Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

O que é uma SUMP? Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
O que é uma SUMP? 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
O que é uma SUMP? EcoariumBanner_zps3903f249
O que é uma SUMP? Banner500x1254_zpsf6aa283b
O que é uma SUMP? Banner-500x125_zps9d594aec
O que é uma SUMP? Gambabanner_zpsgucldxz3
O que é uma SUMP? Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

O que é uma SUMP?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


O que é uma SUMP? Vide

MensagemAssunto: O que é uma SUMP?   O que é uma SUMP? EmptyTer 04 Out 2011, 16:26Responder ao tópico

Boas pessoal!!

Montei um aquário pequeno há uns meses e entusiasmei-me tanto com isto da aquariofilia que comprei recentemente um aqua de 240L para ir montando com tempo....

Para já ando nas pesquisas, pois queria fazer algumas coisas DIY como o background etc, também ainda não sei que peixes lhe irei colocar dentro, mas para já o meu post de hoje pretende esclarecer-me a dúvida que referi no título deste tópico!

Tenho visto em vários post a referência a uma tal SUMP, e gostaria que me explicassem concretamente o seu papel... Faz as vezes de um filtro externo? Substitui-o completamente? Complementa o filtro? Não tem nada a ver...?

Enfim gostaria de saber... pois ando a pesquisar para vir a montar o tal aqua de 240 L e portanto ando a absorver tudo o que se pode fazer com ele... para depois ver por onde irei...

Obrigada!
Ir para o topo Ir para baixo 

xandre
xandre

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : celso
Localização : Funchal
Mensagens : 705
Data de inscrição : 24/06/2011
Gostos : 90


O que é uma SUMP? Vide

MensagemAssunto: Re: O que é uma SUMP?   O que é uma SUMP? EmptyTer 04 Out 2011, 19:07Responder ao tópico

boas
sump é um aqua pequeno com devisoes internas para as ceranicas, la de vidro....tem uma bonba de circulaçao. no you tube tem videos de sump que ira tirar algumas duvidas
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


O que é uma SUMP? Vide

MensagemAssunto: Re: O que é uma SUMP?   O que é uma SUMP? EmptyTer 04 Out 2011, 19:44Responder ao tópico

A sump é um filtro externo ou interno ao aquario.

tem duas vantagens adjacentes a qualquer uma das hipoteses:
interno =barata, sao 4 vidros colados numa das laterais do aquario
Externa = Muito muito boa filtragem, e aumenta o volume de agua do sistema, levando assim a uma maior estabilidade do mesmo.

Normalmente as sumps de que se fala sao as externas, e costumam ter um tamanho ligeiramnete inferior ao do aquario principal, porque por norma estao escondidas na parte de baixo do movel do aquario principal.
As vantagens de um sistema de filtragem deste tipo, sao varias, sendo as principais:
- Baratas, em comparaçao a BONS filtros para fazerem um efeito semelhante
- Praticas de manter, facilidade de limpeza quando bem desenhadas
- Aumento do volume total de agua do sistema, tornando-o mais estavel.
Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


O que é uma SUMP? Vide

MensagemAssunto: Re: O que é uma SUMP?   O que é uma SUMP? EmptyTer 04 Out 2011, 20:20Responder ao tópico

Obrigada pelo esclarecimento, eu de facto estava na dúvida se uma SUMP substituía totalmente o papel do filtro ou se era apenas mais uma ajuda na "limpeza" da água, mas sendo assim se pode substituir o filtro pode ser uma opção... já que fica mais barato!... Isso é música para os meus ouvidos! :bounce:
Ir para o topo Ir para baixo 

robintiago
robintiago

Membro
Membro


Nome Real : Tiago Quitério
Localização : Almada
Mensagens : 51
Data de inscrição : 13/01/2011
Gostos : 3


O que é uma SUMP? Vide

MensagemAssunto: Re: O que é uma SUMP?   O que é uma SUMP? EmptyTer 04 Out 2011, 21:16Responder ao tópico

o ficar mais barato é relativo!!!!
tens de comprar a bomba e os vidros para a sump e ainda as matérias filtrantes, por isso tens de fazer as contas, ao que tens e ao que precisas de comprar.
a vantagem principal é mesmo o aumento da litragem do aquário e assim tornar-se mais estável.
tens ainda possibilidade de colocar material na sump, como o termostato por exemplo.
a limpeza é normalmente mais fácil, pois apenas precisas de tirar as matérias e lavar e segue viagem...
Ir para o topo Ir para baixo 

cable-man
cable-man

PatrocinadorPeixeFauna


Nome Real : Adalberto Pereira
Localização : Tomar - Portugal
Mensagens : 982
Data de inscrição : 01/11/2008
Gostos : 40


O que é uma SUMP? Vide

MensagemAssunto: Re: O que é uma SUMP?   O que é uma SUMP? EmptyTer 04 Out 2011, 21:26Responder ao tópico

Uma sump, a nao ser que a faças em cristal, é sempre mais barata que o filtro EQUIVALENTE.

Claro que uma sump com 50 litros de filtrantes biologicas, 2 esponjas de 50*50*10 e um retorno de 4mil l/h é mais cara que um Resun CY-20.
MAS nao é mais cara que 3 Resun EF2800 que precisavas para fazer um efeito semelhante em volume de filtrante biologica.
Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


O que é uma SUMP? Vide

MensagemAssunto: Re: O que é uma SUMP?   O que é uma SUMP? EmptyTer 04 Out 2011, 21:27Responder ao tópico

Pois... e dada a minha inexperiência no assunto! O melhor é comprar um filtro externo! lol! Senão ainda monto para aqui uma coisa que não funciona e me inunda a casa! hihihi
Ir para o topo Ir para baixo 

zaus
zaus

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Belem/PA
Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/10/2011
Gostos : 0


O que é uma SUMP? Vide

MensagemAssunto: Re: O que é uma SUMP?   O que é uma SUMP? EmptyTer 04 Out 2011, 21:46Responder ao tópico

queria saber agora ja sei!
Ir para o topo Ir para baixo 

robintiago
robintiago

Membro
Membro


Nome Real : Tiago Quitério
Localização : Almada
Mensagens : 51
Data de inscrição : 13/01/2011
Gostos : 3


O que é uma SUMP? Vide

MensagemAssunto: Re: O que é uma SUMP?   O que é uma SUMP? EmptyTer 04 Out 2011, 22:32Responder ao tópico

a sump não é um bicho de sete cabeças, pois funciona bem com um overflow do aquário, ou seja, o aquário tem uma abertura atrás e quando a água chega aquele nivel, verte pelo overflow para a sump.
a sump nunca tem água a mais do que a que é possivel verte pelo overflow e assim não te inunda a casa.
pode ver vários desenhos de sump e como a água chega e sai da sump, para perceberes o que te digo.
Ir para o topo Ir para baixo 

robintiago
robintiago

Membro
Membro


Nome Real : Tiago Quitério
Localização : Almada
Mensagens : 51
Data de inscrição : 13/01/2011
Gostos : 3


O que é uma SUMP? Vide

MensagemAssunto: Re: O que é uma SUMP?   O que é uma SUMP? EmptyTer 04 Out 2011, 22:39Responder ao tópico

aqui vai uma foto de uma possivel sump.
composta por bioballs, esponja, bomba.
O que é uma SUMP? Sump33
Ir para o topo Ir para baixo 

xandre
xandre

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : celso
Localização : Funchal
Mensagens : 705
Data de inscrição : 24/06/2011
Gostos : 90


O que é uma SUMP? Vide

MensagemAssunto: Re: O que é uma SUMP?   O que é uma SUMP? EmptyTer 04 Out 2011, 23:16Responder ao tópico

boas
muito bela e pratica sump tiago, espero que o amigo mpereira fique esclarecido e sastifeito
Ir para o topo Ir para baixo 

mspereira
mspereira

Membro
Membro


Nome Real : Manuela Pereira
Localização : Castro Verde
Mensagens : 110
Data de inscrição : 20/07/2011
Gostos : 0


O que é uma SUMP? Vide

MensagemAssunto: Re: O que é uma SUMP?   O que é uma SUMP? EmptyQua 05 Out 2011, 10:10Responder ao tópico

Sim, obrigada pela explicação! Já compreendi!
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





O que é uma SUMP? Vide

MensagemAssunto: Re: O que é uma SUMP?   O que é uma SUMP? EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

O que é uma SUMP?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-