Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Agua Negra - Processo de acidificação da agua Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Agua Negra - Processo de acidificação da agua 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Agua Negra - Processo de acidificação da agua EcoariumBanner_zps3903f249
Agua Negra - Processo de acidificação da agua Banner500x1254_zpsf6aa283b
Agua Negra - Processo de acidificação da agua Banner-500x125_zps9d594aec
Agua Negra - Processo de acidificação da agua Gambabanner_zpsgucldxz3
Agua Negra - Processo de acidificação da agua Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Agua Negra - Processo de acidificação da agua

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Agua Negra - Processo de acidificação da agua Vide

MensagemAssunto: Agua Negra - Processo de acidificação da agua   Agua Negra - Processo de acidificação da agua EmptyQui 05 maio 2011, 22:52Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Agua Negra - Processo de acidificação da agua

Vamos ver o que é a água negra e os processos de acidificação das águas por ácidos húmicos, turfa, casca de carvalho e

pinhas

Existem dois tipos de ácidos nas águas, ácidos carbonicos anorgânicos e ácidos húmicos organicos

Vamos nos centrar nos ácidos húmicos visto se tratarem dos ácidos que precisamos de usar no nosso aquario.

Ácidos húmicos- Formam se apartir das folhas, troncos e restos de plantas apodrecidos, quantos de nos os usa sem saber?

Quase todos ou apenas os mais distraídos, como exemplo posso mencionar o caso em que se mete um tronco ou folhas dentro de

agua e as vezes estamos a dizer que temos a agua com cor de chá ou mesmo negra.

E as vantagens?

Para as plantas - Os ácidos húmicos preparam as substâncias nutritivas para as plantas aquaticas, quando há minerais e

elementos-traço associados a ácidos húmicos as plantas podem absorvê-los melhor.

Para os peixes - Estes ácidos orgânicos contêm taninos, que fortalecem a pele dos peixes para que os parasitas não se

alojem nela tão facilmente.

Por seu lado trás nos uma desvantagem que em excesso os taninos podem endurecer tanto os ovos, que os alivins acabam por

não conseguir sair deles acabando assim por morrer.
Portanto devemos dosear cuidadosamente a quantidade de ácidos húmicos

Processos:

Há diversas maneiras de introduzir os ácidos húmicos na água

Acidificação com ácidos de trufa, filtragem com trufa, utilizar sempre turfa sem adubo, se não tivermos 100% de certeza

sobre a sua composição é preferivel não usar e comprar se numa loja da especialidade para aquariofilia.
A filtragem com turfa constitui o melhor método de acidificação, no entanto deve se testar a turfa primeiro.
e
Como podemos testar a turfa?

Deixamos um bocado de turfa dentro de água destilada durante a noite, no dia seguinte, ventilar a amostra durante pelo

menos 15 minutos com uma pedra difusor, para fazer sair o dióxido de carbono, por fim medir o Ph.
A água deve ter um Ph entre os 4,5 e 5,5. Se o Ph for mais elevado, a trufa não presta para ser utilizada, sendo boa pode

-se usar a turfa para filtragem.

Ácidificação com extrato de turfa, convém se seguir a bula a risca, visto os fabricantes já terem feito os testes.

Ácidificação com cascas de carvalho ou pinhas.

Para utilizarmos este métedo é preferivel o sistema de solução.

Para se obter a solução, fervea casca de carvalho ou as pinhas em água distilada, obtendo assim uma solução.

Depois é verificar que quantidade dessa solução modifica o Ph da água. Quando se encontrar o valor exacto pode se sem

problemas usar e baixar o Ph até as nossas necessidades.

Atenção que todas as soluções têm de ser testadas anticipadamente, se não se conseguir encontrar a solução eficaz, uma

quantidade exagerada de ácido de tanino pode baixar demasiado o Ph.

Conselho da autora: não proceda à acidificação com ácido sulfúrico ou ácido nítrico. A introdução de ácidos anorgânicos

fortes pode fazer baixar o Ph para valores que ponham em risco a vida dos peixes, principalmente com água pouco dura.

Ácidos de Tanino

Além de ser bom para as plantas e peixes, esta é também uma tecnica usada para reprodução ou indução a reprodução de

peixes tipo (Tetras, Discos, etc) nomeadamente peixes de águas das florestas tropicais.

Também é possivel provocar uma descida do Ph por introdução de Co2 mas aqui neste sistema já requer muita experiencia e

algum equipamento mais dispendioso

Curiosidades: Co2 porquê? Além da função habitual dele em algumas circunstâncias, o aumento do Ph pode ser provocado por

plantas ( por exemplo, a elódea e as valisnérias) se houver muito pouco dióxido de carbono dissolvido na água. O Ph pode

subir 1 ou mesmo 2 unidades, o que significa que a água se torna 10 ou 100 vezes mais alcalina do que os peixes estão

habituados, em aquarios com muitas plantas, deve se introduzir Co2 para evitar esses aumentos de Ph pois podem ser mortais

para os peixes

Fonte Aquarienfische züchten
Autora Srª. Drª Ines Scheurmaun


Ines Scheurmaun

Nasceu em 1950, biologa diplomada ( área de especialidade: comportamento piscícola), tem varios anos de experiencia

pratica a criar e cuidar de peixes de aquario. É autora do livros " Plantas de Aquario "

Espero que gostem
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Agua Negra - Processo de acidificação da agua Vide

MensagemAssunto: Re: Agua Negra - Processo de acidificação da agua   Agua Negra - Processo de acidificação da agua EmptyQui 05 maio 2011, 23:22Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Como o ambiente hospitalar te está a fazer bem, enfermeiras feíssimas devem ser para teres tempo de fazer umas boas pesquisas sim senhor! Gostei muito! Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

ricardo carvalho
ricardo carvalho

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Montijo
Mensagens : 215
Data de inscrição : 15/03/2011
Gostos : 7


Agua Negra - Processo de acidificação da agua Vide

MensagemAssunto: Re: Agua Negra - Processo de acidificação da agua   Agua Negra - Processo de acidificação da agua EmptySex 06 maio 2011, 00:59Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Grande artigo, gostei de ler Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Agua Negra - Processo de acidificação da agua Vide

MensagemAssunto: Re: Agua Negra - Processo de acidificação da agua   Agua Negra - Processo de acidificação da agua EmptySex 06 maio 2011, 01:17Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Muito bom e muito util para quém não sabe Smile eu já fiquei a saber melhor ainda Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Agua Negra - Processo de acidificação da agua Vide

MensagemAssunto: Re: Agua Negra - Processo de acidificação da agua   Agua Negra - Processo de acidificação da agua EmptyTer 10 maio 2011, 22:50Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Muito util sim senhor,mas gostaria de te expor o seguinte problema;montamos um aqua novo para reproduçao,como andamos sempre cheios de pressa,metemos àgua e um filtro de outro àqua e os devidos peixes também.Depois vamos tentar por os melhores valores para a dita reproduçao.Imaginemos que queremos um ph estavel de 6.5 e um gh de 4,como procedes tu às TPA?????
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Agua Negra - Processo de acidificação da agua Vide

MensagemAssunto: Re: Agua Negra - Processo de acidificação da agua   Agua Negra - Processo de acidificação da agua EmptyQua 11 maio 2011, 02:41Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva Ramiro

Estas a falar no meu caso pessoal ou no geral?

No meu caso pessoal posso te dizer que vou ter 2 depositos de 1000 litros cada com a agua a repousar e em preparação para as respectivas especies que pretendo reproduzir

Ou seja vou ter uma secção da fish com ciclideos sul americanos e alguns invertebrados de ph mais baixo onde vai ser alimentada por um dos depositos

Vou ter outra secção alimentada por um deposito onde vou preparar a agua com um ph a rondar os 8 para os inverts do sulawesi

os restantes que se mantanham a um ph neutro vêm aquase directo da torneira ( quase directo porque passa por 3 pre filtros a agua saída da rede que normalmente me sai com um ph de 7,2

Além de estar a falar de aquarios que levam 200 litros no minimo mesmo com algumas oscilações da tpa costuma se dizer que é uma gota no oceano

Quanto ao geral e respondendo mais directamente a tua pergunta acho que a pressa na aquariofilia nunca foi boa companheira, daí não estar a perceber bem a tua pergunta mas vou tentar Wink

fazendo as coisas depressa um aparelho de osmose alguns quimicos ( apesar de ser um bocado contra ) uma barrica e tens a tua agua pronta para as tpa´s

Desculpa lá a resposta mas como disse antes não estou mesmo a perceber o que pretendes?

Ir para o topo Ir para baixo 

ALVELOS RAMIRO
ALVELOS RAMIRO

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ramiro
Localização : Paris
Mensagens : 755
Data de inscrição : 29/12/2010
Gostos : 61


Agua Negra - Processo de acidificação da agua Vide

MensagemAssunto: Re: Agua Negra - Processo de acidificação da agua   Agua Negra - Processo de acidificação da agua EmptyQua 11 maio 2011, 20:17Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

viva isso com duas barricas de 1000 litros é outra coisa......nem todos podem ter barricas assim na casa!!!!!!!!!!!!!
Eu estou a falar no caso em geral,como é que voçés fazem as TPA num aqua de 20 litros para reproduçao de tetras por exemplo????
Eu por exemplo meto àgua num balde com turfa e depois filtro,queria saber como fazem voçés.
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Agua Negra - Processo de acidificação da agua Vide

MensagemAssunto: Re: Agua Negra - Processo de acidificação da agua   Agua Negra - Processo de acidificação da agua EmptyQua 11 maio 2011, 21:03Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva Ramiro

Sim basicamente é isso pode ser em grande ou pequena escala, o principio é o mesmo

Quando tinha o aquario de agua salgada tinha 2 barricas de 50 litros cada para ir preparando a agua, uma delas enquanto estava a encher com a agua de osmose a outra estava a uso, depois de estabilizado acabei por usar só uma que era mesmo só para repor a agua de evaporação

Mas isto é no meu caso até pode ser que alguem tenha tecnicas diferentes ou alguns truques Very Happy

Vamos ver se alguem mais se manifesta

Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Agua Negra - Processo de acidificação da agua Vide

MensagemAssunto: Re: Agua Negra - Processo de acidificação da agua   Agua Negra - Processo de acidificação da agua EmptyQui 12 maio 2011, 07:54Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Grande Rodolfo barricas de 1000 litros o meu tio usa dessas mas é para levar para a terra agua para encher o atomizador lolololol

Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Agua Negra - Processo de acidificação da agua Vide

MensagemAssunto: Re: Agua Negra - Processo de acidificação da agua   Agua Negra - Processo de acidificação da agua EmptyQui 12 maio 2011, 10:50Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva Rogerio

Deviam ser 3, se sobesse o que sei hoje tinha arranjado maneira de usar uma como deposito para as aguas sujas que se aspira dos aquarios sempre me dava para regar o relvado em vez de ir directamente para o esgoto, mas prontos vai se aprendendo
Ir para o topo Ir para baixo 

eric56
eric56

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Eric matheus Vieira Palermo
Localização : são paulo
Mensagens : 252
Data de inscrição : 27/08/2010
Gostos : 30


Agua Negra - Processo de acidificação da agua Vide

MensagemAssunto: Re: Agua Negra - Processo de acidificação da agua   Agua Negra - Processo de acidificação da agua EmptySeg 30 maio 2011, 00:08Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

fantastico topico, me ajudou muito é o ciclo do carbono né Very Happy isso prova que nunca é bom ter as coisas a mais no aquario pois asim há um desequilibrio no ambiente fantastico! me ajudou muito, muito obrigado Razz
Parabens pelo topico isso me ajudara até nos estudos :study:
Ir para o topo Ir para baixo 

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


Agua Negra - Processo de acidificação da agua Vide

MensagemAssunto: Re: Agua Negra - Processo de acidificação da agua   Agua Negra - Processo de acidificação da agua EmptySeg 30 maio 2011, 13:54Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Obrigada pelo artigo Rudolfo.
Já aprendi mais alguma coisa hoje ligada ao nosso hobby.
eu mantenho algumas especies, que supostamente, só se mantinham/reproduziam com PH baixos como por ex Parosphromenus (caso extremo) , algumas especies de bettas de solo de floresta (PH muito baixos) e até mesmo (menos) ciclideos de rios africanos.
Aquilo que me apercebi é que o factor mais importante é a filtragem da agua. E a paciencia.
Depois dos peixes estarem habituados começam a se reproduzir. O PH é irrelevante para os adultos.Em relação aos ovos/pequenos nalgumas especies noto alguma importancia.
cumpr.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Agua Negra - Processo de acidificação da agua Vide

MensagemAssunto: Re: Agua Negra - Processo de acidificação da agua   Agua Negra - Processo de acidificação da agua EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

Agua Negra - Processo de acidificação da agua

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-