Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Algas invadindo o vidro do aquário Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Algas invadindo o vidro do aquário 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Algas invadindo o vidro do aquário EcoariumBanner_zps3903f249
Algas invadindo o vidro do aquário Banner500x1254_zpsf6aa283b
Algas invadindo o vidro do aquário Banner-500x125_zps9d594aec
Algas invadindo o vidro do aquário Gambabanner_zpsgucldxz3
Algas invadindo o vidro do aquário Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Algas invadindo o vidro do aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptySex 07 Out 2011, 21:49Responder ao tópico

Olá!

Tenho reparado que os vidros do meu aquário vêm sendo invadidos por umas manchas verdes, de forma circular, que vão surgindo aos poucos e com o tempo vão progredindo e vários círculos se juntam e formam manchas opacas verdes!

Já experimentei passar uma espécie de espátula própria, com uma borracha na ponta (que é um dos acessórios do aspirador), mas nem sequer consegui eliminar parcialmente essas manchas!!

Queria saber como retiro isto do vidro!!

Já tenho visto à venda umas coisas que diz que é para limpar os vidros, e têm um íman! Mas não sei como isso funciona, nem se adianta para este caso!

Tenho um peixe limpa-vidros, e eu já tenho reparado que ele por vezes passa nessas zonas e fica lá um bocado, tentando comer aquilo, mas também não me parece que consiga, pois fica tudo igual, ele parece não conseguir desgrudar as manchinhas verdes !

Que fazer neste caso?

Obrigada!
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptySex 07 Out 2011, 22:10Responder ao tópico

Boas

Arranja uma esponja daquelas amarelas e verdes que se usam para laver a loiça, que nunca tenha sido utilizada e limpa com a parte verde.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptySex 07 Out 2011, 22:17Responder ao tópico

E isso não me vai riscar o vidro do aquário?
Ir para o topo Ir para baixo 

a.ferreira
a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Abel Ferreira
Localização : Povoa de Varzim
Mensagens : 1638
Data de inscrição : 18/06/2011
Gostos : 128


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptySex 07 Out 2011, 22:27Responder ao tópico

Pode utilizar a vontade que nao vai riscar o vidro. nao pode éutilizar nada abrasivo como palha de aço.
Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptySex 07 Out 2011, 22:29Responder ao tópico

Ok! Obrigada!

Ir para o topo Ir para baixo 

Serge
Serge

Membro
Membro


Localização : Alverca
Mensagens : 54
Data de inscrição : 19/09/2011
Gostos : 0


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptyDom 09 Out 2011, 03:01Responder ao tópico

eu tambem tive esse problema, tinha um vidro da lateral do aqua que ja nem dava pa ver da parte de dentro pus 3 comedores de algas chineses em 3,4 dias estava a brilhar, mas hoje fui trocar os 3 a loja porque arrependi-me --'. na altura o vendedor disse que nao era agressivo e na realidade sao quando começam a ficar maiores.
Ir para o topo Ir para baixo 

andre_milton
andre_milton

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : André Milton
Localização : Santa Maria da Feira
Mensagens : 9
Data de inscrição : 06/10/2011
Gostos : 0


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptyDom 09 Out 2011, 03:21Responder ao tópico

Boas, eu sou pouco entendido no assunto! mas comprei um aquario á pouco tempo, e para remover os verdes usei uma lamina para limpar os vidros!! foi infalível.. raspei aquilo, e nao risca nada nada!!
Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptyDom 09 Out 2011, 11:34Responder ao tópico

Essa opção de pôr os peixes a comer as algas, agrada-me mais do que ter de esfregar o aquário todo! Mas eu tenho um oto e ele não consegue comer estas algas a que me refiro neste tópico. E comedores de algas chineses não sei onde comprar... pois aqui na minha zona nunca vi!
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptyDom 09 Out 2011, 11:59Responder ao tópico

Boas
Um Otto é pouco para o aqua todo, além do mais penso que eles preferem as algas que crescem nas plantas, os comedores de algas Chinês ou Siameses, podem ser uma boa opção, mas crescem bastante (podem chegar respectivamente aos 28cm e 14cm), e quanto maiores mais agressivos se tornam, já tive 2 que os apanhei a mais de 1m do aqua, saltaram e só não morreram porque calhei a passar por lá na altura.
As esponjas da "loiça" são sempre uma boa alternativa, apesar de eu preferir lã de vidro, é barata, serve para alguns filtros, e quando faços as TPA's limpo sempre os vidros, antes de sifonar, por isso as algas nunca chegam a notar-se muito.

Comedor de Algas Chinês (Gyrinocheilus aymonieri), não é muito normal vê-lo á venda, pode chegar aos 28cm e aconselha-se um aqua de no minimo 200l.
http://www.aquahobby.com/gallery/b_Gyrinocheilus_aymonieri.php
Comedor de Algas Siamês (Crossocheilus siamensis), é conhecido por SAE E Vê-se à venda em grande parte das lojas, por vezes é anunciado como o anterior, pode chegar aos 14cm e aconselha-se aquas de pelo menos 150l. em aquas pequenos, não é aconselhável mais do que um peixe porque são muito territoriais e o dominante acabará por matar o outro.
http://www.aquahobby.com/gallery/b_sae.php

Cump's
Nuno Moreira
Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptyDom 09 Out 2011, 12:15Responder ao tópico

O aqua é pequeno por isso acho que um oto é suficiente! E é mt pequeno para um comedor de algas siamês! Quando montar o novo aqua é que talvez ponha um desses comedores de algas! Obrigada!
Ir para o topo Ir para baixo 

local
local

Membro
Membro


Localização : Silves
Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/09/2011
Gostos : 0


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptyDom 09 Out 2011, 12:36Responder ao tópico

Outra opção é colocar plantas naturais, que vão consumir os nutrientes necessários ao desenvlvimento das algas.
Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptyDom 09 Out 2011, 13:20Responder ao tópico

Mas isso tenho eu! Só não tenho mais plantas no aquário porque ele não tem mais espaço!

De resto tenho musgo de java, vários pés de bacopa lanigera e de Eleocharis parvula. Também tenho riccia flutuans.
Ir para o topo Ir para baixo 

a.ferreira
a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Abel Ferreira
Localização : Povoa de Varzim
Mensagens : 1638
Data de inscrição : 18/06/2011
Gostos : 128


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptyDom 09 Out 2011, 13:36Responder ao tópico

Para contolar melhor as algas tem de ser plantas de crscimento rapido.
Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptyDom 09 Out 2011, 15:47Responder ao tópico

Boas,

As green spots, algas verdes nos vidros, são bastante comuns e não existe forma de as evitar. Geralmente aparecem em aquários recém montados ou mal ciclados.

Para as remover podes usar um cartão tipo multibanco, saem muito bem e não riscas o vidro.

Contudo é importante fazer uma limpeza semanal dos vidros, caso contrário estas algas aderem de tal forma que depois tornam-se muito difíceis de retirar (pelo menos foi o que me aconteceu uma vez, daí alertar para uma limpeza constante).

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptySeg 10 Out 2011, 21:52Responder ao tópico

Boas!

Já fiz a limpeza com o tal esfregão verde próprio para a louça, e resultou lindamente! Nem precisei esfregar quase nada para sair tudo!

Obrigada pelas dicas!

Já agora que plantas de crescimento rápido referiam como adequadas para fazer face a este problema das algas nos vidros?
Ir para o topo Ir para baixo 

nelsomsdias
nelsomsdias

Membro
Membro


Localização : Albufeira
Mensagens : 136
Data de inscrição : 28/07/2010
Gostos : 0


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptySeg 10 Out 2011, 22:40Responder ao tópico

ola

essa alga , as green spot aparece devido a ma manutençao, trocas parciais de agua insuficientes e ou falta de fosfatos.. como a agua da torneira contem fosfatos, rapido se percebe que as trocas de agua sao essenciais....... pode se colocar neritinas que dizem gostar muito de algas...
boa sorte com as algas Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

local
local

Membro
Membro


Localização : Silves
Mensagens : 186
Data de inscrição : 28/09/2011
Gostos : 0


Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptySeg 10 Out 2011, 23:32Responder ao tópico

Eu gosto de vallisnérias
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Algas invadindo o vidro do aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Algas invadindo o vidro do aquário   Algas invadindo o vidro do aquário EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Algas invadindo o vidro do aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-