Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Filtro biologico Extra (OPINIOES) Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Filtro biologico Extra (OPINIOES) 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Filtro biologico Extra (OPINIOES) EcoariumBanner_zps3903f249
Filtro biologico Extra (OPINIOES) Banner500x1254_zpsf6aa283b
Filtro biologico Extra (OPINIOES) Banner-500x125_zps9d594aec
Filtro biologico Extra (OPINIOES) Gambabanner_zpsgucldxz3
Filtro biologico Extra (OPINIOES) Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Filtro biologico Extra (OPINIOES)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

LPinto
LPinto

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto / Valongo
Mensagens : 223
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 0


Filtro biologico Extra (OPINIOES) Vide

MensagemAssunto: Filtro biologico Extra (OPINIOES)   Filtro biologico Extra (OPINIOES) EmptySeg 21 Abr 2008, 08:43Responder ao tópico

Boas...

Estive a ler umas coisas sobre plantados e a Daphnia pulex...
E tive uma ideia...

Visto que tenho montes de Daphnias e se as libertar no meu aquario elas nao duram minutos.
Lembrei-me que se cria-se um refugio como nos aquario de agua salgada poderia ter uma criaçao constante de dafnia para alimentar os nossos peixes(dentro do aquario) e ao mesmo tempo teriamos um filtro biologico extra...
E a alimentaçao passava a ser "automatica", ou seja, elas iam se escapando do refugio...

O que pensam desta ideia?

Cumps
Luis Pinto
Ir para o topo Ir para baixo 

mdepina
mdepina

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Guarda/Coimbra
Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 0


Filtro biologico Extra (OPINIOES) Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro biologico Extra (OPINIOES)   Filtro biologico Extra (OPINIOES) EmptySeg 21 Abr 2008, 10:03Responder ao tópico

oi

essa ideia parece-me muito boa, não duvido da capacidade das dâfnias para ajudar na filtragem, pois onde as tenho a criar, a agua estava totalmente verde e depois de as colocar notou-se a agua a ficar mais clara de dia para dia.

só estou a ver um senão nesta ideia, quando diz que seria alimentação "automática" suponho que elas poderiam passar para aquário utilizando a corrente da agua, certo?

sendo assim essa corrente não acabaria por levar todas as dafnias em pouco tempo?, quero dizer como é que controlaria a quantidade de dafnias a passar com a corrente da água para o aquário?

com uma rede muito fina ou lã de vidro poderia impedir que as dafnias passasem para o aquário , mas ai teria de alimentar os peixes manualmente. Mesmo assim acho que seria a melhor opção.

Fassa como fizer diga como correu a experiência, pois acho esta ideia muito boa.
Ir para o topo Ir para baixo 

samus
samus

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Coimbra
Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 0


Filtro biologico Extra (OPINIOES) Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro biologico Extra (OPINIOES)   Filtro biologico Extra (OPINIOES) EmptySeg 21 Abr 2008, 12:09Responder ao tópico

concordo com o mdpina mesmo sendo manual é a melhor opção :bounce:
Ir para o topo Ir para baixo 

LPinto
LPinto

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto / Valongo
Mensagens : 223
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 0


Filtro biologico Extra (OPINIOES) Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro biologico Extra (OPINIOES)   Filtro biologico Extra (OPINIOES) EmptyTer 22 Abr 2008, 14:14Responder ao tópico

Estava a pensar por uma rede que so deixa-se passar as mais pequenas....
Ou entao uma portinha que se abriria uma vez por dia durantes uns minutos para deixas sair algumas...
Mas creio que a primeira opçao e a melhor opcçao...
Mas digam-me as vossas opnioes...

Cumps
Luis Pinto
Ir para o topo Ir para baixo 

mdepina
mdepina

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Guarda/Coimbra
Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 0


Filtro biologico Extra (OPINIOES) Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro biologico Extra (OPINIOES)   Filtro biologico Extra (OPINIOES) EmptyTer 22 Abr 2008, 14:36Responder ao tópico

se uitlizar a rede para deixar passar só as pequenas, corre o risco de passarem todas as pequenas e quando as grandes morrerem acaba-se a dâfnia....

já a historia da porta, depende muito do fluxo de agua, pois se for grande as dafnias não conseguem nadar contra a corrente e podem desaparecer todas em pouco tempo, o que implicaria que estivesse sempre de olho quando a porta fosse aberta, mas assim acabava por perder tempo também a olhar para as dafnias que passavam.....

já se o fluxo de agua for pequeno poderá resultar... mas assim também a filtragem é menor....

acho que certezas só experimentando um e outra solução,

Garde uma quantidade boa de Dafnias á parte e exprimente uma solução, se desaparecerem todas volte a exprimentar a outra solução, se também não resultar tem que alimentalos manualmente....

se tiver sempre dafnias de reserva o prejuizo não é grande, e entretando pode ir postando os resultados aqui no forum que toda a gente agradece e aprende.... pois como já disse anteriormente esta ideia é muito boa...
Ir para o topo Ir para baixo 

LPinto
LPinto

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Porto / Valongo
Mensagens : 223
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 0


Filtro biologico Extra (OPINIOES) Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro biologico Extra (OPINIOES)   Filtro biologico Extra (OPINIOES) EmptyTer 22 Abr 2008, 15:14Responder ao tópico

Esta semana devo avançar para a realizaçao deste projecto...
Assim que tiver o material coloco aqui umas fotos para o pessoal ter a hipotese de aprender com os meus erros e as minhas resoluçoes...

Cumps
Luis Pinto
Ir para o topo Ir para baixo 

paixao
paixao

Membro
Membro


Nome Real : Jorge Paixão
Localização : Amadora
Mensagens : 109
Data de inscrição : 17/03/2009
Gostos : 0


Filtro biologico Extra (OPINIOES) Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro biologico Extra (OPINIOES)   Filtro biologico Extra (OPINIOES) EmptyDom 16 Ago 2009, 23:07Responder ao tópico

podes sempre colocar um projecto em papel para se ver a funcionalidade da tua ideia
que achas
Ir para o topo Ir para baixo 

Alexandre Reed
Alexandre Reed

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Petrópolis - RJ - Brasil
Mensagens : 271
Data de inscrição : 04/09/2009
Gostos : 8


Filtro biologico Extra (OPINIOES) Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro biologico Extra (OPINIOES)   Filtro biologico Extra (OPINIOES) EmptyTer 15 Set 2009, 21:16Responder ao tópico

Concordo, acho que deve levar em consideração as opniões dos demais, o fluxo provavelmente levará poucas ou muitas dâfnias ao aquário. Leve em conta qual é a prioridade, a filtragem extra ou a alimentação. É possível claro conseguir resultado satisfatório, mas acho que a filtragem é mais necessária. A idéia dos nobres colegas em alimentar manualmente parece-me melhor. Sei que logo nos dará retorno com sua experiência, afinal a própria idéia já é ótima. Parabéns.
Ir para o topo Ir para baixo 

José Martins
José Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : José Martins
Localização : Paio Pires - Seixal
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/09/2009
Gostos : 55


Filtro biologico Extra (OPINIOES) Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro biologico Extra (OPINIOES)   Filtro biologico Extra (OPINIOES) EmptyTer 15 Set 2009, 23:31Responder ao tópico

num aqua tipo plantado, nao deve haver grandes fluxos de agua,(grande agitação, correntes, etc), mas isso nao implica nao ter uma boa filtragem.

a EHEIM / japao tem no seu site ilustracoes como esta.
desta forma eles multiplicam o volume filtrante sem alterar o fluxo de aqua. (filtros em serie)

exemplos dessas aplicaçoes:

http://www.aquabase.com.br/2008/montagem.php?id_noticia=222
http://www.aquabase.com.br/2008/montagem.php?id_noticia=226
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Rocha
Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Oliveira do Hospital - Odivelas
Mensagens : 834
Data de inscrição : 06/01/2009
Gostos : 68


Filtro biologico Extra (OPINIOES) Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro biologico Extra (OPINIOES)   Filtro biologico Extra (OPINIOES) EmptySex 18 Set 2009, 14:16Responder ao tópico

Sempre fizeste esse sistema? Idea
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Filtro biologico Extra (OPINIOES) Vide

MensagemAssunto: Re: Filtro biologico Extra (OPINIOES)   Filtro biologico Extra (OPINIOES) EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Filtro biologico Extra (OPINIOES)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Soluções Caseiras :: Arquivo DIY-