puxa a já agua filtrada e a devolve ao aqua.

Filtro externo Img0421y




No fundo do filtro , furei a medida de uma torneira de rega e repeti o processo para isolar tudo , e fundamental estar tudo estanque senão tens disabores quando chegares a casa.


Filtro externo Img0419c



o meu "chupador" e tb algo que andava aqui a rebolar por casa montado num joelho de rega fixado com ventosas (da para comprares nos chineses umas 8 ventosas por 75 cents)

Filtro externo Img0420nj



Em relação a materias filtrantes tens mto por onde escolher , eu usei 2 tipos de esponja , ceramica , carvão e lã mas isso e ao gosto de cada um , tens perto de 20 cms para escolher o usar.

Se precisares de mais alguma informação e so apitar para joao.d.barbosa@gmail.com , visto não ter mto tempo disponivel nao acompanho mto regularmente os forum.

Se fores fazer um para ti , boa sorte e não poupes no silicone!


Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Filtro externo Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro externo   Filtro externo EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Filtro externo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Soluções Caseiras :: Arquivo DIY-