Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

carpa x outros peixes Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
carpa x outros peixes 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
carpa x outros peixes EcoariumBanner_zps3903f249
carpa x outros peixes Banner500x1254_zpsf6aa283b
carpa x outros peixes Banner-500x125_zps9d594aec
carpa x outros peixes Gambabanner_zpsgucldxz3
carpa x outros peixes Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

carpa x outros peixes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

salamito13
salamito13

Recém chegado
Recém chegado


Localização : criciuma
Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/07/2013
Gostos : 1


carpa x outros peixes Vide

MensagemAssunto: carpa x outros peixes   carpa x outros peixes EmptySeg 02 Dez 2013, 14:25Responder ao tópico

boas pessoal tenho um aquário de 170 litros e composto por pucos peixes, somente uma carpa koi e varias piavas(piabas,lambaris), parece uma kajaku comprei ela e não sei a raça, ela tens uns 13 centimetros de comprimento , li sobre elas e vi que no inverno outono etc... elas comem menos e agora no verão essa minhas piavas que sao de rio aqui da minha região estão morrendo sucessivamente todos os dias, morrem uma ou mais, e começei a notar que a carpa esta comendo esses peixes e eles ficaram muito assustados devido ao comportamento da carpa, sobre a morte dos peixes diariamente queria saber se é a carpa que pode estar matando eles ?
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


carpa x outros peixes Vide

MensagemAssunto: Re: carpa x outros peixes   carpa x outros peixes EmptySeg 02 Dez 2013, 19:14Responder ao tópico

Boa noite

Sinceramente não faço ideia quais são os outros peixes que tens com a carpa, com esses nomes não vou lá. Mas indiferentemente dos peixes que sejam, uma coisa é certa:
* carpas são dóceis e não costumam agredir outros peixes
* carpas são peixes de lago, não deveriam ser mantidas em aquários, mesmo 170 litros não é o adequado para elas
* carpas devem somente ser mantidas com peixes da mesma espécie.
* a parte das carpas se alimentarem menos no inverno é incorrecta. As carpas alimentam-se menos em baixas temperaturas. Em lagos onde a temperatura baixe mesmo muito, o indicado é mesmo cortar a alimentação na altura certa. Dependendo da temperatura do teu aquário, a carpa pode até nem "reduzir de apetite"
Ir para o topo Ir para baixo 

André Martins
André Martins

Membro
Membro


Localização : Covilhã - Portugal
Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/01/2013
Gostos : 3


carpa x outros peixes Vide

MensagemAssunto: Re: carpa x outros peixes   carpa x outros peixes EmptySex 13 Dez 2013, 16:57Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Boa noite

Sinceramente não faço ideia quais são os outros peixes que tens com a carpa, com esses nomes não vou lá. Mas indiferentemente dos peixes que sejam, uma coisa é certa:
* carpas são dóceis e não costumam agredir outros peixes
* carpas são peixes de lago, não deveriam ser mantidas em aquários, mesmo 170 litros não é o adequado para elas
* carpas devem somente ser mantidas com peixes da mesma espécie.
* a parte das carpas se alimentarem menos no inverno é incorrecta. As carpas alimentam-se menos em baixas temperaturas. Em lagos onde a temperatura baixe mesmo muito, o indicado é mesmo cortar a alimentação na altura certa. Dependendo da temperatura do teu aquário, a carpa pode até nem "reduzir de apetite"

Deixa-me corrigir a frase destacada a negrito.
As carpas são um peixe que pode comer de tudo, e quando digo tudo, é tudo mesmo. Desde algas até carne.

Falo por experiencia própria, faço carpfishing e tenho alguns conhecimentos sobre a alimentação das carpas, pois crio alimentos especificos para determinadas alturas do ano e determinadas propriedades da água.

Peixes pequenos ou debilidatos (de facil captura) fazem parte da dieta deste belo peixe.
A boca delas consegue ser extremamente grande. Tenho casos de conseguir colocar a minha mão fechada dentro da boca delas.

Tudo o resto está correcto Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


carpa x outros peixes Vide

MensagemAssunto: Re: carpa x outros peixes   carpa x outros peixes EmptySex 13 Dez 2013, 22:05Responder ao tópico

Boa noite

André
Completamente correcto o que afirmaste, comem de tudo, no entanto, fizeste a descrição de carpa carpa. Neste caso em concreto trata-se de uma amostra de carpa com 13 cm, com esse tamanho não faz grandes danos, excepto claro se apanhar peixes debilitados. Mas aí já é a lei da natureza e o instinto a falarem, não é exclusivo delas, quase todas as espécies de peixes o fazem.

Entretanto aqui a pergunta era se a carpa era a responsável pelos peixes doentes.
Directamente não, mas indirectamente pode ser. Isto porque já tem um tamanho razoável e é um peixe extremamente enérgico, logo pode perfeitamente estar a incutir stress nos restantes habitantes, uma vez que nem sequer se sabe como está decorado o aquário, se tem flora, esconderijos...
Se realmente os peixes andarem stressados, nada mais natural do que haver um surto de doenças, pois o stress é dos maiores causadores de mortes nos peixes.
Ir para o topo Ir para baixo 

André Martins
André Martins

Membro
Membro


Localização : Covilhã - Portugal
Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/01/2013
Gostos : 3


carpa x outros peixes Vide

MensagemAssunto: Re: carpa x outros peixes   carpa x outros peixes EmptyDom 15 Dez 2013, 22:33Responder ao tópico

Era aí que eu queria chegar, é bastante possível que o stress que as carpas provocam cause doenças que posteriormente levem à morte.

Outra causa possível de doenças poderá ser o facto delas "esgravatarem" o fundo do aquário à procura de comida. Isto pode criar picos de amónia. Elas aguenta bem a pancada, mas os restantes peixes podem não suportar.

Mas eu sou contra carpas em aquários, e muito menos em aquários aquecidos. A temperatura da água influencia muito o seu crescimento. Elas crescem muito mais rápido, mas em contra partida retira muitos anos de vida.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





carpa x outros peixes Vide

MensagemAssunto: Re: carpa x outros peixes   carpa x outros peixes EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

carpa x outros peixes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Água Fria-Lagos-