Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

O pesadelo de um aquariofilista Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
O pesadelo de um aquariofilista 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
O pesadelo de um aquariofilista EcoariumBanner_zps3903f249
O pesadelo de um aquariofilista Banner500x1254_zpsf6aa283b
O pesadelo de um aquariofilista Banner-500x125_zps9d594aec
O pesadelo de um aquariofilista Gambabanner_zpsgucldxz3
O pesadelo de um aquariofilista Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

O pesadelo de um aquariofilista

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 10:36Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas
Acabei de ter aquilo que penso ser o maior pesadelo de qualquer aquariofilista. O problema é que o tive depois de acordar, levantei-me e fui vêr os meus ibéricos que estão à 3 dias de quarentena, quando lá cheguei, apenas vi camarões colados ao vidro, fora de água e camarões mortos no fundo do aqua, pensei logo que tinham morrido todos. Retirei todos os mortos, tendo-me apercebido então de que ainda havia muitos vivos, embora fossem quase só juvenis.
No meio dos mortos, encontrei ainda alguns que apesar de pouco ainda se mexiam muito debilmente, estes devolvi-os ao aqua de pois de várias TPA's com água do filtro da cozinha.
Fui contar os mortos e contei 107 mortos, mais 11 femeas adultas ovadas.

Como em todos os pesadelos há uma altura em que se acorda e aliviado chega-se à conclusão de se ter tratado apenas de um "sonho", pode-se dizer que acordei, quando voltei a olhar para o aqua depois de ter tirado todas as vitimas, e constatei que comparando com os mortos tinha bem mais do dobro de vivos do que de mortos, apesar de lamentavelmente os vivos serem quase todos juvenis e de ter apenas duas femeas adultas ovadas, uma delas está moribunda, mas ainda ´mexe.

Quanto às causas, penso ter sido o excesso de lotação, aliado ao facto de o filtro ter escorregado todo para dentro de água, diminuindo a oxigenação desta, depois as mortes a comida que lhes tinhadado à noite (talvez algum excesso desta), aceleraram o envenenamento da água.
Neste momento, depois de ter reposto o filtro no sitio, de já ter voltado a fazer TPA'S (são fáceis, visto o aqua estar mesmo ao lado do filtro da cozinha e a temperatura ser igual), coloquei ainda uma bomba de ar.
Tudo parece estar a entrar na normalidade.
Cump's
Nuno Moreira
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 11:05Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Pena terem morrido esses bichinhos todos, mas os ibéricos são muito sensiveis, visto serem selvagens na maioria dos casos, mas com este calor sem oxigenação teria acontecido o mesmo com outras espécies. Deixa lá vais ver que esses que sobraram ainda te vão dar muitas alegrias. Se o aquário é só de camarões ibéricos ainda vais conseguir mais pequenitos vais ver.
Ir para o topo Ir para baixo 

rui pacman
rui pacman

Membro
Membro


Nome Real : rui
Localização : braga
Mensagens : 102
Data de inscrição : 06/06/2010
Gostos : 0


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 11:41Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

boas nuno que cena que deve ter sido quando viste!!!a mim tambem já me aconteceu parecido com o meu aqua o termoestato avariou no inverno quando dei conta de manha já se tinham ido bue peixes principalmente um casal de escalares que tinha já adultos deixa nos sempre muito tristes Sad mas vais ver daqui a pouco tens o aqua xeio de criações Smile boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 12:15Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Francisco Ramalho escreveu:
Pena terem morrido esses bichinhos todos, mas os ibéricos são muito sensiveis, visto serem selvagens na maioria dos casos, mas com este calor sem oxigenação teria acontecido o mesmo com outras espécies. Deixa lá vais ver que esses que sobraram ainda te vão dar muitas alegrias. Se o aquário é só de camarões ibéricos ainda vais conseguir mais pequenitos vais ver.

Boas
Não foi por causa do calor, a água continuava fria, +/- 20º, eu julgo que tenha sido falta de oxigenação, inicialmente tinha calculado ter uns 300, mas depois de todas estas mortes, penso ter ainda + de 300, isto comparando os vivos com os mortos.
Neste momento estão num aqua só de camarões, mas apenas de 12l, porque estão de quarentena, no fundo vieram da natureza e vão para um aqua de + de 400l, junto com outras espécies principalmente ciclidios anões embora também tenha discus, nesse aqua tenho alguns problemas com algas, apesar de ontem ter feito uma poda, coloquei alguns pés de sessilifloras com algas verdes e compridas no aqua dos camarões e de manhã apesar de todas as mortes as plantas estavam limpas, não havia vestigios de algas.
Cump's
Nuno Moreira
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 13:41Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Quem tudo quer tudo perde! Para que capturaste tantos??? Ou tens centenas de aquarios ou então ... Cada um é que sabe!
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 14:01Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas

Nao é o problema da temperatura, pois eles aguentam temperaturas altas.
Foi a falta de oxigenaçao ligado ao elevado numero de camaroes num pequeno espaço.

Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

rui pacman
rui pacman

Membro
Membro


Nome Real : rui
Localização : braga
Mensagens : 102
Data de inscrição : 06/06/2010
Gostos : 0


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 14:06Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

pode ter sido falta de oxigenação mas vamos lá ver o filtro não parou tava lá na mesma!!! o problema já vinha de trás!!!!excesso de habitantes o que leva muitas vezes a valores incorrectos nitritos nitratos e com o excesso de comida que foi dada ainda contribui mais para o aumento da poluição do aqua........
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 15:30Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Antes teres usado aquela caixa de esferovite que tínhamos levado do dia 2 de Julho para tantos camarões.

Podes querer que dividindo pelos dois espaços te tinhas dado melhor mas enfim com estes erros é que se aprende! Se calhar ainda estás a tempo Nuno ou deitaste-a fora?
Bem o que é preciso é boa sorte dia 15 ou 16 de Agosto passo por aí a vê-los! Razz
Beijocas
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 17:00Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Sérgio Torres escreveu:
Quem tudo quer tudo perde! Para que capturaste tantos??? Ou tens centenas de aquarios ou então ... Cada um é que sabe!

Boas
É assim, cada um fala por si, e eu só posso falar por mim, de todas as vezes que os tentei apanhar, nunca apanhei muitos.
Apesar de morar junto ao Tejo, por aqui ainda é água salgada (salobra), no entanto houve uma pessoa amiga que me disse saber de um lago onde havia bastantes, e eu disse que queria alguns para pôr num dos aquas.
Na 5ª feira fui surpreendido com um balde de 20l com bem mais de 300 camarões e montes de algas e ainda alguns bichos que nem sei o que eram, desde aí tenho andado a fazer TPA's quase constantes para limpar a água e evitar o envenenamento desta, ao mesmo tempo que faço uma quarentena aos camarões. Se tivesse sido eu a apanha-los, nunca traria para casa tantos tão pequenos, alguns parecem quase recem nascidos, mas depois de os cá ter tenho que tentar dar-lhes as melhores condições possiveis, sem no entanto arriscar os restantes peixes que tenho cá em casa.
Para além disso, em conversas que já tive com membros deste forum, que já apanharam e que mantêm Ibéricos, dizem que eles sofrem bastantes baixas no inicio, ou seja na 1ª semana, pelo que me disseram, as baixas chegavam a superar os 50% (isto desde que eram apanhados), depois as baixas diminuiam até que paravam quase por completo, ao nivel dos restantes camarôes.
Cump's
Nuno Moreira
Ir para o topo Ir para baixo 

Francisco Ramalho
Francisco Ramalho

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Francisco Ramalho
Localização : Tomar
Mensagens : 4440
Data de inscrição : 13/04/2009
Gostos : 407


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 17:56Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Em 12 litros é muito pouco mesmo o espaço, não os mantenhas muito mais tempo até porque as doenças dos camarões não costumam afectar peixes que segundo dizes é o que tens no aquário.
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 19:57Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Nuno o principal problema foi as algas filamentosas que devem ter ido junto! Apesar de parecerem benéficas, aprisionam os camarões mais fracos, levando os mesmos à morte! E desencadeando uma reacção em cadeia! Em relação às mortes durante os primeiros dias, nunca me aconteceu! Ou morrem logo, ou apenas irão morrer se apanhares muitos e a agua ficar sem oxigénio! Espalha-os por vários baldes! E não tenhas problemas em adicionar grandes quantidades de agua da torneira. No espaço de duas horas, já coloquei ibéricos sem morrer em agua 100% nova! E se libertares alguns? Sempre safas os restantes! Pensa nisso!
Ir para o topo Ir para baixo 

Miguel Guerreiro
Miguel Guerreiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Amadora
Mensagens : 773
Data de inscrição : 21/04/2009
Gostos : 70


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 21:05Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas

Olha isso também pode ter sido um camarão ou caracol que morreu, fez subir um pico de amónia e morreu outro, depois outro..e por ai fora, há uns tempos aconteceu-me uma coisa do género em horas!! tinha apanhado uns camarões e meti-os dentro de um saco aberto, quando fui ver estava tudo morto(menos 3 ou 4) e encontrei la dentro um caracol morto, que fez com que despoletasse um pico de amónia e começaram a morrer aos poucos..também tinhas muitos,basta um morrer e vai tudo em cadeia com tanto camarão e pouco oxigénio podia acontecer isso.

É com os erros que se aprende, vais ver que para a próxima corre melhor,

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo 

Hélder Barbosa
Hélder Barbosa

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Hélder Barbosa
Localização : Porto - Maia
Mensagens : 491
Data de inscrição : 10/06/2009
Gostos : 46


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 21:47Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Foi mesmo grande azar terem morrido tantos camarões Sad

Acho que foi mesmo o excesso de população...onde apanhas-te tantos? Há assim tanta abundância ai para baixo? Só cá em cima é que não há meia dúzia deles para por no meu Razz

Boa sorte para a próxima, há-de correr melhor Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 22:31Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ibéricos ao que eu saiba no norte é muito difícil, só mesmo até á zona centro! Very Happy tens de vir cá a baixo! Razz

Vai actualizando Nuno. Boa sorte com os restantes estou a torcer por ti! Cool
Ir para o topo Ir para baixo 

Hélder Barbosa
Hélder Barbosa

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Hélder Barbosa
Localização : Porto - Maia
Mensagens : 491
Data de inscrição : 10/06/2009
Gostos : 46


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 22:41Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Mesmo Vera, um dia dou ai um salto xD

Também não lhes custava nada subirem um bocadinho até ao Douro Razz
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyDom 07 Ago 2011, 23:06Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas
Era para ter sido logo de manhã, mas com todas aquelas mortes só à tardinha é que pus alguns no aqua a que se destinam, penso que uns 50, foram os maiores incluindo algumas femeas cheias, agora quase só ficaram juvenis, ainda lhes vou fazer mais uma TPA, hoje de manhã faço outra e à tarde quando chegar do trabalho faço a ambientação a pelo menos mais um grupo.
Cump's
Nuno Moreira
Ir para o topo Ir para baixo 

Sérgio Torres
Sérgio Torres

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Sérgio Torres
Localização : Redondos, Fernão Ferro, Seixal
Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/08/2009
Gostos : 30


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptySeg 08 Ago 2011, 09:27Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Nuno tem atenção a possiveis parasitas que possam vir nos camarões! Manchas brancas no corpo muito pequenas! MUITA ATENÇÂO MESMO! E atenção tambem a pequenas larvas de libelinha! Por vezes parecem-se com camarões!
Ir para o topo Ir para baixo 

sr.Crabs
sr.Crabs

Membro
Membro


Localização : Alverca
Mensagens : 51
Data de inscrição : 09/08/2011
Gostos : 0


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptySeg 15 Ago 2011, 22:11Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

O Sérgio torres disse porque apanhaste tantos ? Mas apanhas-te ou compraste ? Se compraste diz-me onde ou onde os apanhaste. Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

putogiro
putogiro

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Nuno Moreira
Localização : Alverca
Mensagens : 2824
Data de inscrição : 20/03/2010
Gostos : 243


O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptySeg 15 Ago 2011, 23:43Este tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Boas
Nem os apanhei nem os comprei,deram-mos.
Apesar de da zona de Vila Franca para cima já haver, nunca os consegui encontrar, pelo menos em quantidade que desse para apanhar.
estes foram oferecidos por um amigo que soube que eu queria, e apanhou estes (segundo ele em menos de 5 minutos), mas não me quis dizer onde, apenas me disse que era numa espécie de lago perto das Cachoeiras, Vila Franca, e eu também não quis insistir.
Cump's
nuno Moreira
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





O pesadelo de um aquariofilista Vide

MensagemAssunto: Re: O pesadelo de um aquariofilista   O pesadelo de um aquariofilista EmptyEste tópico está bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.

Ir para o topo Ir para baixo 

O pesadelo de um aquariofilista

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce :: Invertebrados :: Camarões-