Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Compra de peixe - dúvida Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Compra de peixe - dúvida 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Compra de peixe - dúvida EcoariumBanner_zps3903f249
Compra de peixe - dúvida Banner500x1254_zpsf6aa283b
Compra de peixe - dúvida Banner-500x125_zps9d594aec
Compra de peixe - dúvida Gambabanner_zpsgucldxz3
Compra de peixe - dúvida Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Compra de peixe - dúvida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Joselgcosta
Joselgcosta

Membro
Membro


Nome Real : José Costa
Localização : Fiães, Santa Maria da Feira
Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/02/2013
Gostos : 1


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptySex 01 Fev 2013, 19:43Responder ao tópico

Boa tarde a todos Wink

Como devem ter visto, no meu tópico de apresentação, possuo um aquário de peixes de água fria com 19l brutos, em que tenho para já, dois Olhos de Telescópio e gostaria de saber a vossa opinião acerca de comprar mais um ou dois peixes, sim ou não, e se sim, quais?
Ando cismado em comprar um peixe limpa-vidros e mais um outro peixe que percorre-se a zona intermédia e superior, só que sinceramente não sei se o deva fazer ou não.

Cumprimentos a todos Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Bacelar Oliveira
Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Localização : Braga
Mensagens : 3485
Data de inscrição : 26/05/2012
Gostos : 217


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptySex 01 Fev 2013, 19:45Responder ao tópico

Podes comprar muitos mais, mas não para esse aquário.
Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptySex 01 Fev 2013, 19:54Responder ao tópico

Pois... 19l ja e pouco para esses dois peixes que vão crescer....
Ir para o topo Ir para baixo 

pedromiguel
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Pedro Miguel
Localização : Thun, Suiça
Mensagens : 270
Data de inscrição : 09/12/2012
Gostos : 7


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptySex 01 Fev 2013, 19:54Responder ao tópico

dois peixes telescopio num aquario de 20 litros parece me a mim que ja seja muito. esses peixes crescem imenso e necessitam de alguma litragem (bastante) por cada peixe. acho que 20 litros nao chega nem para um. espera por alguem mais experiente e que te diga mais alguma coisa. na minha opiniao nesse aquario so peixes pequenos e mesmo assim nao muitos...
Ir para o topo Ir para baixo 

Joselgcosta
Joselgcosta

Membro
Membro


Nome Real : José Costa
Localização : Fiães, Santa Maria da Feira
Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/02/2013
Gostos : 1


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptySeg 18 Mar 2013, 11:45Responder ao tópico

Bom dia, meus caros amigos.

Infelizmente os meus dois habitantes acabaram por falecer em alturas diferentes, sendo que o último faleceu neste fim de semana :'( , não sei se por falta de preparação (por não ter efectuado o ciclo do azoto antecipadamente à sua colocação), já que as mudas de água foram efectuadas em cada duas semanas, seguindo o protocolo aconselhado...
Acabei agora de limpar o aquário e encontra-se neste momento a secar, desta vez quero fazer o ciclo adequadamente, mas antes de começar, quero opiniões relativamente ao que aos peixes que devo adquirir após a sua conclusão (tanto pode ser de água fria como quente) e respectivo material necessário, visto que possuo além do aquário, um filtro de água interno Aquael Mini-fan plus e um aquecedor Rena Cal 25w...

Desde já, o meu muito obrigado e uma boa semana a todos Wink

P.S.: Estou a pensar comprar um filtro externo novo, visto que este rouba-me muito espaço interior e pelo que li tb efectua uma filtragem deficiente, por isso necessito de conselhos para um filtro novo para este aquário (preferencialmente, com uma boa relação preço/qualidade), visto que quero comprá-lo nos próximos dias para dar inicio ao ciclo...
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptySeg 18 Mar 2013, 12:46Responder ao tópico

Boa tarde

Lamento pelo falecimento dos peixes, mas era inevitável. Fizeste asneiras, mas no incio todos nós fazemos. Não fizeste o ciclo e esses peixes fazem muito lixo e é um aquário demasiado pequeno, nem para um peixe da água fria te dá.
Por isso tens 2 opções. Ou compras um aquário maior e podes por peixes de água fria ou quente, ou então esquece os peixes de água fria e opta por um cardume reduzido de peixes de água quente, quanto mais pequenos melhor, ou então de invertebrados.
Independendentemente da tua escolha o ciclo tem que ser feito, e se tiveres possibilidade um filtro externo é sempre melhor, certifica-te que compras um que tenha possibilidades de levar muitas matérias filtrantes e que faça uma litragem mínima 6x superior aos litros do aquário, sendo o ideal 10x. Eu tenho no meu aquário de 20 lt um filtro que faz 600l/h, talvez seja exagerado, mas é eficaz.
Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptySeg 18 Mar 2013, 12:46Responder ao tópico

Boas, para um aqua de 19L, deves ir para peixes de agua quente, pois os de agua fria crescem muito.

O melhor que tens a fazer, é montar o aquario a teu gosto.

Depois enquanto esperas pelo ciclo do azoto (+- 1 mês) verificas o PH da agua.

Consuante o PH da agua, escolhes a fauna.

Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptySeg 18 Mar 2013, 12:47Responder ao tópico

O filtro que tens é suficiente para esse aquario, não se justifica um exterior, mas se tiveres oportunidade podes trocar por um de cascata.
Ir para o topo Ir para baixo 

Joselgcosta
Joselgcosta

Membro
Membro


Nome Real : José Costa
Localização : Fiães, Santa Maria da Feira
Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/02/2013
Gostos : 1


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptySeg 18 Mar 2013, 13:18Responder ao tópico

Boas,

Obrigado Mara e José pela respostas sábias, e ainda este fim de semana estive para comprar um filtro em cascata, só que não sabia se era adequado ou não, visto que o meu actual só tem uma esponja e eu gostava que adquirir com mais poder filtrante e com os três tipos de material filtrante, e tal como a Mara falou, irei adquirir um filtro com um caudal de 200l para salvaguarda.
E sendo assim, irei optar por colocar uma fauna tropical, visto que já tenho o termóstato Wink

Já agora, devo comprar e colocar o acondicionador de água tropical para o ciclo, quando for comprar o filtro?

Obrigado Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptySeg 18 Mar 2013, 14:43Responder ao tópico

O Acondicionar da agua serve para retirar o cloro da agua da torneira, visto que o cloro evapora ao fim de 24H, não precisas de colocar condicionador.

Vai colocando fotos e discrições ao logo da montagem para o pessoal acompanhar.

quando iniciares a montagem, já com o filtro novo, ao fim de 1 semana mede o PH da Agua, pois sabendo qual o PH da agua, o pessoal pode dizer-te que peixe puderás comprar para acelarar o ciclo do azoto...


Ir para o topo Ir para baixo 

Jorgelopes16
Jorgelopes16

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Jorge Lopes
Localização : Branca,Albergaria-a-velha
Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/07/2012
Gostos : 1


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyTer 19 Mar 2013, 10:51Responder ao tópico

Bom Dia,

os peixes de água fria necessitam de imenso espaço para se desenvolverem falo por experiência própria.

Para esse aquário o ideal mesmo era teres peixes de água quente, como neons, etc peixes de cardume.

Pois dão um aspecto ao aquário muito bom.

Se optares por continuar com peixes de água fria considera em adquirir um aquário maior.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo 

Joselgcosta
Joselgcosta

Membro
Membro


Nome Real : José Costa
Localização : Fiães, Santa Maria da Feira
Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/02/2013
Gostos : 1


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyTer 19 Mar 2013, 21:36Responder ao tópico

Boa noite,

Após um momento de reflexão, decidi apostar num aquário de água quente, só que quero ainda comprar um areão novo para a nova montagem. E entretanto, acabei por dar ouvidos ao José Elias e decidi manter o filtro actual até ser necessário comprar um novo.

Penso que amanhã já irei iniciar o meu projecto.

O meu muito obrigado a todos e postarei fotos quanto a montagem tiver efectuada para vossa apreciação.

Abraço

P.S.: Aconselham algum tipo de areão para o fundo do aquário, visto que não vou colocar qualquer tipo de flora...
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyTer 19 Mar 2013, 21:48Responder ao tópico

Boa noite

Se não queres adquirir um aquário maior, apostaste bem.

Quanto a peixes tropicais, deixa-me relembrar que tens um aquário ainda assim pequeno, pelo que tenta escolher bem, quanto mais pequenos os peixes melhor.
Não te aconselho a teres viviparos pois reproduzem-se muito e vais ter sérios problemas com isso. Talvez tetras seja a melhor escolha para ti, mas tetras pequenos e mesmo assim não te podes esticar no nº de peixes.
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyTer 19 Mar 2013, 21:50Responder ao tópico

Porque não queres colocar qualquer tipo de flora?
Ir para o topo Ir para baixo 

Joselgcosta
Joselgcosta

Membro
Membro


Nome Real : José Costa
Localização : Fiães, Santa Maria da Feira
Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/02/2013
Gostos : 1


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyQua 20 Mar 2013, 20:18Responder ao tópico

Boa noite,

Além das minhas finanças limitadas, penso que daria muito trabalho a cuidar da flora, apesar de saber os benefícios delas... mas pode ser que mude de ideias, e se não for pedir muito, elucida-me superficialmente.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyQua 20 Mar 2013, 23:27Responder ao tópico

Depende da luz que tiveres. Além disso, existem algumas plantas que sobrevivem em baixa e luz e com fertilização moderada. A flora se fôr pouco exigente não dá trabalho
Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyQui 21 Mar 2013, 12:27Responder ao tópico

Como disse a mara, se colocares plantas de baixa manutenção, como as anubias, ou fetos de java, não te tens de preocupar muito com elas.

São plantas de crescimento lento, que não precisam de grande fertilização, para não dizer nenhuma, pois em muitos casos, a amonia e nitratos, junto com os proprios minerais da agua são suficiente para as manter.



Ir para o topo Ir para baixo 

Joselgcosta
Joselgcosta

Membro
Membro


Nome Real : José Costa
Localização : Fiães, Santa Maria da Feira
Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/02/2013
Gostos : 1


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyQui 21 Mar 2013, 17:39Responder ao tópico

Boa tarde,

Obrigado pelos conselhos de ambos. O local em questão possui alguma/pouca luz natural, por isso não sei se plantas de baixa manutenção serão mais aconselhadas, e se poderei colocar as que o José Elias mencionou...

Já agora, agradeço que me dê umas luzes sobre a flora s.f.f.

Desde já, o meu muito obrigado Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Localização : Vialonga
Mensagens : 2980
Data de inscrição : 22/06/2012
Gostos : 148


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyQui 21 Mar 2013, 19:08Responder ao tópico

A luz natural não conta, alias, o Aqua deve estar resguardado da luz natural.

Dever ter uma calha, de leds por exemplo para manteres as plantas que te falei.

Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyQui 21 Mar 2013, 19:53Responder ao tópico

José Elias escreveu:
A luz natural não conta, alias, o Aqua deve estar resguardado da luz natural.

Eu completo: de forma directa! Wink

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Joselgcosta
Joselgcosta

Membro
Membro


Nome Real : José Costa
Localização : Fiães, Santa Maria da Feira
Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/02/2013
Gostos : 1


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyQui 21 Mar 2013, 19:56Responder ao tópico

Nesse aspecto, não há problema, só recebe indirectamente, por isso está resguardado Wink

E já agora, o que é necessário comprar, além das plantas? Preciso de conselhos nesta matéria Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Mara Silva
Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Localização : Beira Alta
Mensagens : 4170
Data de inscrição : 29/06/2012
Gostos : 141


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptySeg 25 Mar 2013, 20:45Responder ao tópico

Olá boa noite.

Tens uns tópicos inamovíveis que te podem ajudar a ter uma noçaõ do que é necessário na secção de iniciação á aquariofilia. Seja como fôr, qualquer dúvida dispõe. Alguém por aqui com certeza te ajudará.
Se precisares de alguma coisa, força nisso
Ir para o topo Ir para baixo 

Joselgcosta
Joselgcosta

Membro
Membro


Nome Real : José Costa
Localização : Fiães, Santa Maria da Feira
Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/02/2013
Gostos : 1


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyTer 26 Mar 2013, 12:04Responder ao tópico

Bom dia,

Eu já estou a tratar de adquirir os fetos de java e as anúbias, apesar que também estou a pensar num musgo para ficar com o aspecto mais verde junto ao substrato a ver se também poderia colocar uns camarões quando colocasse a fauna, pois parece-me que estes também iriam ajudar à limpeza do aquário... Apesar que inicialmente estava a pensar colocar Oscares ou Bettas mas parece-me que estes necessitam de bastante espaço, algo que está fora de questão a médio prazo...

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Bacelar Oliveira
Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Localização : Braga
Mensagens : 3485
Data de inscrição : 26/05/2012
Gostos : 217


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyTer 26 Mar 2013, 12:21Responder ao tópico

Os camarões ajudam a limpeza, tens é que ter cuidado para não serem comidos.
Ir para o topo Ir para baixo 

Joselgcosta
Joselgcosta

Membro
Membro


Nome Real : José Costa
Localização : Fiães, Santa Maria da Feira
Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/02/2013
Gostos : 1


Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyTer 26 Mar 2013, 19:56Responder ao tópico

Isso também é algo a ter em consideração, não quero que hajam ataques Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Compra de peixe - dúvida Vide

MensagemAssunto: Re: Compra de peixe - dúvida   Compra de peixe - dúvida EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Compra de peixe - dúvida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-