Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

A pensar num novo projecto Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
A pensar num novo projecto 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
A pensar num novo projecto EcoariumBanner_zps3903f249
A pensar num novo projecto Banner500x1254_zpsf6aa283b
A pensar num novo projecto Banner-500x125_zps9d594aec
A pensar num novo projecto Gambabanner_zpsgucldxz3
A pensar num novo projecto Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

A pensar num novo projecto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

PauloGouveia
PauloGouveia

Membro
Membro


Localização : Maia
Mensagens : 115
Data de inscrição : 11/09/2011
Gostos : 15


A pensar num novo projecto Vide

MensagemAssunto: A pensar num novo projecto   A pensar num novo projecto EmptyDom 27 maio 2012, 23:42Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ola,

Depois do meu projecto de aquário de agua doce quente que esta a correr lindamente, tenho a oportunidade de começar outro projecto pois ofereceram-me um aquário.
Esse aquário é 100x40(altura)x30(profundidade) e já que tenho um de agua doce quente cá em casa, as pessoas cá de casa propuseram em fazer um de agua salgada.
Porem são realidades diferentes e desta eu não estou muito dentro e por isso não sei se vale a pena com este aquario, o que preciso para ter um aquário de agua salgada, e quanto custaria?
Que acham? Podem me ajudar?

Obrigado,

Cumprimentos,

Paulo Gouveia
Ir para o topo Ir para baixo 

Carlos Couceiro
Carlos Couceiro

Criador


Nome Real : Carlos Couceiro
Localização : Marinha Grande - Leiria
Mensagens : 1557
Data de inscrição : 25/04/2008
Gostos : 79


A pensar num novo projecto Vide

MensagemAssunto: Re: A pensar num novo projecto   A pensar num novo projecto EmptySeg 28 maio 2012, 00:03Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

para ires vendo preços, vou so dar o basico pois de água salgada tambem nao sei muito

o aquario quanto maior for, melhor,mais estavel fica, mas penso que com esse ja dá para começar

acho que devias defenir primeiro se queres m reef(corais e etc), FOWLR (apenas peixes) ou um aquario da nossa costa.

mas essencialmente convem teres sump, nao so para melhorar a filtragem como para esconder os equipamentos, bem como para aumentar a litragem do sistema como ainda possibilitar fazer um refugio

tens de ter escumador e testes para monitorizar os parametros da água, densimetro/refractometro para medir a salinidade

quanto á água, se for colectada, tudo bem, se for homemade, precisas de osmose e sal marinho

o resto depende do tipo de aquario e peixes que queres meter, como iluminaçao, bombas de circulaçao, tipo de substrato e hardscape


penso que isto seja o basico
Ir para o topo Ir para baixo 

PauloGouveia
PauloGouveia

Membro
Membro


Localização : Maia
Mensagens : 115
Data de inscrição : 11/09/2011
Gostos : 15


A pensar num novo projecto Vide

MensagemAssunto: Re: A pensar num novo projecto   A pensar num novo projecto EmptySeg 28 maio 2012, 00:16Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

quanto ao corais ainda não pensei mas os peixes estava a pensar tipo o peixe palhaço e aqueles que aparecem no filme do nemo xD ahah
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


A pensar num novo projecto Vide

MensagemAssunto: Re: A pensar num novo projecto   A pensar num novo projecto EmptySeg 28 maio 2012, 15:02Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva

Para brincar e ires aprendendo por tentativas e erro, juntando uns euros largos gastos a quase em vão esse aquário dá perfeitamente, fora de brincadeiras

No mínimo um de 300 litros para quem se vai iniciar ( apenas como conselho, que se calhar até sou dos que faz mais asneiras em montagens )

Como queres corais e de preferência inicia te nos moles, vais para um reef logo aí e a considerar um cubo ou aquário de 300 litros, em rocha podes fazer contas a pelo menos uns 40 kilos de rocha viva €€€€ ui, ou podes optar e respeitar a maturação de um aquário de agua salgada e comprares 20viva/20morta logo fica toda colonizada

Sump como já foi dito aqui podes pensar em ser generoso, além de refugio e espaço para os equipamentos tens de considerar que um dia mais tarde podes sempre precisar de adicionar mais coisas, quando passares para os corais duros vais sempre acrescentar Co2 mais um reactor de cálcio epor aí

Um dos principais metedos de filtragem é a própria rocha viva mas para se evitar muitas trocas de agua ( quanto menos se mexer num aquário estável melhor ) mas um bom escumador é essencial, ou seja um que te faça pelo menos o dobro da litragem existente e sim as marcas também contam se bem que já há material mais barato e fiável

Conforme a disposição da rocha podes optar por 2 ou 4 bombas de circulação, aqui também entra o factor €€€ há as boas de marcas conceituadas e as baratas e duvidosas que tanto pode dar para correr bem como podes ter de comprar outra

Mesmo com agua colectada e se o fizeres assegura te que o local é bom e a agua é limpa, tens de ter ou comprar agua de osmose para as reposições dado que vais ter evaporações, nessas reposições o que vais acrescentar é mesmo agua doce que o sal normalmente esta todo lá, mas por via das duvidas convém teres sempre um bocado de sal se for preciso, e mesmo uns quantos garrafões de agua de colecta também dão sempre jeito

Corais, pois bem €€€ já exige uma boa calha de iluminação, depende um bocado da coluna de agua mas o normal é ir se para Hqi´s 250 wats se a coluna for de 50/60 ou ultimamente e para que os € não importam já usam led´s

Termostato para o inverno, ventoinhas para o verão ou um chiller se também poderes despender de mais uns €€€, se for da nossa costa basta o chiller

Basicamente é isto o Carlos disse o resto

Quanto ao nemo vulgo peixe palhaço tens vários Wink

Nemo é o (Amphiprion ocellaris)
Tens também
Amphiprion frenatus
Amphiprion clarkii
Premnas biaculeatus
Saddle Black
Etc

Dory é um(a) vulgo blue Tang (Acanthurus coeruleus)

Gil é um vulgo Borboleta (Zanclus cornutus) mas não é indicado para aquários de corais

E do resto não me lembro, de qualquer maneira espero ter te ajudado

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Júlio Maia
Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Localização : Esmoriz
Mensagens : 2182
Data de inscrição : 20/01/2010
Gostos : 35


A pensar num novo projecto Vide

MensagemAssunto: Re: A pensar num novo projecto   A pensar num novo projecto EmptyQua 30 maio 2012, 14:29Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas já foi tudo dito .
Se quiseres levo-te a um conseituada casa de salgados aqui do norte, com bons preços, bom material e muito bons concelhos, e como es da Maia estas perto.
Ir para o topo Ir para baixo 

PauloGouveia
PauloGouveia

Membro
Membro


Localização : Maia
Mensagens : 115
Data de inscrição : 11/09/2011
Gostos : 15


A pensar num novo projecto Vide

MensagemAssunto: Re: A pensar num novo projecto   A pensar num novo projecto EmptySáb 23 Jun 2012, 23:18Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

com um aquário de 100x50x50 com um filtro externo e termóstato quanto teria de gastar mais para montar um aquário de agua salgada? com este aquário já vale a pena montar um aquário de agua salgada?
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


A pensar num novo projecto Vide

MensagemAssunto: Re: A pensar num novo projecto   A pensar num novo projecto EmptyDom 24 Jun 2012, 01:04Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Viva Paulo

Dar até dá, principalmente se for só de peixes, o problema é que nunca queremos ficar só pelos peixes Very Happy

Tenho cá um parecido que foi o meu primeiro salgado a única coisa que difere é a coluna de agua que a minha era de 60 o que me dava perto de 300 litros

Num aquário deste género e principalmente se é para te iniciares recomendo te uma sump sempre acrescentas uma litragem, além de poderes esconder os restantes equipamentos

Quanto aos gastos isso depende das tuas intenções e como te disse mais acima, de qualquer maneira podes sempre procurar material em 2º mão que é capaz de te ficar mais barato

Ir para o topo Ir para baixo 

PauloGouveia
PauloGouveia

Membro
Membro


Localização : Maia
Mensagens : 115
Data de inscrição : 11/09/2011
Gostos : 15


A pensar num novo projecto Vide

MensagemAssunto: Re: A pensar num novo projecto   A pensar num novo projecto EmptyDom 24 Jun 2012, 01:42Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

por acaso para já só estava a pensar por peixes Mad mas é possível só peixes (alguma decoração mas simples) e mais tarde se quiser acrescentar algo mais não é?

em termos de material quanto teria de gastar e em que?

obrigado,

cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo 

Rodolfo Silva
Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rodolfo Silva
Localização : São Martinho do Porto
Mensagens : 3528
Data de inscrição : 04/01/2009
Gostos : 143


A pensar num novo projecto Vide

MensagemAssunto: Re: A pensar num novo projecto   A pensar num novo projecto EmptyDom 24 Jun 2012, 02:24Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Bom para peixes só podes usar meia dúzia de rocha viva sempre faz de decoração e ajuda a filtragem e depende do preço que estejam a pedir normalmente prefiro comprar de outros colegas que sempre fazem uns preços mais fixes

Rocha viva da ultima vez e já foi a bastante tempo estavam me a pedir a 15€ o kilo na loja

Escumador podes optar por comprar um em 2º mão sempre sai mais barato mas se fores para um novo para essa litragem deve andar por volta de 125€ que me parece o mais barato mas fica mesmo a queima com a litragem do aquário

http://fish.aquaristic.net/Aqua-Medic-Biostar-Flotor.html

http://fish.aquaristic.net/ab-Aqua-Medic-Turboflotor-Blue-1000-uv_sterilizer.html

http://fish.aquaristic.net/ab-Aqua-Medic-Turboflotor-I-400-uv_sterilizer.html

Tens estes mas já custa mais qualquer coisa

http://fish.aquaristic.net/en/TUNZE-DOC-Skimmer-9005.html

http://fish.aquaristic.net/TUNZE-Reefpack-505-0505-000-filter.html

Bombas de circulação também tens vários preços, pelo menos duas

http://fish.aquaristic.net/Reef-Aquarium-Stream-pumps/

Densimetro, areão de coral e aí depende da glunometria é tudo uma questão de pesquisares um bocado até há lojas cá em Portugal que alguns preços são bem mais em conta e outras marcas mais baratas também





Ir para o topo Ir para baixo 

PauloGouveia
PauloGouveia

Membro
Membro


Localização : Maia
Mensagens : 115
Data de inscrição : 11/09/2011
Gostos : 15


A pensar num novo projecto Vide

MensagemAssunto: Re: A pensar num novo projecto   A pensar num novo projecto EmptyQui 28 Jun 2012, 20:14Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

um de 200L já da para um bom projecto de agua salgada? que cuidados deve-se ter para manutenção do aquário?
Ir para o topo Ir para baixo 

PauloGouveia
PauloGouveia

Membro
Membro


Localização : Maia
Mensagens : 115
Data de inscrição : 11/09/2011
Gostos : 15


A pensar num novo projecto Vide

MensagemAssunto: Re: A pensar num novo projecto   A pensar num novo projecto EmptyQui 28 Jun 2012, 20:27Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

não percebi muito bem a parte da agua e das trocas de agua e isso Mad
Ir para o topo Ir para baixo 

PauloGouveia
PauloGouveia

Membro
Membro


Localização : Maia
Mensagens : 115
Data de inscrição : 11/09/2011
Gostos : 15


A pensar num novo projecto Vide

MensagemAssunto: Re: A pensar num novo projecto   A pensar num novo projecto EmptyQui 28 Jun 2012, 20:28Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Júlio Maia qual essa casa que falaste?
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


A pensar num novo projecto Vide

MensagemAssunto: Re: A pensar num novo projecto   A pensar num novo projecto EmptySex 03 Out 2014, 00:57Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Tópico Arquivado
Motivo: O presente tópico foi arquivado por estar desactualizado e/ou com link quebrados.
03.10.2014

Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





A pensar num novo projecto Vide

MensagemAssunto: Re: A pensar num novo projecto   A pensar num novo projecto EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

A pensar num novo projecto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Salgada :: Arquivo Água Salgada-