Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistrarRegistrar  
1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EcoariumBanner_zps3903f249
1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Banner500x1254_zpsf6aa283b
1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Banner-500x125_zps9d594aec
1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Gambabanner_zpsgucldxz3
1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

1º Aquario (100L Plantado)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem

Luiz Henrique
Luiz Henrique

Membro
Membro


Localização : Campinas/SP - Brasil
Mensagens : 104
Data de inscrição : 30/12/2010
Gostos : 31


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptySeg 07 Fev 2011, 16:36Responder ao tópico

Olá Pedro,

Me parece que você não tem mais a anúbia/dracaena, caso você não mais a tenha, tente lembrar-se do tipo de folhas que aquela planta apresentava para elucidarmos qual planta realmente era, apesar que já estou tendencioso a achar que realmente era a Dracaena senderiana. Quanto ao caramujo, parece-me ser o Planorbis corneus, eu particularmente gosto de caramujos, só evito a população excessiva, fazendo a remoção física se necessária, mantenho no meu aquário caramujos Corbículas (Pomacea bridgesii), trompete da Malásia (Melanoides tuberculata) e acredito que tenho alguns planorbídeos também que vieram de carona em plantas aquáticas. Abraços,

Luiz Henrique
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptySeg 07 Fev 2011, 19:43Responder ao tópico

Está ficando muito bonito, estou a gostar de ver! Tens jeito para a coisa, força com a empreitada! :cheers:

Pedro, vais colocar fauna ou vais optar só por plantado??? Uns apistos aí, ia realçar!

( Lá estou eu, :fish2: a puxar a brasa à minha sardinha!)
Ir para o topo Ir para baixo 

PedroCB
PedroCB

Membro
Membro


Localização : Castelo Branco
Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/01/2011
Gostos : 0


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptySeg 07 Fev 2011, 20:39Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Está ficando muito bonito, estou a gostar de ver! Tens jeito para a coisa, força com a empreitada! :cheers:

Pedro, vais colocar fauna ou vais optar só por plantado??? Uns apistos aí, ia realçar!

( Lá estou eu, :fish2: a puxar a brasa à minha sardinha!)

Obgrigado :p, já tneho camarões hehe o resto esta para breve, preciso que alguem me esclareca quanto aos valores dos testes se estão bem ou não...
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Isidro
Ricardo Isidro

Membro ativo
Membro ativo


Localização : S. B. de Messines
Mensagens : 540
Data de inscrição : 17/03/2010
Gostos : 30


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptySeg 07 Fev 2011, 21:16Responder ao tópico

Boas Pedro,
Tens ai um optimo primeiro projecto, parabens!
Agora vais ter é ai uma pequena dor de cabeça devido a esse ph tão alto.
Só uma curiosidade, esperas-te algum tempo(10m) depois de avaliares o teu teste de amonia? Normalmente ele no inicio é transparente mas leva algum tempo a dar o resultado certo.

Ah e quanto aos caracois, na minha opinião se puderes livrares-te deles faz-o, com o tempo podem tornar-se praga, e agora visto teres o aqua ainda desabitado podes por ai uns medicamento contra caracois. Não é que eles façam mal ao aqua, pelo contrario, mas fica pouco estético com o tempo.

Abraço,
Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo 

PedroCB
PedroCB

Membro
Membro


Localização : Castelo Branco
Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/01/2011
Gostos : 0


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptySeg 07 Fev 2011, 21:19Responder ao tópico

Ricardo Isidro escreveu:
Boas Pedro,
Tens ai um optimo primeiro projecto, parabens!
Agora vais ter é ai uma pequena dor de cabeça devido a esse ph tão alto.
Só uma curiosidade, esperas-te algum tempo(10m) depois de avaliares o teu teste de amonia? Normalmente ele no inicio é transparente mas leva algum tempo a dar o resultado certo.

Ah e quanto aos caracois, na minha opinião se puderes livrares-te deles faz-o, com o tempo podem tornar-se praga, e agora visto teres o aqua ainda desabitado podes por ai uns medicamento contra caracois. Não é que eles façam mal ao aqua, pelo contrario, mas fica pouco estético com o tempo.

Abraço,
Ricardo

sim, esperei algum tempo mas não os 10min...posso voltar a repetir amanha...

O que faço com o pH? mete um produto para descer?

eu vou deixar tar os caracois depois com alguns peixes que vou ter não sei se la aguentam muito tempo...
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Isidro
Ricardo Isidro

Membro ativo
Membro ativo


Localização : S. B. de Messines
Mensagens : 540
Data de inscrição : 17/03/2010
Gostos : 30


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptySeg 07 Fev 2011, 21:28Responder ao tópico

Disseste que tinhas já camarões no aquário? Red cherrys? Cuidado pois apesar de serem resistentes o ph não é o mais desejado, e visto já teres camarões não podes por qualquer produto na agua para matar os caracois, vais ter de ter cuidado ao dosear a comida que dás, pois o excesso de comida promove a reprodução dos caracois.

Experimenta de novo a fazer o teste, parece pouco tempo para tar ciclado, mas pode ser possivel.

Quanto ao Ph podes utilizar produtos para o efeito, turfa(deixa a água um pouco amarelada), etc. Podias ter utilizado um substracto com propriedades que baixem o ph da agua.
O tronco que ai tens também ajuda um pouco.
Ir para o topo Ir para baixo 

PedroCB
PedroCB

Membro
Membro


Localização : Castelo Branco
Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/01/2011
Gostos : 0


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptySeg 07 Fev 2011, 21:33Responder ao tópico

Ricardo Isidro escreveu:
Disseste que tinhas já camarões no aquário? Red cherrys? Cuidado pois apesar de serem resistentes o ph não é o mais desejado, e visto já teres camarões não podes por qualquer produto na agua para matar os caracois, vais ter de ter cuidado ao dosear a comida que dás, pois o excesso de comida promove a reprodução dos caracois.

Experimenta de novo a fazer o teste, parece pouco tempo para tar ciclado, mas pode ser possivel.

Quanto ao Ph podes utilizar produtos para o efeito, turfa(deixa a água um pouco amarelada), etc. Podias ter utilizado um substracto com propriedades que baixem o ph da agua.
O tronco que ai tens também ajuda um pouco.

Não sei a especie de camarões tenho fotos no post já agor auma ajudinha hehe

ok eu amanha faco o teste novamente
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Isidro
Ricardo Isidro

Membro ativo
Membro ativo


Localização : S. B. de Messines
Mensagens : 540
Data de inscrição : 17/03/2010
Gostos : 30


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptySeg 07 Fev 2011, 21:54Responder ao tópico

São Red Cherrys (Neocaridina Heteropoda Var. RED), sem duvida os melhores camarões para começar, são dos mais resistentes.

Depois divulga os resultados, pelo menos os meus levam algum tempo. Pode depender da marca..
Ir para o topo Ir para baixo 

PedroCB
PedroCB

Membro
Membro


Localização : Castelo Branco
Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/01/2011
Gostos : 0


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptySeg 07 Fev 2011, 21:58Responder ao tópico

Ricardo Isidro escreveu:
São Red Cherrys (Neocaridina Heteropoda Var. RED), sem duvida os melhores camarões para começar, são dos mais resistentes.

Depois divulga os resultados, pelo menos os meus levam algum tempo. Pode depender da marca..

que marca usas?
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Isidro
Ricardo Isidro

Membro ativo
Membro ativo


Localização : S. B. de Messines
Mensagens : 540
Data de inscrição : 17/03/2010
Gostos : 30


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptySeg 07 Fev 2011, 22:04Responder ao tópico

Sera. Mas o melhor é ler as instruções, no meu diz para esperar 10 min.
Reparei ontem que estava a fazer testes no meu e logo não me deu nada, tava transparente e depois deixei la o frasco e passado 10 a 15 min tava verde escuro.
Ir para o topo Ir para baixo 

PedroCB
PedroCB

Membro
Membro


Localização : Castelo Branco
Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/01/2011
Gostos : 0


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptySeg 07 Fev 2011, 23:09Responder ao tópico

Luiz Henrique escreveu:
Bartolomeu,

Obrigado pelos seus esclarecimentos... Observei as fotos da planta do nosso colega Pedro e tive a impressão ao ver as fotos das páginas 1 e 3 de serem folhas com pecíolo, limbo e estípulas e depois de serem folhas invaginantes (o que confirmaria de uma vez por todas tratar-se da Dracaena senderiana). Estou extremamente curioso, peço ao colega Pedro à gentileza de tirar mais foto(s) de tal planta de modo a identificar claramente o tipo de folha que ela tem, desse modo, elucidaria todas as dúvidas. Outra curiosidade: Vocês conseguiram visualizar as fotos da Anubia lanceolata no link que coloquei neste tópico? Abraços a todos, e espero continuar aprendendo sempre com vocês,

Luiz Henrique Cool

boas, a vosso pedido deixo então aqui umas fotos Razz

1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 5426557750_8301b4906a_b

1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 5426560368_ec695a4fdf_b

1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 5426561720_06563e838a_b

1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 5425961139_cc7f756d8c_b

1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 5426564380_02f29173ba_b

1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 5426564922_6c9deb8fcb_b

1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 5425962653_aee383c21c_b
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptySeg 07 Fev 2011, 23:10Responder ao tópico

No doubt! Dracaena...
Ir para o topo Ir para baixo 

Luiz Henrique
Luiz Henrique

Membro
Membro


Localização : Campinas/SP - Brasil
Mensagens : 104
Data de inscrição : 30/12/2010
Gostos : 31


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptyTer 08 Fev 2011, 12:42Responder ao tópico

Olá Pedro, Bartolomeu, olá a todos,

Primeiramente, muito obrigado pelas fotos elucidativas, conforme comentário de nosso colega Bartolomeu, dúvida solucionada, a planta era a Dracaena senderiana!!! Quanto aos caramujos, é tradição na aquariofilia uns considerarem praga e outros o apreciarem, a verdade é que existem prós e contras, pela minha própria experiência, os caramujos foram muito importantes em meus aquários quando os mesmos não estavam em excesso, costumo remover planorbídeos, pois os mesmos podem comer plantas e se reproduzem rapidamente. Quanto aos corbículas, gosto de usá-los em pequenas quantidades ou somente quando começa a ocorrer invasão de algas filamentosas, senão essas "pestinhas" começam a comer as plantas. Já os Melanoides tuberculatas, reproduzem-se rápido, porém possui hábito preferencialmente noturno, comem resto de comida, folhas mortas e andam por baixo do substrato toda a noite, promovendo descompactação, aeração e comendo material orgânico acumulado no substrato, evitando-se acidificação excessiva do aquário. Os Neritinas zebras considero excelentes algueiros e não infestam o aquário, pois necessitam de água salobra para seus ovos vingarem. Quanto a estética, algumas pessoas consideram os caramujos exóticos, engraçados, outras pessoas, os consideram feios, repugnantes, etc... ou seja, é um quesito muito pessoal. Essas são minhas ponderações básicas sobre os caramujos, abraços,

Luiz Henrique
Ir para o topo Ir para baixo 

Luiz Henrique
Luiz Henrique

Membro
Membro


Localização : Campinas/SP - Brasil
Mensagens : 104
Data de inscrição : 30/12/2010
Gostos : 31


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptyTer 08 Fev 2011, 13:03Responder ao tópico

Olá Pedro,

Você remontou seu aquário em 29/01/2011? Enfim, se a montagem é recente, o aquário está na etapa normal de bio-estabilização, se a montagem já não é recente, o aquário desequilibrou-se. Parece-me que seu aquário é recém-montado/remontado... Analisando os parâmetros da água de seu aquário, faço algumas ponderações:

1. pH = 7,6 a 8,0 (pH alcalino, faixa de pH para alguns peixes molinésias, espadas, platis, senão me falhe a memória, alguns peixes australianos como iriatheriana, etc..., faixa não recomendável para a maior parte dos peixes tropicais e plantas aquáticas), na maior parte dos casos o que define o pH do aquário é o substrato e o hardscape presente no aquário, se você possuir um substrato alcalino, e completar seu aquário com água ácida, pH = 6,2 por exemplo, rapidamente, está água já estará alcalina por influência do substrato, algumas recomendações: adicionar troncos, turfas e/ou utilizar tamponadores de pH para estabilização em pH baixo. continuo postagem abaixo...
Ir para o topo Ir para baixo 

Luiz Henrique
Luiz Henrique

Membro
Membro


Localização : Campinas/SP - Brasil
Mensagens : 104
Data de inscrição : 30/12/2010
Gostos : 31


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptyTer 08 Fev 2011, 13:11Responder ao tópico

Continuação...

gH e kH, níveis bons, sem maior preocupação...

NH3/NH4, se a amônia/amônio estiverem realmente zerados, ótimo, é a situação ideal, vale lembrar, que no aquário recém-montado, inicialmente, teremos um pico de concentração de NH3/NH4, ocorrendo em seguida uma queda desses níveis até o valor zero, com o consequentemente aumento até um pico máximo nos níveis de nitritos (NO2), após isso, os níveis de nitrito vão caindo até chegarem a zero, ao mesmo tempo em que os níveis de nitrato (NO3) vão subindo até um certo patamar, com tendência a subir aos poucos, sendo controlado pela absorção pelas plantas e retirada física (TPAs). Quando os níveis de amônia/amônio e nitrito chegam a zero, diz-se que o aquário atingiu uma estabilização inicial, estágio em que podem ser adicionados os primeiros peixinhos (aos poucos), de maneira, que as bactérias responsáveis pelo ciclo do azoto consigam adaptar-se a carga extra de excretas nitrogenados advindos da introdução dos novos peixinhos, não comprometendo desta forma à bio-estabilidade do aquário.
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptyTer 08 Fev 2011, 13:16Responder ao tópico

Os valores das durezas estão bons mas não para tropicais, será para africanos. Esse kH não vai um obstáculo para descer o pH,? tamponagem!
Ir para o topo Ir para baixo 

Luiz Henrique
Luiz Henrique

Membro
Membro


Localização : Campinas/SP - Brasil
Mensagens : 104
Data de inscrição : 30/12/2010
Gostos : 31


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptyTer 08 Fev 2011, 13:23Responder ao tópico

Finalizando....

NO2 -> 0,3ppm; índice tolerável de nitritos, mas logicamente não saudável!!! Ou seja, espere a estabilização inicial de seu aquário para inserir os primeiros peixinhos. Não há necessidade, mas caso a ansiedade seja muito grande, existem no mercado bioativadores da filtragem biológica, que aceleram o ciclo do azoto, zerando mais rapidamente os níveis de amônia/amônio e de nitritos. Não conheço as marcas vendidas aí em Portugal, porém, aqui no Brasil, particularmente, eu prefiro a Prodibio (importada da França) e o Stress Zyme da API. Espero ter ajudado, é importante que você diga quando montou ou remontou seu aquário para podermos interpretar melhor esses parâmetros da água do seu aquário, fora isso, seu aquário está muito bonito. Parabéns!!! Abraços,

Luiz Henrique Cool
Ir para o topo Ir para baixo 

PedroCB
PedroCB

Membro
Membro


Localização : Castelo Branco
Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/01/2011
Gostos : 0


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptyTer 08 Fev 2011, 13:44Responder ao tópico

o aquario foi montado todo de novo no dia 27 de janeiro, as pecas eram todas novas
Ir para o topo Ir para baixo 

Luiz Henrique
Luiz Henrique

Membro
Membro


Localização : Campinas/SP - Brasil
Mensagens : 104
Data de inscrição : 30/12/2010
Gostos : 31


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptyTer 08 Fev 2011, 14:07Responder ao tópico

Pessoal, algumas ponderações:

Considerando Ciclídeos Africanos dos lagos Malawi e Tanganika, principalmente deste último, os valores, em graus alemão, de kH e gH para esses peixes situam-se na faixa de: kH = 8 a 10ºdH (142,85ppm à 178,57ppm) e gH = 10 a 12ºdH (178,52ppm à 214,28ppm). Portanto, os valores de kH e gH do aquário do Pedro não estão elevados. kH = 80ppm = 4,48ºdH é considerado como dureza em carbonatos ou alcalinidade como ligeiramente associado a um pH baixo ou alcalinidade moderada (dependendo do autor em questão), gH = 80 ppm = 4,48ºdH é considerado como dureza total mole ou ligeiramente dura, também dependendo do autor em questão). kH da água refere-se à capacidade tamponante desta água, ou seja, à resistência da mesma a sofrer variações de pH, no valor em que está, afirmo com total segurança, que este valor de kH jamais é a causa responsável pelo alto valor de pH em que se encontra a água do aquário de Pedro, aliás, considero um valor adequado para a maioria dos peixes tropicais, a não ser que queira neons cardinais, acarás discos ou similares, aí recomendaria o decréscimo nos valores de kH e gH. Resumidamente, kH refere-se às concentrações de carbonatos e bicarbonatos de Ca e Mg presentes na água. Já o gH é o kH mais a concentração de sulfatos de alcalinos terrosos e cloretos. No aquário de Pedro, as concentrações de gH também estão dentro da normalidade. Aliás, peço um favor a Pedro: Qual a composição do substrato e hardscape que você está utilizando neste aquário? Abraços,

Luiz Henrique
Ir para o topo Ir para baixo 

Luiz Henrique
Luiz Henrique

Membro
Membro


Localização : Campinas/SP - Brasil
Mensagens : 104
Data de inscrição : 30/12/2010
Gostos : 31


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptyTer 08 Fev 2011, 14:12Responder ao tópico

Opa,

Nova montagem em 27/01/2011 -> Aquário em processo de bio-estabilização, em breve os valores de nitrito chegarão a zero!!! Daí para frente, adicione os peixes aos poucos para as bactérias do ciclo do azoto conseguirem adaptar-se ao aumento da carga de excretas nitrogenados. Está tudo dentro da normalidade...opa, temperatura = ? Abraços,

Luiz Henrique Cool
Ir para o topo Ir para baixo 

PedroCB
PedroCB

Membro
Membro


Localização : Castelo Branco
Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/01/2011
Gostos : 0


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptyTer 08 Fev 2011, 14:18Responder ao tópico

Luiz Henrique escreveu:
Pessoal, algumas ponderações:

Considerando Ciclídeos Africanos dos lagos Malawi e Tanganika, principalmente deste último, os valores, em graus alemão, de kH e gH para esses peixes situam-se na faixa de: kH = 8 a 10ºdH (142,85ppm à 178,57ppm) e gH = 10 a 12ºdH (178,52ppm à 214,28ppm). Portanto, os valores de kH e gH do aquário do Pedro não estão elevados. kH = 80ppm = 4,48ºdH é considerado como dureza em carbonatos ou alcalinidade como ligeiramente associado a um pH baixo ou alcalinidade moderada (dependendo do autor em questão), gH = 80 ppm = 4,48ºdH é considerado como dureza total mole ou ligeiramente dura, também dependendo do autor em questão). kH da água refere-se à capacidade tamponante desta água, ou seja, à resistência da mesma a sofrer variações de pH, no valor em que está, afirmo com total segurança, que este valor de kH jamais é a causa responsável pelo alto valor de pH em que se encontra a água do aquário de Pedro, aliás, considero um valor adequado para a maioria dos peixes tropicais, a não ser que queira neons cardinais, acarás discos ou similares, aí recomendaria o decréscimo nos valores de kH e gH. Resumidamente, kH refere-se às concentrações de carbonatos e bicarbonatos de Ca e Mg presentes na água. Já o gH é o kH mais a concentração de sulfatos de alcalinos terrosos e cloretos. No aquário de Pedro, as concentrações de gH também estão dentro da normalidade. Aliás, peço um favor a Pedro: Qual a composição do substrato e hardscape que você está utilizando neste aquário? Abraços,

Luiz Henrique

QUanto ao subrstacto não sei, ele e o JBL Proflora starter... hardscape? desculpa mas não sei o que é
Ir para o topo Ir para baixo 

PedroCB
PedroCB

Membro
Membro


Localização : Castelo Branco
Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/01/2011
Gostos : 0


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptyTer 08 Fev 2011, 14:19Responder ao tópico

Luiz Henrique escreveu:
Opa,

Nova montagem em 27/01/2011 -> Aquário em processo de bio-estabilização, em breve os valores de nitrito chegarão a zero!!! Daí para frente, adicione os peixes aos poucos para as bactérias do ciclo do azoto conseguirem adaptar-se ao aumento da carga de excretas nitrogenados. Está tudo dentro da normalidade...opa, temperatura = ? Abraços,

Luiz Henrique Cool

temperatura entre os 26º e os 27º vou adicionar produto para baixar o Ph
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Isidro
Ricardo Isidro

Membro ativo
Membro ativo


Localização : S. B. de Messines
Mensagens : 540
Data de inscrição : 17/03/2010
Gostos : 30


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptyTer 08 Fev 2011, 14:49Responder ao tópico

Sempre fizeste o teste de amonia?
Ir para o topo Ir para baixo 

PedroCB
PedroCB

Membro
Membro


Localização : Castelo Branco
Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/01/2011
Gostos : 0


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptyTer 08 Fev 2011, 16:52Responder ao tópico

Ricardo Isidro escreveu:
Sempre fizeste o teste de amonia?

sim, confirmasse transparente...vou tambem fazer o teste dos nitratos depois digo o resultado
Ir para o topo Ir para baixo 

PedroCB
PedroCB

Membro
Membro


Localização : Castelo Branco
Mensagens : 105
Data de inscrição : 29/01/2011
Gostos : 0


1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptyTer 08 Fev 2011, 17:55Responder ao tópico

nitratos entre os 5 e os 10

sendo assim estou a pensar adicionar os primeiros peixes, talvez uns otto hehe
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: 1º Aquario (100L Plantado)   1º Aquario (100L Plantado) - Página 3 EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

1º Aquario (100L Plantado)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: As Nossas Montagens :: Plantados-