Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Comportamento de Barbos Sumatra Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Comportamento de Barbos Sumatra 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Comportamento de Barbos Sumatra EcoariumBanner_zps3903f249
Comportamento de Barbos Sumatra Banner500x1254_zpsf6aa283b
Comportamento de Barbos Sumatra Banner-500x125_zps9d594aec
Comportamento de Barbos Sumatra Gambabanner_zpsgucldxz3
Comportamento de Barbos Sumatra Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Comportamento de Barbos Sumatra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptySáb 10 Set 2011, 11:10Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá a todos!

Antes de mais agradeço a quem tenha paciência de ler isto e de responder!

Tinha no aquário 5 barbos sumatra, um morreu pouco depois de vir da loja, acho que já vinha com problemas... Os outros 4 têm estado estáveis. Por vezes fazem grandes corridas em perseguição de um ou outro. Agora há poucos dias após uma dessas perseguições um dos intervenientes ficou moribundo e acabou por morrer.

Desde então restam 3 barbos sumatra. Agora acho que andam mais nervosos e agressivos, e já os tenho apanhado algumas vezes numa espécie de luta, dança ou sei lá! Por isso fiz um video desse ritual, para ver se alguém sabe o que se passa. Serão eles 2 machos e estão em luta?? Mas são peixes com formatos totalmente diferentes apesar das cores parecidas.

Passo a mostrar o video e posso também depois colocar fotos para verem os formatos dos corpos deles e as cores, pois a qualidade do video é má e os detalhes do peixe vê-se melhor em foto.

Aqui está o video: https://www.youtube.com/watch?v=mc9AUB3nYAI

Obrigada!
Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptySáb 10 Set 2011, 11:20Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Aqui estão as fotos dos 3 barbos sumatra que tenho http://pets.webshots.com/photo/2185483910090449262FRLeIo

Os intervenientes na luta são os 2 da esquerda. Reparem que o do meio tem o formato do corpo totalmente diferente do da esquerda. O do meio tem a boca vermelha e tem a barbatana de cima mais vermelha. Embora ele seja igual ao da direita tem essas cores mais acentuadas na boa e na barbatana de cima. Já do da esquerda tem um formato de corpo diferente. É menos espalmado.

Se alguém pode ajudar pelo menos distinguido qual é macho e qual é femea....

Obrigada!
Ir para o topo Ir para baixo 

hector johny
hector johny

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : HECTOR JOHNY GONÇALVES SILVA
Localização : Barcelos
Mensagens : 442
Data de inscrição : 17/09/2010
Gostos : 15


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptySáb 10 Set 2011, 11:38Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Esses peixes são ambos barbos, mas barbos de expecies diferente um é um Barbus Arulius um pouco mais agresivo e o outro é um Barbo de sumatra também um pouco agresivo, dai não seres muito compativeis.
Lamento a decilução mas esses dois de certeza que são machos.

Os meus mais sinceros Cumprimentos: Johny Wink

http://www.peixefauna.com/t7825-260l-de-orgulho-para-mim

http://www.peixefauna.com/t7746-nano-de-caixa-vodafone
Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptySáb 10 Set 2011, 11:48Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Então os espalmadinhos são os sumatra e os outros mais "gordos" e compridos são Barbus Arulius!! Bem que isto não me estava a bater certo, é que pareciam-me tão diferentes!! E na loja venderam todos como sendo sumatras!! Shocked

O que morreu foi um Barbus Arulius, agora resta apenas um Barbus Arulius que é o que embirra com um dos sumatras. Esse sumatra é justamente o que tem a boca mais vermelha e a barbatana de cima também mais vermelha portanto deve ser um macho. O outro sumatra é muito parecido...será que são todos machos?!
Ir para o topo Ir para baixo 

hector johny
hector johny

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : HECTOR JOHNY GONÇALVES SILVA
Localização : Barcelos
Mensagens : 442
Data de inscrição : 17/09/2010
Gostos : 15


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptySáb 10 Set 2011, 12:07Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

eu nunca tive muito faxino pelos sumatra dai eu não saber responder das diferenças dos machos e femeas, mas um concelho quando for a loja alerte para esse facto de ter vendido gato por lebre, porque se assim não for essa pessoa pensa assim, ela não percebe nada disto, e volta a tentar enganar da próxima vez que la for.
Os meus mais sinceros Cumprimentos: Johny Wink

http://www.peixefauna.com/t7825-260l-de-orgulho-para-mim

http://www.peixefauna.com/t7746-nano-de-caixa-vodafone
Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptySáb 10 Set 2011, 12:13Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Eles próprios na loja também não percebem nada! Aqui onde moro não há lojas da especialidade e só há é aquelas grandes superfícies. No caso foi o Bricomaché. A maior parte das pessoas de lá acho que não entende muito do assunto e não devem ter vendido barbo arulius, por sumatra, por mal... Enfim... A loja em si é que devia de ter pessoas especializadas, só que não estão para isso!...
Ir para o topo Ir para baixo 

Gsantiago
Gsantiago

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Germano
Localização : BRASIL - Paraíba (João Pessoa)
Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/07/2011
Gostos : 0


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptyTer 13 Set 2011, 00:52Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boa Noite,

Tu mostras na foto duas espécies de barbus, os dois que têm coloração igual, são barbus sumatra e o outro não é sumatra é um arulius (também chamado de barbo capoeta)e deves tirá-lo do aquário. É pacífico, porém se juntar com o sumatra ou outros barbus de coloração parecida, dá rolo. Assim como outors barbus, eles vivem melhor em cardume (mínimo 4 exemplares) e a diferença entre o macho e a fêmea, está na coloração mais viva no macho, como também na nadadeira dorsal, que no macho se alonga mais que na fêmea.
Os sumatranos gostam de viver em cardumes e isso, é que faz a beleza desse peixe.
Recomendo que coloques no mínimo 8 no aquário e, se possível, na proporção de 2 fêmeas para um macho.
É assim que tive sucesso com esse peixe a alguns anos atrás, hoje me dedico à criação de botias palhaço.


Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptyTer 13 Set 2011, 15:30Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá Germano!

Obrigada por responderes à minha questão. O que dizes confirma de facto o que o Hector já tinha dito anteriormente, ou seja, um dos barbos é um arulius e não um sumatra, como me tinham dito na loja.

De momento não tenho outro aquário onde possa colocar o barbo arulius, por isso terá de ficar mesmo a conviver com os demais. Eu tinha 2 arulius e 2 sumatras, mas penso que em resultado das perseguições loucas entre os 2 arulius, 1 morreu na semana passada.

Quanto ao que me dizes sobre o número de barbos sumatra adequado e uma adequada proporção entre machos e femeas, eu bem que gostaria de ter essa proporção ideal. O meu problema é que embora já tenha lido sobre o assunto, não sei distinguir os machos das femeas, e na loja que frequento não o sabem também!... Aqui onde moro não há uma loja especializada em aquariofilia e portanto é tudo muito rudimentar.

Para comprar de facto o número de femeas e machos adequados terei futuramente de descobrir uma loja em que haja alguém que entenda mesmo disto! Só para teres uma ideia há aqui um dos barbos sumatras que eu já tenho a certeza que é um macho, pois tem de facto a boca avermelhada e as barbatanas também e é o que está no video em luta com o arulius, por isso penso que é o macho. E na loja disseram-me que era uma femea!

O outro sumatrano que aqui tenho não sei se é macho ou femea, mas estou inclinada em julgar que é macho, visto que também já o vi à luta com o sumatrano parecido com ele.


As últimas fotos deste album são dos barbos, se quiseres ver e dizer-me se são mesmo todos machos? FOTOS: http://pets.webshots.com/album/580745730DgAdWB

Obrigada!
Ir para o topo Ir para baixo 

xandre
xandre

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : celso
Localização : Funchal
Mensagens : 705
Data de inscrição : 24/06/2011
Gostos : 90


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptyQua 14 Set 2011, 21:50Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

boas
vai a loja reclamar o dinheiro, eles tem responsabilidade nesse erro groseiro, fosse comigo ai do gajo da loja, os barbos menos de 5 nao convem, ja tive, é um peixe que gosta ocupar a zona central do aqua e adora mordiscar barbatanas de outros peixes em caso de escalares, colisas... eles sao energeticos e estao sempre de um lado para outro fazendo corridas, no teu caso ja li que tens o de sumatra e o arulius.
Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptyQua 14 Set 2011, 22:20Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Se tivesse comprado numa loja especializada... Mas comprei no Bricomaché que é comércio tipo Hiper e têm lá de tudo de bricolagem e uma área de animais... Por isso, os funcionários não são especializados em aquários... O que tenho de fazer é comprar numa loja mesmo especializada!
Ir para o topo Ir para baixo 

xandre
xandre

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : celso
Localização : Funchal
Mensagens : 705
Data de inscrição : 24/06/2011
Gostos : 90


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptyQui 15 Set 2011, 16:59Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

boas
é novidade para mim, nem sabia, cá na madeira só em lojas de animais.
Ir para o topo Ir para baixo 

hector johny
hector johny

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : HECTOR JOHNY GONÇALVES SILVA
Localização : Barcelos
Mensagens : 442
Data de inscrição : 17/09/2010
Gostos : 15


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptyQui 15 Set 2011, 17:06Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

mspereira escreveu:
Se tivesse comprado numa loja especializada... Mas comprei no Bricomaché que é comércio tipo Hiper e têm lá de tudo de bricolagem e uma área de animais... Por isso, os funcionários não são especializados em aquários... O que tenho de fazer é comprar numa loja mesmo especializada!

Meu caro seja aqui em Portugal ou na China têm de haver responsabilidade e competência, para isso existem os livros de reclamações.
primeiro ponto, um cliente não têm culpa se um estabelecimento publico que tenha um ou mais produto a venda, que não tenha lá funcionários com as competências adquiridas sobre aquele determinado produto.
Ponto numero dois, isto agora é uma pergunta para ti? que culpa tens tu que haja directores comerciais ou patrões a querem colocar no seu estabelecimentos, pessoas sem as devidas competências para poder servir melhor um cliente....

É por isso que o nosso pais não anda Evil or Very Mad

Cumprimentos Johny
Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptyQui 15 Set 2011, 17:14Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Sim é um facto. Deveria reclamar, mas sinceramente não me vou maçar com isso. Há o lado positivo: aprendi a distinguir os sumatras dos arulius! lolol E não veio grande mal ao mundo pelo erro. Tenho mais do que fazer do que ir lá reclamar, ainda para mais porque teria de me deslocar de propósito e não valiam os €€€ gastos em deslocação.
Ir para o topo Ir para baixo 

xandre
xandre

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : celso
Localização : Funchal
Mensagens : 705
Data de inscrição : 24/06/2011
Gostos : 90


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptySex 16 Set 2011, 21:26Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

boas
para uma proxima vez se fosse tu eu nao lá ponha mais os pes, porque?
se perderem clientes vao desistir, o pessoal cada vez mais devido ao forum e sites vai ganhando conheçimentos gerais e fica mais perparado do que a uns anos atras que se comprava (o peixe que o vendedor nos vendia) .
Ir para o topo Ir para baixo 

Gsantiago
Gsantiago

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Germano
Localização : BRASIL - Paraíba (João Pessoa)
Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/07/2011
Gostos : 0


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptySáb 17 Set 2011, 01:54Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boa Noite,

Para se ter sucesso na aquariofilia, é preciso estudar um pouco sobre o assunto.
Aqui no Brasil, especificamente na Paraíba (João Pessoa - Capital), existem muitas lojas especializadas nesse ramo, porém as pessoas que fazem o atendimento não têm conhecimento suficiente para fazê-lo.
Comecei a criar peixes ornamentais lá pelos meus 08 anos de idade, isso já dura 40 anos.
Com todo esse tempo convivendo com o hoby, aprendi muito através das literaturas lançadas na década de 80 e 90, com o advento da internet a coisa ficou bem melhor.
Um dos grandes problemas que vejo no comércio de peixes ornamentais, é a ganância dos lojistas em vender sem dar a devida importância que o assunto merece. O importante é vender, as informações sobre o trato com os peixes não ajudam na manutenção. Daí o peixe fica doente e morre, melhor para o lojista.
Faço um breve estudo para a escolha das espécies que vão povoar o aquário, levando em consideração vários parâmetros como: temperatura, ph ideal a cada espécie, comprtamento, etc. Com isso o sucesso é quase certo.
Ir para o topo Ir para baixo 

Gsantiago
Gsantiago

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Germano
Localização : BRASIL - Paraíba (João Pessoa)
Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/07/2011
Gostos : 0


Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptySáb 17 Set 2011, 02:22Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

O Barbo sumatra ou sumatrano, também é conhecido como Barbo Tigre. A variedade mais conhecida apresenta corpo comprimido lateralmente , quase arredondado , de cor prateada e cortado por 4 listras negras.As nadadeiras podem ter tons de vermelho. De comportamento agressivo com outros peixes , é conhecido como roedor de nadadeiras. Recomenda-se a colocação de 6 ou mais indivíduos no aquário , de forma a diluir a agressividade entre eles.
As fêmeas são maiores, os machos são mais coloridos, suas nadadeiras apresentam um tom mais avermelhado, as fêmeas quando adultas, apresentam um abdomen um pouco mais dilatado e sua nadadeira dorsal não apresenta o tom vermelo mais intenso.

Alguns cuidados devem ser tomados ao comprar essa espécie, observar a formação geral do corpo do peixe, observar o brilho das escamas, pricipalmente nas listras pretas, observar seus movimentos, caso note algo errado com um destes tópicos, não o leve para o seu aquário, você pode estar levando um problema.
Um outro fator a ser observado é quanto a higiene geral da loja e dos aquários onde são acondicionados os peixes, se em algum aquário apresentar peixes mortos, magros, com movimentos natatórios estranhos, evite exemplares desta loja.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Comportamento de Barbos Sumatra Vide

MensagemAssunto: Re: Comportamento de Barbos Sumatra   Comportamento de Barbos Sumatra EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

Comportamento de Barbos Sumatra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Outras Espécies-