Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Planejamento de um Aquário  Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Planejamento de um Aquário  20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Planejamento de um Aquário  EcoariumBanner_zps3903f249
Planejamento de um Aquário  Banner500x1254_zpsf6aa283b
Planejamento de um Aquário  Banner-500x125_zps9d594aec
Planejamento de um Aquário  Gambabanner_zpsgucldxz3
Planejamento de um Aquário  Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Planejamento de um Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptySex 24 Out 2014, 20:31Responder ao tópico

Estou planejando a montagem de um aquário:

A) de 60 cm X 30 cm X 40 cm ( 72 litros ), sendo o lar para 02 mollinesia dalmata machos e 04 mollinésia dalmata fêmeas; 4 comedores de alga chinês; 5 corydoras pandas e quem sabe 12 camarões fantasmas.

B) de 100 cm X 70 cm X 45 cm ( 315 litros ), sendo lar para 02 kinguios orange king "fêmeas" e 01 kinguio celestial ou lion "macho"; 6 comedores de alga chinês; 03 caracois (não sei a espécie); 7 corydoras pandas.

Tenho disponível: 01 filtro atman HF-800; 01 filtro atman HF-600; Filtro submerso VigoAr F-700; 01 termostato atman 100w; sistema de Co² da Nutrafin (350 ml) desativado; uma luminária 61 cm (dois soquetes) e uma de 31 cm ( um soquete) as duas luminária possue papel aluminio com função refletor; 03 lâmpadas fluorescentes 9w; 02 lâmpadas fluorescente 15w.

Gostaria de sugestões sobre hardscape e sobre a flora e equipamentos.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptySex 24 Out 2014, 22:18Responder ao tópico

Estás indeciso entre o A e o B ou é apra montar os dois?
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptySex 24 Out 2014, 22:21Responder ao tópico

quero montar os dois. ou pelo menos um dos dois. depende de como obter melhor taxa de custo X beneficio para por em atividade ambos.
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyDom 26 Out 2014, 09:10Responder ao tópico

Nenhuma sugestão ? ! ? !
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyDom 26 Out 2014, 09:16Responder ao tópico

Quero dicas e sugestões para montar os dois.

Substrato ? ( quantidade - qualidade - marca)

Luminária ?

Sistema de Co²?

Plantas naturais ou artificiais ? Se plantas naturais - quais espécies e quantidade ? Se plantas artificiais - quais marcas ?

Vi na internet sistema automático para fertilização de plantados - isso é viável ou não ?

Troncos ? quais ?

Pedras ? Quais ?
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyDom 26 Out 2014, 09:17Responder ao tópico

João Carecho valeu pelo poste. Continue a visitar o tópico.
Ir para o topo Ir para baixo 

João Carecho
João Carecho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Carecho
Localização : Coimbra
Mensagens : 590
Data de inscrição : 10/02/2013
Gostos : 14


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyDom 26 Out 2014, 10:15Responder ao tópico

No de "peixes de água fria" não incluiria as corydoras.

No outro não colocaria os camarões.

No A, atendendo às iluminárias que tens faria uma aquário com muitas plantas, bastante denso, de forma a obter criações por parte dos peixes escolhidos; serviria de refúgio aos alevins.

No B, optaria por algo muito simples, sem flora sequer. Apenas duas ou três pedras grandes/médias. Não colocaria troncos pois pode ferir essas espécies.
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyDom 26 Out 2014, 11:34Responder ao tópico

No projeto B (água fria) qual seria a opção de peixes ou animais adequados para substituir os corys (águas quentes), pois mesmo os kinguios tendo um apetite grande vais sempre sobrar algum restos de ração e gostaria de controlar isso. Em relação a flora se eu quiser plantas naturais até mesmo para estimular a reprodução e um aspecto mais natural e digno ao bem-estar dos animais, quais seriam as alternativas de plantas adaptadas para tal? se for o caso quais plantas artificiais seriam recomendadas ? Em ultimo caso realmente seja ficar sem flora, quais seriam as pedras naturais ou artificiais pensando na qualidade e manutenção da água ? ? ?

Se eu for adotar plantas com intuito de bem-estar e reprodução, quais seriam??? Caso adote plantas no projeto B, pretendo adotar fertilização líquida (macro e micro) junto a CO², pois nesse não irei colocar substrato fértil. Portanto, gostaria sugestões e indicações

No projeto A (água quente) - Por que de não adicionar camarões fantasmas ??? Se poderia outra alternativa de camarões ? ? ?  Se eu for colocar camarões acho que vou colocar uns 5 ou 6. Se devo colocar uma densa população de plantas quais espécies tem potencial para garantir bem-estar aos alevinos ? ? ? Quero espécies com baixa exigência em CO² e que de "noite" não tenha se problema com nível de O² na água ????

No projeto A gostaria de adotar para paisagismo um modelo de arranjo em U. Porém gostaria de ver outras alternativas de arranjos. Sugestões Indicações ? ? ?
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyDom 26 Out 2014, 15:55Responder ao tópico

Up
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyTer 28 Out 2014, 11:00Responder ao tópico

Obrigado novamente pelas sugestões e opiniões de João Carecho.
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyTer 28 Out 2014, 11:03Responder ao tópico

Pessoal que visita este tópico não fiquem acanhados. Este tópicos é um ponto de referência para discussão de projetos de aquários que penso em montar e para servir de amostra a outros que estejam com a mesma ideia.
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyTer 28 Out 2014, 11:04Responder ao tópico

Certo. Que venha mais sugestões para estes projetos. E que se surja outros projetos. Propostas são bem-vindas para análises.
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyTer 28 Out 2014, 11:18Responder ao tópico

Se alguém conhecer quem possa me vender um resfriador (chiller) a um preço razoavel, um que faça uns 1000 a 2000 litros por hora. Me passe o contato por aqui. Vou dar uma olhada no preço do anunciantes do forúm mas sou brasileiro e moro longe de Portugal.
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyTer 28 Out 2014, 11:24Responder ao tópico

Quero um resfriador que atenda a um aquário de 600 litros, para instala-lo no aquário de água fria que pretendo montar, como publiquei seria de 312 litros. quero garantir eficencia no gasto energético do motor e na regulação da temperatura da água.
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptySeg 03 Nov 2014, 13:48Responder ao tópico

Simplificando gostaria de uma indicação de um resfriador com fluxo de 600 litros por hora, pode ser semi-novo ou usado, estando em bom estado e com preço justo, é que eu quero.

Quem tiver materiais e equipamentos semi-novos que possa contribuir com meus projetos de aquários poste aqui. Faça oferta : venda ou troca.

Estou aceitando mudas de plantas tropicais de água doce para água quente (23ºC a 30ºC) e para água fria (16ºC a 24ºC).
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptySeg 03 Nov 2014, 13:53Responder ao tópico

Up
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptySex 14 Nov 2014, 15:57Responder ao tópico

Para substrato do Projeto A: 07 kg de JBL Manado + 2,5 kg de JBL Aquabasis Plus
                                                                   ou
                                      07 kg de Areia Blackblue Mbreda + 2,5 kg de JBL Aquabasis Plus
                                                                   ou
                                      07 kg de JBL Manado + 2,5 kg de Natural Soil Aquamazon
                                                                    ou
                                      07 kg de Areia Blackblue Mbreda + 2,5 kg Natural Soil Aquamazon
                                                                    ou
                                      08 kg de JBL Manado + 1,5 kg de Especial Amazônia Mbreda
                                                                    ou
                                      08 kg de Areia Blackblue Mbreda + 1,5 kg Especial Amazônia Mbreda
                                                                    ou
                                      07 kg de JBL Manado + 1,5 kg de Especial Amazônia Mbreda + 1 kg de Areia de Dolomita
                                                                    ou
07 kg de Areia Blackblue Mbreda + 1,5 kg de Especial Amazônia Mbreda + 1 kg de Areia de Dolomita
ou
05 kg Especial Amazônia Extra Fino + 04 de Areia Fina de Rio
ou
07 Kg Especial Amazônia + 2 kg de Areia de Dolomita
ou
09 kg Especial Amazônia Extra Fino ou 09 kg Especial Amazônia

Qual dessas alternativas será melhor para o aquário Projeto A ? Se pretendo compor uma flora low-tech densa?
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptySex 14 Nov 2014, 18:43Responder ao tópico

Para substrato do Projeto B: 27 kg de JBL Manado + 3 kg de JBL Aquabasis Plus
                                                                  ou
                                     27 kg de Areia Blackblue Mbreda + 3 kg de JBL Aquabasis Plus
                                                                  ou
                                     27 kg de JBL Manado + 2,5 kg de Natural Soil Aquamazon
                                                                   ou
                                     27 kg de Areia Blackblue Mbreda + 2,5 kg Natural Soil Aquamazon
                                                                   ou
                                     25 kg de JBL Manado + 3 kg de Especial Amazônia Mbreda
                                                                   ou
                                     25 kg de Areia Blackblue Mbreda + 3 kg Especial Amazônia Mbreda
                                                                   ou
                                     25 kg de JBL Manado + 3 kg de Especial Amazônia Mbreda + 2 kg de Areia de Dolomita
                                                                   ou
25 kg de Areia Blackblue Mbreda + 3 kg de Especial Amazônia Mbreda + 2 kg de Areia de Dolomita
ou
6 kg Especial Amazônia Extra Fino + 24 de Areia Fina de Rio
ou
6 Kg Especial Amazônia + 24 kg de Areia de Dolomita
ou
15 kg Especial Amazônia Extra Fino ou 15 kg Especial Amazônia

Qual dessas alternativas será melhor para o aquário Projeto B ? Se pretendo compor uma flora low-tech minima? Algumas Anúbias nanas ou coisa do mesmo grupo ? Posso por musgos de java ou christimas ?

Para reprodução de kinguios precisa de plantas flutuantes ? sim ou não ? Qual me indicariam ?
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyTer 25 Nov 2014, 15:06Responder ao tópico

Up.

A espera de respostas, sugestões e dicas.
Ir para o topo Ir para baixo 

Sandra Costa
Sandra Costa

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 89


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyTer 25 Nov 2014, 15:19Responder ao tópico

No Fishland eu tenho JBL Manado + de JBL Aquabasis Plus
Plantas low tech podes usar anubias, cryptocorynes, fetos java, musgos, valisnerias....
Ir para o topo Ir para baixo 

MSantos
MSantos

Membro
Membro


Localização : Portugal
Mensagens : 151
Data de inscrição : 11/05/2013
Gostos : 1


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyTer 25 Nov 2014, 18:23Responder ao tópico


Nos meus aquários raramente uso substrato fértil, mas em caso de necessidade uso líquidos ou enterrado no areão de inicio mas assim que deixa de precisar deixo de colocar e vou vendo a evolução em caso de necessidade é que volto a pôr (no meu low tech já nem me lembro quando foi a ultima vez que lá meti alguma coisa)
Não sei se poderei deixar aqui este endereço, mas se estiver contra as regras digam ou editem Sff

Lista de Plantas LowLight/LowTech
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyTer 25 Nov 2014, 21:32Responder ao tópico

Minha idéia é montar a flora densa, para tapete estou pensando em utilizar brasiliensis e musgo de java ou não sei ....

Quero fazer uso de espécies que tolerem e se desenvolvem em luminosidade de 0,7w/litro

Sim posso dar enfoque a espécies low-tech, mas para o lawout que pretendo montar para Projeto A tem que ser algo com folhagens para os alevinos se esconderem e também que se crie um ambiente com uma grande vasta de tons de verde e com vermelhos.

Para Projeto B quero criar uma paisagem tipo quadro de ilustração oriental, para isso quero ver espécies de folhas largas, pois nele estou pensando num lawout tipo ilha com braços laterais.

Estou ainda a escolher os equipamentos de iluminação.
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptySeg 01 Dez 2014, 21:48Responder ao tópico

Comprei um pacote de 5 litros de JBL manado; 3,0kg de substrato amazônia extrafino. Vou usar na montagem do Projeto A.

Comprei um kit de CO² cujo botijão é semi-novo de 2kg.

Comprei duas mudas de Anubia barteri var. nana; quatro mudas de Eleocharis minima; duas mudas de Cryptocoryne mioya.

Fiz meu estoque de placas para meu filtro Atman HF-800; Comprei um filtro UV-611 9w da HOPAR e uma bomba submersa da atman que deve me dar a vazão de pelo menos 180 litros/hora.

Me falta ver mangueiras e conectores para montar sistema da bomba submersa e o filtro UV.

Ainda não acertei sistema de iluminação que vejo o mais breve.

Aí junto tudo e ponho para iniciar o ciclo de azoto.

Quero sugestões e idéias.
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptySeg 19 Jan 2015, 21:49Responder ao tópico

Falando do Projeto A que está em andamento: hoje completou 47 dias de montagem. Coloquei uma calha com duas lâmpadas T8, uma super-branca e outra rosa, cada lâmpada de 20W, o que me para meu aquário de 72 litros tem-se então 0,56W.

Coloquei hoje para compor sua fauna 3 Comedores de Alga e 02 Mollinésia Lira Prata.

Coloquem suas opiniões e sugestões.
Ir para o topo Ir para baixo 

Renato MS
Renato MS

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Renato
Localização : Campo Grande - MS
Mensagens : 297
Data de inscrição : 21/01/2013
Gostos : 3


Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyDom 15 Mar 2015, 18:56Responder ao tópico

Novidades da montagem do aquário de 72 L

a fauna que tinha posto morreram todos peixes. daí deixei uns dias sem peixes e fiz uns 3 TPAs de 35%.

depois fiz uma organização das anúbias. e aí coloquei um cardume de peixe mato-grosso (02 machos e 04 fêmeas) que atualmente tem somente um macho vivo (acho que pq deixei o pH ficar por quase uma semana em 8,2 'média'. após e durante esse período começou a desenvolver algas verdes musgo - um surto.

Agora além de fazer uma limpeza da algas dos vidros. Montei uma nova fauna composta por mollinésias ( 02 negros, 02 dálmatas, 02 brancos ) e camarões de água doce que esqueci a espécie (02 azuis neons, 02 vermelhos neons).

Por recomendação regulei o meu sistema de CO² no mínimo e ligado por 24h, para ver se consigo baixar e manter o pH que sem CO² gira em 8+.

Quero colocar mais plantas para facilitar a vida dos camarões. Não sei quais colocar. Sei que os camarões estão se fartando comendo as algas (limpeza + faxina) mas o que ofertar para os camarões eles e os molinésias não viveram só de algas e mordiscadas nas plantas aquáticas.

COLOQUEM SUAS OPINIÕES E SUGESTÕES.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Planejamento de um Aquário  Vide

MensagemAssunto: Re: Planejamento de um Aquário    Planejamento de um Aquário  EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Planejamento de um Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-