Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Início em invertebrados! Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Início em invertebrados! 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Início em invertebrados! EcoariumBanner_zps3903f249
Início em invertebrados! Banner500x1254_zpsf6aa283b
Início em invertebrados! Banner-500x125_zps9d594aec
Início em invertebrados! Gambabanner_zpsgucldxz3
Início em invertebrados! Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Início em invertebrados!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyTer 14 Ago 2012, 23:12Responder ao tópico

Boas noites gentxi!
Tenho ali um aquário parado de cerca de uns 17L e estava a pensar montá-lo com gambas na secretária do meu quarto!
Já estive a pesquisar mas ainda não encontrei assim nada de muito relevante sobre os substratos a utilizar!

Estive a ver um substrato fértil chamado ''Dupla Ground'' e aparentemente é como o ovo sem sal! Não faz bem nem mal! :lol:

Alguma sugestão?
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 03:14Responder ao tópico

Então não é fertil, mas sim inerte, para isso usa gravilha ou outro substrato escuro mais barato. Se for para red cherry que são os invertebrados que te aconselho para inicio, não tens problema, nem pergunto o PH da tua água pois os reds adaptam-se a todo o tipo de água, quanto às plantas aconselho-te anubias, fetos, musgos, se quizeres algo mais complicado aí então terás de apostar em substratos mais dispendiosos, ADA, ELOS entre outros.
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 07:24Responder ao tópico

Boas!

Quanto ao substrato, como o Francisco te disse, qualquer coisa serve, desde que não seja bicudo para não magoar os animais.

Vê o meu Simple Shrimp.

Tenho apenas substrato inerte e um plantado com alguma variedade.

Os Red Cherrys aguentam bem fertilização líquida se assim o quiseres.

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 12:06Responder ao tópico

Francisco, penso que é fértil, mas não vi ainda opiniões suficientes para me convencer dos resultados!
Eu estava a pensar em fazer um tapete! Para isso teria de meter um substrato fértil e pelo menos fertilização líquida!
E sim, penso que irei iniciar com os red cherrys Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 15:02Responder ao tópico

Grande novidade, estou a acompanhar!
Ir para o topo Ir para baixo 

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 17:41Responder ao tópico

Penso que vou encomendar 2,5L de JBL Aquabasis Plus e depois colocar areão preto inerte por cima!
Que me dizem?
Já tenho ali o filtro e o termostato, já vos digo o setup que irei fazer em princípio Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 17:46Responder ao tópico

Boas!

Esse substrato é do melhor que anda aí em termos de relação preço / qualidade.

Quanto ao inerte preto fica brutal em contraste com os camarões. Tem só cuidado para não ser bicudo para não os magoar.

Abraço!

P.S. - Depois se quiseres Reds diz alguma coisa! Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 17:53Responder ao tópico

Depois fazemos negócio Pedro! Wink
Outro problema que tenho penso que é a minha calha de iluminação! Eu já lhe tiro uma foto e posto aqui para darem a vossa opinião!
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 18:11Responder ao tópico

Silver escreveu:
Penso que vou encomendar 2,5L de JBL Aquabasis Plus e depois colocar areão preto inerte por cima!

Foi exactamente assim que fiz no meu e estou muito satisfeita! Portanto acho que fazes uma boa escolha!
Ir para o topo Ir para baixo 

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 18:14Responder ao tópico

Espero bem que sim Vera, senão a culpa é tua! Razz
Estou a brincar! Eheh
Ir para o topo Ir para baixo 

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 18:49Responder ao tópico

Vera, podes dizer-me onde arranjaste o teu JBL? É que isto de encomendar pelos patrocinadores ficam quase mais caros os portes que o substrato! :|
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 19:24Responder ao tópico

Comprei no Oliveira, na Amora, nosso patrocinador por acaso e de muito boa qualidade a loja dele quer nos peixes como noutros artigos! Já te ponho aqui o nome correto da loja, ele também faz encomendas para fora!
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 19:26Responder ao tópico

"OliAquaDream" é o nome da loja! O Oliveira é 5*! Confio totalmente nele!
Ir para o topo Ir para baixo 

a.ferreira
a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Abel Ferreira
Localização : Povoa de Varzim
Mensagens : 1638
Data de inscrição : 18/06/2011
Gostos : 128


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 19:32Responder ao tópico

Ja fiz algumas compras ao Sr. Oliveira e ja visitei a loja .O Sr. Oliveira é uma pessoa 5* sempre pronto a esclarecer qualquer duvida é pessoa honesta e simpatica
Ir para o topo Ir para baixo 

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 19:49Responder ao tópico

Vou falar com o Sr. Oliveira então! Vamos lá ver no que isto vai dar! Razz
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo 

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 21:20Responder ao tópico

Então cá vai o suposto setup! Razz

Aquário: 35*19*25 (comp*larg*alt)
Filtro: Elite Hush 10 (filtro de cascata)
Termostato Elite 25W

A luminária é que não presta para nada, e cá está o porquê:
(Não liguem à desarrumação que aqui vai! Isto só se entra aqui ao pontapé agora!)

Início em invertebrados! Scaled.php?server=402&filename=15082012181

Início em invertebrados! Scaled.php?server=843&filename=15082012184

Início em invertebrados! Scaled.php?server=525&filename=15082012186

É uma iluminária daquelas que vem com o aquário, tem uma lâmpada de 12W com cor alaranjada!
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 23:02Responder ao tópico

Com essa lampada não vais lá, podes substituir por uma de 11w económica 6500k, vais ver que notas uma bela diferença e as plantas ainda mais, para além de ser luz dia, o que vai ajudar nas cores dos invertebrados e plantas, muito melhores, agora é encher isso de água e pô-lo a funcionar, depois então arranjar uns invertebrados.
Ir para o topo Ir para baixo 

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 23:10Responder ao tópico

Mas com esta calha Francisco?
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQua 15 Ago 2012, 23:40Responder ao tópico

Se calhar vais ter de arranjar casquilho novo como eu fiz uma vez! Depois colocas o suporte do casquinho com cola quente e resolves o problema, fica bem melhor que essa luz!
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQui 16 Ago 2012, 09:07Responder ao tópico

Boas!

Podes adaptar essa calha, apesar de ser maior que o aqua e não ficar propriamente muito bonito, e serve para o que pretendes.

Se puderes gastar algum t€mpo podes optar por uma luminária deste género se quiseres plantas mais exigentes ou algo deste género se não quiseres nada muito exigente.

Sinceramente tendo em conta o preço desta segunda opção não sei se te compensa assim tanto economicamente estares a adaptar essa luminária, mas isso terá de ser opção tua! Smile

As opções que te apresentei são de um dos nossos patrocinadores, mas certamente outros também te poderão ajudar. Só coloquei este porque foi o primeiro que abri. Smile

Como o aquário é baixo não precisas de grandes potências de luz para manter boas plantas. Se quiseres fazer um tapete é que te aconselho a ires mais para os 15w /18w do que para os 7w da segunda hipótese, se bem que não será impossível...

Espero ter ajudado!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQui 16 Ago 2012, 09:59Responder ao tópico

Eu apenas aconselhei uma lampada económica 6500k pois à umas em espiral que penso que consigas colocar nesse suporte, não estou a ver o espaço fisicamente, mas parece-me que sim. Quanto a potencias 7w acho fraquinho, penso que entre os 11 e os 14w ficavas satisfeito, e já dava para teres umas plantinhas porreiras como disse o Pedro, pois estamos a falar de +/-15 litros e 25cm de altura.
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQui 16 Ago 2012, 11:06Responder ao tópico

Boas!

Francisco, acho que com a lâmpada de 7w PL-L consegue ter praticamente tudo em termos de plantas...

Não te esqueças que a altura da coluna de água é muito pouca e é uma lâmpada com uma capacidade de penetração grande!

Além disso com os 7w já fica com praticamente 0,5w/l o que é já bastante bom!

Lembra-te que eu no meu comunitário tenho uma coluna de água de 60cm, com lâmpadas T8 (capacidade de penetração muito inferior...) e um racio de 0,35w/l... Very Happy

De qualquer maneira a opção da lâmpada económica é perfeitamente viável, apesar de aqueles fios ali à mostra não me deixarem muito descansado com a humidade... Apenas acho que esteticamente fica bastante mal aquela calha ali... É uma questão do t€mpo que ele possa dispender... Wink

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

gpeixoto80
gpeixoto80

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Gonçalo Peixoto
Localização : Braga
Mensagens : 492
Data de inscrição : 17/02/2012
Gostos : 16


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQui 16 Ago 2012, 11:31Responder ao tópico

porque nao experimentas o novo substrato da JBL,o SANSIBAR BLACK? é do mesmo estilo do Manado,mas preto e ja nao precisas de colocar areao. eu estou a utilizar apenas o Manado no meu aqua de camaroes e estou satisfeito com o desenvolvimento das plantas. Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Silver
Silver

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Francisco Santos
Localização : Sines
Mensagens : 636
Data de inscrição : 18/08/2011
Gostos : 0


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQui 16 Ago 2012, 11:44Responder ao tópico

A calha fica mesmo à medida Pedro! Razz
Mas penso que vou comprar uma do género da segunda que mostraste mas com 11W, que o Francisco também já viu Wink
Com os 11W penso que já daria para qualquer coisinha porreira de tapete, não ficava muito limitado!

E relativamente ao que disseste gpeixoto!
Já tinha pensado nisso, mas iria ficar mais dispendioso, visto que já tenho o areão preto e apenas me faltar o substrato fértil!
Aqui na minha zona é que pronto, é a miséria das misérias relativamente a isso..
Só vejo Tetra Complete Substrate e Sera Floredepot, e pela minha pesquisa não são grande coisa..


Última edição por Silver em Qui 16 Ago 2012, 11:46, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyQui 16 Ago 2012, 11:46Responder ao tópico

Boas!

Tudo depende do que querias fazer...

Se optares por cuba por exemplo acho que até os 7w chegavam, apesar de 11w ser obviamente melhor.

As plantas de tapete precisam também é de muito CO2...

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Início em invertebrados! Vide

MensagemAssunto: Re: Início em invertebrados!   Início em invertebrados! EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Início em invertebrados!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Invertebrados :: Camarões-