Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Iniciarme nos Killies Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Iniciarme nos Killies 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Iniciarme nos Killies EcoariumBanner_zps3903f249
Iniciarme nos Killies Banner500x1254_zpsf6aa283b
Iniciarme nos Killies Banner-500x125_zps9d594aec
Iniciarme nos Killies Gambabanner_zpsgucldxz3
Iniciarme nos Killies Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Iniciarme nos Killies

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptySex 24 Set 2010, 13:52Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boa Tarde eu sou de Esmoriz, distrito de Aveiro e gostava de saber se alguem aqui de perto com experiência em killies me podia dar umas dicas, pois estou a montar um fishroom e queria organizar um cantinho para me iniciar nestes belos peixes mas sei muito pouco a cerca deles.
Duvidas:
Tipo de aquario, litragem , filtragem, parametros, layout, o melhor para eles, alimentação etc em fim tudo mesmo, porque nao sei nada de nada, a nao ser que tem exemplares muito bonitos.

Obrigado desde ja a todos

Aquele abraço Júlio Maia SHARKman
Ir para o topo Ir para baixo 

DavidG
avatar

Membro Plus
Membro Plus


Localização : Cascais
Mensagens : 982
Data de inscrição : 10/04/2010
Gostos : 45


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptySex 24 Set 2010, 19:08Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá Julio, de certo que aprenderás mais na convenção que haverá no próximo mês, em Monsanto, mas tentarei ajudar-te...

Não sei se já viste o meu tópico, onde comprei ovos, eclodi, e estou a tentar manter os sobreviventes...Os Nothobranchius Eggersi Red.

Existem dois tipos de killies, os que passam os 12 meses, e os que não passam (a não ser em excepção, qué é o meu caso).

Normalmente indicam 20lt de minimo, tendo eu já visto casais em menos, podes colocar um filtro adequado para a litragem do aqua.
Normalmente de 22-24ºC, neste momento os meus ainda comem microvermes, ma poderás dar comer congelado, larvas de mosquito e por aí.

Podes colocar também umas plantas flutuantes, e moops que acho que é este o nome, que são vários cordões de lã (penso eu), onde a fêmea coloca os ovos Wink

Normalmente esses ovos são colocados em turfa até à data de eclosão..como saber se está pronto a eclodir?Se ver-se no ovo(através de lupa) o anel do olho, estão prontos.

Qualquer outra dúvida tentarei ajudar Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Freire
Freire

Membro
Membro


Localização : Aveiro
Mensagens : 47
Data de inscrição : 24/04/2010
Gostos : 30


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptySex 24 Set 2010, 19:27Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas,
É desaconselhado começar com killies anuais (desculpa lá David, mas também foi o que te disseram no fórum da APK), mas tens espécies bonitas e relativamente fáceis de manter como os Aplocheilus lineatus, os Aphyosemion australe ou os Fundulopanchax nigerianus.
Agora relativamente a aspectos prácticos: filtragem, não é obrigatória (aliás, muitos killies são de águas paradas), podes apenas fazer TPAs frequentes; iluminação, fraca, normalmente - os killies não gostam de iluminação muito intensa; litragem, 20 l para espécies pequenas, 60 l para espécies maiores; a temperatura e outros parâmetros, variam muito; alimentação, viva de preferência, ou congelada (alguns também se habituam a flocos). Atenção que, como tu, também ainda estou em fase de recolha de informação, por isso, posso-me ter enganado. Tens mais informação no site da APK e no fórum.
Abraço,
Freire
Ir para o topo Ir para baixo 

DavidG
avatar

Membro Plus
Membro Plus


Localização : Cascais
Mensagens : 982
Data de inscrição : 10/04/2010
Gostos : 45


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptySex 24 Set 2010, 19:33Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Eu soube depois Freire, mas tentarei ao máximo que passem a fasquia Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptySex 24 Set 2010, 19:39Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

bem, vou também dar a minha opinião

para iniciante, será sempre de começar por killis não anuais (o David não conta que o gajo é fino Razz) como por exemplo o género fundulopanchax

reproduzi bastante bem os fundulopanchax gardneri gardneri N´sukka bastando um aqua de 15 L com pequenas mudanças de agua mensalmente, plantas flutuantes, temperatura ambiente(mesmo no inverno), e uma mop
alimentação de flocos, comidas congelados, vivas ou liofilizadas, não são esquisitos

depois é ir vendo se a mop tem ovos, retirar e colocar num pequeno recipiente ate eclodirem, no caso desta espécie, passados 28 dias, ou então basta deixares a mop dentro do aqua com muito musgo e há sempre alguns que se safam de serem comidos pelos pais
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptySáb 25 Set 2010, 16:24Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas tardes,

David infelismente por motivos de trabalho nao posso ir a monsanto, pois era uma optima visita de aprendizagem.

bem obrigado desde ja pelas dicas, vou cortar vidros e montar 6 pequenos aquarios de 20l para colocar no meu novo fishroom.

Accho que vou pela dica do Carlos Couceiro, e tentar os fundulopanchax gardneri gardneri N´sukka. ja agora podem dizer-me onde posso comprar esta espécie e se em ovos para eclodir ou vivos, qual o melhor para começar? presumo que seja os vivos caso esteja enganado peço desde ja desculpa.

Aquele abraço Júlio Maia SHARKman
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Choças
Rui Choças

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Portalegre
Mensagens : 203
Data de inscrição : 06/06/2010
Gostos : 0


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptySáb 25 Set 2010, 18:38Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá a todos!!

Júlio é com enorme agrado e vejo mais uma pessoa interessada na Killifilia, verás que não te vais arrepender. Wink

Agora em resposta as tuas questões e, apesar de algumas delas já terem sido abordadas por outros elementos deste forum, aqui fica o meu contributo.

Primeiro que tudo, o que para uma pessoa ode ser correcto para outra pode não dar resultado, o melhor é sempre aprender com os outros, mas aplicar confrome a sua experiência.

Os aquários podem realmente ser de 20L, ou até mais se possível, bem como podem ser de menos litragem, tudo depende do tempo disponível para TPA e a existência ou não de filtragem.
Um casal de Aphyosemion ou mesmo alguns Fundulopanchax, podem perfeitamente manter-se num aquario de 15L desde que se faça TPA semanalmente e com uma filtragem a ar.
Claro está tudo depende do porte da especie que se quer manter.

Outra coisa que tens de ter em conta e na maior parte dos iniciantes em killies isso falha e pode originar mesmo a perca de interesse, é que se os tratares bem de certeza que vão começar a pôr ovos e com isso vêm o tipo de alimentação para alevins, claro está que só pode ser viva, deste infusórios para alevins de espécies mais pequenas como nauplios de artemia para as restantes. Isto somente para as primeiras semanas, depois vêm os vermes de grindal, equitreias e outras.
O "problema" nem é esse, já que facilmente se consegue arranjar culturas de arranque dessas comidas, o "problema" é a diferença que existirão entre alevins, e juvenis pelo é cause uma regra dedicar pelo menos 3 aquarios por cada espécie de Killies, já que num fica os adultos ou casal, noutro claro está mais pequeno os recem nascidos e noutro os juvenis.
Pelo que com 6 aquarios terás hipoteses de ter 3/4 especies de Killies.

Agora o grande problema da Killifilia é que começar com 6 aquarios parece muito, mas em menos de nada estas com 30. Very Happy Very Happy Very Happy

Eu não mantenho a especie que procuras, nem qualquer Fundulopanchax, pelo que não te posso ajudar nesse aspecto.
Mas como o Carlos diz a melhor maneira de se obter Killies é mesmo ir à convenção da APK, quase de certeza que encontraras o que procuras ( e o que não procuras Rolling Eyes ) no leilão de Domingo.

Bem desde já peço desculpa pelo discurso, mas espero ter ajudado.

Abraço e Até Breve!!

Ir para o topo Ir para baixo 

Freire
Freire

Membro
Membro


Localização : Aveiro
Mensagens : 47
Data de inscrição : 24/04/2010
Gostos : 30


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyDom 26 Set 2010, 18:54Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas,
Já agora, Rui Choças para puxar a brasa à minha sardinha, estou bem encaminhado na minha pesquisa sobre os killies? Cometi algum erro flagrante?
Abraço,
Freire
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyDom 26 Set 2010, 20:23Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boa Noite eu quero mesmo o maior numero possivel de opinioes e informações.

Aquele Abraço Júlio Maia SHARKman
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Choças
Rui Choças

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Portalegre
Mensagens : 203
Data de inscrição : 06/06/2010
Gostos : 0


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyDom 26 Set 2010, 20:44Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá Freire!!

Vais muito bem encaminhado e não, não cometeste nenhum erro flagrante.
O que temos de ter sempre em conta é que cada espécie ou mesmo cada população têm uma especificidade que os difere uns dos outros e, é isso que torna a Killifilia tão interessante.

Quando referes a temperatura e outros parametros como diferentes de espécie para espécie, o mesmo se aplica qualquer outra das que referes. O ideal será escolher a espécie conforme as condições que lhes podemos dar e não ao contrário, isto claro está para poder fornecer o melhor ambiente possível ao peixes, mas principalmente para poupar nas contas ao final do mês Wink

Outra coisa, quando se refere que é desanconselhado Killies anuais a iniciantes, não é por serem mais difíceis do que os não anuais, apenas porque requerem um outro tipo de cuidado daquele que normalmente estamos acostumados na aquariofilia em geral.
A alimentação têm de ser constante e variada (tal como referes) o metabolismo de peixes anuais é muito mais elevado do que qualquer outro peixe que possamos ter num aquário (de relembrar que o Nothobranchius furzeri atinge o pico sexual aos 3 meses e que depois disso é muito difícil recolher ovos), bem como e, principalmente a diapausa dos ovos, que em anuais é de meses e até mesmo anos.
Com isto quero dizer que um iniciante começar com uma espécie anual, irá ter um casal ou mais num aquário durante um curto espaço de tempo e se não souber o mínimo irá de certeza perder a espécie, o que pode levar à desmotivação e abandono da Killifia, daí o ser mais aconselhado começar por espécies não-anuais e prolíficas, tais como alguns Fundulopanchax e Aphyosemion

Mais uma vez peço desculpa pelo testamento Rolling Eyes

Abraço e Até breve!!
Rui Choças
Ir para o topo Ir para baixo 

DavidG
avatar

Membro Plus
Membro Plus


Localização : Cascais
Mensagens : 982
Data de inscrição : 10/04/2010
Gostos : 45


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyDom 26 Set 2010, 22:24Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Exacto Rui, convêm salientar que também cada espécie tem uma identificação, de onde é feita a captura, desde continente, local, se charco ou poça, e data Wink

É verdade que aos 3 meses atingem o pico da sexualidade, e que por volta dos 9 meses ja se trata de um killie velho.

Adquiri os eggersi por ser daqueles que vi os mais bonitos, é verdade que soube depois que eram anuais. No entanto não me faz desistir deles, assim como nada me faz desistir dos bettas, ou de qualquer outro animal que tenha Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyTer 05 Out 2010, 23:55Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Não desistir esse é o espirito davidG

Aquele abraço Julio Maia SHARKman
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyQua 06 Out 2010, 00:04Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Não desistir esse é o espirito davidG

Aquele abraço Julio Maia SHARKman
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyTer 23 Nov 2010, 08:11Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

este fim de semana estive a dar um adianto ao meu fish room, e ja so falta colar os vidros dos 8 aquarios de 25.l para os killies, espero ir no bom caminho.

Uma duvida nao preciso da moop para eclodir? certo?, so se coloca quando estao em maturidade sexual? ou tou a dizer uma grande asneira?

Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyTer 23 Nov 2010, 08:22Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Pessoal dos que me mensionaram nao ha para ai uns ovinhos a bom preço ou como estamos em época de natal oferecidos??
Ir para o topo Ir para baixo 

Engbite
Engbite

Membro
Membro


Nome Real : José Afonso Pires
Localização : Guimarães
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/03/2010
Gostos : 34


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyTer 23 Nov 2010, 17:51Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva,

Eu ganhei uma Turfa de Nematolebias whitei Barra de S. João na CAPK, pelo que me foi dito é para molhar em Janeiro, vou ter de montar um aquário novo por causa destes pequeninos e o espaço que tenho já não é muito pois já tenho pequeninos de aphyosemion bualanum nganga eboko e fundulopanchax gardneri lafia gold, logo se quiseres vir aqui a Guimarães buscar isso a turfa é tua...he he

Cumps
José Pires

PS - Se queres ser killofilo junta-te à APK...he he
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyTer 23 Nov 2010, 22:09Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas José
vou com todo o gosto.
manda-me o teu contacto por MP para combinarmos.
Ir para o topo Ir para baixo 

Lirio
Lirio

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Liliana
Localização : Parede
Mensagens : 641
Data de inscrição : 20/06/2010
Gostos : 30


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyTer 23 Nov 2010, 22:17Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas,

Júlio Maia escreveu:

Uma duvida nao preciso da moop para eclodir? certo?, so se coloca quando estao em maturidade sexual?



certo,


Liliana
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyQua 24 Nov 2010, 00:07Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

obrigada Liliana.
Ir para o topo Ir para baixo 

Engbite
Engbite

Membro
Membro


Nome Real : José Afonso Pires
Localização : Guimarães
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/03/2010
Gostos : 34


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyQua 24 Nov 2010, 00:53Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva,

Nem todos os Killies desovam em MOP's...os que ofereço são Killies anuais fáceis e desovam directamente em turfa...basta ter uma taça com turfa, vais se tirando as turfas e guardando e ao fim de 3 meses molhasse a turfa e nascem os pequeninos....

Cumps
José Pires
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyQua 24 Nov 2010, 07:41Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

ok quanto mais simples melhor nao quero iniciar-me com desilusoes
Ir para o topo Ir para baixo 

Lirio
Lirio

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Liliana
Localização : Parede
Mensagens : 641
Data de inscrição : 20/06/2010
Gostos : 30


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyQua 24 Nov 2010, 08:50Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas,

Eu nunca usei MOP, essa coisa meio estranha, apenas bastante musgo de java, ... por um lado serve para os ovinhos, por outro protege os pequenotes e também os adultos se por acaso temos algum macho mais desenfreado atrás da fêmea, por mais outro, anda por lá comidinha para eles, e por último... gosto muito de musgos. É claro que não estou muito empenhada em sacar miudos, quando eles aparecem, aparecem.


abraço,
Liliana
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyQui 25 Nov 2010, 00:37Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Musgo de Java anda muito aqui pelos aquas de ca de casa lol.
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Choças
Rui Choças

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Portalegre
Mensagens : 203
Data de inscrição : 06/06/2010
Gostos : 0


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptySáb 27 Nov 2010, 09:05Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Olá Júlio!

A espécie que o José Pires refere é a seguinte:

Iniciarme nos Killies NematolebiaswhiteiBarradeSoJoo

E embora seja relativamente fácil de manter não deixa de ser um anual, o que requer já um certo conhecimento da biologia e comportamento destes.
O José refere muito sucintamente o método de reprodução dos anuais. Parece fácil mas não é tanto assim.

Os Killies anuais, sejam eles africanos ou sul americanos, devido ao seu biotopo estar sugeito a mudanças drasticas, em especial na pluviosidade e na temperatura, necessitam de um metabolismo muito alto, de forma a se conseguirem reproduzir o mais depressa possível antes da próxima seca.
Posto isto e no que se refere neste caso a sul-americanos, eles "enterram" os seus ovos no fundo, ao contrário dos anuais africanos que os colocam arrastando-se pelo fundo.

O método de reprodução que utilizamos nos nossos aquários tenta reproduzir ao máximo aquilo que se passa na natureza, logo, a utilizição de uma taça com turfa no caso do José.
Mas até nisso, não é só colocar a turfa. O recipiente têm de ser alto e estreito (para poupar turfa Wink ) no caso dos sul-americanos e, largo e baixo nos caso dos africanos.
Neste caso de anuais sul-americanos o recipiente deve conter turfa suficiente para que tape o maior macho, uma vez e meia, para evitar lesões na altura do acasalamento.

Após alguns dias e verificado que realmente existem ovos a turfa será guardada herméticamente, após ter sido retirada a maior parte da húmidade (mas nunca seca).

Como é obvio para cada espécie existe um tempo dito normal na diapausa dos seus ovos, estes podem variar desde algumas semanas até anos. Tudo depende da espécie, da temperatura e humidade da turfa. Neste caso a uma temperatura de 24ºC constante eles deverão estar prontos para molhar em 3 meses.

Finalmente e, depois do longo testamento, a minha opinião.
Apesar de ser uma espécie fácil, (sinceramente esta palavra fácil é muito relativa, o que para mim pode ser fácil para outra pessoa pode ser extremamente difícil, isto acontece mais vezes do que aquilo que se pensa) a sua manutenção e cuidado na altura de acondicionar os ovos, bem como o tempo de espera por alevins deixa muitos iniciantes desmotivados. Pelo que é meu conselho nunca se começar por anuais, existem uma enormidade de espécies de não anuais "fácies" em que passado alguns dias já se pode ter alevins e acompanhar a sua evolução.

Espero ter ajudado mais um pouco!!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyDom 28 Nov 2010, 11:10Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas Rui por acaso ja tinha visto umas fotos e pesquisado um pouco este bichinho lindo ( como diz o meu filhote), mas aqui deste uma ajuda bastante boa pois resumiste o basico e essencial em poucas palavras, o que ajuda muito porque a verdade é que ja estava a ficar confuso porque li varios sitios e nem todos sao consensuais e por vezes ate tem informaçoes divergentes assim, para um iniciado fica mais dificil filtrar a informação e reter o que é provavelmente o mais correcto. Apesar de a experiencia e os possiveis fracaços serem a melhor escola e com o tempo passamos a fazer a nossa maneira baseado em dicas boas como esta que deste agora, muito obrigado mais uma vez.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Iniciarme nos Killies Vide

MensagemAssunto: Re: Iniciarme nos Killies   Iniciarme nos Killies EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

Iniciarme nos Killies

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Outras Espécies :: killies-