Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

kinguio com verme de ancora Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
kinguio com verme de ancora 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
kinguio com verme de ancora EcoariumBanner_zps3903f249
kinguio com verme de ancora Banner500x1254_zpsf6aa283b
kinguio com verme de ancora Banner-500x125_zps9d594aec
kinguio com verme de ancora Gambabanner_zpsgucldxz3
kinguio com verme de ancora Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

kinguio com verme de ancora

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

rafael fernades
rafael fernades

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Timon, Maranhão, Brazil
Mensagens : 219
Data de inscrição : 23/05/2013
Gostos : 2


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyTer 07 Jan 2014, 21:27Responder ao tópico

boas pessoal,encontrei 6 kinguios meus com a verme de ancora,removi-os com uma pinça,os kinguios estão bem,porém ainda corre o risco dessa verme pegar os outros peixes?
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyTer 07 Jan 2014, 21:47Responder ao tópico

Tens a certeza que era verme âncora?
Ir para o topo Ir para baixo 

rafael fernades
rafael fernades

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Timon, Maranhão, Brazil
Mensagens : 219
Data de inscrição : 23/05/2013
Gostos : 2


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyQua 08 Jan 2014, 21:14Responder ao tópico

SIM,pena que não tirei foto
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyQua 08 Jan 2014, 21:23Responder ao tópico

Então tens aí problemas que isso é praga, reproduz-se através de ovos,  para te safares, tens que tratar o lago todo. Há produtos próprios para evitar as larvas recém nascidas.
Ao arrancares o parasita tem que ser com jeito porque ele agarra-se de tal forma que por vezes ao arrancares ele parte e fica lá a "cabeça" agarrada ao peixe.
E o local de onde removes o verme precisa de desinfecção, podes usar betadine por exemplo. É que a lesão que fica depois de retirares o verme é uma porta aberta para fungos, bacterias e parasitas
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyQui 09 Jan 2014, 12:05Responder ao tópico

Boas,

Boa sorte com o tratamento dessa praga.
A Mara já te deu bons conselhos.

Vai mostrando as novidades. Se conseguires tirar umas fotos, seria excelente.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

rafael fernades
rafael fernades

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Timon, Maranhão, Brazil
Mensagens : 219
Data de inscrição : 23/05/2013
Gostos : 2


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyQui 09 Jan 2014, 16:34Responder ao tópico

obrigado pelos conselhos,até agora outros peixes não foram pego pela praga.
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyQui 09 Jan 2014, 20:53Responder ao tópico

Lernaea, também conhecido como verme âncora não é um verme, é um Copépode, um parasita crustáceo.
Tem um ciclo de vida definido que não vou estar para aqui a explicar. Vou apenas salientar o mais importante. Os "bichos" que tiraste eram fêmeas, cada fêmea possui 2 sacos com dezenas de ovos que são libertados para a coluna de água, eclodem, dão origem a náuplios, larvas, etc, etc. até chegarem ao aspecto que viste (adulto). É um ciclo repetitivo, a história é sempre a mesma, e para se controlar o problema é preciso actuar directamente quando ainda está recém eclodido.
Não vês nada, mas dificilmente não terás por aí minusculos "seres" a passear que em breve estarão a dar-te problemas.
O "parasita" não reproduz abaixo de 14º, mas acima de 25º, cada fêmea pode dar origem a centenas de ovos quinzenalmente.
Fica muito atento, peixes apáticos, perda de peso, vermelhidões, "coçarem-se, "correrem" que nem doidos, entre outros, são sinais de problemas.
Eu espero que tenhas mais sorte do que seria previsto, mas honestamente não me acredito que com as temperaturas brasileiras isso tenha ficado por aí.
E lembra-te, o local de onde tiraste os "bichos" é uma óptima porta de entrada para parasitas, bactérias e fungos. Prevenção é essencial, convém desinfectares isso, e muito, mas mesmo muito importante é a qualidade da água, essa água convém estar impecável.
Boa sorte e vai dando notícias
Ir para o topo Ir para baixo 

rafael fernades
rafael fernades

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Timon, Maranhão, Brazil
Mensagens : 219
Data de inscrição : 23/05/2013
Gostos : 2


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyQui 09 Jan 2014, 22:19Responder ao tópico

obrigado mara pelas informações,antes a temperatura da agua era em torno de 29 a 30° e agora aqui está iniciando periodo chuvoso e a temperatura ambiente baixa pouco e do lago agora tá em entre 25 á 27º.
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyQui 09 Jan 2014, 22:29Responder ao tópico

Mesmo a baixar, essa tempertura continua excelente para o problema que te surgiu.
Não queres agir já porque pensas que possa não haver mais problemas, eu compreendo, só não me acredito que fique por aí. Mas agora tens é que estar atento, e ao minimo sinal dessa praga tens que agir, não pode haver margem para facilistismos com essa praga porque ela dá-te cabo dos peixes todos.
Ir para o topo Ir para baixo 

MSantos
MSantos

Membro
Membro


Localização : Portugal
Mensagens : 151
Data de inscrição : 11/05/2013
Gostos : 1


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptySex 10 Jan 2014, 19:15Responder ao tópico

Acredita nos conselhos e avisos que a Mara te está dar porque realmente é como a Mara diz isso é mesmo uma praga que dificilmente te vais ver livre dela, (eu no meu caso que foi num aquário morreu tudo quanto era peixes que lá havia fica aqui o link se quiseres dar uma vista de olhoshttp://www.peixefauna.com/t13701-novo-aquario-agora-com-novo-projecto ) depois foi esquecer e partir para outra nova montagem.

Informação sobre Lernea
Ir para o topo Ir para baixo 

rafael fernades
rafael fernades

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Timon, Maranhão, Brazil
Mensagens : 219
Data de inscrição : 23/05/2013
Gostos : 2


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptySeg 20 Jan 2014, 22:48Responder ao tópico

boas pessoal,a praga que atingiu meu lago ainda da sinal por aqui,estou tratando o lago com sal grosso e desinfectando o local de onde foi retirado a verme,e alimentando-os com ração a base de alecrim, Sálvia, Hortelã e Alho.
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptySeg 20 Jan 2014, 23:13Responder ao tópico

Olá Rafael

Eu bem te disse que não ficava por aí.
O sal é bom, mas não o suficiente para te acabar com essa praga.
Ir para o topo Ir para baixo 

rafael fernades
rafael fernades

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Timon, Maranhão, Brazil
Mensagens : 219
Data de inscrição : 23/05/2013
Gostos : 2


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyTer 21 Jan 2014, 22:08Responder ao tópico

o que posso colocar no lugar do sal?
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyTer 21 Jan 2014, 23:48Responder ao tópico

O sal não te afecta as larvas nem os ovos, o problema reside aí.
O tratamento mais eficaz nem vale a pena mencionar porque ia dar-te cabo das bactérias nitrificantes todas e depois ( ainda por cima num lago) seria uma dor de cabeça com a amónia e nitritos.
No mercado há medicamentos direccionados para isso que até revelam alguma eficácia, só não sei se terás aí no Brasil. Daqueles mais conhecidos destacam-se: Sera Cyprinopur, Sera Professional Argulol e Parazin Waterlife. Já vi dois lagos infestados com verme âncora ficarem em ordem, um com o Cyprinopur e outro com o Argulol, o Parazin desconheço. No entanto, pela sua composição e pela sua maior eficácia, o Argulol é o melhor, pelo menos é a minha opinião.
Ir para o topo Ir para baixo 

rafael fernades
rafael fernades

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Timon, Maranhão, Brazil
Mensagens : 219
Data de inscrição : 23/05/2013
Gostos : 2


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyQua 22 Jan 2014, 10:40Responder ao tópico

obrigado mara pelas informações vou atrás dos medicamentos,e me tira só mais uma duvida,se a temperatura for em torno de 28,29 ou 30° a verme morrem?
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyQua 22 Jan 2014, 21:19Responder ao tópico

Não Rafael, não morre. É resistente a temperaturas altas. A latas temperaturas morriam-te antes os peixes do que essa praga
Ir para o topo Ir para baixo 

rafael fernades
rafael fernades

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Timon, Maranhão, Brazil
Mensagens : 219
Data de inscrição : 23/05/2013
Gostos : 2


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyQua 22 Jan 2014, 22:02Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
O sal não te afecta as larvas nem os ovos, o problema reside aí.
O tratamento mais eficaz nem vale a pena mencionar porque ia dar-te cabo das bactérias nitrificantes todas e depois ( ainda por cima num lago) seria uma dor de cabeça com a amónia e nitritos.
No mercado há medicamentos direccionados para isso que até revelam alguma eficácia, só não sei se terás aí no Brasil. Daqueles mais conhecidos destacam-se: Sera Cyprinopur, Sera Professional Argulol e Parazin Waterlife.  Já vi dois lagos infestados com verme âncora ficarem em ordem, um com o Cyprinopur e outro com o Argulol, o Parazin desconheço. No entanto, pela sua composição e pela sua maior eficácia, o Argulol é o melhor, pelo menos é a minha opinião.
boa noite mara,consegui encontar o argulol eo Cyprinopur,porém aqui no brasil vendem muito caro,mas vai ser o jeito comprar mesmo pelo bem dos meus peixinhos,te agradeço muito por essa informação;vocé tem me ajudado muito com seus conhecimentos!abraços!
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyQua 22 Jan 2014, 22:37Responder ao tópico

Vê se encontras aí no Brasil de outra marca medicamentos para o mesmo efeito que sejam mais baratos. Vê na embalagem a composição deles ( os ingredientes) e se fôr a mesma composição e com um preço mais barato podes tentar com eles. Mas têm que ter a mesma composição do Argulol.
Ir para o topo Ir para baixo 

rafael fernades
rafael fernades

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Timon, Maranhão, Brazil
Mensagens : 219
Data de inscrição : 23/05/2013
Gostos : 2


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyQui 23 Jan 2014, 16:25Responder ao tópico

boa tarde,mara lendo o manual de instrução do filtro uv que comprei assim que iniciei a criação diz que o filtro uv mata bacterias,virus e protozoarios inclusive a verme de ancora será que foi propaganda enganosa?
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyQui 23 Jan 2014, 21:05Responder ao tópico

Olá Rafael

Sim, o filtro uv ajuda no controlo de imensos microorganismos como bactérias, parasitas e fungos, pois degrada as moléculas deles. Mas no que respeita á sua eficácia sobre o verme âncora, desculpa mas não te sei responder com certezas. Nunca li em lado algum nenhuma situação de sucesso com o filtro em lernaea. A ideia que tenho é que o filtro uv não cura as doenças instaladas, ajuda sim a controlar o aumento de microorganismos.
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyQua 05 Fev 2014, 21:51Responder ao tópico

Olá Rafael

Notícias dos grandalhões? Então como estão as coisas?
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





kinguio com verme de ancora Vide

MensagemAssunto: Re: kinguio com verme de ancora   kinguio com verme de ancora EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

kinguio com verme de ancora

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Água Fria-Lagos-