Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Rena Filstar XP4 sem fluxo de água 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EcoariumBanner_zps3903f249
Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Banner500x1254_zpsf6aa283b
Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Banner-500x125_zps9d594aec
Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Gambabanner_zpsgucldxz3
Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Rena Filstar XP4 sem fluxo de água

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Chojin
Chojin

Membro
Membro


Nome Real : João Encarnação
Localização : Castro Verde
Mensagens : 108
Data de inscrição : 10/01/2012
Gostos : 0


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptyQui 04 Jan 2018, 20:12Responder ao tópico

Boas tardes caros aquariofilistas,
Cheguei ontem à casa onde tenho o meu aquário e que já não visitava à 6 meses. Deparei-me com um cenário de terror... Água castanha, areão completamente imundo e filtro a fazer barulho estranho. Tratei imediatamente de fazer limpeza de todo o filtro e TPA de 50% da água.
O filtro encheu sem qualquer problema, o problema foi quando o liguei e reparei que não havia qualquer fluxo na saída. Voltei a desmontar o filtro e vi que o rotor não saía com as borrachas das extremidades, algo que tenho ideia de que acontecia anteriormente.
Também já tirei as tubagens e limpei o interior.
Nada resolveu o problema, por isso pergunto... Terei de substituir o rotor, ou, terá o motor do filtro queimado? Será outro problema?
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Duarte
Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Nuno Duarte
Localização : Soalheira e Viseu
Mensagens : 3516
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 91


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptyQui 04 Jan 2018, 22:27Responder ao tópico

Boas.
Não conheço o filtro, mas tente explicar melhor essa parte em que o "rotor" não sair com as borrachas, assim como se filtro a fazer circulação de agua
Ao colocar novamente o rotor ele entrou bem? não entrou sobe pressão
Na minha opinião poderia ser varias coisas, o rotor estar danificado ou então obstruído com alguma partícula de sujidade,
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos R.
Carlos R.

Membro
Membro


Nome Real : Carlos Reis
Localização : Baguim do Monte
Mensagens : 153
Data de inscrição : 01/01/2014
Gostos : 7


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptyQui 04 Jan 2018, 23:15Responder ao tópico

Pode ser uma pergunta idiota,mas quando voltas-te a pôr o filtro a trabalhar, sangras-te o mesmo ? é que o meu quando faço a limpeza do filtro, para além de o encher, tem um embolo em cima que carrego ,tipo bombear até sair o ar e começar a sair agua, só depois é que o ligo.
Sei que isto pode ser básico, mas já me aconteceu
Ir para o topo Ir para baixo 

Chojin
Chojin

Membro
Membro


Nome Real : João Encarnação
Localização : Castro Verde
Mensagens : 108
Data de inscrição : 10/01/2012
Gostos : 0


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySex 05 Jan 2018, 01:06Responder ao tópico

Nuno, o rotor é composto por uma espécie de "hélice", um cilindro, um ferro que os atravessa e uma borracha em cada extremidade ( https://goo.gl/images/QaXn3F ) ( https://goo.gl/images/yyQh38 ) e, penso eu, que abrindo a tampa que lhe dava acesso, o rotor saía todo por completo. Agora essas borrachas ficam agarradas (1 à tampa de acesso e outra à parte interior do motor). Sei que isto não é mesmo suposto acontecer. Mas sim o rotor entra bem e não foi exercida nenhuma pressão.

Carlos, sim o filtro encheu de água naturalmente após fechar a válvula. E até se ouve o filtro a trabalhar e água a circular NO FILTRO quando ligado, a água simplesmente não saí pela tubagem...
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Duarte
Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Nuno Duarte
Localização : Soalheira e Viseu
Mensagens : 3516
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 91


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySex 05 Jan 2018, 08:39Responder ao tópico

Boas, não deve ser dessas borrachas, no meu eheim acontecia isso, até porque essas borrachas servem para manter o eixo estável.
Isto é andar a adivinhar, mas há varias coisas que podes tentar fazer.
Desde colocar a mangueira de saída num balde a um nível mais baixo que o filtro de forma a forçar a circulação, pode ser sujidade ou alguma partícula a impedir a circulação.
Se a agua correr assim e depois perder fluxo, ainda já podes colocar a hipótese de ser do rotor ou motor do filtro
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Santos
João_Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick: j-santos
Localização : Gondomar Portugal
Mensagens : 2556
Data de inscrição : 07/10/2010
Gostos : 94


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySex 05 Jan 2018, 10:08Responder ao tópico

posso dar uma sugestão?
ja verificaste se as mangueiras nao estao obstruidas?
passa agua nas duas mangueiras?
faz o teste....
e as torneiras(ou valvulas ) de admissao e retorno de agua estao limpas?
Ir para o topo Ir para baixo 

Chojin
Chojin

Membro
Membro


Nome Real : João Encarnação
Localização : Castro Verde
Mensagens : 108
Data de inscrição : 10/01/2012
Gostos : 0


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySex 05 Jan 2018, 12:18Responder ao tópico

Foi tudo limpo, mangueiras inclusive com arame e pano, embora já a água passasse bem nas 2.
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Santos
João_Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick: j-santos
Localização : Gondomar Portugal
Mensagens : 2556
Data de inscrição : 07/10/2010
Gostos : 94


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySex 05 Jan 2018, 12:24Responder ao tópico

entao a unica coisa que me esteja a lembrar é que as pás do rotor nao rodam e por isso nao bombeiam agua.... o rotor pode estar a rodar e as pas(vermelhas) não
o melhor é abrires e veres se nao é o que está a acontecer, retiras o rotor e seguras na parte magnetica e rodas as pás se elas andarem em falso então está aí o problema.....
Ir para o topo Ir para baixo 

Chojin
Chojin

Membro
Membro


Nome Real : João Encarnação
Localização : Castro Verde
Mensagens : 108
Data de inscrição : 10/01/2012
Gostos : 0


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySex 05 Jan 2018, 15:57Responder ao tópico

Testei isso agora mesmo... As pás rodam cerca de 180° e trancam. É o que é suposto acontecer?
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Santos
João_Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick: j-santos
Localização : Gondomar Portugal
Mensagens : 2556
Data de inscrição : 07/10/2010
Gostos : 94


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySex 05 Jan 2018, 16:33Responder ao tópico

é exatamente isso que deve acontecer.....
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Santos
João_Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick: j-santos
Localização : Gondomar Portugal
Mensagens : 2556
Data de inscrição : 07/10/2010
Gostos : 94


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySex 05 Jan 2018, 16:37Responder ao tópico

achas que podes fazer um video com o filtro a funcionar? porque asssim é mesmo muito dificil chegar a alguma conclusão....
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Santos
João_Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick: j-santos
Localização : Gondomar Portugal
Mensagens : 2556
Data de inscrição : 07/10/2010
Gostos : 94


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySex 05 Jan 2018, 16:38Responder ao tópico

esses filtros têm uma tampinha na cabeça para redirecionar o fluxo de agua, será que nao se perdeu?
e acaba por funcionar sem elevar a agua ?
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Santos
João_Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick: j-santos
Localização : Gondomar Portugal
Mensagens : 2556
Data de inscrição : 07/10/2010
Gostos : 94


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySex 05 Jan 2018, 16:45Responder ao tópico

ves essa tampinha no lado esquerdo desta cabeça? o teu tem ou está destapado?

Rena Filstar XP4 sem fluxo de água FilterProfileFilstarxP2-05
Ir para o topo Ir para baixo 

Chojin
Chojin

Membro
Membro


Nome Real : João Encarnação
Localização : Castro Verde
Mensagens : 108
Data de inscrição : 10/01/2012
Gostos : 0


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySex 05 Jan 2018, 16:57Responder ao tópico

Está destapado e não era suposto não... Parece que já descobrimos o problema
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Santos
João_Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick: j-santos
Localização : Gondomar Portugal
Mensagens : 2556
Data de inscrição : 07/10/2010
Gostos : 94


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySex 05 Jan 2018, 16:58Responder ao tópico

hehehehehehe
mete uma rolha e experimenta depois diz alguma coisa
tongue tongue tongue tongue
Ir para o topo Ir para baixo 

Chojin
Chojin

Membro
Membro


Nome Real : João Encarnação
Localização : Castro Verde
Mensagens : 108
Data de inscrição : 10/01/2012
Gostos : 0


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySex 05 Jan 2018, 18:43Responder ao tópico

Bom este problema já está aparentemente resolvido, muito obrigado João. A realidade é que o material tem sempre razão.
Agora tenho outro problema para resolver...
Uma das lâmpadas estava fundida, a outra partiu-se durante a TPA. Como lojas aqui perto são inexistentes e como já só tenho 1 dia para tratar disto não sei o que vou fazer. Será problemático para os peixes ficaram privados de luz? De momento só tenho guppies e possivelmente (se ainda estiver vivo) um Ancistrus com 7 anos de idade.
Ir para o topo Ir para baixo 

Chojin
Chojin

Membro
Membro


Nome Real : João Encarnação
Localização : Castro Verde
Mensagens : 108
Data de inscrição : 10/01/2012
Gostos : 0


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySex 05 Jan 2018, 18:50Responder ao tópico

A grande realidade é que já estava a ponderar dar os peixes todos e deixar o aquário desimpedido para assim que conseguisse resolver o problema de adquirir nova casa (estou em casa de família), onde me encontro fixo, levar o aquário para cima e fazer novo projeto de raíz. Agora com o filtro a funcionar estou novamente a pensar duas vezes
Ir para o topo Ir para baixo 

João_Santos
João_Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nick: j-santos
Localização : Gondomar Portugal
Mensagens : 2556
Data de inscrição : 07/10/2010
Gostos : 94


Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptySeg 08 Jan 2018, 12:11Responder ao tópico

se quiseres continuar com o aquario mesmo sem luz, não tens problema nenhum ara os peixes , para eles basta uma luz natural... as plantas é que vao sofrer mais um pouco, mas tambem depende se as tens e as que tens.....
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Rena Filstar XP4 sem fluxo de água Vide

MensagemAssunto: Re: Rena Filstar XP4 sem fluxo de água   Rena Filstar XP4 sem fluxo de água EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Rena Filstar XP4 sem fluxo de água

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-