Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EcoariumBanner_zps3903f249
Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Banner500x1254_zpsf6aa283b
Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Banner-500x125_zps9d594aec
Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Gambabanner_zpsgucldxz3
Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

David Nunes
avatar

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptySáb 04 Abr 2009, 20:20Responder ao tópico

Viva,

Bem pessoal como ando a actualizar o Blog da Loja!! Tenho Postado aqui alguns dos seus conteudos, por um lado pela publicidade  lol!  mas tambem para ajudar a enriqueçer o conteudo desta comunidade que muito me tem ajudado!!
Aqui fica mais 1 testamento  lol!


As plantas do nosso aquario, a semelhança de outras, tambem precisam de fertilizações!!
Por vezes os substractos já estão gastos e não aprovizionam as quantidades certas de nutrientes para as nossas plantas!!
Para alem de comprar os fertilizantes, podemos nós proprios faze-los de uma forma simples e economica!!!

Os Nutrientes Basicos das nossas plantas de aquario são os Macro Nutrientes (NPK), normalmente forneçidos através do substracto!! Sendo N - (Nitratos), P - (Fosfatos)e K - (Potassio)!!

- Fertilizante de N (Nitratos)

Para se fazer um fertilizante de N basicamente necessitam de um producto quimico denominado de Nitratos de Potassio - KNO3

Metodo de Fabrico:
Juntar 65gr de Kno3 em 250Ml de agua destilada.
Deste modo obtemos uma solução liquida em que 1ml de solução= 1ppm em 100Lts de agua!!

Metodo de utilização:
Primeiro têm de medir os Nitratos (No3) que devem estar entre os 5 e 10 ppm!!
Verificar o valor, (supondo que o valor esteje em 2ppm):
Adicionar 8ml da solução (Se o aquario for de 100lts) ficando assim com 10ppm
Preferençialmente antes do apagar das luzes!!
Passado 3 dias (opcional) voltamos a medir os Nitratos!!(supondo que o valor esteje em 7ppm)
Ficamos a saber que o nosso aquario consome 3 ppm de No3 de 3 em 3 dias!!
Ou seja, de 3 em 3 dias temos de adicionar 3 ml da solução acima obetida!!

- Fertilizante de P (Fosfatos)

Para se fazer um fertilizante de P basicamente necessitam de um producto quimico denominado de Phospatos de monopotassico(KH2P04)

Metodo de Fabrico:
Juntar 36gr de KH2Po4 em 250Ml de agua destilada.
Deste modo obtemos uma solução liquida em que 1ml de solução= 1ppm em 100Lts de agua

Metodo de utilização:

Primeiro têm de medir os Fosfatos (PO4) que devem estar entre os 1 e 1,5 ppm!!
Verificar o valor, (supondo que o valor esteje em 0 ppm):
Adicionar 1,5ml da solução (Se o aquario for de 100lts) ficando assim com 1,5ppm
Preferençialmente antes do apagar das luzes!!
Passado 3 dias (opcional) voltamos a medir os Fosfatos!!(supondo que o valor esteje em 1ppm)
Ficamos a saber que o nosso aquario consome 0,5 ppm de Po4 de 3 em 3 dias!!
Ou seja, de 3 em 3 dias temos de adicionar 0,5ml da solução acima obetida!!

- Fertilizante de K (Potassio)

Para se fazer um fertilizante de K basicamente necessitam de um producto quimico denominado de Cloreto de Potassio - KCL

Metodo de Fabrico:

Juntar 48gr de KCL em 250Ml de agua destilada.
Deste modo obtemos uma solução liquida em que 1ml de solução= 1ppm em 100Lts de agua

Metodo de utilização:

Infelizmente não existe testes para o Potassio mas como os valores do mesmo tem de estar contidos entre os 20/30 ppm e sendo este o nutriente mais consumido pelas plantas pode fertilizar diariamente com 30 Ml da solução acima obtida!!!

Para calcular outras dosagens recomendo o download da calculadora de chuck!!!

In Angel-Aqua Blog
Ir para o topo Ir para baixo 

pedronb
pedronb

Membro
Membro


Localização : Santiago do Cacém
Mensagens : 125
Data de inscrição : 19/04/2009
Gostos : 31


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyTer 21 Abr 2009, 11:32Responder ao tópico

Olá David
Os meus parabens por este guia de fácil leitura (finalmente encontro 1 acessivel a toda a gente), vindo de ti têm de certeza resultados garantidos a avaliar pelas tuas plantas!
As minhas dúvidas são:
O teste de Nitratos dá-me 5mg/L isso é igual a 5ppm?
Os parametros da água aqui são bastante diferentes de Viseu (água alcalina ph 7.4 a 7.6 em vez de ácida) muda alguma coisa relativamente à tua receita?
Nitratos mg/L NO3
Máximo Mínimo Média
28,9 27,7 28,3

Os Nitratos são o único parametro que encontro no edital da CMSC não vejo nem Fosfatos nem Potassio?
Ir para o topo Ir para baixo 

David Nunes
avatar

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyTer 21 Abr 2009, 12:15Responder ao tópico

As minhas dúvidas são:
O teste de Nitratos dá-me 5mg/L isso é igual a 5ppm?

-Sim é a mesma coisa, alguns testes (JBL, Sera) Dão os resultados em PPM

Os parametros da água aqui são bastante diferentes de Viseu (água alcalina ph 7.4 a 7.6 em vez de ácida) muda alguma coisa relativamente à tua receita?

- O Ph não altera em nada as soluções pois só as fazemos para extrair o N, P e o K dos respectivos quimicos!!

Nitratos mg/L NO3
Máximo Mínimo Média
28,9 27,7 28,3

Com esses valores de agua acho que vais ter problemas com os peixes, pois são valores muitissimo altos de Nitratos!!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

pedronb
pedronb

Membro
Membro


Localização : Santiago do Cacém
Mensagens : 125
Data de inscrição : 19/04/2009
Gostos : 31


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyTer 21 Abr 2009, 13:22Responder ao tópico

Muito obrigado pela ajuda
Pois parece que existe excesso de nitratos aqui na zona com estes valores da água da torneira que aparecem no site da câmara! "Nitratos mg/L NO3 Média 28,3"

Ainda bem que eu compro água de garrafão...para beber! Smile

No aqua só tenho 5mg/l pelos vistos as plantas "comem a diferença...

Como os peixes são comprados por aqui já devem tar habituados coitados.
Ir para o topo Ir para baixo 

P-Mota
P-Mota

Membro
Membro


Localização : Figueira da Foz
Mensagens : 112
Data de inscrição : 03/05/2008
Gostos : 0


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptySáb 16 maio 2009, 19:30Responder ao tópico

Boas;

Tb gostei bastante da forma simplificada de como escreveste este guia, está mt facil de entender.

Só estou com uma dúvida. Dizes para adicionar diáriamente entre 20 a 30 ppm diários de potássio, isso não será demais?

O excesso de potássio não pode estragar as plantas?

É que por vezes fico com a sensação que a minha HZ se recente, quando adiciono potássio a mais, fica com umas manchas cinzentas!!!!

Porta-te!
Ir para o topo Ir para baixo 

David Nunes
avatar

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyDom 17 maio 2009, 14:06Responder ao tópico

Viva,

P-mota, claro que qualquer nutriente em excesso faz mal, tanto as plantas como aos peixes, mas como o K (potassio) é o macro nutriente mais consumido pelas plantas, raramente está em excesso!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Overnet
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Braga
Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/11/2008
Gostos : 0


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Fertelizantes caseiros   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyQui 21 maio 2009, 22:10Responder ao tópico

Boa Noite
eu tenho uma duvida, na calculadora online do chuck 50gr de kcl adiciona 0.45 ppm de potasio njum aqua de 200l ou seja 0,9 ppm num tanque de 100l.
e depois tem uma nota em baixo que diz que o potasio e o magnesio devem ser adicionados para aqueles niveis por semana e não diariamente, a minha duvida acho que é a de toda a gente qual é a resposta que esta correcta, dev emos adicionar 20 a 30 ppm de potasio por dia ou dividir por semana?
"Note: This is not the amount you should add per ml, but rather this is the total level you should target for the tank. For nutrients like Potassium and magnesium, I add enough so that each week, I'm adding close to this amount. For Nitrates, you should adjust your dosage based on the results of a nitrate test kit, to achieve the desired PPM"
Cumprimentos
Sérgio Ribeiro
Ir para o topo Ir para baixo 

David Nunes
avatar

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyDom 24 maio 2009, 20:46Responder ao tópico

Viva,

Overnet, refereste a deitar o Kcl em pó directamente para o aquario??
se sim, recomendo-te que dividas essa doze em 7 se queres fazer uma fertiliazção diaria!! Pois acho que 50gr de Kcl é muito para ser administrado diariamente!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Overnet
avatar

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Braga
Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/11/2008
Gostos : 0


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyDom 24 maio 2009, 23:34Responder ao tópico

Boa Noite
Tens razão, desculpa eu não me coloquei a questão correctamente mas estava a referir-me a 50gr diluidas em 250ml de agua destilada.
mas a duvida continua, essa afirmação foi retirada do site do chuck onde refere que a concentração de 20 ppm é semanal e não diaria.
se conseguires explicar agradecia pois eu estou a fazer um plantado e 15l ( ou tentar ) e pouco percebo de fertelizações.
mas desde já agradeço Very Happy
Cumprimentos
Sérgio Ribeiro
Ir para o topo Ir para baixo 

David Nunes
avatar

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptySeg 25 maio 2009, 13:43Responder ao tópico

Viva,

Tive a verificar as concentrações na calculadora de chuck e 50grs em 250ml da-se 1,05ppm de K em cada 100lts!!!
Quanto a fertilização, tens de tentar manter os niveis de potassio (K) entre os 20 ppm e os 30ppm ou seja, uma vez que o potassio é o macronutriente mais consumido pelas plantas deves fertilizar diariamente de maneira a manteres o K a 20ppm diarios!!!
Ou seja em 15lts deita cerca de 3ml da solução acima descrita, todas as semanas o que dá K=20ppm constante, se começares a reparar que as plantas ficam amareladas reduzes os tempo para 2x por semana!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

paixao
paixao

Membro
Membro


Nome Real : Jorge Paixão
Localização : Amadora
Mensagens : 109
Data de inscrição : 17/03/2009
Gostos : 0


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyDom 19 Jul 2009, 15:37Responder ao tópico

Boas onde podemos arranjar esses produtos em que tipo de lojas ha
abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

David Nunes
avatar

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyDom 19 Jul 2009, 23:51Responder ao tópico

Viva,

Na secção dos patrocinadores tens lojas que vendem!!!
Ou então em Farmaçias
Ir para o topo Ir para baixo 

paixao
paixao

Membro
Membro


Nome Real : Jorge Paixão
Localização : Amadora
Mensagens : 109
Data de inscrição : 17/03/2009
Gostos : 0


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptySeg 20 Jul 2009, 00:18Responder ao tópico

valeu obrigado amanha ja voua farmacia da esquina ver se tem
obrigado e um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

jcbc
jcbc

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : joao carvalho
Localização : ALVERCA
Mensagens : 557
Data de inscrição : 07/02/2010
Gostos : 71


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyQui 25 Fev 2010, 02:09Responder ao tópico

boasDavid Nunes
este topico é muito bom para tirar duvidas parabens pelo magnifico trabalho :cheers: jcbc
Ir para o topo Ir para baixo 

David Nunes
avatar

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyQui 25 Fev 2010, 02:15Responder ao tópico

Viva,

De nada! Se tiverem alguma dificuldade em fazer ou arrenjar os produtos, digam!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Giup
Giup

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Ribeirão Preto SP
Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/07/2010
Gostos : 0


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptySex 30 Jul 2010, 19:03Responder ao tópico

David,

Sou do Brasil e gostei muito da sua informação sobre fertilização.

Preciso fertilizar com K meus aquas.

Será que esse cloreto de potássio serve? veja o link do produto.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150632392-cloreto-de-potassio-pa-embalagem-com-500g-_JM

Não entendi sobre a quantidade aplicada: Para um aqua de 200L, também devo aplicar 30ml todo dia (diariamente)?

Obrigado
Giuliano
Ir para o topo Ir para baixo 

nelsomsdias
nelsomsdias

Membro
Membro


Localização : Albufeira
Mensagens : 136
Data de inscrição : 28/07/2010
Gostos : 0


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptySeg 09 Ago 2010, 07:38Responder ao tópico

David Nunes escreveu:
Viva,

De nada! Se tiverem alguma dificuldade em fazer ou arrenjar os produtos, digam!!!

ola

ja alçgum tempo que procuro nas farmacias aqui da zona mas nimguem vende estes p+rodutos e o fornecedor das farmacias da zona é pior que nada , pois nem consegue dizer as farmjacias se tenm o produto , adiando sempre a resposta , tanto que desisti de procurar .. assim sendo alguem me pode indicar um site , pois nao encontro, onde vendam estes produtos?
potassio
ferro
magnesio
de forma a fazer os meus fertilizantes?
agradecia as dicas

Ir para o topo Ir para baixo 

pedronb
pedronb

Membro
Membro


Localização : Santiago do Cacém
Mensagens : 125
Data de inscrição : 19/04/2009
Gostos : 31


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptySeg 27 Set 2010, 12:35Responder ao tópico

http://www.wate-r-evolution.com/shop/51-liquido?orderby=price&orderway=asc

Em pó e já diluidos.

O Horizonte Aquático também vende (se não tiveres pressa) o site está em baixo

E o ebay claro.



Última edição por pedronb em Sáb 20 Nov 2010, 15:38, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

anibal
anibal

Membro Prata
Membro Prata


Localização : lisboa
Mensagens : 1304
Data de inscrição : 24/03/2010
Gostos : 183


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptySeg 27 Set 2010, 12:43Responder ao tópico

Boas

Os químicos que necessitam não terão interesse comercial para as Farmácias, estas terão de compra quantidades mínimas que depois não escoam, terão de as armazenar e depois até custos de recolha e reciclagem, daí que te vão dizendo que de momento não têm.
Bastaria solicitar ao armazenista pela manhã e recebiam na entrega da tarde como acontece com os medicamentos, eu sei muito bem do que estou a falar.
Daí tens de usar sites alternativos, ficam bem mais caros mas tens garantidamente os produtos.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

pedronb
pedronb

Membro
Membro


Localização : Santiago do Cacém
Mensagens : 125
Data de inscrição : 19/04/2009
Gostos : 31


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptySeg 04 Out 2010, 09:46Responder ao tópico

Onde se lê "pode fertilizar diariamente com 30 Ml da solução acima obtida" (Potassio K).

Acho que a ideia é mais 30ml por mês ou 7.5ml por semana (idealmente EM 2 vezes 3ml por exemplo) o que eu penso seja o ideal uma vez que não devem ser adicionados mais de 10ppm/10ml para cada 100 litros por dia.
"It is not recommended to increase Potassium levels by more than 10ppm per day."
http://stm-shop.co.uk/acatalog/copy_of_copy_of_Tank_Test.html
Caso contrário eram 900ml por mês de K...(quase 1 litro e cerca de 200gr de KCL) para um aquário de 100 litros?

Estamos a falar de um aquário com peixes e carga de 50% de plantas em que em principio os nitratos e fosfatos já lá estão (os meus Nitratos já vêm a + na torneira) e a comida e dejectos dos peixes também os fornecem; os próprios fertilizante liquidos mais recentes já só trazem K e micros para evitar as algas.
"Não contém fosfatos e nitratos, já abundantes no aquário, o que limita o crescimento das algas."
http://pet4you.net/home.html?page=shop.product_details&flypage=yagendoo_VaMazing_2.tpl&product_id=16109&category_id=29

Considerar a luz disponivel é também importante: Este valor penso que será bom para 0.5W litro de LUZ se for metade (0.25W/litro) os valores devem também ser divididos por 2= 15ml por mês.

E o CO2 vai fazer falta!


Última edição por pedronb em Sáb 20 Nov 2010, 15:45, editado 8 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

nelsomsdias
nelsomsdias

Membro
Membro


Localização : Albufeira
Mensagens : 136
Data de inscrição : 28/07/2010
Gostos : 0


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyQua 06 Out 2010, 05:11Responder ao tópico

os valores destes fertilizantes nas lojas chegam a ser absurdos , ainda pra mais quem tem varios aquarios dai caso eu conseguisse comprar os produtos em po e fazer eu propeio a mistura , era gajo pra comprar 1 kg de cada hehe
alguem sabe de algum fornecedor ou faramcia onde vendam estes produtos ou que se disponham a vende los?
zona algarve , albufeira e arredores
caso algum interessado em encomendare dividir os produtos entre nos tb seria interessante
Ir para o topo Ir para baixo 

pedronb
pedronb

Membro
Membro


Localização : Santiago do Cacém
Mensagens : 125
Data de inscrição : 19/04/2009
Gostos : 31


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptySex 22 Out 2010, 18:20Responder ao tópico

Olá Nelson

Os consumidores destes produtos são Laboratorios (Hospitais, Escolas) se tiveres alguem conhecido...
Os preços da water revolution não são assim tão caros?

Mas aguenta um bocado que enviei aqui uns emails a ver se compro um kg e se conseguir meto aqui os "resultados".

Retirado do the krib

Contéudo médio de nutrientes das plantas e da água do aquário
+-----------------------------------------------------------------+
|Símbolo Nutriente Planta Água Absorvido Factor |
| mg/kg mg/l como Concentr.|
| |
| N Azoto 3,200 5 NH4+/NO3- 1000 |
| Demasiado nitrato com boa alimentação |
| |
| P Fósforo 460 0.1 HPO4--/H2PO4- 1000 |
| Demasiado fosfato com boa alimentação |
| |
| K Potássio 3,600 5 K+ 1000 |
| Suficiente com boa alimentação, senão fertilizar |
| |
| C Carbono 36,000 Varia CO2(HCO3-) 1000 |
| Ausente sem injecção de CO2 |
| |

mg/kg ou mg/l são aprox. partes por milhão ou "ppm". "Factor Concentr."
é a quantidade que as plantas podem armazenar além das suas necessidades,
por exemplo, as plantas podem armazenar 1000 vezes mais ferro do que precisam.


Última edição por pedronb em Seg 15 Nov 2010, 15:49, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

paixao
paixao

Membro
Membro


Nome Real : Jorge Paixão
Localização : Amadora
Mensagens : 109
Data de inscrição : 17/03/2009
Gostos : 0


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptySáb 23 Out 2010, 15:39Responder ao tópico

nelsomsdias escreveu:
os valores destes fertilizantes nas lojas chegam a ser absurdos , ainda pra mais quem tem varios aquarios dai caso eu conseguisse comprar os produtos em po e fazer eu propeio a mistura , era gajo pra comprar 1 kg de cada hehe
alguem sabe de algum fornecedor ou faramcia onde vendam estes produtos ou que se disponham a vende los?
zona algarve , albufeira e arredores
caso algum interessado em encomendare dividir os produtos entre nos tb seria interessante

boas tardes a whaterevolution tem e a preço bom
mas o que eu aconselho e comprares 1kg de potassio e os restantes em menor quantidade tipo 500g pois sao poco usados
o potassio e o que mais se usa
abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyQua 03 Nov 2010, 00:28Responder ao tópico

Grande post tava mesmo a precisar para o meu plantado lol.
Ir para o topo Ir para baixo 

nelsomsdias
nelsomsdias

Membro
Membro


Localização : Albufeira
Mensagens : 136
Data de inscrição : 28/07/2010
Gostos : 0


Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyQui 09 Dez 2010, 05:50Responder ao tópico

Disponibilidade: Este produto já não está em stock
bem water revolution esta of em potassio
se alguem conseguir comprar na sua zona e se disponibilizar enviar eu pagarei os portes na boa
mas ate hoje nao consegui que nimguem vendesse , farmacias aqui na zona nao vendem , distribuidoras nao vendem ao consumidor final isto é ze povinho , ebay nao me fio muito nisso ainda recebo sal ao inves de potassio lol

Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!   Como fazer os nossos próprios fertilizantes!! EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Como fazer os nossos próprios fertilizantes!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Soluções Caseiras :: Arquivo DIY-