Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Montagem: "Mary" Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Montagem: "Mary" 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Montagem: "Mary" EcoariumBanner_zps3903f249
Montagem: "Mary" Banner500x1254_zpsf6aa283b
Montagem: "Mary" Banner-500x125_zps9d594aec
Montagem: "Mary" Gambabanner_zpsgucldxz3
Montagem: "Mary" Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Montagem: "Mary"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyQui 25 Nov 2010, 22:40Responder ao tópico

Montagem: “Mary“
Nos últimos anos tenho me dedicado aos anabantídeos.
Mas quando tive a oportunidade de montar um aquário de 1.5 mt pensei em discos…num aquário de agua salgada como a maioria de vocês pensaria. Confesso que também pensei….e muito. Mas depois pensei porque não uma espécie Africana ? Não de ciclideos mas …de uma espécie pouco vista no hobby, que já tenho mantenho à mais ou menos 2 anos e meio, uma espécie que atinge 30 cm (em aquário 15 a 20 cm), que não necessita de grandes cuidados, mas tem uma “história” por detrás dela e tem um comportamento especial. E segundo relatos tem uma grande longevidade!....Vão ficar para os meus netos !
E….é um Anabantideo !
Curiosos ?

Pronto estava decidido: vou montar um aquário com Ctenopomas… Kingsley. Vai ser um aquário mono-especie (em principio…não sei se resisto a não colocar outras espécies.........Não resisti !)
Ctenopoma Kingslaey é uma espécie que vive no nordeste do continente Africano A sua área de distribuição ocupa uma grande área que abrange vários países É um peixe que se pode encontrar em rios, lagos. É utilizado na alimentação humana.
Esta espécie está interligada a uma senhora da época Victoriana: Mary Henrietta Kingsley ( 1862-1900). Escritora e exploradora do continente Africano. Kingsley deu a conhecer à Europa Victoriana esta espécie e em troca deram o seu nome a este Ctenopoma. Ao tentar recolher informação sobre os meus peixes fiquei a conhecer um poucod a sua obra. Não vou entrar em pormenores mas aconselho a fazerem uma “busca” rápida na net sobre a fascinante vida desta mulher. Não se vão arrenpender.
Voltando à descrição da espécie posso dizer que é uma espécie que gosta de pouca luz (óptimo, não preciso de me preocupar muito em relação a este aspecto), é algo reservada mas gosta de espaços abertos. Neste ponto comecei a imaginar o que devia ser a aparência do aquário: uma zona densamente plantada mas com espaços abertos. Mas também gosta de refúgios. Eu tenho utilizado tubos em PVC nesta espécie. Pretendo utilizar estes tubos no novo aquário.
É uma espécie com poucos relatos de reprodução em cativeiro. E quando isso aconteceu foi por mero acaso. É uma espécie que não cuida dos ovos. Neste ponto, pensei, é difícil mas não resisto a tentar. Tenho que montar um sistema que permita, se os houver, recolher os ovos. O mais fácil era imaginar um sistema que criasse um certo movimento na água de forma a levar os ovos para uma determinada zona do aquário.
Por experiencia própria é uma espécie que salta com grande facilidade. No primeiro dia, ao chegar a casa encontrei todos (todos mesmo) no chão. A sorte deles, e minha, é que são Anabantideos. Por isso tenho que tapar bem o aquário.
Têm um comportamento de grupo. São capazes de esperarem em grupo que a “comida” se aproxime deles e depois movimentam-se todos juntos.
Como alguns outros Ctenopomas têm “espinhos” em dois sítios do corpo. Este facto faz com que não seja aconselhável o uso das normais “redes de aquariofilia” para os apanhar.
Outras informações sobre esta espécie podem ser facilmente encontradas na net.
Agora vou descrever o equipamento que vou utilizar na montagem do aquário. Neste ponto, quero avisar que não vou usar equipamento de “última tecnologia” mas sim o que me der mais garantias, à partida, de não causar problemas . Isto é, quanto menos tiver de mexer no aquário melhor. Segundo aviso: nos meus aquários raramente limpo os vidros e aspirar só o faço nos aquários de reprodução e nos bettas splendens. Gosto de aquários do tipo….”wild” !
TPA´s …só quando sou “obrigado” devido ao que estiver em causa !
Este meu “comportamento” não sei se vou conseguir manter neste caso, porque o aquário vai estar num local especial. Mas vou tentar !


Vamos lá então à descrição do que eu vou usar:
Aquario: comprimento: 1.5 mt Largura: 0.5 mt Altura: 0.6 mt. Com travessas Francesas. Forrado a vinil preto mate (ainda não está decidido)
Estrutura de suporte: em ferro. Por agora vai ficar assim
Filtro: Eheim Classic 2217. Para mim a série Classic desta marca é a mais viável. Mas se calhar vou ter que investir mais em filtragem…..à medida que os peixes crescerem.
Aquecimento: Eheim 300 w
Circulação de agua: quero que aja uma média/forte movimentação de água na superfície e a meio do aquário. Por isso se houver necessidade vou colocar um aparelho de circulação de agua
Iluminação: De momento não vai ter. No local vai ter luz natural. As espécies tanto vegetais como dos peixes não têm grandes necessidades por isso vou aguardar para ver.
Decoração: areão preto, madeira, pedras do Rio Zaire (coincidência ? naahh, não acredito, mas foi o que me “venderam”) e ……tubos de PVC.
Especies vegetais: Valliesnerias, anubias, musgo e fetos de java. Vou tentar plantar várias espécies destas quatros plantas..…..e algumas trepadeiras.
Peixes: …Brycinus longipinnis (apareceu a oportunidade de ter esta especie e não resisti) e…. Ctenopoma Kingsley . As grande vedetas desta montagem. Como é um peixe com pouca cor vamos ver a reacção dos “transeuntes” Se vierem com a “historia” que não se vê peixe nenhum……”conto-lhes” a importância da Kingsley ….a tal Mary a exploradora de Africa do Séc. XIX……o que acham? Resultará ?
Vamos lá à montagem…..”Mary” ….Kingsley
À outra coisa, isto vai ser uma maratona e não um “sprint”…..

Ps: Desculpem o testamento….
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptySex 26 Nov 2010, 11:58Responder ao tópico

Boas Antonio

Fiquei curioso com esta montagem, por isso vamos ver se te apressas.
Vai pondo fotos da montagem.


Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Choças
Rui Choças

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Portalegre
Mensagens : 203
Data de inscrição : 06/06/2010
Gostos : 0


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptySáb 27 Nov 2010, 18:48Responder ao tópico

Olá António!!

Também fiquei curioso não na montagem do aquário, mas na espécie...
Venham de lá essas fotos!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Leite
Ricardo Leite

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo Leite
Localização : espinho
Mensagens : 298
Data de inscrição : 30/07/2010
Gostos : 30


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptySeg 29 Nov 2010, 01:58Responder ao tópico

também estou ansioso por ver esse aqua
Ir para o topo Ir para baixo 

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptySeg 29 Nov 2010, 13:31Responder ao tópico

Obrigado pelo vosso interesse pela Kingsley .......Mary Kingsley Cool
Neste momento já estão colocados os inertes: leca, areão, rochas, PVC, madeiras . Logo coloco as fotos.
Estava a contar colocar ontem, mas aconteceu um imprevisto....não achei o cabo de ligação ao PC.... Rolling Eyes
Neste momento já tenho as plantas.Umas vieram de outros aquarios meus, comprei 2 fetos de java e o resto vieram do.....António Violante.
Obrigado António !
De plantas já estou "servido". Penso que dá para criar uma zona densamente plantada.
Nos próximos dias vou começar a encher o aquario. Quero fazer aos poucos porque não sei como as madeiras vão se "comportar". Devido ao tamanho não deu para as manter mergulhadas em agua.
Cumpr.
António
Ir para o topo Ir para baixo 

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptySeg 29 Nov 2010, 14:38Responder ao tópico

Cá vão as primeiras fotos. Ainda na fase de montagem.
1º a limpeza:
Leca:
Montagem: "Mary" Leca2
Madeira:
Montagem: "Mary" Madeirab
Areão:
Montagem: "Mary" Areo
Pedras:
Montagem: "Mary" Rochax
Colocação da teca e por cima areão:
Montagem: "Mary" Lecaeareo
Já com as madeiras,algumas rochas e tubos PVC
Montagem: "Mary" Madeirarochaspvc2


Algumas considerações:
Para a proxima tenho que diminuir o tamanho das fotos.....é a 1ª vez
O uso da leca foi um sistema que usei à muitos anos em plantados e lembrei-me de usar neste. Combinado com um tubo de elevação vai funcionar como filtro também.
Coloquei uma 1ª camada de areão e depois uma fina camda de turva/húmus. A seguir outra camada de areão.
Os tubos de PVC vão ficar o mais escondidos possivel. A minha experiencia tb me diz que em pouco tempo (alguns meses...) ficam cobertos de musgo.
Vou colocar mais pedras para esconder mais o PVC.
Do lado esq. onde vão ficar os tubos de filtro vai ficar a maior parte das plantas altas. Aliadas com o tronco vão fazer uma zona mais densa Segue o tronco e depois uma parte mais aberta À direita do aquario plantada com sagitaria subulata que vou tentar manter com pouca altura
Este aquario vai ser visto dos 2 lados.
Nos proximos dias vou começar a encher o aquario.
Por agora é tudo.
Ir para o topo Ir para baixo 

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyDom 05 Dez 2010, 02:08Responder ao tópico

Final da 1ª fase da montagem "Mary K.":
Montagem: "Mary" Dsc01260cd
Com as plantas, com o termoestato, o filtro 2217 e uma bomba no filtro de fundo 1000 lt/h. totalizando 2000 lt/h.Optei por juntar as 2 saidas de agua no mesmo canto fazendo assim uma corrente forte.
Não se vê muito bem na foto mas o tronco é bastante largo para "quebrar" a movimentação da agua. Fazendo uma area do aquario (lado direito deste lado) mais calma.
E pronto só falta os Ctenopomas e companhia para se entrar na fase gloriosa: sentar-me defronte ao aquario e ler o livro da Mary K. sobre as suas viagens em Africa.
Mas antes disso falta os Kingsley .......da Mary Cool
Ir para o topo Ir para baixo 

Lirio
Lirio

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Liliana
Localização : Parede
Mensagens : 641
Data de inscrição : 20/06/2010
Gostos : 30


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyDom 05 Dez 2010, 11:52Responder ao tópico

antlou escreveu:
Montagem: “Mary“ ?
Vamos lá à montagem…..”Mary” ….Kingsley
À outra coisa, isto vai ser uma maratona e não um “sprint”…..
Ps: Desculpem o testamento….

Boas António,

Testamentos assim ....podes continuar, muito bem... já ri!! a tua aventura promete ainda por cima vindo de uma pessa como tu, tenha pena é de não ter acompanhado mesmo, mesmo, desde o princípio Smile o pessoal está ansioso pela Maria.... ai sorry, Mary K...
agora uma boa maratona requer manter um bom ritmo, bora lá com isso :cheers: :cheers:



Liliana
Ir para o topo Ir para baixo 

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptySeg 06 Dez 2010, 22:40Responder ao tópico

Ainda bem que gostaste Liliana desta minha aventura e da ....Mary K.
porque pelos comentários (é mais pela falta...) acho que foste das poucas que apreciaram

Agora vai começar a aventura dos novos "condóminos" Smile
Neste ponto de situação fico mais preocupado porque vou começar a por em risco os meus peixes. E alguns já os tenho à alguns anos.E com muita dificuldades posso a vir conseguir arranjar peixes destas especies. A única preocupação que tenho é a temperatura está com demasiados "picos" para tantos litros. Não devia estar a acontecer.
O termoestato está à saida do filtro. Pode ser uma causa. Se calhar devia ter colocado 2 de 150 em vez de um de 300w. Mas não sei.....vou pensar no que possa ser.
Amanhã vou começar pelos Brycinus L. . Já os tenho à 15 dias. São 10 e ambientaram-se bem.
Neste momento estão com outros peixes africanos: Steatocranus Casuarius.O que é uma "mistura" que não me agrada muito...pelo menos em tão pouco espaço.
Vamos ver como corre a mudança.
Amanhã coloco fotos desta introdução na montagem "Mary K."

Se alguem quiser dar uma opinião, comentário, uma critica....estejam à vontade ! Façam de conta que são membros de um forum de aquariofilia Cool

Cumprimentos meus e da ....M. K.
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptySeg 06 Dez 2010, 22:49Responder ao tópico

Boas Antonio

Continuo a acompanhar a montagem e continuo curioso por ver o resultado final, ate agora estou a gostar do que vejo, o aquario esta bom, agora e esperar que as plantas se vao desenvolvendo.
Agora fico ha espera dos inquilinos.

Um abraço
Fernando Bagatelas santa
Ir para o topo Ir para baixo 

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyTer 07 Dez 2010, 22:53Responder ao tópico

Os teus desejos "Baga"são ordens para nós os dois: Eu e para a Mary
Por isso......dia 7 de Dezembro 2010 grandes acontecimentos na montagem "Mary K."
Após uma acesa discusão entre mim e a ....Kingsley. Ela queria que os seus Ctenopomas fossem os 1ºs. e eu...os …Brycinus longipinnis . Mas pronto teve que ser e ela concordou (muito depressa para o meu gosto....).
Se calhar foi qdo coloquei a hipotese de "entrar em jogo" com os meus ctenopomas acutirostre...uns leopardos.

(nota do autor (mas pouco, que isto é tudo copiado..ass.Mary): Esta conversa toda é para ver se ficam curiosos com estes fantásticos peixes...adiante que se faz....tarde)


Bem segue a 1ª foto:
uma panoramica geral já com os primeiros habitantes.
Pode não parecer mas estes Brycinus tem entre 5 a 7 cm. E foi uma agradavel supressa. Assim que os coloquei ganharam um dourado por cima das zonas pretas: os olhos e uma risca preta na cauda.Têm um ligeiro contorno azulado.A agua como eu queria está com um tom acastanhada. O dourado deles sobresai no tom acastanhado da agua. E duas supresas agradaveis: são dos peixes de cardume melhores que eu conheço.O aquario tem 1,5 mt e eles juntam-se todos num espaço de 20cm....nem sequer se separam em dois grupos.
E não é que ocuparam mesmo a zona do aquario que eu queria. 5*
A 3ª surpresa foi que onde havia 10 aparaceu 11!
Vamos lá então às fotos e...aos videos !!!! Ah! pois! a Mary K. merece tudo! Agora vocês....não sei não...vão lá se informar sobre os Ctenopomas que depois falamos..

Foto1: Como podem ver concentram-se na zona mais aberta
https://2img.net/r/ihimizer/img18/1710/dsci0003ba.jpg

foto2:Esta é a zona mais densamente plantada e onde sencontra os tubos em PVC. Não os vêm pois não?......é mesmo para não verem). https://2img.net/r/ihimizer/img444/3428/dsci0002mz.jpg
Nesta zona só aparecem qdo assustados. Mas rapidamente voltam para a zona aberta
Segue-se agora 2 pequenos videos: Reparem como andam em cardume. Não sei se conseguem ver mas são peixes relativamente grandes....Penso que acertei em cheio na escolha deles.
Apreciem e paguem as pipocas à saida......

View My Video

Segue o 2º:
View My Video

Se não conseguirem ver o video...amanhã tento colocar por outro lado

Nt...pssss Fernando o santa não existe !
Assinado: Mary K.





Ir para o topo Ir para baixo 

Lirio
Lirio

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Liliana
Localização : Parede
Mensagens : 641
Data de inscrição : 20/06/2010
Gostos : 30


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyQua 08 Dez 2010, 00:11Responder ao tópico

Boas,

Sim senhor, eles são muito bonitos e parecem estar, um cadinho nervosos, intimidados talvez, ou a querer dar o melhor angulo para a câmara, Smile ...

consegui ver ambos os filmes, como não conhecia estes meninos fui pesquisar pois no video e nas fotos não se vêm bem, e parece-me que estar tudo a correr pelo melhor... tens aí uns belos exemplares....
Daqui a quanto tempo vais introduzir os outros? uma semana? até parece que percebo disto, mas destes últimos também vou fazer umas pesquisas...

abraço,
Liliana

antlou escreveu:

Nt...pssss Fernando o santa não existe !
Assinado: Mary K.

Diz aí à tua Maria, que ela anda enganada, o Santa existe pois... é que para quem concorda muito rapidamente e depois não acredita na magia... hmmmm
Ir para o topo Ir para baixo 

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptySex 10 Dez 2010, 00:04Responder ao tópico

Ok Liliana já consegui que fizesses uma pesquisa desta interesante espécie.
É pena que o nosso hobby não aproveite mais especies oriundas de Africa.Tirando Ciclideos, killies e uma ou outra especie há um vazio tremendo.

Adiante, voltando ao tópico e ao "mundo" da ...Mary Kingsley Cool ....já fizeram uma pesquisa sobre esta Senhora? viram a quantidade de especies novas que deu a conhecer? por ex de repteis. Naquela época para uma mulher...é "obra"!
Bem...adiante (lá vão 2...) preciso de uma opinião do "pessoal" dos plantados Smile
A luz foi um pormenor que não me preocupei mas agora estou haver que o devia ter feito.Pelo menos no Inverno
Tendo em conta o aquario em questão a largura a altura e as plantas já inseridas o que aconselham ? Neste momento tem 2 lampadas de 1,5 mt de luz"branca". Já pensei num sistema de projectores.
o que acham de CO2 ? Acham que é necessario?
Dêem lá uma opinião.... Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyQua 09 Fev 2011, 00:03Responder ao tópico

Boas António,

Grande projecto, não sei como não tinha reparado antes! Como é que vai o menino?
Apesar de tardia ainda serve alguma opinião quanto as plantas?


Cumps,

Bart
Ir para o topo Ir para baixo 

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyQua 09 Fev 2011, 12:11Responder ao tópico

Olá
O "menino" está na fase da juventude ! Apareceu algumas algas, principalmente nos vidros devido (penso eu) às plantas ainda não estarem a desenvolver-se em "velocidade de cruzeiro".
Tenho algumas especies de peixes novas. Todas daquela região.
E hoje juntei uma ampularia. Procurei uma que tivesse a cor natural delas, mas não encontrei.
Tenho que fazer uma actualização do tópico.
Todas as dicas e opiniões são bem vindas. Smile
Venham elas.
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyQua 09 Fev 2011, 13:15Responder ao tópico

É isso mesmo, uma actualização para vermos essas belezas...

Ainda mantens só os 2 tubos de 1.5m. Que tipo de projectores estavas a pensar?
Ir para o topo Ir para baixo 

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyQua 09 Fev 2011, 13:30Responder ao tópico

sim, neste momento ainda tenho as duas lampadas de 1.5 mt
Estava a pensar em comprar uma Jad PL-1500. O que achas ?
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyQua 09 Fev 2011, 13:48Responder ao tópico

Ficas mais bem servido Wink e sem um grande investimento para 1,5m
Ir para o topo Ir para baixo 

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyQua 09 Fev 2011, 16:20Responder ao tópico

tb espero e achei o preço bom.

Cá vai um set up da Mary Kingsley...rápido:

aquario :comp.: 1.5 mt
larg: : 0.5 mt
alt.: 0.6 mt
Aquecimento: 300w
filtragem: eheim 2217
bomba 1000 lt/h a fazer de filtro de fundo (leca)
Peixes: Ctenopomas Kingsley
Brycinus Longipinnis
Tetra do congo
e últimos a entrar: Anomachoromis Thomasi

há de tudo um pouco: anabantideos, ciclideos etc. Smile dos rios Africanos
Inverterbrados: 1 ampularia

Plantas: Musgo e feto de Java, valisnerias, elodeas, Sagitaria subulata, ceratophyllum e anubias

Neste momento as Valisnerias, o musgo de java e as anubias estão óptimas. A Sagitaria está a desenvolver-se lentamente para pena minha que estava a contar com ela para fazer uma especie de tapete. Mas ainda estou com a esperança.

Os peixes estão a corresponder às minhas expectativas. Os Ctenopomas são os Reis com os seus +- 12 cm. Ocupam a parte mais escondida a meio e mais perto da superficie. Se eu soubesse não tinha colocado tantos tubos....
Os tetra e os Brycinus mais na superficie e nas zonas mais abertas.
E em baixo..é territorio dos ciclideos:Anomachoromis Thomasi
Em relação aos A. Thomasi ainda são pequenos e vou ver como acupam esta area depois de formarem casais. só depois vejo se devo ou não introduzir mais alguma especie.

fica a faltar as fotos....e as vossas opiniões

Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyQui 10 Fev 2011, 02:12Responder ao tópico

Venham de la essas fotos...

Não conhecia Ctenopomas... achei os acutirostris e os ansorgii um espectáculo...
Ir para o topo Ir para baixo 

antlou
avatar

Membro
Membro


Nome Real : António Lourenço
Localização : Almada
Mensagens : 164
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 15


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyQui 10 Fev 2011, 10:22Responder ao tópico

bartmsilva escreveu:
Venham de la essas fotos...

Não conhecia Ctenopomas... achei os acutirostris e os ansorgii um espectáculo...

São peixes muito interesantes, algo parecidos com os ciclideos.Pouco vistos nas lojas.
Os acutirostris tem um comportamento de grupo super interesante.
Habitam a zona média,zona escuras de plantas/madeiras.
Os anjorgii são peixes mais de fundo.

E são anabantideos !
Este tópico tb serve para se falar destas especies menos vistas por cá.
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyQui 10 Fev 2011, 10:34Responder ao tópico

Mas os Kingsley também devem ser espectaculares ao vivo... As fotos não devem fazer jus à beleza deles..
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyQui 10 Fev 2011, 11:15Responder ao tópico

Só agora tive tempo para ler com toda a calma o teu testemunho e gostei muito! Very Happy

Aproveito para te pedir se tiveres tempo para fazeres um artigo sobre o teu peixe favorito, esperando que seja um testamento que nos permita ficar elucidados sobre essa espécie Ctenopoma Kingslaey com fotos e um video se puder ser! Estou a ser muito exigente? Eu sei mas adoro todos os peixes, claro que tenho os meus favoritos, mas pelo que li gostas de escrever, portanto aqui fica o meu desafio! Razz

Vou continuar e seguir o teu tópico com curiosidade e desejo-te muita sorte! Montagem: "Mary" 3320234665
Ir para o topo Ir para baixo 

Noé Miterhofer
Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptySáb 12 Fev 2011, 10:25Responder ao tópico

Boa sorte no projeto e parabens pela iniciativa Antonio!!! Manda umas fotos aualizadas!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Noé Miterhofer
Noé Miterhofer

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Noé M.E.P.L. Costa
Localização : Viçosa-MG Brasil
Mensagens : 732
Data de inscrição : 12/12/2010
Gostos : 47


Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptySeg 21 Mar 2011, 14:01Responder ao tópico

Antlou, como esta o projeto? A tempos que não atualiza.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Montagem: "Mary" Vide

MensagemAssunto: Re: Montagem: "Mary"   Montagem: "Mary" EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Montagem: "Mary"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Gouramis, Colisas e outros-