Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 EcoariumBanner_zps3903f249
A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 Banner500x1254_zpsf6aa283b
A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 Banner-500x125_zps9d594aec
A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 Gambabanner_zpsgucldxz3
A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

A importância do pH - Tópico de discussão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: A importância do pH - Tópico de discussão   A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 EmptyTer 24 Abr 2012, 12:26Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:

Ora aqui está uma excelente afirmação Very Happy

Muitas vezes, o pessoal que se inicia neste maravilhoso mundo pergunta logo: que peixes devo colocar. E muitas vezes a resposta é: analisa a água que vais utilizar no teu aquário e depois podemos dizer-te os peixes que podes colocar.

Isso faz todo o sentido, pois deveremos adoptar as nossas escolhas em função da água que temos, inicialmente.

No entanto, na minha opinião, quando se pretende "trabalhar" os valores de pH, deve ter-se sempre em prioridade os métodos naturais, em detrimento da utilização de químicos.


100% de acordo!

No entanto é preciso salientar que muitos fazem isto e depois esquecem-se no momento da TPA que a água a introduzir não está ainda equilibrada também!

E se alguns até têm o cuidado de equilibrar o pH, praticamente ninguém se lembra, em especial o pessoal com plantados que faz fertilização a sério, de equilibrar, por exemplo o gH (sim, já sei que sou chato com este parâmetro... Wink ) que é influenciado com a adição de Mg, por exemplo, presente nos fertilizantes...
Ir para o topo Ir para baixo 

Thiago Cardoso
avatar

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Brasil
Mensagens : 678
Data de inscrição : 05/03/2012
Gostos : 46


A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: A importância do pH - Tópico de discussão   A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 EmptyTer 24 Abr 2012, 12:27Responder ao tópico

InCoGniTuS escreveu:


Foi só o pH que alterou?

Que outros parâmetros mudaram?

Foi apenas o pH mesmo, os outros parâmetros estavam ideal para os peixes, como Nitrito e Nitrato zerado e dureza mole

InCoGniTuS escreveu:

Muito obrigado!

Mas ao pé dos teus "testamentos" científicos relembro-me que sou um mero amador com algum gosto pelos amigos de barbatanas! Very Happy

Amigos, estamos aqui pre aprender e passar um pouco conhecimento que temos ao longo desse hobby magnífico...

As tuas respostas eu retirei muitas delas e estou montando em novo artigo para postar para nossos amigos do fórum...

Juntos agente , vamos encher cada dia mais o fórum de conhecimento...

O céu é o limite... :cheers:
Ir para o topo Ir para baixo 

Ricardo Santos
Ricardo Santos

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Ricardo Santos
Localização : Braga
Mensagens : 207
Data de inscrição : 02/02/2012
Gostos : 15


A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: A importância do pH - Tópico de discussão   A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 EmptyTer 24 Abr 2012, 12:27Responder ao tópico

Olá,

Este assunto já foi mais do que debatido por mim neste fórum, mas novamente irei falar dele.

Qualquer aquariofilista que for a uma loja e perguntar pelos parametros da água vai receber apenas um resposta em 99% dos casos,

pH


Se de seguida perguntarem a que pH se encontra qualquer um dos aquários de exposição a resposta vai ser,

7



Acham que as lojas perdem tempo a ver os parametros da água?

Acham que as lojas perdem tempo ou sabem sequer que existe kH, gH entre outros?

Por quantas águas diferentes passam as especies que são vendidas nas lojas até chegarem ao nosso aquário?

Passa-vos pela cabeça que desde o criados estrangeiro, ao fornecedor nacional e ao lojista nacional, todos eles perdem tempo e dinheiro com testes e alterações no pH?

Passa-vos na cabeça que eles tenham tempo e espaço para andarem a separar os vivos de acordo com as suas exigências de pH?

Os animais que são vendidos nas lojas nada têm haver a nível de tamanho, cores e metabolismo, com as espécies selvagens de onde eles são oriundos.
Estamos a falar de BILIÕES de gerações que nunca viram nada a não ser 4 paredes de vidro e que nunca tivera, contacto com 1 gota de água proveniente de onde eles teriam nascido se fossem selvagens.


Se o pH é importante? Não não é, o gH sim é de uma importância extrema, o pH quanto muito será importante para espécies selvagens e mesmo assim...


Se o pH fosse tão importante como alguns afirmam, não haveria comércio de animais, 99% morreriam e não se reproduziam.


Vamos acabar com mitos e começar a pensar com a lógica da realidade, vejam a realidade das lojas, vejam a realidade dos nossos aquários.
Seria possível se o pH fosse tão importante?


Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

RCoutinho
RCoutinho

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Rui Coutinho
Localização : Sobralinho
Mensagens : 339
Data de inscrição : 08/03/2012
Gostos : 19


A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: A importância do pH - Tópico de discussão   A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 EmptyTer 24 Abr 2012, 17:35Responder ao tópico

100% de acordo!

No entanto é preciso salientar que muitos fazem isto e depois esquecem-se no momento da TPA que a água a introduzir não está ainda equilibrada também!

E se alguns até têm o cuidado de equilibrar o pH, praticamente ninguém se lembra, em especial o pessoal com plantados que faz fertilização a sério, de equilibrar, por exemplo o gH (sim, já sei que sou chato com este parâmetro... Wink ) que é influenciado com a adição de Mg, por exemplo, presente nos fertilizantes...[/quote]

Boas

Vamos a testes, hoje vou passar o meu aquário de PH 7 ara 5 e amanhã faço relatório lol! Tou a brincar Smile
Quero só pegar nesta pequena parte e fazer uma pergunta. Que conselho dás para equilibrar a água da TPA com a do aquário, antes de esta ser colocada?

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo 

Pedro Santos
Pedro Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: A importância do pH - Tópico de discussão   A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 EmptyTer 24 Abr 2012, 20:27Responder ao tópico

Para o pessoal que usa folhas para alterar o pH, ou pedras calcárias é fácil...

Basta deixar repousar a água nas mesmas condições.

Quem faz fertilizações em grandes quantidades pode "fertilizar" a água antes de a colocar.

Eu, por exemplo, não o faço pois a diferença de gH entre água com e sem fertilização é de apenas 1º, o que não é relevante... Smile

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo 

ismenio
ismenio

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto
Mensagens : 84
Data de inscrição : 17/01/2011
Gostos : 4


A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: A importância do pH - Tópico de discussão   A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 EmptySex 12 Set 2014, 23:08Responder ao tópico

Vou desenterrar este tópico, peço desculpa.

Para peixes de cativeiro na minha opinião o ph não é muito importante mas para os selvagens a historia é outra.

Acho que o maior problema na realidade nem tem a ver com o ph mas sim com a dissolução de sais na agua que vão afectar a regulação osmotica do peixe e passo a explicar.

Aguas com PH muito baixos como no caso de alguns afluentes do amazonas tem-em baixos índices de sais diluídos ou "gH" porque normalmente baixos KH implicam baixos GH e isso leva a que a pressão osmotica seja muito baixa, se vamos pegar num peixe selvagem e submeter o mesmo a um ph mais elevado o peixe vai sentir essa diferença o que o pode debilitar e fazer que entre em stress e a partir dai fique doente.

No entanto se pegarmos num discu selvagem por exemplo e ao longo de um ou dois meses formos subindo os parâmetros da agua acho que o peixe não vai sobreviver, estou convicto que vai viver.

Isto vai tirar anos de vida ao peixe ? Talvez
Isto é correcto fazer do ponto de vista do animal ? Penso que não, o habitat dele são os rios e não os aquários.

Por isso o melhor do meu ponto de vista é os peixes serem bem ambientados a agua que usamos do que estarmos a brincar com químicos para mudar o ph.

Para peixes de cativeiro é o mesmo no entanto as variações de ph não são tão elevadas porque pode passar de um ph de 7,5 para 7 ou 6,5 no máximo agora um selvagem passar de um ph de 5 para 7,5 é muito e o peixe é claro, não vai gostar nem um bocadinho.

Só mais uma opinião



Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: A importância do pH - Tópico de discussão   A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 EmptySex 12 Set 2014, 23:21Responder ao tópico

Podes desenterrar os tópicos que quiseres, estás á vontade e não precisas de pedir desculpa. Wink

Ainda hoje estava a falar disso,
Vera Santos escreveu:
Pois há certas espécies que natureza necessitam de determinados parâmetros por serem selvagens.

Nos ciclideos anões existem de facto muitas espécies de apistogrammas que são vendidas e são selvagens aí devemos ter cuidado com o pH por que inclusivamente eles não praticam posturas se a água que lhes é oferecida não tem um pH ácido, este é um exemplo.

No caso dos ramirezis por exemplo, já são espécies que são vendidas maioritariamente de cativeiro, já não se põe tão em causa a questão do pH, como tu disseste, já se adaptam muito mais facilmente a outro tipo de pH, dentro dos valores que se podem chamar de normais.

Mas acrescento, há quem faça importações de F0 para Portugal de algumas espécies, não só de Centro/Sul americanos como de Africanos, nestes casos custa-me a acreditar que os valores de kH e gH sejam os mais importantes e que deveremos desvalorizar o pH.

Mas isto é a minha opinião, façam favor de dar argumentos para a mudar! tongue
Ir para o topo Ir para baixo 

ismenio
ismenio

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Porto
Mensagens : 84
Data de inscrição : 17/01/2011
Gostos : 4


A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: A importância do pH - Tópico de discussão   A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 EmptySex 12 Set 2014, 23:27Responder ao tópico

Os africanos é igual a eu ver, necessitam de grandes quantidades de sais, a maior parte dos peixes dos grandes lagos tem-em laços com os peixes da salgada porque quase todos os lagos já estiveram ligados a mares que desapareceram, acho que é por causa disso que tem-em as cores que tem-em.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 Vide

MensagemAssunto: Re: A importância do pH - Tópico de discussão   A importância do pH - Tópico de discussão - Página 2 EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

A importância do pH - Tópico de discussão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Dúvidas e Perguntas-