Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EcoariumBanner_zps3903f249
Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Banner500x1254_zpsf6aa283b
Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Banner-500x125_zps9d594aec
Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Gambabanner_zpsgucldxz3
Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

David Nunes
avatar

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySáb 24 Abr 2010, 01:32Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva,

Tenho um aquario de 140x60x70 (CxLxA)!
E não consigo fazer nada dele Sad Sad
Tentei plantado mas como tem sump (não convem por Co2)!
Tentei Amazonico (não pode pois os escalares pequenos, ficavam presos no tubo ladrão)!!!
A unica coisa que ainda consegui foi um biotopo do Malawi! Mas como era muito largo e muito alto para apanhar as femea embocadas tinha de vestir um fato de Mergulho!!!
Como está na sala e lá está outra vez a Maria a dar-me cabo da cabeça!
Vou dar o salto para os salgados!!!
Mas neste momento preciso de muita ajuda, pois vão ter de me explicar tudinho como se eu fosse MUITO burrinho mesmo!!!

Equipamento que tenho:

Aquario 140x60x70!
Sump cubica 60x40x40
Bomba de retorno de 4000lt/h
2 Focos HQI de 150W
Agora a pergunta é:

O que preciso para fazer um salgado a maneira (sei que preciso de escumador, pelo menos 2x daylight e 2x Actinica)
Quantos peixes posso manter (pareço um iniçiado Embarassed Embarassed )
Ajudem por favor!!!
Há quero manter corais!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySáb 24 Abr 2010, 14:44Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

para corais a historia ja e outra, so para peixes a iluminaçao nao precisa de ser grande coisa.
MAS para corais, precisas ai de uma aumento de iluminaçao la para os 4 *150HQI + 4 * T5 54W actinica.
Ou entao, retirar as HQI e meter uma T5 de 10*54W

- Precisas de um escumador grandinho
- areia tipo coral moido, sugar size
- Rocha viva + rocha normal, para ir sendo colonizada. se comprar logo rocha viva para isso tudo das conta do orçamento
- Um reactor de calcio, ou entao vais andar todos os dias a medir e a crescentar soluçao
- Um reactor de kalkwaser
- Bombas de circulaçao, 2 de 12.000 da sunsun, uma em cada lado do aquario.
Se quizeres usar das origianis, espera que saiam as novas koralia, sao mais pequenas e nao teem veio. Vao ser muito melhores.

Em agua salgada nao ha compoensaçao pro evaporaçao.
ou melhor, em agua salgada a agua que se evapora tem de ir sendo reposta com agua doce, de preferencia de osmose.
Por isso a sumpo nao precisa ter margem para suportar a evaporaçao da agua, nao e necessaria uma grande SUMP.
E no entanto necessario que a sump seja adequada a agua salgada, e nao tenho locais de acumulaçao de lixo que vao servir de fonte de nitratos.

- os proprios corais e os peixes. Mas isso, so usn 6 meses depois d eter isso a bulir.

ah, vais te meter no brinquedo mais consumidor de energia e recursos que alguma vez voltes a ter. Nem a porra de um barco da tanto trabalho!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

David Nunes
avatar

Membro Prata
Membro Prata


Localização : Viseu
Mensagens : 1012
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 24


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySáb 24 Abr 2010, 15:27Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva,

Cable man, estive a ver nos foruns da espeçialidade e aconçelharam-me 2 HQI de 150 + 4 t5 de 54W!
Acho que 4 HQI + é muito!!! :S
Acho que vou 1º optar por material "chinês" (quero dar uma oportunidade a ver o que valem)
Claro que vou ter material de substituição sempre a mão para caso alguma coisa avareie
Bem para quem paga 150,00€ de luz por mês não é mais 50/60€ que me fazem diferenças lol!

Obrigado pela tua ajuda!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySáb 24 Abr 2010, 15:47Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas David

O Adalberto ja disse aquase tudo só não concordo com as HQI´s nesse aquario e para meteres só 2 para corais em vez de 150w metias umas de 250w e atenção as lampadas vê bem a temperatura delas é de 14.000k não me parece que nos chineses tenhas disso

Mais 1 ou 2 ventuinhas para tentares arrefecer isso no verão Wink

Abraço e boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySáb 24 Abr 2010, 16:45Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

a questao nao e a electricidade, e TUDO!!!

trocas de agua misturada, viseu nao e propriamente perto do mar para compensar la ir buscar agua a borla, por isso vais ter de usar sal sintetico
quantidadee de consumiveis, agua salgada nao e agua doce a dar cabo de veios e turbinas
Qiuantidade de lamapdas trocadas, as HQI depressa começam a fugir para o verde, as fluorescentes depressa ficam sem potencia luminosa
Limpeza do escumador
Limpeza dos vidros, memso que nao tenahs algas parasitas, a coralina e as verdes calcareas vao aparecer sempre nos vidros da frente, e CUSTAM mesmo muito a tirar
Aptasias
...

E pa, tenho o meu a trabalahr ha cerca de meio ano.
Vendo de bom grado a perder MUITO dinheiro.
Da-me mais trabalho uma ***** de um penico de 100 litros, pouco mais, do que aporra de 5 mil litros de agua doce que ja tive e vou voltar a ter.
Ir para o topo Ir para baixo 

celsobastos
celsobastos

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Gondomar
Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/09/2009
Gostos : 0


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptyQui 29 Abr 2010, 11:17Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas David.

Antes de tudo, bem vindo ao mundo dos Salgados.
Acho que te estão alarmar em demasia!!!
Quanto ao aquário que tens para água salgada, acho-o muito interessante pois está num tamanho excelente para poderes ter exclentes resultados e com manutenções mais baratas.
Em primeiro lugar a iluminação ideal no meu entender, são 2 HQI de 150W de 14000K mais duas actnicas de 80W. Quanto as HQI podes manter as mesmas lampadas cerca de 2 anos sem perderes rendimeto nas mesmas. Quanto as actinicas, estás vão durar o mesmo tempo.
Quanto a circulação podes utlizar as sunsun de 12000lts/h, relação custo eficiência são muito interessantes!
Escumador, aqui deves ser mais razoável, comprar uma coisa melhor, aconselho-te a procurar nos forums, pois aparece muita coisa interessante em 2ª mão e um preço excelente.
Rocha viva podes apontar para uns 30Kg, parece-me ser suficiente, caso optes podes colocar rocha morta com alguma viva, a mesma vai colonizando com o tempo.
Reactor de cálcio, acho que nem deves pensar nisso de momento, não vais ter consumos que justifiquem a aquisição de um nesta fase, daqui a 7 ou 8 meses podes pensar nisso.

No inicio podes manter o reactor de Kalk, vai ser benefico ao sistema.
Podes começar com cerca de 3 a 4 horas de luz diária para as bactérias fazerem o trabalhinho delas, vais aumentando gradualmente com o tempo o numero de horas de luz.
Nos primeiros 2 meses não coloques nenhum peixe. Ao cabo do primeiro mês podes começar a colocar a equipa de limpeza, nassários, turbos e ermitas, estes vão ser essenciais ao teu sistema.

Não te assustes com os parametros da água no primeiro mês, vais encontrar picos de amonia, nitratos e nitritos, isto é normalissimo. No 2º mes estes vão estabilizar.

Para terminar, as mudanças de água, podes começar a efectuar no 2ºmes, cerca de 10 a 20% total do sistema, semanalmente ou quinzenalmente, aposta nos 15 dias.

Quanto a comparação com água doce, sinceramente acho que o pessoal tem mais trabalho e gasta mais dinheiro actualmente do que com água salgada!!!!

Boa sorte no projecto!
Ir para o topo Ir para baixo 

miguelbrs
miguelbrs

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Viseu
Mensagens : 313
Data de inscrição : 15/12/2009
Gostos : 0


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptyQui 29 Abr 2010, 16:45Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Se precisares de água salgada do mar avisa
Sempre que for à Figueira posso trazer uns garrafões
Assim que começar o tempo a ficar bom lá vai ele passar os fins de semana à beira mar...lol
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptyQui 29 Abr 2010, 18:30Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

celsobastos escreveu:

...
Quanto a comparação com água doce, sinceramente acho que o pessoal tem mais trabalho e gasta mais dinheiro actualmente do que com água salgada!!!!
...

Ou sabe memso MUITO MUITO MUITO mais do que eu, ou alguma conta esta a falhar...
Quanto gasta em electricidade mensalmente esse aquario?
Quanto custam as mudas de agua?
Quanto tempo e dispendido ao aquario mensalmente para manutençao?

E que um aquario de 600 litros meu, gasta 55W do filtro 24/7 + 14W de iluminaçao em LED 10 horas por dia...
ai ai qualquer coisa nas contas que nao bate certo...
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Rocha
Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Oliveira do Hospital - Odivelas
Mensagens : 834
Data de inscrição : 06/01/2009
Gostos : 68


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptyQui 29 Abr 2010, 22:19Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

E ainda pode ser pior. Se for com corais e repositores automáticos de uma data de coisas e coisas do género como já vi, é separar uns 150€\ mês só para o brinquedo.


Por isso acalmei-me um bocado ultimamente...

Boa sorte David e espero que corra tudo bem. Cool
Ir para o topo Ir para baixo 

celsobastos
celsobastos

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Gondomar
Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/09/2009
Gostos : 0


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySex 30 Abr 2010, 13:37Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas.

Respondendo muito calmamente a questão, por mês gasto um média de 50€ de electricidade, nesta conta incluo toda a conta de casa, máquinas, etc.
Quanto ao que gasto mensalmente não chega aos €50, isto porque compro o que por vezes não necessito! Não vejo onde estão as despesas elevadas que menciona!
Sou adepto da águas natural, mas nestes meses de Inverno salino água e 7 Kg de sal dão-me para mais de um mês, contando que cada balde de sal custa €31.
Quando menciono que o pessoal da água doce gasta mais ou tanto como os de água salgada, baseio-me em conversas com pessoas amigas donos de lojas onde se calhar a maior parte do pessoal deste hobby faz aquisição do material. Claro que estou a mencionar lojas que possuem água doce e salgada!
Outro ponto, quando me refiro aos custos comparativos de ambas as modalidades, assim as consideramos, falo de quem tem aquários plantados e outros que são "aquários". Posso dar-te o exemplo do meu pai que tem um aquário de 100 litros com meia duzia de peixes de água fria, gastos não tem nenhuns no "charco".
Quanto ao tempo que dispendo deve ser o mesmo que os outros! 30 minutos ou 1 hora ao sábado porque adoro mesmo o meu hobby! Alimentar os peixes diariamente e repor água não leva mais do que 5 minutos!

Espero ter esclarecido a minha afirmação anterior!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySex 30 Abr 2010, 14:19Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

no caso do exemplo em cima, onde aconselha 2 * 150W HQI + 2*80W T5, considerando 10 horas de luz por dia, eu vejo:

150+150+80+80 = 460W
10 horas sao 17,94 Euro mensal com electricidade a 13cents.

Nao entrei aqui com contas de aquecimento, de arrefeciemnto, de bombas de circulaçao, de bombas de elevaçao, de bomba do escumador, ...

Nao ponho em causa o que diz que gasta 50 euro por mes em electricidade na casa toda.
Nao me passa sequer pela cabeça duvidar do que afirma.

Mas posso lhe dizer que a minha factura deste mes traz uma conta de 192 euro, recebi a bocado. A do mes passado era de 150 euro.
Efectivamente, e por esta analise, a agua doce gasta muito mais do que agua salgada. Tenho de lhe dar razao.

MAS, fazendo as contas aos aquarios que ca tenho em casa, aos charcos, gasta mais valor monetario por mes numa poça de agua salgada de 100 litros, do que nos restantes centenas largas de litros de agua doce.

Eu faço estas contas mensais ao meu salgadito de cerca de 150 litros de agua:

16 litros agua osmose + 675g de sal * 4 semanas.
16 litros *5 * 4 (esgoto + agua boa da osmose) = 320 * 1,1 Euro/1000 = 35 cents
20 litros agua para reposiçao * 5 * 4 = 400 * 1,1/1000 = 0,44 Euro
0,675 * 4 * 2,4 Euro = 6,48 Euro

Total agua em Euro = 7,27 Euro

100W T5 + 10W LED * 10 Horas * 30 dias = 3300Wh iluminaçao
2 * 4,5W Koralia 1 * 24h * 30 dias = 6480Wh
1 Bomba de retonro 40W * 24h * 30 dias = 28800Wh
1 bomba p/ escumador 30W *24h * 30 dias = 21600Wh
300W aquecimento, considerando 5 horas ON diarios = 300*5*30 = 45000 Wh

Total electricidade = 105180Wh * 13cents Kw = 13,67 Euro

Eu, com cerca de 150 litros de agua, gasto mensalmente 20,94 Euro no meu aquario.


Comparando a agua doce que ca tenho em casa, cerca de 5 mil litros:
Aquecimento = 0
Filtragem = sump com bomba de 10.000l/h = 100W * 24h * 30 dias = 72000Wh = 9,36 Euro
Iluminaçao = 10 horas /dia * 24metros de LED *7W/metro = 10*24*7 * 30 dias = 50400Wh = 6,55 Euro
Agua = 500 * 4 = 2000L * 1,1 euro/100 = 2,2 Euro

Em 5 mil litros de agua doce, mais de 30x o volume do salgado, gasto mensalmente 18,11 Euro

Como esta a ver, as minhas contas nao sao de cabeça.
Pelas minhas contas, agua salgada e mais cara do que agua doce.
Ir para o topo Ir para baixo 

celsobastos
celsobastos

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Gondomar
Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/09/2009
Gostos : 0


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySex 30 Abr 2010, 14:52Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas.

Estou a gostar deste tópico!
Peço desculpa pois o tópico está a desviar-se do objectivo.

Reafirmado a minha ideia dos gastos que tenho, nunca usei água de osmose, poderá discordar de mim mas sempre tive resultados excepcionais com água "del cano", por isso são €6,48 que poupo!

Utilizo duas HQI 150W Coralvue 12000K e duas T5 39W 20000K, bomba de retorno 3000Lts/h que são 38W, bombas de escumador ATI 24W, bombas de circulação 2x12W, bomba reactor calcio 10W, controlador IKS poderá ser mais alguns Watts, não muitos, Aquecimento 300W que agora já nem é necessário!

Por mais que eu possa ter razão ou terá você razão, tudo se resume a uma questão de gosto e possibilidade. Não tenho um Ferrari porque não tenho dinheiro para isso, portanto limito-me ao que posso comprar! Cado caso será um caso diferente, se existir possibilidade para ter um salgado e gostar, porque não, certamente se tiver um Ferrari não vou estar muito preocupado com os consumos dele!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySex 30 Abr 2010, 14:55Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Epa cable

Tens de me ensinar como fazes Smile ainda não tenho tantos litros como tu e ainda este mês foi 220€ para a luz

Agora fora de brincadeiras celso não vou meter em causa o que gastas ou deixas de gastar

Mas pela minha experiencia em salgados digo te que gastava bastante e tambem era como tu adepto de agua salgada directa do mar Wink mas fazendo as contas os salgados que tive ficaram me bem mais caros que qualquer charco de agua doce que monte então fazendo contas so a equipamentos

aquario de 300l 100x50x60 = 200€ em 2º mão

sump de 80x40x40 = 50€ em 2º mão

Bomba teve de ser uma nova ficou me em perto de 100€

4 bombas de circulação ficaram me em 100€ mais os portes que não me lembro e foi porque eram em 2º mão

Escumador 350€

reactor de kalk ficou me em 50€ e porque era um diy e em 2ºmão mesmo assim ficou me em mais 35€ que teve de levar uma bomba nova

areão e a aragonite que tinha dava bem para comprar uns sacos de ADA ou Elos para um charco e ainda me sobrava qualquer coisa para um cafezito bem acompanhado de um jantar Smile

2x 150w Hqi´s 150€ em 2º mão

Já nem vou fazer as contas a agua rocha viva etc

Posso te dizer que por 350€ montei o meu charco de 2 metros Very Happy

Mas é a tal coisa quando se faz por gosto é fixe mas a malta não pode é pensar que é chegar montar e já esta de qualquer maneira tambem não me estico muito no assunto que não percebo grande coisa disto mas acho que um salgado sai mais caro que um doce

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySex 30 Abr 2010, 15:06Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

na verdade so pouparia 0,44 + 0,35 euro, uma vez que o sal teria de utilizar na mesma.

Nao discuto que e uma opçao de gosto e possibilidade, o que me custa a creditar, e que seja mais barato do que agua doce, como tinha dito anteriormente.
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Monteiro
Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto/Vila Real
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 2


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySex 30 Abr 2010, 15:34Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

celsobastos escreveu:
Reafirmado a minha ideia dos gastos que tenho, nunca usei água de osmose,

Vai-me desculpar mas, se usar àgua doce que não passe pelos estágios da osmose, não está a contribuir para que alguns elementos nocivos passem para o aqua? - Silicatos, por exemplo.....

Em todo o caso, por mais que me esforce, não percebo como pode um reef ser mais económico que um plantado - e nem vamos falar de aquas que tenham apenas luz para iluminar e não para fazer crescer plantas.
Ir para o topo Ir para baixo 

celsobastos
celsobastos

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Gondomar
Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/09/2009
Gostos : 0


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySex 30 Abr 2010, 16:08Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Não vou colocar em causa o investimento inicial, sem duvida que é caro, sem bem que hoje em dia não necessitamos de recorrer a equipamentos topo de gama, por exemplo Deltec. Posso dar um exemplo, há 1 semana encomendei o meu novo aquário de 120x60x55 em vidro de 12mm e vai-me ficar por 90€ com furação, já pronto a ir ao sitio. Isto é um exemplo de que se pode comprar bem, podem ficar com a referência, está a ser feito no Nuno Marques da Mania dos Peixes em Ermesinde.

Quando me referi aos custos dei como exemplo pessoas que querem material topo de gama, e aí sim, nos doces também se gasta o mesmo que num salgado.
Ir para o topo Ir para baixo 

celsobastos
celsobastos

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Gondomar
Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/09/2009
Gostos : 0


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySex 30 Abr 2010, 16:15Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Citação :
Vai-me desculpar mas, se usar àgua doce que não passe pelos estágios da osmose, não está a contribuir para que alguns elementos nocivos passem para o aqua? - Silicatos, por exemplo.....

Boas Ricardo.

Sem duvida que estou a passar elementos nocivos para o aqua, não serão propriamente os silicatos que me preocupam, serão mais os fosfatos. Tenho testado a água da minha casa e nem possui um concentração assim tão elevada, mas para reforçar esta preocupação utilizo um reactor de fosfatos com a Midia AquaMedic, a qual vou substituir por BioPellets.

No caso de um aquario de água doce que não necessite de luz para crescimentode plantas, pois nesse aspecto podemos comparar com um aquario fish only de água salgada, até com uma simples lampada T8 funciona bem, os peixes não tem a mesma necessidade de luz que os corais. Também não iria necessitar de um reactor de calcio, kalk, de fosfatos..etc.. O unico que necessitaria seria de um escumador que mediante a litragem pode custar entre os €75 a 270€.
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Monteiro
Ricardo Monteiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto/Vila Real
Mensagens : 821
Data de inscrição : 02/04/2008
Gostos : 2


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySex 30 Abr 2010, 17:48Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

celsobastos escreveu:
não serão propriamente os silicatos que me preocupam, serão mais os fosfatos.

Exacto. Se não era uma coisa era a outra.

Acho que os os reefs são de outro universo. Ainda estão muito longe para mim (e estarão).

Já me pus algumas vezes a fazer contas e puxa....

Tinha ideia de mandar fazer um cubo que pudesse ver visto de todos os lados com calha suspensa, onde pudesse manter sps e outros corais duros mas.... ia precisar sempre de uma mini central nuclear para lhe dar vida... verdadeiro luxo para nos dias de hoje.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Rafael Lessa
avatar

Membro
Membro


Localização : =]
Mensagens : 49
Data de inscrição : 15/03/2010
Gostos : 16


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySex 30 Abr 2010, 20:20Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Eu não li tudo o que os amigos falaram, peço desaculpas se estiver repetindo algo.

Esse teu setup está realmente muito bom para começar.
Antes de tudo, quero que me responda uma pergunta:

Quais corais você quer manter?

Moles(Soft)
Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Zoanthus_sp_blue_green_rose

Duros de pólipos longos (LPS)
Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Greenfrogspawn

Duros de pólipos pequenos (SPS)
Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Acropora


A partir disso posso te aconselhar algo!

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySex 03 Out 2014, 00:15Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Tópico Arquivado
Motivo: O presente tópico foi arquivado por estar desactualizado e/ou com link quebrados.
03.10.2014

Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptySex 03 Out 2014, 01:23Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Tópico Arquivado
Motivo: O presente tópico foi arquivado por estar desactualizado e/ou com link quebrados.
03.10.2014

Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! Vide

MensagemAssunto: Re: Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!   Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!! EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

Aqui vou eu, Não vá dar para o torto!!!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Salgada :: Arquivo Água Salgada-