Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Mudar para Ciclideos  Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Mudar para Ciclideos  20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Mudar para Ciclideos  EcoariumBanner_zps3903f249
Mudar para Ciclideos  Banner500x1254_zpsf6aa283b
Mudar para Ciclideos  Banner-500x125_zps9d594aec
Mudar para Ciclideos  Gambabanner_zpsgucldxz3
Mudar para Ciclideos  Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Mudar para Ciclideos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem

MaryR
MaryR

Membro
Membro


Localização : Vila Real, Portugal
Mensagens : 90
Data de inscrição : 30/03/2010
Gostos : 0


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySeg 01 Ago 2011, 14:01Responder ao tópico

Olá a todos. Já tenho o meu aquário ha cerca de 1 ano e meio e tenho um tronco, plantas, e uma série de peixes (guppys, platys, mollys, etc).

Eu penso que o meu aquário é um bocadinho pequeno para ciclideos (tem 80*40*35 aprox) mas queria mesmo mudar até porque a iluminação que tenho não é suficiente para um plantado (o meu sonho) e o orçamento e a falta de tempo não mo permitem.
Queria colocar umas valisnérias, umas pedras, areia branca e ciclideos (malawi por ex.) mas queria que me dissessem as espécies que podia colocar (nem que seja apenas 2 ou 3 peixinhos) e alguns conselhos para iniciar o projecto.

Obrigada a todos Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

DiscusTurquoise
DiscusTurquoise

Membro
Membro


Nome Real : João Duarte
Localização : Algueirão-Mem Martins
Mensagens : 60
Data de inscrição : 12/07/2011
Gostos : 0


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySeg 01 Ago 2011, 23:37Responder ao tópico

Boas

Queres optar por que tipo de ciclídeos?(Ex: Americanos, Africanos, Anões, etc.)
Ir para o topo Ir para baixo 

Gonçalo Martins
Gonçalo Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Gonçalo Martins
Localização : Coimbra
Mensagens : 304
Data de inscrição : 14/02/2011
Gostos : 36


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptyTer 02 Ago 2011, 12:15Responder ao tópico


Olá MaryR

Esse aquário não dá para ciclídeos do malawi. Não vale a pena sequer tentar, acredita.

Mas é perfeito para colocares uns ciclídeos do tanganyica. Podes fazer uma zona de rochas e uma de conchas. Ficaria impecável.

Ou podes colocar uns ciclídeos anões. Tens espaço para várias espécies deles.

Compreendo que queiras ter outro tipo de peixes, de experimentar outras coisas, de certo modo "evoluir" na tua experiencia enquanto aquariofilista, mas não vás para o malawi com 80cm. Tens tantas outras opções Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

MaryR
MaryR

Membro
Membro


Localização : Vila Real, Portugal
Mensagens : 90
Data de inscrição : 30/03/2010
Gostos : 0


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptyTer 02 Ago 2011, 13:20Responder ao tópico

Obrigada aos dois pelas respostas.
DiscusTurquoise eu ainda não sei quais colocar devido ao tamanho do aquário. optarei por colocar os que ficarem melhor e forem mais apropriados.

Gonçalo Martins estive a pesquisar e agradou-me bastate a ideia dos ciclideos Tanganyica. Pelo que estive a pesquisar até me será relativamente fácil pois tenho o ph da água da companhia a 7,5 e basta uma porção de areia de coral misturada com areia normal e chega aos 8 e mantém, pelo que tenho lido.

Estou a pensar colocar areia branca de praia ou sílica (ainda não sei bem) e uns seixos rolados grandinhos num canto, no outro canto aproveitar uma crypto, uma anubia, uns pés de cabomba que tenho e acrescentar umas valisnérias gigantes e um barco afundado que o meu pai adora Smile.

Está-me a parecer que o problema está em encontrar os peixes aqui na cidade, não tenho visto muitos ciclideos à venda, e os que vejo são enormes, principalmente do malawi. Tenho que ver.

Gostei destas espécies:
-Neolamprologus caudopunctatus
-Julidochromis sp. Gombe
-Neolamprologus similis
-Altolamprologus Compressiceps sumbo
-Cyprichromis leptosoma "Mpulungu"
-Paracyprichromis nigripinnis
-Callochromis pleurospilus
-Lophiobagrus brevispinni

não quer dizer que as coloque todas, parecem-me demais. Mas estou aberta a ideias e não sei se são compatíveis entre elas. Já agora digam também o rácio.

Obrigada a todos Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

Fernando Bagatelas
Fernando Bagatelas

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptyTer 02 Ago 2011, 13:31Responder ao tópico

Boas

Tanganyika é uma boa escolha.

Nesse aquario eu punha um casal de Caudopunctatus e uma pequena colonia de Similis.

Um abraço
Fernando Bagatelas
Ir para o topo Ir para baixo 

MaryR
MaryR

Membro
Membro


Localização : Vila Real, Portugal
Mensagens : 90
Data de inscrição : 30/03/2010
Gostos : 0


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptyTer 02 Ago 2011, 16:53Responder ao tópico

Eu gosto bastante dos similis e tenciono ter uma pequena colónia Smile mas os meus preferidos são: Paracyprichromis nigripinnis e os Cyprichromis leptosoma "Mpulungu". Ficavam bem um casal juntamente com os similis ou não é boa ideia?

Obrigada pela ajuda
Ir para o topo Ir para baixo 

Gonçalo Martins
Gonçalo Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Gonçalo Martins
Localização : Coimbra
Mensagens : 304
Data de inscrição : 14/02/2011
Gostos : 36


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptyTer 02 Ago 2011, 16:55Responder ao tópico

Tanganyica é uma óptima escolha. Eles têm uns comportamentos fantásticos, vais adorar Smile

Do muito pouco que conheço do tanganyica, concordo com o Fernando Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

MaryR
MaryR

Membro
Membro


Localização : Vila Real, Portugal
Mensagens : 90
Data de inscrição : 30/03/2010
Gostos : 0


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptyTer 02 Ago 2011, 17:57Responder ao tópico

Hum... ok. Gostava de colocar mais variedade de espécies se desse... gostava de mais opiniões.

Depois em relação à manutenção do aqua é só controlar os parâmetros, TPA's e assim? Nada em específico que tenha que ter atenção ou especial cuidado?
Ir para o topo Ir para baixo 

Gonçalo Martins
Gonçalo Martins

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Gonçalo Martins
Localização : Coimbra
Mensagens : 304
Data de inscrição : 14/02/2011
Gostos : 36


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptyTer 02 Ago 2011, 19:11Responder ao tópico


Vão haver mitos cuidados e atenções que vais ter, mas cada passo na sua vez Smile

Este tipo de peixes é relativamente resistente, mas precisa de alguns cuidados e atenção a alguns pormenores.

Mas se calhar, aconselhava-te a abrires um tópico na área dos ciclídeos, tanganyica, para melhor poderes ser ajudada Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

MaryR
MaryR

Membro
Membro


Localização : Vila Real, Portugal
Mensagens : 90
Data de inscrição : 30/03/2010
Gostos : 0


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptyTer 02 Ago 2011, 20:15Responder ao tópico

Hum pois, será melhor então. Eu vou tratando de arranjar o material e ver as espécies que tenho aqui disponiveis nas lojas de animais e essas coisas.
Desde já
Obrigada Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

MaryR
MaryR

Membro
Membro


Localização : Vila Real, Portugal
Mensagens : 90
Data de inscrição : 30/03/2010
Gostos : 0


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySáb 06 Ago 2011, 11:28Responder ao tópico

Olá a todos, optei por ir para os ciclídeos americanos do amazonas como Escalar, tetras... porque assim não tinha que me desfazer de uma grande parte dos peixes que tenho...

Estava a pensar em:
-um cardume de 10 "Nariz de bêbado" (já tenho 6)
-Um trio de corydoras "panda" (ja tenho 1)
" " " albinas " " "
-um Comedor de algas siamês (já o tenho)

-um cardume de 5 viúvas negras OU
um cardume de 5 Hyphessobrycon erythrostigma Characidae OU
um cardume de 5 tetras bentosi

-um casal de Pterophyllum scalare.

O aquário tem 80cm (larguda) X 40 (altura) X e 30 (profundidade) -> 96l
Tem filtro interno Ehein 2010 (500L/H)

Acham que são muitas espécies? Posso manter um casal de escalares no meu aquário?
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySáb 06 Ago 2011, 12:24Responder ao tópico

Mary nas corys tenta acrescentar mais 3 pois é um peixe de cardume e 3 só não são tão activas e se forém no minimo 6 ficam mais activas e sentêm-se melhores Smile
E como já tás desidida ém relação á fauna já não vim a tempo de opinar Smile ia dizerte para ires para os ciclideos anões que têm um comportamento muito fixe e encontras espécies muito lindas Smile
Mas com a fauna que escolheste também vais ficar com aqua muito bom e bonito Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

MaryR
MaryR

Membro
Membro


Localização : Vila Real, Portugal
Mensagens : 90
Data de inscrição : 30/03/2010
Gostos : 0


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySáb 06 Ago 2011, 13:11Responder ao tópico

Com o tempo vou tentar acrescentar um maior número de corydoras Smile

Também já estive a pesquisar sobre os ciclideos anões e até gostei dos apistogrammas. Mas pra já o que eu gostava mesmo era de um casal de escalares até porque aqui ainda não vi a vender apistos teria que mandar por correio por ex. e são um bocado caros :S

Mas achas que o aquário é suficiente para um casal ? o meu medo é esse, quero que eles vivam bem.

Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySáb 06 Ago 2011, 13:22Responder ao tópico

Sim podes ter nesse aquario um casal ou um trio de apistogramas um macho e duas fêmeas e suficiente para eles Smile e ainda podias ter umas crias lindas Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

MaryR
MaryR

Membro
Membro


Localização : Vila Real, Portugal
Mensagens : 90
Data de inscrição : 30/03/2010
Gostos : 0


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySáb 06 Ago 2011, 14:23Responder ao tópico

Eu referia-me aos escalares Wink Tenho condiçoes para um casal de escalares ?
Ir para o topo Ir para baixo 

Vera Santos
Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 501


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySáb 06 Ago 2011, 16:38Responder ao tópico

Tens mas não mais que isso, se fosse eu apostava apenas num casal de escalares bem bonitos são territoriais e um casal vai ter boa qualidade de vida nesse aquário!

Embora estejas a remar contra a minha maré que são os apistogrammas que são peixes bem menos vulgares e alguns do mesmo preço de um escalar, tudo depende do tamanho a que os compras e aonde os compras mas são opções e gostos não se discutem!

Agora era a casa perfeita para uns apistinhos isso era e são lindos, tens alguns artigos deles por aqui e primem pele beleza e pelo facto de serem invulgares!

Espero ter-te desorientado um pouquinho... lol!
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySáb 06 Ago 2011, 17:19Responder ao tópico

Lol desculpa pensava que falavas dos apistogramas lolol

Vera com os apistogramas consegues desorientar toda gente até eu lolol orientáste-me para esse lado são lindos e como disses invulgares e têm um comportamento altamente Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

MaryR
MaryR

Membro
Membro


Localização : Vila Real, Portugal
Mensagens : 90
Data de inscrição : 30/03/2010
Gostos : 0


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySáb 06 Ago 2011, 17:48Responder ao tópico

Admito que a Vera me colocou na dúvida, mas por outro lado queria os Escalares porque no outro dia na loja de animais a minha mãe disse "oh olha estes tão lindos" *.* e como ela foi quem sempre me apoiou neste hobby era como lhe fazer um "gostinho especial" mas não descarto a ideia de um dia mais tarde me virar para os apistogramas ^^

Obrigada a todos Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

WarriorNet
WarriorNet

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Lisboa
Mensagens : 352
Data de inscrição : 30/06/2011
Gostos : 30


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySáb 06 Ago 2011, 19:02Responder ao tópico

Um filtro externo era um bom investimento para esse aquario amigo.
Eheim 2213 Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySáb 06 Ago 2011, 19:51Responder ao tópico

Hum então fáz o gostinho a mamã que assim ela deixa depois montares mais aquarios Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

MaryR
MaryR

Membro
Membro


Localização : Vila Real, Portugal
Mensagens : 90
Data de inscrição : 30/03/2010
Gostos : 0


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySáb 06 Ago 2011, 21:06Responder ao tópico

Antes do filtro externo (que estou mortinha por trocar) tenho que investir na iluminação :S
A crise está a dar cabo de mim xD
Ir para o topo Ir para baixo 

Hélder Barbosa
Hélder Barbosa

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : Hélder Barbosa
Localização : Porto - Maia
Mensagens : 491
Data de inscrição : 10/06/2009
Gostos : 46


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySáb 06 Ago 2011, 21:13Responder ao tópico

Se fosse só a ti... 😢

Também queria investir nessa parte (alias, um pouco em tudo), mas infelizmente está muito mau xD
Ir para o topo Ir para baixo 

MaryR
MaryR

Membro
Membro


Localização : Vila Real, Portugal
Mensagens : 90
Data de inscrição : 30/03/2010
Gostos : 0


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySáb 06 Ago 2011, 21:40Responder ao tópico

Mudar para Ciclideos  Dscf2427n

Aqui está a tampa do aquário... o que acham que dá para fazer? :s
Ir para o topo Ir para baixo 

MaryR
MaryR

Membro
Membro


Localização : Vila Real, Portugal
Mensagens : 90
Data de inscrição : 30/03/2010
Gostos : 0


Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptySáb 06 Ago 2011, 21:41Responder ao tópico

Ohh enganei-me xD era para colocar no outro tópico :S
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Mudar para Ciclideos  Vide

MensagemAssunto: Re: Mudar para Ciclideos    Mudar para Ciclideos  EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Mudar para Ciclideos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-