Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Água Salgada - Duvidas de iniciante Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Água Salgada - Duvidas de iniciante 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Água Salgada - Duvidas de iniciante EcoariumBanner_zps3903f249
Água Salgada - Duvidas de iniciante Banner500x1254_zpsf6aa283b
Água Salgada - Duvidas de iniciante Banner-500x125_zps9d594aec
Água Salgada - Duvidas de iniciante Gambabanner_zpsgucldxz3
Água Salgada - Duvidas de iniciante Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Água Salgada - Duvidas de iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

João Rui
João Rui

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : João Rui
Localização : Oeiras
Mensagens : 1281
Data de inscrição : 01/10/2011
Gostos : 32


Água Salgada - Duvidas de iniciante Vide

MensagemAssunto: Água Salgada - Duvidas de iniciante   Água Salgada - Duvidas de iniciante EmptyQua 21 Nov 2012, 20:17Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boa noite. Para começar, devo dizer que já li e reli muitas coisas em vários sitios, mas nunca tendo tido aquários de água salgada, ainda residem algumas duvidas, pelo que venho pedir a vossa ajuda.

Para começar, sei que vão dizer que sou doido e que para quem está a começar é loucura, mas neste momento é o que quero,/preciso/ e tenho T€mpo, como tal, o meu primeiro aqua de água salgada será um nano.

Vamos ás duvidas:

1 - A ideia é o aqua rondar os 30 litros, em termos de medidas o que aconselham? Pensei num cubo de 35cm, onde iria ter um fundo de vidro aos 30 para esconder o equipamento, ou seja, a parte visivel ficava com 35(L)X35(A)X30(P), ou será melhor ter 30 de altura e 35 de profundidade?

2 - Do que li, sei que a circulação de água tem de ser algo como 30 vezes superior á litragem, sou seja para um aqua de 36 litros teria de ter 1080l/h, esta proporção aplica-se a nanos também? parece-me demasiado para um aqua com 36 litros, mas como não percebo nada se calhar estou errado.

3 - A peça fundamental, o escumador, toda a gente diz que quanto mais litragem melhor, que quanto melhor for melhor será para o aqua, do que já entendi que é fundamental. Mas a minha pergunta é a seguinte, não há uma proporção minima para se ter noção do que comprar? Tipo para 30 litros fazer 10x isso ou 20x isso ou seja o que for? Se tiver uma noção do minimo já poderei esticar um bocado e jogar pelo seguro.

4 - Em relação à luz, do que percebi para se ter os corais em condições, e tentar minimizar as algas, o melhor é juntar duas temperaturas, 10000k, e a actínica 20000k, de preferência com o racio de 1w/L, mas vi à pouco tempo um nano com lampadas led apenas com 10000k sem a actínica e os corais estão de boa saúde, aqui fiquei baralhado. É mesmo necessário a actinica?

5 - A questão que ainda me trás mais confusão, para ter corais moles dos mais faceis de manter, tenho que adicionar algum tipo de aditivo? Já li quem ponha coisas, já vi que poêm umas algas na zona de filtragem que ajuda a os corais. Aqui sou mesmo noob de todo.

Algumas perguntas podem parecer de novato e descabidas, até podem ser, mas acreditem que já li muito e não encontrei respostas.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Água Salgada - Duvidas de iniciante Vide

MensagemAssunto: Re: Água Salgada - Duvidas de iniciante   Água Salgada - Duvidas de iniciante EmptyQua 12 Dez 2012, 21:00Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

O Júlio já te dá uma ajuda, ele é a pessoa indicada.
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


Água Salgada - Duvidas de iniciante Vide

MensagemAssunto: Re: Água Salgada - Duvidas de iniciante   Água Salgada - Duvidas de iniciante EmptyQui 13 Dez 2012, 17:40Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boa Tarde João,
Antes de mais bem vindo ao mundo dos salgados, e quero dizer-te que tudo é mais facil do que querem fazer parecer, ha mitos sobre a aquariofilia salgada que tem de ser derrubados, porque depois do aquario salgado ficar maturado é tão ou menos facil de manter que um de agua doce.
É obvio que vais ter que ser muito paciente porque em salgados é tudo muito, mas muuuuuiiiiittttttttttooooooooo mais lento. espero que estejas preparado para issso.
Entretanto deixo-te aqui u kink de um artigo que escrevi, para veres como isto é mais facil do que parece. Os ques do aquario de agua salgada.

João Agora relativamente as tuas duvidas, vou tentar ser o mais esclarecedor possivel:

Duvida 1 - Estamos a falar de dimensões pequenas (nano) logo não será necessário preocupares-te com isso, agora tudo depende de como queres colocar a rocha viva/morta e a disposição geral dos corais e conjunto decorativo.

Duvida 2 - Pessoalmente sou um exagerado no que diz respeito a circulação, peco sempre por excesso, vou sempre até onde os €€'s me possibilitão ir. Mas num Nano,com as caracteristicas do que estas a pensar montar, podes bem baixar a fasquia ate as 25X que a litragem será suficiente. Tens de ter o cuidado é de direccionar a corrente da agua para a Rocha viva e zona de corais, e certificares-te que não existem zonas mortas (zonas sem circulação).

Duvida 3 - Este ponto está interligado aos anteriores, tem a ver com a litragem e com o espaço disponivel para colocares o escumador. Mas a maxima é mesmo essa, Um escumador nunca é demasiado grande para o nosso aquario.

Duvida 4 - Eu ainda sou fiel as lampadas ditas convencionais e claro a utilização de actinicas. mas ha no mercado excelentes soluçoes em led's, tudo depende do que estejas disposto a despender.

duvida 5 - É claro que tens que adicionar calcio entre outros elementos em função dos corais que pretendes ter mas ai aconselhop-te a comprar os corais sempre em lojas de referência que pedindo eles dao-te as necessidades específicas a cada coral. Assim como te ajudam a escolher os corais que melhor se adequam ao teu espaço e caracteristicas.

Se quiseres podes ligar-me 916389935 e dou-te contacto de lojas de referência.

Espero ter ajudado ...
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Água Salgada - Duvidas de iniciante Vide

MensagemAssunto: Re: Água Salgada - Duvidas de iniciante   Água Salgada - Duvidas de iniciante EmptySeg 29 Set 2014, 02:08Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Tópico Arquivado
Motivo: O presente tópico foi arquivado por estar desactualizado.
29.09.2014
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Água Salgada - Duvidas de iniciante Vide

MensagemAssunto: Re: Água Salgada - Duvidas de iniciante   Água Salgada - Duvidas de iniciante EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

Água Salgada - Duvidas de iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Salgada :: Arquivo Água Salgada-