Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EcoariumBanner_zps3903f249
Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Banner500x1254_zpsf6aa283b
Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Banner-500x125_zps9d594aec
Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Gambabanner_zpsgucldxz3
Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

costinha
avatar

Membro Plus
Membro Plus


Nome Real : Pedro Costa
Localização : Queluz/Portugal
Mensagens : 860
Data de inscrição : 08/07/2009
Gostos : 14


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptySeg 20 Jul 2009, 19:31Responder ao tópico

Bem antes de mais tive um dia inteiro a fazer expriencias e a ler aqui no PeixeFauna e tambem noutros sitios...

Muitas pessoas témem a utilizar vinagre para baixar o Ph, na verdade pode ser mortal mas com os devidos cuidados na nada de mal irá acontecer.

Materiais:

Só é perciso vinagre e o voço aquário, e se duvidarem podem fazer algo semelhante num recepiente.

Bem, com uma garafa de vinagre inclinem para baixo apontado ao aquário e apertem durante 2 segundos para baixar 0.5 do Ph para baixar 1.0 repitam a acção 4 segundos e para 1.5, 6 segundos basta...

Eu realizei isto num aqua de 45L agora têm de ajustar ás vosas medidas...

Esse aqua tinha o Ph a 7.5 e baixei para 6.0 em 6 segundos!!

Repeti a acção num aqua meu de 60L e tambem resultou mas só baixou cerca de 1.0, com 6 segundos , depois acrescentei mais 2 segundos e ficou mais ou menos a 6.0 e tambem tinha o Ph 7.5...

ATENÇÃO eu utilizei isto para não gastar $ em produtos porque daqui a uns dias tenho troncos para meter...
Ir para o topo Ir para baixo 

rf4ever
rf4ever

Membro
Membro


Localização : vila do conde, porto
Mensagens : 58
Data de inscrição : 28/06/2009
Gostos : 0


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptySeg 20 Jul 2009, 20:28Responder ao tópico

e porque que nao fazes isso de uma maneira mais segura?
imagina que sem querer vai vinagre a mais? pois é. utiliza o recipiente que usas para as TPA's

Cumps Ricardo Cadilhe
Ir para o topo Ir para baixo 

Cláudia Araújo
Cláudia Araújo

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Cláudia Araújo
Localização : Ponte de Lima
Mensagens : 1686
Data de inscrição : 10/04/2008
Gostos : 114


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptySeg 20 Jul 2009, 20:39Responder ao tópico

Viva costinha!!
Tem calma com essas alterações de pH, os teus peixes e plantas vão ressentir. As alterações no pH são mais perigosas do que por vezes o pH ser ligeiramente mais alto ou mais baixo, que o chamado ideal para aquela espécie de peixe, ou seja, é melhor para os teus peixes se ambientarem ao pH 7,5 do que andares a baixar e subir valores. Não te esqueças que vindo a água das trocas, o pH vai voltar a oscilar e vais passar a vida a meter vinagres ou químicos e a stressares os peixes.
Se o teu pH não te satisfaz, coloca os troncos ou até turfa no filtro, porque as oscilações serão mais graduais e brandas, mas por favor cuidado com as alterações bruscas nos valores... ou vais ter desgostos.
Deixa o vinagre para a salada lol!
abraços
Ir para o topo Ir para baixo 

NMCL
NMCL

Membro
Membro


Localização : coruche
Mensagens : 140
Data de inscrição : 02/05/2008
Gostos : 15


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptySeg 20 Jul 2009, 21:45Responder ao tópico

costinha escreveu:
Bem antes de mais tive um dia inteiro a fazer expriencias e a ler aqui no PeixeFauna e tambem noutros sitios...

Muitas pessoas témem a utilizar vinagre para baixar o Ph, na verdade pode ser mortal mas com os devidos cuidados na nada de mal irá acontecer.

Materiais:

Só é perciso vinagre e o voço aquário, e se duvidarem podem fazer algo semelhante num recepiente.

Bem, com uma garafa de vinagre inclinem para baixo apontado ao aquário e apertem durante 2 segundos para baixar 0.5 do Ph para baixar 1.0 repitam a acção 4 segundos e para 1.5, 6 segundos basta...

Eu realizei isto num aqua de 45L agora têm de ajustar ás vosas medidas...

Esse aqua tinha o Ph a 7.5 e baixei para 6.0 em 6 segundos!!

Repeti a acção num aqua meu de 60L e tambem resultou mas só baixou cerca de 1.0, com 6 segundos , depois acrescentei mais 2 segundos e ficou mais ou menos a 6.0 e tambem tinha o Ph 7.5...

ATENÇÃO eu utilizei isto para não gastar $ em produtos porque daqui a uns dias tenho troncos para meter...

boas

a Claudia já disse tudo mas eu tenho de te dizer isto, não sei se sabes o que é o chamado "efeito tampão", são soluções que atenuam a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mantendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases. essa soluções são encontradas na agua de consumo.
ora se a tua água tiver um efeito tampão medio esse Ph vai voltar para os 7,5, aconcelho-te como disse a Claudia a usares turfa ou injecção de Co2 para baixar o Ph de uma forma lenta. Os troncos ajudam mas tambem não da forma que se julga, pode oscilar de 0,2 a 0,3 o Ph.
Ir para o topo Ir para baixo 

costinha
avatar

Membro Plus
Membro Plus


Nome Real : Pedro Costa
Localização : Queluz/Portugal
Mensagens : 860
Data de inscrição : 08/07/2009
Gostos : 14


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptyTer 21 Jul 2009, 12:33Responder ao tópico

Pois...hoje demanhã já estava PH 7.0 tenho de ir lá mesmo só com troncos...
Ir para o topo Ir para baixo 

joyted
joyted

Membro
Membro


Localização : ponte da barca
Mensagens : 112
Data de inscrição : 15/06/2008
Gostos : 0


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptyDom 26 Jul 2009, 20:28Responder ao tópico

tem quidado com esse ph não faz nada bem ao peixes
Ir para o topo Ir para baixo 

paixao
paixao

Membro
Membro


Nome Real : Jorge Paixão
Localização : Amadora
Mensagens : 109
Data de inscrição : 17/03/2009
Gostos : 0


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptyTer 28 Jul 2009, 22:51Responder ao tópico

viva eu controlo o meu ph com co2 e tpa´s e consigo um valor constante
isto e co2 durante uma semana ira baixar lentamente o ph e ao fin da semana
uma tpa e assim sussecivamente
ja tive muitos desgostos ao principio nao sabia era quimicos e mais quimicos se
puderes evitar melhor
:albino:
Ir para o topo Ir para baixo 

jmmgoncalves
jmmgoncalves

Recém chegado
Recém chegado


Localização : setubal
Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/01/2010
Gostos : 0


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptyTer 05 Jan 2010, 22:51Responder ao tópico

pessoal não temperem os peixes com vinagre !!!!um dos melhores metodos para baixar o ph é com madeira mas em especial troncos de videira vai baixando gradualmente e os peixes não sofrem com isso !caso queiram baixar o ph metam umas conchas de mexelhão no filtro !
Ir para o topo Ir para baixo 

ARTEMIA
ARTEMIA

Recém chegado
Recém chegado


Localização : PORTO - PORTUGAL
Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/01/2010
Gostos : 0


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptySex 08 Jan 2010, 12:52Responder ao tópico

Bom dia fórum!
Apesar de ter o meu aquário há uns anos, sou um principiante porque nunca estudei muito sobre o tema e em meia duzia de dias aqui no fórum já aprendi mais do que nestes anos todos!...
Uma nota sobre formas de baixar, de forma segura, o pH da água.
Parto do princípio que estamos a falar de aquários tropicais de água doce.
Julgo que a colocação de conchas de mexilhão no filtro não dará muita saúde ao aquário. E não entendo muito bem a ideia, por isso peço ao jmmgoncalves que nos explique. Pensava que isso era exactamente para o contrário, para o cálcio da concha fixar o CO2 que há sempre no aquário (respiração das plantas e dos animais, apesar das plantas, para além de o libertarem, também o reterem ao mesmo tempo). A química faria o resto o e pH iria subir, em vez de baixar. Isto é o que eu penso.
Porém, ao fixar o CO2, o cálcio vai libertar-se para a água sobre a forma de Carbonato de Cálcio e esta fica pesada, com a subida do dH e do gH. Águas pesadas não dão saúde nenhumas aos peixes tropicais de águas doces.
Alguém quer comentar?
Abraço a todos e muita saúde, incluindo os peixinhos.
Artemia
Ir para o topo Ir para baixo 

BURKAS
BURKAS

Membro
Membro


Localização : Santo André
Mensagens : 133
Data de inscrição : 26/09/2009
Gostos : 7


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptySex 08 Jan 2010, 14:31Responder ao tópico

alguem me explica como mexilhão baixa o ph???
vinagre baixa o ph por ser ácido, mas... é um acido saudavel? sulfurico também é acido e baixa o ph no entanto é menos prejudicial que o vinagre e ninguem o usa (lembram-se dos filtros de enxofre??, o enxofre reage com a agua e torna-se acido sulfurico)

vamos a ver... um aquario saudavel é o que é o que tem os parametros mais semelhantes a vida selvagem dos elementos que la vivem... certo?

como a natureza faz?
barris de vinagre?
carregamentos de conchinhas??
enxofre??

não me parece....


vejamos, por exemplo no amazonas (é o unico meio que posso falar pois conheço, por la ter estado, e porque é desde sempre o biótopo que tento imitar)

é um ambiente extremamente acido...certo?
como é isso feito?
com uma confusao de elementos, que juntos fazem a festa.
de uma forma mesmo muito simplista, digamos que a turfa, os troncos mortos, as folhas, frutos e outras coisas do estilo ajudam a acidificar.
como evitar que a agua fique acida demais???
a natureza faz uma tpa, ou a chamada época das monções (chuva até enjoar) empurrando a agua velha para o mar.
porque a agua nova nao fica alcalina demais??
bem... digamos que a agua destilada (chuva) tem uma facilidade muito maior em repor os parametros acidos do que aguas minerais (eis porque os peixes de lago nao têm agua acida, mas alcalina)


depois volta ao mesmo... é um ciclo constante de variaçoes lentas de ph

é um erro fazer correcçoes constantes aos parametros do aquario...

é um erro ter aquarios pequenos com peixes exigentes.

é um erro ter os parametros exactamente como os livros mandam (obrigam a compra de productos da marca que edita o livro...coincidencia nao?)

a natureza exige que os peixes se habituem a variaçoes lentas de ph e de temperatura.
quando chove a temperatura baixa e o ph sobe, quando não chove o ph fica bastante mais acido (turfa a trabalhar) e a temperatura tem de ser mais alta.

atençao!!! isto é a minha opiniao... formada pela experiencia, não é uma verdade absoluta e agradeço que comentem ou argumentem os erros... pois quero aprender também... quero mesmo.


eu faço verão e inverno com a adaptaçao do ph a temperatura... coisas lentas e simples
não faço tpas semanais ou de 3 em 3 dias pois não se adequa ao meu perfil de aquario.
não uso quimicos ha mais de 20 anos.
nao tenho uma doença no meu aquario ha... sei la... no de 2 metros nunca tive peixes doentes.


um truque que usava quando fazia criaçao de guppys, era fazer as estaçoes do ano variar mais depressa (tipo o triplo), os peixes cresciam mais depressa e ciavam mais. mas envelheciam muito mais depressa tambem, claro. meio cruel eu sei.

vantagem do aquario grande?
é muito dificil e lento fazer um ciclo biologico equilibrado, mas também as alteraçoes sao mais lentas, dando tempo para alterar de forma natural (lenta tambem)


so faço tpas quando a condutividade da agua perde qualidades, a agua que reponho é agua desmineralizada (semelhante a chuva), passo meses sem fazer uma tpa decente. tenho pena, mas os escalares adoram... e agora os discus, ha alguns meses com a mesma forma de cuidar, parecem crescer e comer muito bem (meio timidos e idiotas... mas isso esta a ser resolvido, bem...pelo menos a parte do timidos hehe)
acompanho as estaçoes do ano como na natureza... amazonas eu considero verão e primavera.


repito... é a minha experiencia e respeito quem nao concorda. vamos a opinioes fundamentadas???
estou aberto a novas ideias (sempre)

cumps do burkas
Ir para o topo Ir para baixo 

aquaoli
aquaoli

Membro Plus
Membro Plus


Nome Real : antonio oliveira
Localização : cruz de pau amora
Mensagens : 989
Data de inscrição : 31/07/2009
Gostos : 57


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptySex 08 Jan 2010, 23:23Responder ao tópico

boas
amigo burkas tens toda a razão tambem sou e sempre fui adepto desses metodos,mas só resulta em aquarios grandes e onde aja bom semso,para que nimguem faça comfusão pois imagina se forem oscares ou semelhantes é preciso ter cuidado,mas mesmo assim tenho 500lts com eles e outros e utilizo esse metodo como é destapado e tem um filtro super só acrescento agua directa mudas poucas,só tive que equilibrar com algumas rochas calcarias pois ás vezes descia o ph,quando consegui o equilibrio ficou estavel e esta tudo bem.
quanto ás conchas de mexilhão todos perceberam que ele se enganou,era subir e não para descer,mas não vamos mais bater no ceguinho.
e por conchas as de ostra são melhores ou o areão grosso de coral.
abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

BURKAS
BURKAS

Membro
Membro


Localização : Santo André
Mensagens : 133
Data de inscrição : 26/09/2009
Gostos : 7


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptySáb 09 Jan 2010, 11:22Responder ao tópico

eu so estava a dizer para ter cuidado por causa das experiencias (vinagre... ah e tal bacterias estranhas)

a questao das conchas... é uma coisa meio lixada... pois mesmo para subir o ph... ate achar a quantidade certa para o manter... é obra.... tipo.. se colocar muita ficamos contentes porque ja tem os parametros certos, mas o que vai evitar que volte a descer?

...
Ir para o topo Ir para baixo 

jmmgoncalves
jmmgoncalves

Recém chegado
Recém chegado


Localização : setubal
Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/01/2010
Gostos : 0


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptyDom 10 Jan 2010, 18:53Responder ao tópico

pois pois pessoal correção madeira tronco de videira para baixar e as conchas de mexilao no filtro para subir o ph !!
obrigado pela correcção
Ir para o topo Ir para baixo 

BURKAS
BURKAS

Membro
Membro


Localização : Santo André
Mensagens : 133
Data de inscrição : 26/09/2009
Gostos : 7


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptySeg 11 Jan 2010, 01:14Responder ao tópico

sem problemas...
eu ando sempre as voltas com essas coisas também...

concordo com o autor do post... mas se eu utilizar esse ou outro sistema rapido para alteração do ph... tem de ser num aquário pequeno (como ja foi falado... e bem)

continuo a achar que um aquário pequeno tem de ter pequenos peixes, com poucas exigências e adequado ao nosso tipo de agua (principalmente dureza e ph)

colocar discus num aquário pequeno fica bonito..mas são peixes que sujam muito a agua e requerem muitas tpas... o que significa muitas mudanças de ph... temperatura e afins...
requer muita atenção e vai acabar por fazer desistir do projecto.

é essa a verdadeira razão para eu dar tanta atenção a este post.

ao aconselhar acerca de um aquário eu tento convencer um iniciante a escolher peixes bonitos mas muito fortes e pouco exigentes. ao ler acerca de um tema destes convém chamar a atençao que nao é aconselhado para principiantes... pois o insucesso vai ser associado a dificuldades para ter um aquario, e uma sensaçao falsa que da muiiito trabalho.


vinagre ou enxofre... utilizados com motivos fundamentados... eu diria que sim, eu usaria.
se me perguntassem... ah e tal... achas que eu deva usar isso para o meu aquario??? eu diria não, pois não me iria responsabilizar por um mau uso do mesmo.

se alguém experimentar depois de ler isto, convém saber que o mau uso da (excelente) ideia pode causar um desastre ecológico

não ha mais ideias??? experiencias pessoais?? erros acerca da minha opiniao???
eu gosto do tema... vamos aprofundar isto

cumps do burkas
Ir para o topo Ir para baixo 

ARTEMIA
ARTEMIA

Recém chegado
Recém chegado


Localização : PORTO - PORTUGAL
Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/01/2010
Gostos : 0


Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptySeg 11 Jan 2010, 17:11Responder ao tópico

Boa tarde fórum!
Vou entrar nessa das variações súbitas de pH.
O meu aquário tem 200 litros. Será quantidade de água suficiente para absorver alguns "erros", desde que não sejam bruscos.
Uso um reactor de CO2 e o CO2 é-me fornecido por garrafa de 25 litros (alugada à GASIN).
Uso um sensor de pH da American Marine, com parâmetros entre 6,3 e 6,8. A libertação de CO2 está calibrada para o mínimo possível, o que leva quase a libertação constante de CO2 e estabilidade do valor no aquário.
Já tive dois problemas:
No primeiro (não necessariamente por ordem crolonógica), distraí-me durante uns dias e o pH baixou para 5,5. Os peixes não mostraram qualquer problema. A baixa do pH deve ter sido muito lenta.
No outro, a coisa correu mesmo mal e perdi alguns peixes. Lembro-me dos Bothia Palhaço e das Corrydoras. Não me lembro que outros faleceram (tinha várias espécies, não me lembro as que mais sofreram). Um dos Bothia ainda consegui salvar.
Quando estudei a causa, apercebi-me que, por motivo que desconheço, a libertação de CO2 estava muito rápida. Talvez alguém tivesse aberto a válvula e o resultado foi catastrófico. O pH chegou também a cerca de 5,5.
Optei por tirar os peixes do aquário e põ-los em água da torneira ligeiramente aquecida. Qualquer coisa seria menos má que aquele caldo ácido. Com o aquário sem peixes tamponei-o com o sal próprio e recoloquei os peixes no aquário com os mesmos cuidados que habitualmente se têm quando se compram peixes novos - algum tempo de adaptação á temperatura, química, etc.
Nesse episódio não morreu mais nenhum peixes.
Conclusão: o que já se tem falado aqui: variações lentas no pH afectam muito menos os peixes que as variações rápidas.
Talvez fique implícita uma reserva quanto á utilização das soluções-tampão, pois elas provocam variações súbitas de ph. O ideal, de facto, é o uso de sistemas controlados. Sei que um reactor de CO2 com sensor e vávula solenoides não fica barato, mas bem utilizado é seguro.
Uma despesa que devo ter descoberto agora é que os sensores gastam-se. Aguardo uma sonda dos USA porque a que tenho não me dá confiança. Mas paciência.
Quem tiver dificuldade orçamental nesse tipo de material, é melhor não criar peixes exigentes... Os meus são relativamente pouco exigentes porque o tempo que tenho para lhes destinar atenção não é muito. Bem gostaria de criar Discus, mas...
Aceitem um abraço do Artémia
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? Vide

MensagemAssunto: Re: Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?   Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos? EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Como fazer baixar o Ph com vinagre sem perigos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Soluções Caseiras :: Arquivo DIY-