Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EcoariumBanner_zps3903f249
Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Banner500x1254_zpsf6aa283b
Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Banner-500x125_zps9d594aec
Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Gambabanner_zpsgucldxz3
Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

hugosimoes
hugosimoes

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Simões
Localização : Anadia
Mensagens : 146
Data de inscrição : 26/07/2011
Gostos : 15


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyTer 27 Set 2011, 13:48Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas

Pessoal eu estou aqui com um pequeno problema. Estou a sofrer uma infestação de verme ancora. Primeiro apareceu nos meu kinguios mas depois apareceu nas gambuzias e nas tencas ( os kinguios e estão separados das gambuzias e das tencas).

Eu experimentei fazer a remoção manual, sacrifiquei uma gambuzia infectada para testar os danos. Resultado morreu de hemorragia, ( aqueles bichinhos estão enterrados fundo na carne e se não bastasse ainda por cima tem aqueles 4 dentes espetados em forma de cruz que é para não se soltarem mesmo), logo considerei ser uma experiência a não realizar novamente.

O que posso eu fazer para combater aquela praga?




NOTA: Aquilo apareceu tudo depois de eu comprar uma dose de musgo de Java mais ou menos a umas 3 semanas, o que me leva seriamente a acreditar que o parasita pode ter aparecido aí e depois foi uma questão de tempo para infectar os peixitos.
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyTer 27 Set 2011, 14:19Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas,

Tens ai um "bicho de 7 cabeças"

Ve la se isto ajuda:

"Hoje fui à loja onde costumo comprar tudo (Koi Park, e desculpem a publicidade...) e comprei o Parazin da Waterlife. Já usei alguns produtos desta marca, e como estou satisfeito mantive a marca.
Entretanto fiz o que me recomendaram, e a muito custo, para mim e para os peixes, retirei os vermes ancora com uma pinça. Não consegui apanhar o cardinal, e este ainda tem o Ancora agarrado a ele...
Incrível como este crustáceos se agarram com tanta força aos peixes. Ao puxá-los notei que estavam MESMO agarrados e que aquela remoção provocava dor nos peixes... "


Foi retirado aqui do Peixefauna de um tópico idêntico.
A malta aconselha mesmo seres tu a retirar com a pinça o verme e rapidamente meteres um cotonete com betadine ou mercurio.

Deixa vir pessoal mais entendido para ajudar.

Abraço

João
Ir para o topo Ir para baixo 

hugosimoes
hugosimoes

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Simões
Localização : Anadia
Mensagens : 146
Data de inscrição : 26/07/2011
Gostos : 15


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyTer 27 Set 2011, 23:23Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Não reparei que existia um tópico sobre o mesmo problema. Embarassed

O meu medo é que volte a matar uns peixitos porque aquilo está tão enterrado que quando sai tira pedaços de carne dos peixes Shocked

Não existindo outra solução vou ter de fazer aquilo peixe a peixe e esperar para não matar nenhum.
Ir para o topo Ir para baixo 

hugosimoes
hugosimoes

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Simões
Localização : Anadia
Mensagens : 146
Data de inscrição : 26/07/2011
Gostos : 15


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQua 28 Set 2011, 02:15Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Eu continuei na minha busca sobre estes bichinhos e li sobre tratamentos com sal de cozinha. Falavam em 70 gramas de sal por cada 3 litros e fazer uma espécie de banho de 30 minutos, que depois disso o verme morria.


Será que resulta mesmo ou nem por isso?
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQua 28 Set 2011, 09:01Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

isso é uma concentração alta de sal.. muito alta mesmo e nem todos os peixes suportam isso....
Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQua 28 Set 2011, 09:07Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas,

Hugo ao nivel do banho de sal não li nada, sei que para o Ictio isso serve.

Ao nivel do verme tens estas infos que encontrei mais.
Faz mais pesquisas por anchor worm (Lernea)

Ao nivel da cura achei curioso esta afirmação:

Manual removal of the parasite is one of the surest ways to get rid of it; this can be done by holding the fish in the hand and removing the parasites with a pair of tweezers, being careful not to break the tail off leaving the head embedded and dipping the fish back into water every few seconds so it can breathe. Sometimes the parasite can burrow so deeply that pulling it out can cause more trauma then leaving it in and just treating it.

Basicamente se não consegues remover mais vale esperar pelo medicamento faça efeito ou então terás o ditado "se não morre da doença morre da cura".

Depois encontrei isto:

Tratamento: os tratamentos existentes para a lerneose são bastante eficazes, tanto para o combate do parasita adulto como para os copepoditos. Recomendamos, inicialmente, a remoção manual dos parasitas adultos com um auxílio de uma pinça. Esta remoção manual do parasita é muito importante, porém deve-se administrar medicamentos específicos para o combate da lerneose.

Não recomendamos o tratamento em aquário hospital e sim diretamente no aquário, ou lago ornamental. Isto, porque é necessário combater tanto a forma de vida parasitária, como as formas de vida livre. Se não respeitar estas recomendações é possível uma reinfestação futura.

Sera Cyprinopur é o tratamento indicado para lerneose (verme âncora) e outros crustáceos ectoparasitas.

Protocolo Terapêutico: Administre por 3 dias consecutivos SERA Cyprinopur 100 ml para cada 2.000 litros de água para lagos ornamentais, ou 1ml para cada 20 litros em aquários. Após o tratamento é conveniente aplicar esta dosagem prescrita uma vez por semana nas próximas 3 semanas para prevenir o aparecimento da doença novamente.


Para complementar o tratamento medicamentoso é interessante administrar sobre a ração, ou alimento liofilizado (6 a 7 gotas) SeraFishtamin, pois assim estaremos aumentando o suporte vitamínico e auxiliando na recuperação dos peixes.


Sei que também tens PARAZIN da Waterlife que é para isso mesmo.

Espero que ajude.

Abraço

João
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQua 28 Set 2011, 09:13Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas!
O sal serve para várias situações mas não na concentração de mais de 20gr por litro... peixes mais sensiveis tambem morreriam alêm do parasita...
Ir para o topo Ir para baixo 

hugosimoes
hugosimoes

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Simões
Localização : Anadia
Mensagens : 146
Data de inscrição : 26/07/2011
Gostos : 15


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQua 28 Set 2011, 15:00Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas

Eu hoje fui a umas 4 ou 5 lojas de animais ( é o que se arranja aqui pelos meus lados) e só numa é que a dona sabia do que eu falava de resto todos diziam que era ictio.

Essa senhora disse-me para tirar o verme dos peixes e coloca-los noutro aquário, tirar as plantas e lava-las com aqueles desinfectantes que se usam para limpar os vegetais e as frutas ( diz que aquilo matava possíveis ovos, recém nascidos do verme e mesmo algum verme que por ali estivesse escondido). Quanto ao areão, se fosse possível proceder a sua substituição por outro novo ou passar o mesmo desinfectante no areão, posteriormente lava-lo em água muito quente e por fim coloca-lo a secar ao sol durante uns dias.

Disse-me que não compensava comprar produtos para combater aquela praga, porque o frasco era muito grande e caro e que ia ficar quase cheio e que ia ser um desperdício porque é uma praga pouco habitual em aquário.


Pois a ideia do sal está fora de questão, porque com essa quantidade de sal ficavam ali tipo carapaus salgados lol!

João obrigado pela dica. Se este processo falhar já sei o que ir comprar, mas espero que não falhe. Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo 

Joao_Costa
Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna


Nome Real : João Costa
Localização : Qta do Conde
Mensagens : 1661
Data de inscrição : 23/06/2010
Gostos : 40


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQua 28 Set 2011, 15:07Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas,

Hugo a senhora deve ter tido a melhor das intenções em te ajudar, mas uma coisa que eles dizem nas pesquisas é fazeres o tratamento mesmo no aquario.

E sobre os preços dos medicamentos ... se resulta porque não comprar e usar !!!
Acho que ao nivel da fauna, tens mais €€€ investidos que o preço do medicamento.
Penso eu ...

Boa sorte com isso.

Abraço

João
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQua 28 Set 2011, 15:10Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Para fazer como a senhora da loja lhe disse você ia ter que ciclar depois o aquário todo... a meu ver é dinheiro bem gasto comprar o remédio...o Sera Cyprinopur ronda os 12/13€ ñ é assim tão caro...
Ir para o topo Ir para baixo 

xandre
xandre

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : celso
Localização : Funchal
Mensagens : 705
Data de inscrição : 24/06/2011
Gostos : 90


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQua 28 Set 2011, 21:09Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

boas
li num site da concorrençia em que um dos seus utilizadores eliminou o verme ancora apenas com a temperatura, segundo ele diz 18 dias a 30-31graus foi suficiente utilizando um aqua hospital
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQua 28 Set 2011, 22:56Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

esqueça isso do aqua hospital pois o aquário principal ia continuar com o verme...
Ir para o topo Ir para baixo 

hugosimoes
hugosimoes

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Simões
Localização : Anadia
Mensagens : 146
Data de inscrição : 26/07/2011
Gostos : 15


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQua 28 Set 2011, 23:45Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Já arranjei o produto Very Happy

Falei com uns amigos meus e um tinha tido o mesmo problema que eu no ano passado só que num lago de jardim. Sábado vou lá buscar o produto e fazer o tratamento.

João, já tenho algum dinheiro investido nesta "brincadeira". Ainda a semana passada comprei dois filtros novos e a minha mãe quase me "jogava o fogo" e ela ainda não sabe que vou arranjar o aquário velho para colocar peixes de água quente. Quando ela souber vai-me fazer a vida negra Evil or Very Mad

Hugo tens toda a razão! Com a vontade de matar aqueles bichinhos todos as vezes fazemos coisas mais prejudiciais do que benéficas.

Xandre, como o Hugo disse e bem o verme vai continuar no aquário e eu não tenho possibilidades de ter um aquário de quarentena para esse efeito.






Última edição por hugosimoes em Qui 29 Set 2011, 01:14, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQua 28 Set 2011, 23:51Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Depois do tratamento ñ te esqueças é de alimentar bem os peixes pois eles vão ficar fraquitos...
Ir para o topo Ir para baixo 

hugosimoes
hugosimoes

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Simões
Localização : Anadia
Mensagens : 146
Data de inscrição : 26/07/2011
Gostos : 15


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQui 29 Set 2011, 01:14Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Claro, isso não pode faltar!

Dar-lhe algum alimento vivo ajuda sempre mais. Por exemplo aos kinguios costumo lhes dar o resto da isca de pesca que sobra quando vou pescar. Além de não desperdiçar os bichitos, os peixes adoram Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQui 29 Set 2011, 03:19Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Também já tive esse problema e tive de remove-los manualmente, depois com o contonete e betadine passei nas feridas, mas no teu caso como tens todo o aquário infestado recomendo o tratamento com o medicamento citado, isso do sal para este tipo de infestação teria de ser uma dose muito elevada. Ficamos a aguardar novidades.
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQui 29 Set 2011, 08:35Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

que filtro é que tem aí já agora??? Atençao que muitas bastérias do filtro vão morrer com o tratamento...
Ir para o topo Ir para baixo 

hugosimoes
hugosimoes

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Simões
Localização : Anadia
Mensagens : 146
Data de inscrição : 26/07/2011
Gostos : 15


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQui 29 Set 2011, 11:19Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Nos peixes maiores já retirei o verme e tratei das feridas. Agora só falta aplicar o medicamento na água para eliminar de vez o problema.

Foi um filtro que comprei no Bricomarché...Acho que chama ELITE Hush. Em chegando a casa confirmo isso.
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQui 29 Set 2011, 11:50Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Veja se o filtro tem carvão activado e se tiver retire e só coloque depois de terminar o tratamento..
Ir para o topo Ir para baixo 

xandre
xandre

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : celso
Localização : Funchal
Mensagens : 705
Data de inscrição : 24/06/2011
Gostos : 90


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyQui 29 Set 2011, 16:55Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

boas
Lerneose (Verme Âncora)
Agente etiológico: Lernaea sp.



Fisiopatologia :

Efeitos nas brânquias: lesões com perda da arquitetura branquial e redução da sua função devido a atividade alimentar do parasita. Pode ocorrer ainda oclusão temporária, ou permanente da circulação pela fixação do parasita. O tecido branquial pode ainda sofrer necrose e desintegração local, ou difusa.
Efeito na pele : fixam-se apenas sobre a pele e causam destruição de escamas e células mais superficiais. No local de fixação surge uma lesão que permanece mesmo depois do desprendimento do parasita. Há irritação local e inflamação. Em infestações mais intensas onde as lesões são mais graves pode ainda ocorrer problemas de osmorregulação provocados pela perfuração do tegumento. Infecções bacterianas secundárias são algumas das complicações deste tipo de parasitismo.
Efeitos gerais: freqüentemente há uma perda de peso do hospedeiro. Peixes infestados por ectoparasitas sofrem de constante irritação na superfície do corpo e são obrigados a conviver com esta situação estressante. É possível observar mudanças no comportamento de peixes parasitados, pois estes freqüentemente tentam se livrar destes parasitas ao realizar fricção contra objetos duros, pedras, etc...


Tratamento: a) Remoção manual com pinça cirúrgica. No caso da lernea as lesões são mais profundas sendo necessário um banho com solução de Permanganato de Potássio e posterior remoção dos parasitas fixados. Outra alternativa é instilar um solução hipertônica com Cloreto de Sódio (Rinosoro Hipertônico 3%) sobre o parasita. Isto facilita a sua remoção com a pinça. . A remoção manual não significa que não há necessidade de tratamento com medicamentos. Esta serve apenas para interromper os danos diretos que o parasita ocasiona ao peixe enquanto o tratamento está em execução; b) Medicamentos na ração: Vitosan; c) Produtos para banhos de imersão : Anchor away/PondRx. Diflubenzuron / Trichlorfon / Malathion; d) Banhos rápidos de imersão com Cloreto de sódio 5% durante 60 segundos. Repetir este banho duas a três vezes.Pode-se também adicionar formalina 10%.

Fonte
http://www.agostinhomonteiro.com.br/nws_dicas_056.php
Ir para o topo Ir para baixo 

hugosimoes
hugosimoes

Membro
Membro


Nome Real : Hugo Simões
Localização : Anadia
Mensagens : 146
Data de inscrição : 26/07/2011
Gostos : 15


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptySex 30 Set 2011, 14:07Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

hugovcd escreveu:
Veja se o filtro tem carvão activado e se tiver retire e só coloque depois de terminar o tratamento..

Não tem carvão activo...





Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptySex 30 Set 2011, 15:47Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

então faça o tratamento e depois coloque carvão activado durante 2/semanas e faça TPA's a cada 3 dias
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  Vide

MensagemAssunto: Re: Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?    Verme ancora -  Como controlar e eliminar a praga?  EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

Verme ancora - Como controlar e eliminar a praga?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Doenças e Pragas-