Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Planárias - A Ameaça Silenciosa Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Planárias - A Ameaça Silenciosa 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Planárias - A Ameaça Silenciosa EcoariumBanner_zps3903f249
Planárias - A Ameaça Silenciosa Banner500x1254_zpsf6aa283b
Planárias - A Ameaça Silenciosa Banner-500x125_zps9d594aec
Planárias - A Ameaça Silenciosa Gambabanner_zpsgucldxz3
Planárias - A Ameaça Silenciosa Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Planárias - A Ameaça Silenciosa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Chantal
Chantal

Convidado Especial


Nome Real : Chantal Wagner Kornin
Localização : Curitiba - Paraná - Brasil
Mensagens : 65
Data de inscrição : 28/07/2009
Gostos : 0


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptySex 25 Set 2009, 15:22Responder ao tópico

Citação :
Gostaria de saber se este problema é conhecido e discutido aí em Portugal, pois aqui no Brasil é muito difícil achar qualquer informação ou menção ao fato de que planárias podem ser nocivas a animais de água doce.

Quando eu decidi ter camarões red crystal pesquisei sobre as melhores condições da água, alimentação, plantas, companheiros de aquário e tudo o que achava necessário para a criação dessas simpáticas criaturas. Comprei 10 exemplares para deixar no meu nano aquário e logo me fascinei mais ainda por seu comportamento e beleza. Demorou algum tempo para que eu conseguisse ter uma fêmea ovada, acompanhava ansiosamente a incubação dos ovos para ter os meus primeiros redzinhos.

Tinha outras criaturas no nano plantado, como caramujos Physa sp., que eu considero úteis por comerem algas, assim como os Planorbis sp. Também tinha alguns exemplares de Neocaridina denticulata sinensis e pequenas planárias, que eu nunca tive em nenhum outro aquário.

Planárias - A Ameaça Silenciosa Planriaboazinha

Daquelas que a gente vê nas aulas de biologia, com os simpáticos "olhinhos". Ficava interessada observando os adultos e filhotes passeando pelo aquário, aparentemente inofensivos.
Ao comentar por msn sobre esses habitantes do aquário me alertaram que as planárias comem camarões! Mas como? Não tinha acreditado muito, pois até agora os camarões estavam bem, a primeira fêmea ovada, tudo normal. Perdi um camarão ou outro e notava planárias se alimentado dos corpos, ou se alimentado de caramujos mortos, mas qualquer animal detritívoro se aproveita de animais mortos, pensei. Culpei minha própria falta de experiência com camarões.

Pouco tempo depois tive um desastre generalizado no aquário, logo quando tinha visto a fêmea ovada liberando os primeiros filhotinhos, perdi todos os camarões.
Desisti da criação por enquanto, mas novamente surgiu o assunto planárias X camarões.
Notei que na remontagem desse aquário, agora sem camarões, não tenho nenhuma planária. Nem em qualquer outro aquário. Resolvi pesquisar a fundo e tive a confirmação: Planárias produzem um muco com toxinas, que mata os camarões! Elas "atacam" os pobres coitados, e esperam a toxina fazer efeito, em especial camarões adoentados, fêmas ovadas e filhotes. Ou seja, camarões que ficam mais vulneráveis, parados e escondidos Quando a toxina faz efeito e o camarão morre, lá estão elas se banqueteando com o corpo!

Planárias - A Ameaça Silenciosa Planriamalvada

Planárias

São vermes Platyhelminthes da classe Turbellaria, existem em ambientes terrestres e aquáticos marinhos ou dulcícolas. A maioria das espécies atingem poucos milímetros ou centímetros enquanto outras podem chegar a 60cm. Reproduzem-se por bipartição ou fecundação cruzada, são hermafroditas e os ovos são resistentes a frio, calor e seca. O hábito alimentar de grande parte das espécies é carnívoro ou necrófago. Os "olhinhos" são chamados e ocelos e tem percepção de luz, sendo muito mais rudimentares que olhos.
Embora não sejam nem um pouco bem vindas em nossos aquários, são usadas em muitos estudos científicos por causa da sua incrível capacidade de regeneração.
Justamente por causa dessa capacidade regenerativa nunca, mas jamais mesmo, corte ou esmague uma planária achando que vai se livrar dela. Elas tem uma capacidade incrível de formar outra planária a partir de um corte, o que era um problema vai virar vários.

Uma pesquisa de Tim Henshaw do Bolton Museum (Lancashire, U.K.) indica que planárias produzem uma toxina especialmente tóxica para camarões. Elas também podem entrar nas guelras de peixes, causando irritação.
Uma planária sozinha não consegue capturar um camarão adulto saudável, mas em grande número podem adquirir uma espécie de estratégia de grupo, juntando-se em um "novelo" e atacando juntas para acumular uma grande quantidade de muco e aumentar as chances de sucesso.
Nem todas as espécies de planárias dulcícolas são nocivas a camarões, peixes e caramujos, mas fique de olho nesta:

Planárias - A Ameaça Silenciosa Planaria_chantal

Planárias - A Ameaça Silenciosa Planaria_cinthia

Planárias - A Ameaça Silenciosa Planaria_aoki
Seqüência de planária atacando caramujo Physa sp.


Métodos de Combate

pH

Planárias não toleram pH abaixo de 4.0, limpar equipamentos e vidros com uma solução ácida matará os adultos.
Ovos são resistentes a este método.


Calor

Planárias são especialmente sensíveis a altas temperaturas, tirar a fauna e elevar a temperatura do aquário por 35º durante 24 horas pode resolver o problema.
Para filtros e demais equipamentos colocar em água quente (quando possível) e esfregar bem com escovas. Os ovos são resistentes a água morna, sempre que possível usar água fervente em equipamentos.

Químicos

Vermífugos veterinários e para uso humano se mostraram eficientes em eliminar planárias sem afetar os outros animais do aquário, mas todo tratamento deve ser feito com cuidado pois as doses são muito pequenas e qualquer erro pode levar a um desastre. É importante ressaltar que no caso de apresentações em comprimido em que a dose precise ser fracionada é mais seguro esmagá-lo e dissolvê-lo para depois fracionar. Pois o princípio ativo pode não estar distribuído e corre-se o risco de usar uma fração sem princípio ativo nenhum. Em todos os tratamentos convém dosar novamente depois de alguns dias, pois os ovos são resistentes.

O vermífugo menbendazol para uso humano em comprimidos de 100mg pode ser usado, sendo que a dose efetiva foi de 1 mg por litro. A dose deve ser repetida a cada 12 horas por 3 dias e esta concentração não afetou os camarões.

Planárias - A Ameaça Silenciosa Planaria_morta_minoru

O princípio ativo flubendazol é eficiente, a apresentação adequada a ser usada em aquários é em pó, aplica-se 0.2 grama por 100 litros de água.

Outro remédio utilizável é o fenbendazole, de nome comercial Panacur ®, vermífugo para cães. Segundo a experiência descrita em uma das minhas fontes, uma dosagem de 0,6ppm é eficiente contra hidras e planárias, sem afetar outros animais ou o filtro biológico. Para atingir essa dosagem usa-se aproximadamente 0.1 grama para 40 litros. O efeito é rápido, bastando uma aplicação para matar os adultos.

Predadores

Poucos peixes vão comer as planárias, seu muco tóxico não as torna muito atrativas. Os que irão comê-las, comerão também os filhotes de camarão. Convém deixar os peixes sem ração para incentivá-los a caçar.
Os animais que se alimentam de planárias são:
Pomacea sp. (Ampulárias) - opção mais segura com camarões
Trichopsis pumila
Macropodus sp. (Peixe paraíso)
Betta sp.
Pelvicachromis sp. (Kribensis)
Farlowella sp. (Peixe-galho)
Rineloricaria sp.

Remoção manual com armadilha

Planárias são facilmente atraídas com alimento, por isso pode-se construir uma pequena armadilha para capturá-las.
A idéia é pegar um pote com tampa. Fazer um furo e colocar uma espécie de funil, para que seja fácil entrar mas não seja fácil sair. Colocar algum alimento atrativo dentro, como ração, pedaço de carne. Deixar a armadilha no aquário com a luz apagada (planárias são noturnas) por no máximo uma hora para evitar decomposição.
A armadilha está explicada neste site, junto com outros métodos que usei para complementar o artigo, mas está em alemão. As fotos ajudam muito:
http://www.wirbellose.de/planarien/

Método Drástico

Quando nenhum método funciona, o jeito é usar uma combinação de todos, desmontando o aquário. Ferver e tratar o substrato, decorações, pedras, equipamentos, vidros. Escovando tudo muito bem para que não sobre nenhum ovo.

Como regra para todas as pragas e moléstias, o melhor remédio é a prevenção, esterilizar plantas, equipamentos e decorações antes de introduzi-las no aquário.
Espero que o artigo tenha sido útil, mantenham as planárias longe do seus camarões!

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plan%C3%A1ria
http://www.fshfanatic.com/?p=134
http://www.wirbellose.de/planarien/
http://www.aquarticles.com/articles/management/Ali_Planaria_Worms.html
Informações cedidas por José Bentes, Minoru Nagayama e Gustavo Naame.

Artigo Original

Chantal


Última edição por Chantal em Qua 07 Out 2009, 19:53, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Rocha
Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Oliveira do Hospital - Odivelas
Mensagens : 834
Data de inscrição : 06/01/2009
Gostos : 68


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptySáb 26 Set 2009, 12:13Responder ao tópico

Mais um bom texto e com informações muito úteis.

Parabéns.
Ir para o topo Ir para baixo 

Paulo
Paulo

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Braga
Mensagens : 1808
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 57


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptySáb 26 Set 2009, 12:55Responder ao tópico

exelente artigo Very Happy
merecia passar a inamovivel Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

AquaBen
AquaBen

Criador


Nome Real : José Bentes
Localização : Amora
Mensagens : 812
Data de inscrição : 01/03/2009
Gostos : 39


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptySáb 26 Set 2009, 18:26Responder ao tópico

Chan,"you rock my world" Rolling Eyes .... fiquei sem palavras para descrever este teu artigo…está mais do que BOM e supera o óptimo, está “BÓTIMO”, não é em revistas nem em artigos “Gringos” que se encontra informação com esta qualidade já para não falar nas ilustrações…

Beijos até breve
Ir para o topo Ir para baixo 

firescorpion
firescorpion

Membro
Membro


Localização : cascais
Mensagens : 64
Data de inscrição : 10/09/2009
Gostos : 0


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptySáb 26 Set 2009, 18:39Responder ao tópico

Sem palavras 1000*
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptySáb 26 Set 2009, 19:38Responder ao tópico

Muito bom mesmo! Está fenomenal!
Em relação às planárias apenas digo uma coisa! Por experiencia propria, isto é, aconteceu.me a mim!
Tinha um pequeno aquario com 30L e varios camarões! De um dia para o outro apareceu uma grande praga de planarias! Estava a começar a ficar preocupado!
Sem que essa fosse a intenção, foram-me oferecidas 3 Anentome helena! E uma coisa é certa, numa semana, as malditas planarias desapareceram até agora!
Pode ter sido coincidencia, mas associei o desaparecimento das planarias à introdução das Anentome helena! Gostaria de saber se mais alguem teve uma experiencia identica ou por outro lado, contraria!
Ir para o topo Ir para baixo 

Chantal
Chantal

Convidado Especial


Nome Real : Chantal Wagner Kornin
Localização : Curitiba - Paraná - Brasil
Mensagens : 65
Data de inscrição : 28/07/2009
Gostos : 0


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptyDom 27 Set 2009, 05:02Responder ao tópico

Olá pessoal.

Obrigada pelos comentários! Very Happy

Sérgio, como não é fácil encontrar as A. helena por aqui não tenho nenhuma experiência com elas.
Mas por serem caramujos predadores, vejo que há uma grande possibilidade de também predarem planárias. Ou eles atuaram como concorrentes, simplesmente acabando com o alimento das planárias, que são mais sensíveis à inanição do que outros animais.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo 

mmdiscus
mmdiscus

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Santiago do Caçém
Mensagens : 260
Data de inscrição : 25/09/2009
Gostos : 5


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptyDom 27 Set 2009, 07:12Responder ao tópico

muito bom artigo Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Duarte
Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Nuno Duarte
Localização : Soalheira e Viseu
Mensagens : 3516
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 91


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptyQui 03 Dez 2009, 23:01Responder ao tópico

Olá Chantal, gostei imenso do teu artigo quando o li, e agora estou necessitando de ajuda.
Tenho uma praga de planárias no meu aquario que só tem red cherry, o que devo fazer!!!
Alguém alguma vez usou algum dos metodos descritos no artigo? qual e que resultados.
Ir para o topo Ir para baixo 

saleiro
saleiro

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/12/2009
Gostos : 0


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptyQui 17 Dez 2009, 19:31Responder ao tópico

Muito bom, em tempos preocupei-me com estas planárias, e na minha pesquisa apenas encontrei umas frases vagas sobre o assunto na net.
Devo de dizer que ainda as tenho, embora em menor nº, mas um texto deste género na altura tinha-me sido muitissimo util.
Acabei de desmistificar umas coisas que pensava serem verdades.

Obrigado pelo trabalho aquariófilo.
Ir para o topo Ir para baixo 

Okocha
Okocha

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : João Freire
Localização : St. Moritz - Suiça
Mensagens : 330
Data de inscrição : 13/04/2008
Gostos : 7


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptyQui 24 Dez 2009, 18:03Responder ao tópico

Boas Saleiro, flubenol 15 resolve-te isso ;D

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

saleiro
saleiro

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Pinhal Novo
Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/12/2009
Gostos : 0


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptySeg 28 Dez 2009, 19:04Responder ao tópico

Okocha escreveu:
Boas Saleiro, flubenol 15 resolve-te isso ;D

Cumprimentos

Sério? E há algum maleficio nas plantas, ou em algum ser vivo?
Onde encontro isso?
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptySeg 28 Dez 2009, 19:21Responder ao tópico

Boas

Podes usar FLUVERMAL, comprase nas farmacias, nao precisa de receita medica.
Desfazes 1 comprimido para 50 litros de agua.
Se tens caracoes tambem tos mata, no resto nao faz mal.

santa

Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

Chantal
Chantal

Convidado Especial


Nome Real : Chantal Wagner Kornin
Localização : Curitiba - Paraná - Brasil
Mensagens : 65
Data de inscrição : 28/07/2009
Gostos : 0


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptySáb 02 Jan 2010, 06:17Responder ao tópico

Nuno, todos os métodos são testados, alguns estão nos sites que foram a fonte de pesquisa, onde podem ter mais detalhes. O método com vermífugo menbendazol foi recomendado pelo Minoru Nagayama, um amigo que é criador de Red Crystal. Segundo a experiência dele, os camarões não sofreram nada e as planárias morreram.

Essa parte dos remédios é um pouco complicada de explicar pois os nomes diferem entre os países, a princípio os vermífugos não são danosos para os outros seres do aquário.

Lembrando que todo tratamento com remédios humanos é experimental, e os resultados não são garantidos nem foram estudados a fundo ainda.
Ir para o topo Ir para baixo 

Nuno Duarte
Nuno Duarte

FundadorPeixeFauna
FundadorPeixeFauna


Nome Real : Nuno Duarte
Localização : Soalheira e Viseu
Mensagens : 3516
Data de inscrição : 25/05/2008
Gostos : 91


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptyDom 10 Jan 2010, 21:59Responder ao tópico

Obrigado pela resposta Chantal
Ir para o topo Ir para baixo 

DavidG
avatar

Membro Plus
Membro Plus


Localização : Cascais
Mensagens : 982
Data de inscrição : 10/04/2010
Gostos : 45


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptyQui 19 Ago 2010, 18:03Responder ao tópico

Muito Bom Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Rocha
Rui Rocha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Oliveira do Hospital - Odivelas
Mensagens : 834
Data de inscrição : 06/01/2009
Gostos : 68


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptySáb 28 Ago 2010, 09:42Responder ao tópico

Bom dia,


descobri isto, desculpem o site manhoso, mas tem que ser. Isto são planárias, certo? Eu acho que sim.

http://www.liveleak.com/view?i=75f_1282973967

De qualquer forma, é espantoso affraid
Ir para o topo Ir para baixo 

eric56
eric56

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Eric matheus Vieira Palermo
Localização : são paulo
Mensagens : 252
Data de inscrição : 27/08/2010
Gostos : 30


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptySeg 30 Ago 2010, 20:10Responder ao tópico

hehe otimo artigo e eu tinha duas desas no aqua n tenho camarão e tenho uma ampularia hehe estranho pq sera que a ampularia n comeu as planarias Suspect
Ir para o topo Ir para baixo 

reblack
reblack

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Brazil
Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/09/2010
Gostos : 0


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptyQua 10 Nov 2010, 14:58Responder ao tópico

pequeno a ponto de eu n enchegar direito pensei que erão filhotes e tal mais depois de olhar com uma lupa vi (ovinhos) na femea tomei um susto nossa eles já erão adultos XD agora sim descobri por eles são chamados de camarão anão

Ja sofri disso 1 vez na vida!!
Ir para o topo Ir para baixo 

BETE
BETE

Membro
Membro


Localização : São Caetano do Sul
Mensagens : 75
Data de inscrição : 23/04/2010
Gostos : 0


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptyQua 10 Nov 2010, 22:28Responder ao tópico

MARAVILHA DE INFORMAÇÃO OBRIGADA:)
Ir para o topo Ir para baixo 

BETE
BETE

Membro
Membro


Localização : São Caetano do Sul
Mensagens : 75
Data de inscrição : 23/04/2010
Gostos : 0


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptyQua 10 Nov 2010, 22:29Responder ao tópico

me desculpa pelas letra grade meu marido deixou grande eu nao vi desculpa
Ir para o topo Ir para baixo 

Luis Pais
Luis Pais

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Luís Pais
Localização : Viseu
Mensagens : 624
Data de inscrição : 20/05/2009
Gostos : 1


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptySeg 27 Dez 2010, 10:35Responder ao tópico

Boas!!
Tenho uma praga de planarias no meu aquario.
Como população do aquario tenho camarões, guppies, corys e mais alguns caracois.
Estava a agora a pensar fazer um tratamento de 3 dias com mebendazol mas estou com algumas duvidas...
Será que o medicamento nao vai afectar guppies, corys e camarões??
Ir para o topo Ir para baixo 

Chantal
Chantal

Convidado Especial


Nome Real : Chantal Wagner Kornin
Localização : Curitiba - Paraná - Brasil
Mensagens : 65
Data de inscrição : 28/07/2009
Gostos : 0


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptyTer 28 Dez 2010, 01:24Responder ao tópico

Teoricamente, o remédio não afeta estes animais.
A pouco tempo um amigo fez o tratamento com mebendazol em um aquário com camarões Malawa e não teve nenhuma baixa.

Mas fique atento, a grande quantidade de planárias mortas pode levar a um pico de amônia, faça TPAs e sifonagens extra.

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo 

Luis Pais
Luis Pais

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Luís Pais
Localização : Viseu
Mensagens : 624
Data de inscrição : 20/05/2009
Gostos : 1


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptyTer 28 Dez 2010, 10:20Responder ao tópico

Chantal escreveu:
Teoricamente, o remédio não afeta estes animais.
A pouco tempo um amigo fez o tratamento com mebendazol em um aquário com camarões Malawa e não teve nenhuma baixa.

Mas fique atento, a grande quantidade de planárias mortas pode levar a um pico de amônia, faça TPAs e sifonagens extra.

Abs.

Chantal, muito obrigado pela resposta.
Eu comecei ontem à noite o tratamento. Vou agora aplicar a segunda dose.
Até agora ja notei grandes diferenças pois já nao se ve quase nenhuma planária.
Quanto aos restantes animais, até agora não estou a achar qualquer diferença.
Depois vou dando novidades.
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptyTer 28 Dez 2010, 16:28Responder ao tópico

Estás a utilizar Fluvermal? Parece que apenas os caracois são afectados e planárias, dá noticias se resultou ainda não fiz a experiencia, mas já ouvi relatos de sucesso. Estava a perguntar-te se estás a usar o fluvermal, pois este agora subiu de preço e queria ver se havia algo mais barato, desde que o principio activo fosse o mesmo.

Francisco Ramalho
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Planárias - A Ameaça Silenciosa Vide

MensagemAssunto: Re: Planárias - A Ameaça Silenciosa   Planárias - A Ameaça Silenciosa EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Planárias - A Ameaça Silenciosa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Destaques PeixeFauna :: Sekaiscaping-