Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Quantidade de nutrientes - Página 3 Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistrarRegistrar  
Quantidade de nutrientes - Página 3 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Quantidade de nutrientes - Página 3 EcoariumBanner_zps3903f249
Quantidade de nutrientes - Página 3 Banner500x1254_zpsf6aa283b
Quantidade de nutrientes - Página 3 Banner-500x125_zps9d594aec
Quantidade de nutrientes - Página 3 Gambabanner_zpsgucldxz3
Quantidade de nutrientes - Página 3 Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

Quantidade de nutrientes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

Quantidade de nutrientes - Página 3 Vide

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptyTer 28 Ago 2012, 03:19Responder ao tópico

Pois baseou-se nisto:
Quantidade de nutrientes - Página 3 Esquem1

http://guiaecologico.wordpress.com/2011/08/15/o-terror-dos-lagos-e-lagoas-a-eutrofizacao-acelerada/

e assim, batatas! Sad
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptyTer 28 Ago 2012, 09:58Responder ao tópico

Boas!

Tens aí 2 questões.

Primeiro estás a falar de lagos e não de aquários onde existe circulação de água e não águas paradas.

Segundo estás a falar de poluição e aumento altamente excessivo de 2 nutrientes em específico (N e P) segundo li no artigo.

Tendo isto em conta eu pergunto o seguinte: e os outros nutrientes não estão em falta?

Não será a falta dos restantes que causa as algas?

Aqui temos de falar na questão do factor limitante. Por muito que tenhas de N e P, faltando o resto, de nada vale teres esses valores em excesso.

E tendo estes desequilíbrios vais, forçosamente, ter algas!

Se for fertilizado desde início, em excesso mas de forma equilibrada, posso garantir-te que não vais ter algas... Smile

Abraço!

Rui Bacelar Oliveira
Rui Bacelar Oliveira

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptySeg 03 Set 2012, 16:04Responder ao tópico

Boas, sem estar a querer fazer publicidades de algum genero digam me so o que acham do artigo, do grau de pureza etc...

http://www.leiloes.net/Fosfato-Monopotassico-KH2PO4-fertilizante-para-aquarios,name,201429217,auction_id,auction_details

gpeixoto80
gpeixoto80

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Gonçalo Peixoto
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptySeg 03 Set 2012, 18:44Responder ao tópico

Tambem fiquei curioso com isso ...coloca o post na secçao de duvidas,talvez obtenhas respostas mais rapidamente...
abraço

eafonso
eafonso

Membro
Membro

Nome Real : Edgar Afonso
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptyQua 05 Dez 2012, 17:11Responder ao tópico

Ora aqui está um tópico muito interessante. Obrigado pela informação transmitida.

Cneto
Cneto

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptySex 28 Dez 2012, 23:46Responder ao tópico

Muito obrigado a vocÊs por esta verdadeira aula.

Apesar deste assunto já ter alguns meses, Domm chegas-te a mandar vir os pós de Inglaterra?
Se sim pode-se saber como é que correu e em quanto ficaram os portes?

Obrigado!

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptySáb 29 Dez 2012, 10:13Responder ao tópico

Boas!

Ele chegou a mandar vir. Smile

Os portes podes ver na própria página em quanto ficam.

Abraço!

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptyQui 03 Jan 2013, 10:39Responder ao tópico

Bom dia!

Desculpa a demora na resposta mas andei por fora e com muito pouco acesso à net.

Como o Pedro referiu e bem, comprei no site referido e o negócio correu às mil maravilhas, tendo a encomenda chegado pouco tempo depois da compra e ter chegado tudo em excelentes condições. Já não me lembro bem dos valores exactos mas os pós e os portes ficaram-me em pouco mais de 40€ (foi +/- 50/50 entre os custos dos pós e dos portes).

A semana passada estive a fazer a segunda dose de fertilizantes, ou seja, os anteriores duraram cerca de 4 meses. Por aqui se pode ver que os DIY compensam largamente! Wink

Se puder ajudar em mais alguma coisa, é só dizer!

Abraço

Cneto
Cneto

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptySex 04 Jan 2013, 13:30Responder ao tópico

Obrigado!
Toda a ajuda é sempre bem vinda. Ainda estou a tentar outra forma de adquirir os pós, mas o mais certo é tambem vir desse sitio. E desculpa-me a colagem, mas o mais certo tambem é seguir o teu plano de fertilização para os 200 litros porque é mais ou menos a litragem do meu. Depois farei acertos se necessário e se perceber bem como fazer as contas Shocked porque ainda está dificil de atinar com isso.

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptySex 04 Jan 2013, 15:10Responder ao tópico

Boas!

As contas são muito simples de se fazer!

Já viste o ficheiro de Excel?

De qualquer maneira se precisares de ajuda avisa!

Abraço!

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptySex 04 Jan 2013, 22:10Responder ao tópico

Boas!

Eu sei bem o que é tentar perceber isso à primeira! lol Foi um bicho de sete cabeças mas o Pedro explicou-me várias vezes até que percebi! Razz

Com o ficheiro que ele fez, foi muito mais fácil entender mas como ele próprio disse, se precisares de ajuda, estamos cá para o que for preciso! Wink

Abraço

Cneto
Cneto

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptySex 04 Jan 2013, 22:36Responder ao tópico

Pois é!
Por enquanto nem à primeira nem à segunda...mas eu chego lá. :scratch: Smile

José Elias
José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptySáb 05 Jan 2013, 12:15Responder ao tópico

CNeto, não te preocupes... Faz mesmo confusão..

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptySáb 05 Jan 2013, 14:11Responder ao tópico

Boas!

Estão a fazer disto mais complicado do que realmente é... Very Happy

Mas diz-nos quais as tuas dúvidas para tentarmos ajudar!

Abraço!

Cneto
Cneto

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptyDom 13 Jan 2013, 14:33Responder ao tópico

Acho que finalmente atinei com a tabela Wink .

Agora o problema é que não consigo mandar vir mais do que o Kit de iniciação.
Do MgSO4 só há pacotes de 500g o que faz mais de 2 kg de peso total da encomenda e só os pós do kit é pouco.

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptySeg 14 Jan 2013, 13:49Responder ao tópico

Boas!

Isso tens de encontar o equilibrio. Quando mandei vir, vi as proporções que ia usar e tentei "jogar" com o tamanho das embalagens.

O que eu mandei vir foi:

1x KNO3 (500g)
1x KH2PO4 (250g)
2x MgSO4 (500g+250g)
1x Chelated Trace Elements (250g)

Com esta encomenda, consegui fazer duas doses de fertilizantes (a primeira durou aproximadamente 4 meses). Daqui a +/- 4 meses irei ter de fazer uma nova encomenda mas já irá ser com diferentes valores pois vou voltar a calcular o que necessito para fazer mais do que uma dose de fertilizante. O ideal é usares sempre o máximo de peso possível (1.750g de pós sendo que deves deixar uma margem de 250g para a embalagem).

Abraço

Cneto
Cneto

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptySeg 14 Jan 2013, 19:53Responder ao tópico

Sim eu dei.
O problema é que parece que agora só há MgSO4 de 500g.

gurkaz
gurkaz

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ricardo

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptyQua 15 maio 2013, 18:43Responder ao tópico

olá a todos. depois de ver este topico, fiquei convencido de vez em iniciar tambem na fertilizaçao DIY e seguir o metodo EI

já ando por aqui a "brincar" com a calculadora e a tentar perceber como vou fazer a minha DIY.

tenho uma pequena duvida. no caso de uma fertilizaçao de 30ml semanais de micro nutrientes, usando UK trace , 60g para 1000ml de agua destilada para depois ser usado num aqua de 100l , visto que o saco traz 250g de pó, como é que posso pesar só 60g ?! Very Happy

o que é que voces usaram ?!

João Marujo
João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptyQua 15 maio 2013, 19:35Responder ao tópico

Boas gurkaz.

Terás de usar uma balança! Wink

Qd comecei a preparar a minha fertilização DIY, comprei uma balança digital no lidl que me custou aproximadamente 15€.

Abraço

gurkaz
gurkaz

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Ricardo

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptyQua 15 maio 2013, 20:45Responder ao tópico

ok, obrigado.

quanto aos fertilizantes, os pos para micronutrientes, estava a pensar em mandar vir o CHELATED TRACE ELEMENTS - 250g que já deve dar para bastante tempo mesmo.. isto, se for a seguir o esquema de 60g para 1000ml a fertilizar semanalmente 30ml no aquario.

quanto aos macros ainda tou a fazer calculos.. porque consigo ter sempre os nitratos entre os 20-30ppm mas potassio anda sempre mt perto dos 20.. será que nao há problema ?

já agora, como fizeste para postar aqui a tua tabela ? se calhar era mais facil eu postar aqui as contas que estou a fazer.

de qualquer das formas, queria fazer fertilizaçao todos os dias. macro e micro alternadamente!
acho que deve ser mesmo a melhor forma de o fazer..

desde já obrigado pelo "atendimento" Smile

cumps

calex05
calex05

Membro
Membro

Nome Real : César Ferreira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptyQua 11 Dez 2013, 17:24Responder ao tópico

Viva,

uma pequena questao, esses valores indicados como "objectivo semanal" na tabela do Pedro (po4=3 + no3=20/30 + FE=1.5) são os valores que se "deve" obter todos os dias na água durante a semana com a fertilização? Ou seja, são os valores que queremos garantir sempre no aquario?

Cumprimentos

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptyQui 12 Dez 2013, 12:20Responder ao tópico

Boas!

Esses valores são os apontados pela teoria do método estimativo.

Este método tem por base a "preguiça" de quem o emprega, e como tal dispensa testes por fertilizar em excesso.

Os valores apresentados de fertilização semanal garantem que as plantas não vão ter carências.

Os valores que deves obter todos os dias, se quiseres fazer testes todos os dias, é um valor estável e maior que zero, o que quer dizer que as plantas estão a consumir exactamente o que fertilizas.

Abraço!

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 286

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptyQui 12 Dez 2013, 13:10Responder ao tópico

Boas,

Apenas para acrescentar: fazer testes diários implica um investimento significativo que, com a implementação deste método, se dispensa por completo Wink

Abraço

calex05
calex05

Membro
Membro

Nome Real : César Ferreira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptyQui 12 Dez 2013, 16:49Responder ao tópico

Boas!!
Antes de mais, obrigado Pedro e Hugo pela resposta. Esclarecido Smile

Mas por exemplo, no primeiro dia de fertilização iram existir valores mais baixos certo? Como foi feita a TPA...
E é feito um ajuste no inicio da fertilização? Por exemplo: segundo a tabela deviam colocar 15ml de Macros e micros, mas com alguns testes verificam que é muito e ficam com 2,5 de Fe e 4,5 de PO4 . Alteram a quantidade? Fazem estes testes?
Desculpem a carrada de perguntas, comecei a pouco com esta fertilização e não sei se procedi bem...

Abraço e obrigado

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptySex 13 Dez 2013, 10:11Responder ao tópico

Boas!

O método estimativo prevê fertilização diária.

Ou seja, se tens 15ml semanais, tens de dividir isso em 3 dias, para fazeres um esquema do género:

Domingo - TPA+Macro
Segunda - Micros
Terça - Macros
Quarta -Micros
Quinta - Macros
Sexta - Micros
Sábado - Descanso.

A ideia deste esquema é mesmo não te preocupares com testes. E por isso é que recomendam TPA de 50%! Para fazeres um "reset"...

De qualquer maneira se quiseres fazer esses testes, claro que podes ajustar para não desperdiçares tanto fertilizante.

Abraço!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Quantidade de nutrientes   Quantidade de nutrientes - Página 3 EmptyResponder ao tópico

Quantidade de nutrientes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Plantas :: Substratos e fertilização-