Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

"ajuda" Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
"ajuda" 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
"ajuda" EcoariumBanner_zps3903f249
"ajuda" Banner500x1254_zpsf6aa283b
"ajuda" Banner-500x125_zps9d594aec
"ajuda" Gambabanner_zpsgucldxz3
"ajuda" Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

"ajuda"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

daniel ilha
daniel ilha

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ilhabela
Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/11/2012
Gostos : 0


"ajuda" Vide

MensagemAssunto: "ajuda"   "ajuda" EmptyQui 15 Nov 2012, 23:30Responder ao tópico

Boa noite meus caros colegas,

Estouplanejando tranformar uma piscina de aprox 20.000 lts em um lago para carpas.

tenho algumas duvidas ,creio que possam me ajudar!!

1.0 profundidade

A piscina tem uma prainha de 40 cm de profunfidade por 1,60 x 2,5.

O resto da piscina tem 1,30 de profundidade.

Devo mexer na profundidade ?

2.0

Vou ter aproximadamente 12.000lts diarios de renovaçao de agua.( ladrao da caixa dagua que vem da cachoeira).

Vou precisar algum tipo de filtro ou luz U.V?


Como faço para que a sujeira do fundo circule( saia)?


quantos peixes poderei ter neste lago?

Muito obrigado pela atençao de todos!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

Rui Bacelar Oliveira
Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Localização : Braga
Mensagens : 3485
Data de inscrição : 26/05/2012
Gostos : 217


"ajuda" Vide

MensagemAssunto: Re: "ajuda"   "ajuda" EmptyQui 15 Nov 2012, 23:41Responder ao tópico

Bem vindo ao fórum!

Boas, não aconselho que alteres a profundidade, tira partido dela, quanto mais profundo menor se sentem as variações de temperatura.

Aconselhava um filtro UV para a agua não ficar verde, e quanto á filtração? será apenas com a renovação de água?

se bem que isso realmente renova 60%todos os dias, lol.

Coloca uma boa camada de areao no fundo, para se formar um tapete biologico que decompoe os detritos.

não será muita água nova por dia??

quanto aos peixes não sei, espera por mais opinioes.
Ir para o topo Ir para baixo 

daniel ilha
daniel ilha

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ilhabela
Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/11/2012
Gostos : 0


"ajuda" Vide

MensagemAssunto: Re: "ajuda"   "ajuda" EmptySex 16 Nov 2012, 00:00Responder ao tópico

Obrigado!!
estou a procura de orientaçao , vou precisr de filtro , se sim , qual seria o melhor indicado...?
nunca tive peixes , estou perdido....
abcs
Ir para o topo Ir para baixo 

gpeixoto80
gpeixoto80

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Gonçalo Peixoto
Localização : Braga
Mensagens : 492
Data de inscrição : 17/02/2012
Gostos : 16


"ajuda" Vide

MensagemAssunto: Re: "ajuda"   "ajuda" EmptySex 16 Nov 2012, 00:24Responder ao tópico

um filtro para 20000 litros não me parece que vá ser fácil...
mas também o sitio onde vives é quente,certo??? julgo que irás ter uma grande evaporação de água,pelo que ao fazeres a sua reposição já vais resolver em parte o teu problema... mas deixa ver se alguém com experiencia em lagos aparece por ai para te ajudar melhor...
Ir para o topo Ir para baixo 

linus84
linus84

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Adelino Santos
Localização : Porto
Mensagens : 244
Data de inscrição : 01/09/2012
Gostos : 18


"ajuda" Vide

MensagemAssunto: Re: "ajuda"   "ajuda" EmptySex 16 Nov 2012, 09:56Responder ao tópico

Boas

Pouco entendo de lagos mas pelo que tenho visto o mais importante é mesmo a filtraçao dos mesmos, por isso 1 filtro com luz UV e uma bomba de circulaçao seria o ideal, ambos a mandar a agua para o inicio do lago e q atravessem uma vasta zona filtrante(areia e vegetaçao) antes de chegar a agua que já está no lago. Quanto a profundidade 40cm é uma boa medida pois se for mais fundo já nao vais ver muito os peixes e como disse o rui,irá haver variaçoes de temperatura. Quanto a sujeira no fundo nada que uns bons calhaus nao escondam e uns limpa fundos ai a trabalhar ajudem. Quanto a quantidade de peixes isso depende muito do tamanho que os compres pois as carpas chegam a atingir tamanhos consideraveis e hj podes meter 30 e num fururo tens algumas a viver nos cantos do lago =)

Não compares o tamanho mas ouve o q este Sr. diz pois ele explica muito bem o que deves fazer quanto ao filtro normal como natural, e podes sempre tirar daí umas ideias.
https://www.youtube.com/watch?v=LJ5ziqCYtKk&feature=related
Ir para o topo Ir para baixo 

daniel ilha
daniel ilha

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ilhabela
Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/11/2012
Gostos : 0


"ajuda" Vide

MensagemAssunto: Re: "ajuda"   "ajuda" EmptySex 16 Nov 2012, 23:08Responder ao tópico

Obrigado , amigo!!!!
vamos nos falando!!!!
Ir para o topo Ir para baixo 

daniel ilha
daniel ilha

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ilhabela
Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/11/2012
Gostos : 0


"ajuda" Vide

MensagemAssunto: Re: "ajuda"   "ajuda" EmptySex 16 Nov 2012, 23:57Responder ao tópico

Obrigado pela dica....
bem interessante o video...
estou pensando seriamente em aterrar , ter entre 40 e 60cm de profundidade...
desta forma a renovaçao sera maior , levando mais impurezas ,
ou seria melhor nao renovar tanto a agua e filtra-la?
Ir para o topo Ir para baixo 

linus84
linus84

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Adelino Santos
Localização : Porto
Mensagens : 244
Data de inscrição : 01/09/2012
Gostos : 18


"ajuda" Vide

MensagemAssunto: Re: "ajuda"   "ajuda" EmptySáb 17 Nov 2012, 00:28Responder ao tópico

De nada
Quanto ao aterrares mais um pouco tens que ter atenção q depois podes não ver sempre os peixes pois vão andar a passear la em baixo e a temperatura vai variar um pouco.
A renovação que falavas era de 12.000 l diários, ora bem isso era um TPA de 60% diário o q eu acho que seria demasiado e irias estar sempre a alterar os parâmetros da água o que não é muito aconselhável e acho que ao fim de um tempo irias ficar cansado de andar sempre preocupado em fazer isso. A meu ver um filtro iria ser muito melhor para ambos os lados e como já sugeri no outro comentário se conseguires equilibrar a filtração mecânica com uma natural isso iria ser do melhor pois irias ter a agua sem limpa e equilibrada para que as carpas não tenham problemas.
Imagina tu que por acaso metias um filtro com luz UV e uma bomba que te mandassem a água para o início do lago, mas ai nesse percurso a agua teria que passar por gravilha/areão e montes de plantas, resumindo os nitratos e a amónia iria ficar toda pelo caminho e ajudaria as plantas a crescer e quando a agua volta-se para o lago estaria sempre boa e muito bem filtrada. E assim se trocasses apenas 50% de 3 em 3 dias ai já n te preocupavas muito e era melhor para as carpas pois já não iriam sofrer tantas variações.
Podes aproveitar umas dicas de filtração de um sistema que está a entrar na moda que se chama aquaponia
Neste link da para entenderes o que é e como funciona
http://facaasuaparte.info/2011/07/aquaponia/
Ir para o topo Ir para baixo 

twiist
twiist

Membro
Membro


Localização : Cartaxo
Mensagens : 181
Data de inscrição : 07/10/2012
Gostos : 0


"ajuda" Vide

MensagemAssunto: Re: "ajuda"   "ajuda" EmptySáb 17 Nov 2012, 11:19Responder ao tópico

Bem, se tens paciência e tempo para essa TPA diária, meu deus, como te venero o:
Ir para o topo Ir para baixo 

daniel ilha
daniel ilha

Recém chegado
Recém chegado


Localização : ilhabela
Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/11/2012
Gostos : 0


"ajuda" Vide

MensagemAssunto: Re: "ajuda"   "ajuda" EmptySáb 17 Nov 2012, 14:02Responder ao tópico

sou leigo no assunto....que pode acontecer?
Ir para o topo Ir para baixo 

linus84
linus84

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Adelino Santos
Localização : Porto
Mensagens : 244
Data de inscrição : 01/09/2012
Gostos : 18


"ajuda" Vide

MensagemAssunto: Re: "ajuda"   "ajuda" EmptySáb 17 Nov 2012, 17:46Responder ao tópico

Sabes que o corpo dos peixes é "mais ou menos como o nosso" no que diz respeito a sua composição, é composto para ai por 70% de água e por isso há que a ingerir do exterior.
Mas o que realmente eu quis dizer com a variação de parâmetros de agua e que hj a agua dessa tal fonte pode ser boa e amanha alguém lhe deitar alguma coisa e influenciar esse parâmetros.
A alteração desses parâmetros pode influenciar em varias coisas nos peixes, desde a cor como problemas nas escamas, no comportamento do peixe e também doenças a nível interno, o que não é aconselhável.
Ao introduzires uma boa filtragem pelo menos tens mais de 50% de probabilidades que nada disto chegue a acontecer, pois as bactérias, parasitas etc, irão ficar pelo caminho tornando assim um ambiente mais saudável.
Dá uma vista de olhos aqui
http://www.naturallagos.com.br/index.html
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


"ajuda" Vide

MensagemAssunto: Re: "ajuda"   "ajuda" EmptySáb 17 Nov 2012, 18:25Responder ao tópico

Boas

Eu nao percebo nada de lagos, mas pelo que tenho visto e visto teres possibilidades de ter sempre agua a correr, porque nao fazer uma TPA permanente.
Em vez de estares a fazer as trocas diarias, arranjas uma maneira de a agua entrar por um lado do lago e sair por outro, queres melhor que isto? tens sempre agua nova no lago, nao precisas de filtros nem alteras os parametros do lago.
Mas isto é a minha opiniao que como disse nao percebo nada de lagos.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





"ajuda" Vide

MensagemAssunto: Re: "ajuda"   "ajuda" EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

"ajuda"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Água Fria-Lagos-