Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Primeiro Aquário Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Primeiro Aquário 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Primeiro Aquário EcoariumBanner_zps3903f249
Primeiro Aquário Banner500x1254_zpsf6aa283b
Primeiro Aquário Banner-500x125_zps9d594aec
Primeiro Aquário Gambabanner_zpsgucldxz3
Primeiro Aquário Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Primeiro Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

mralex
mralex

Recém chegado
Recém chegado


Localização : porto
Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/02/2011
Gostos : 0


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 12:41Responder ao tópico

Olá a todos,

finalmente montei o meu primeiro aquário a 1 semana e meia, é de 60L muito simples.
comprei 5 guppys 2 machos 3 fêmeas,1 tubarão bicolor,1 plecostomus e uma corydora aeneus.

Os guppys morreram 3 dois machos e 1 fêmea. Acho que é do PH estar a 7.5/7.6. Como já li aqui no fórum que para baixar o Ph pode ser com tronco ou folhas de carvalho.

Também gostava de comprar o plecostomus leopardo e colocar junto com o outro, mas desaconselharam pois vão-se pegar, é verdade?



Primeiro Aquário 011ko
Ir para o topo Ir para baixo 

symphysodon
symphysodon

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Nuno
Localização : viana do castelo
Mensagens : 571
Data de inscrição : 19/07/2011
Gostos : 156


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 13:01Responder ao tópico

Uma sujestão para o ph: podes adicionar sera ph minus...
Támbem acho que tens o fundo muito artificial se fosse eu meteria muitas plantas naturais...
CORYDORAS SÓZINHAS NUNCA Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad ...
Mete ai mais 4 corys iria ficar um aquário muito alegre e activo... Wink
Agora que venham os mais entendidos... Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

mralex
mralex

Recém chegado
Recém chegado


Localização : porto
Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/02/2011
Gostos : 0


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 13:13Responder ao tópico


Como ainda estou muito verde na aquariofilia optei por colocar um fundo artificial sem plantas naturais, isso implica o mau estar dos peixes ???

Eu tenho uma corydora aeneus, posso colocar outras 4 sterbai ?
Ir para o topo Ir para baixo 

symphysodon
symphysodon

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Nuno
Localização : viana do castelo
Mensagens : 571
Data de inscrição : 19/07/2011
Gostos : 156


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 13:19Responder ao tópico

Sim claro que pode meter, são muito pacíficas mesmo que sejam de espécies diferentes...
As sterbai são lindas :cheers: ...
Os peixes gostam de se escoderem entre as plantas e gostam tambem de estar devolta delas...
Mete ai umas plantas ,
Os peixes agradecem Wink ...
Ir para o topo Ir para baixo 

Kn0xx
Kn0xx

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Lisboa
Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/09/2011
Gostos : 0


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 13:34Responder ao tópico

Aproveito este post para perguntar, se o Tubarão Bicolor nao é terrotorial ?

ja me disseram que se tratar de um peixe bastante agressivo com outras especies, apesar de se vender nas lojas junto com outros peixes.
Ir para o topo Ir para baixo 

tevez23
tevez23

Recém chegado
Recém chegado


Nome Real : Carlos
Localização : lisboa
Mensagens : 17
Data de inscrição : 02/09/2011
Gostos : 0


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 13:38Responder ao tópico

E agora se não tem substrato fertil dá para inserir plantas naturais com o aquário já a "rolar"? coloca fertilizante é?

cumps


Assinatura:

"...E o sporting é o nosso grande amor"
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 14:04Responder ao tópico

você ciclou o aquário?? Sem substrato pode colocar anubias. Como é o set up do aquário? Não use químicos para baixar o ph pois isso é só temporário...
Ir para o topo Ir para baixo 

xandre
xandre

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : celso
Localização : Funchal
Mensagens : 705
Data de inscrição : 24/06/2011
Gostos : 90


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 22:19Responder ao tópico

Boas
tanbem partilho da opiniao de nao utilizar quinicos, turfa é o melhor.

(finalmente montei o meu primeiro aquário a 1 semana e meia, é de 60L muito simples)
este foi o tempo de ciclagem?
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 22:30Responder ao tópico

xandre escreveu:
Boas
tanbem partilho da opiniao de nao utilizar quinicos, turfa é o melhor.

(finalmente montei o meu primeiro aquário a 1 semana e meia, é de 60L muito simples)
este foi o tempo de ciclagem?

Foi a ciclagem deve de ser 28 dias! Nunca menos mesmo com a intrdução de bactérias em liquido eu não dispenso de uma boa ciclagem para tudo bater certo!

PS: Façam as vossas perguntas nos vossos tópicos por favor, sempre que possível! Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo 

a.ferreira
a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Abel Ferreira
Localização : Povoa de Varzim
Mensagens : 1638
Data de inscrição : 18/06/2011
Gostos : 128


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 22:31Responder ao tópico

uma semana de ciclagem é muito curto
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 22:31Responder ao tópico

tevez23 escreveu:
E agora se não tem substrato fertil dá para inserir plantas naturais com o aquário já a "rolar"? coloca fertilizante é?

cumps

Claro que dá! Plantas Low-teck!

PS: Façam as vossas perguntas nos vossos tópicos por favor, sempre que possível!
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 22:36Responder ao tópico

Kn0xx escreveu:
Aproveito este post para perguntar, se o Tubarão Bicolor nao é terrotorial ?

ja me disseram que se tratar de um peixe bastante agressivo com outras especies, apesar de se vender nas lojas junto com outros peixes.

PS: Façam as vossas perguntas nos vossos tópicos por favor, sempre que possível!

O tubarão bicolor não diria territorial, mas um bocadinho traquinas, mas pode dar-se com peixes de comportamentos mais firmes e senhores de si, peixes vigorosos na sua personalidade como os tetras, por exemplo! Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 22:36Responder ao tópico

Boas

Em primeiro lugar semana e meia nao da para fazer uma ciclagem completa ao aquario, talvez os guppys tenham morrido por isso, pois os niveis de amonia e nitritos nao tem tempo de estabilizar,(faz TPAs diarias de 15%/20%) quanto ao tubarao e ao pleco eu pensava em me livrar deles, sao peixes que vao ficar muito grandes para esse aquario.
Agora quanto ao aquario, vou ser franco, nao gosto, esta artificial, esse barco e a cantarinha, para alem da planta artificial estao a mais, na minha opiniao os aquarios sao para ser o mais natural possivel.
Substitui o barco e a cantarinha por um tronco ou pedras, mete algumas plantas de facil manutençao, tipo Anubias ou Fetos de Java e mete um fundo preto, vais ver a diferença.
Isto é a minha opiniao, vale o que vale, se tu gostas assim.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 22:47Responder ao tópico

Finalmente, mralex o que te tenho a dizer é o seguinte , é tudo uma questão de gostos, por exemplo, para além de não gostar muito de decorações artificiais, elas custam caro e prefiro comprar e investir em peixes , essa cantarina que tens ai rouba-te muito espaço no aquário bem como o barco, tenho um aqui em casa de uma amigas de Leiria, quem quiser eu dou ou troco por peixes! Mas isto são gostos que não se discutem! O que é certo é que deveriam ser de um tamanho menor, pois destacam-se imenso...

Deverias por um fundo escuro no aqua, para sobressaírem mais os peixes assim como está é confuso, a cantarina, o barco e o aqua ser transparente quase que não se consegue ver os peixes que deveriam e não estão em destaque, pois tudo o resto é que se destaca!

Isto foi uma critica construtiva, não estou a deitar o teu aqua a baixo, estou a referir-te pormenores que ajudariam a torná-lo mais natural e funcional.
Ir para o topo Ir para baixo 

mralex
mralex

Recém chegado
Recém chegado


Localização : porto
Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/02/2011
Gostos : 0


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 22:56Responder ao tópico

Para estabilizar a agua comprei tufa, como o meu filtro é pequeno pus debaixo do jarrão, comprei tb sera siporax para filtragem biológico, visto que o meu filtro só vinha com esponja cortei metade da esponja e coloquei primeiro as pedras depois a esponja, e ainda comprei o Stress Zyme(API) aconselharam-me a dar 15ml durante 3 dias, e o Stress Coat(API) para retirar a amonia e os nitritos.

1º vou estabilizar o aquário só depois coloco mais peixes e plantas.

Para os mais experientes, alguma coisa que esteja a fazer de errado??

Obrigado a todos a ajuda Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 23:00Responder ao tópico

Não, mas era escusado estares a por químicos, são sempre químicos(remédios) evita isso, só quando for estritamente necessário, estas a perceber?

Deixa o aqua ciclar mais 15 dias e depois coloca mais peixes, ok? Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

a.ferreira
a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Abel Ferreira
Localização : Povoa de Varzim
Mensagens : 1638
Data de inscrição : 18/06/2011
Gostos : 128


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 23:01Responder ao tópico

Partilho da opiniao da Vera e colocando umas plantas naturais ficava 5* .mas o aquario é teu tu é que tens de gostar.
Ir para o topo Ir para baixo 

mralex
mralex

Recém chegado
Recém chegado


Localização : porto
Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/02/2011
Gostos : 0


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 23:11Responder ao tópico

Desde já obrigado pelas criticas.

Gostava realmente de fazer algumas alterações no aquário, o fundo escuro realmente acho que iria ficar melhor.
Mas para já vou estabilizar a água. Mais tarde quando estiver tudo estabilizado ai peço-vos algumas dicas para melhorar o aquário.

Em relação ao tubarão e ao pleco, eu tenho um aquário de 1.20m mas ainda vou ter de comprar tudo, filtro, termostato, etc...

Esse sim vou montar todo com calma, só ainda não está operacional por questões financeiras. Isto é um vicio muito caro!

Ir para o topo Ir para baixo 

mralex
mralex

Recém chegado
Recém chegado


Localização : porto
Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/02/2011
Gostos : 0


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 23:14Responder ao tópico

achas que não devo dar o stress Zime + mais 2 dias!?!?
Ir para o topo Ir para baixo 

a.ferreira
a.ferreira

Membro Ouro
Membro Ouro


Nome Real : Abel Ferreira
Localização : Povoa de Varzim
Mensagens : 1638
Data de inscrição : 18/06/2011
Gostos : 128


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 23:18Responder ao tópico

podes colocar ja as plantas ate te vao ajudar a fazer a ciclagem
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptySeg 12 Set 2011, 23:23Responder ao tópico

primeiro que tudo pensa bem no que vais tornar o aquário... só como exemplo se decidires colocar uma raiz ela vai baixar o ph... num aqua tens que ter sempre muitos factores em conta...
na minha humilde opinião deixa o aqua ciclar por si só eñ adiciones químicos lá dentro... adiciona plantas pois acelera a ciclagem e tambem algo estilo nitrivex(cultura de bactérias)pois o cloro da água ja deve de ter matado as primeiras...
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptyTer 13 Set 2011, 00:46Responder ao tópico

acho que se calhar não precisa de nitrivec afinal ainda tem uns peixitos para acelerar a ciclagem, deixa as bactérias instalarem-se normalmente Hugo, todos n´s temos de ter paciência para as coisas saírem bem, e as bactérias que já fez não saem.
A água afinal já esta lá á quase uma semana e meia inteira. Sabes, por isso é que muita gente e eu aqui em casa também tenho gerrycan de 25L para por agua a descansar com bicarbonato de sódio para os meus tang´s ela vai perdendo cloro e lixivia, depois é só colocar no aqua nas mudanças de água! Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

hugovcd
hugovcd

Membro Plus
Membro Plus


Localização : vila do conde
Mensagens : 942
Data de inscrição : 07/08/2011
Gostos : 33


Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptyTer 13 Set 2011, 07:25Responder ao tópico

mas o mal foi ele ñ ter tido paciência... e o nitrivec não ia fazer mal...
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Primeiro Aquário Vide

MensagemAssunto: Re: Primeiro Aquário   Primeiro Aquário EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Primeiro Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-