Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

Nova no ramo Logo1
Peixefauna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  EntrarEntrar  RegistarRegistar  
Nova no ramo 20100923ONBanner496x134
Aquoporto
Nova no ramo EcoariumBanner_zps3903f249
Nova no ramo Banner500x1254_zpsf6aa283b
Nova no ramo Banner-500x125_zps9d594aec
Nova no ramo Gambabanner_zpsgucldxz3
Nova no ramo Primeirabannerwo4_zps9fe7196c

 

Nova no ramo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Fran Fonini
Fran Fonini

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Brasil, Rio Grande do Sul
Mensagens : 31
Data de inscrição : 05/07/2011
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyTer 05 Jul 2011, 03:43Responder ao tópico

Boa noite,

montei meu primeiro aquário e depois de esperar a ciclagem estou começando a populá-lo.


Capacidade
: 70 litros

Equipamentos
: um filtro interno (manta acrilica, bio -balls e carvão) acoplado em uma bomba também interna.
Um aquecedor com termostato.

Iluminação: lâmpada branca econômica 15 W

Substrato:
pedrinhas de rio

Flora: musgo- de-java

Fauna:
3 paulistinhas
3 guppys fêmeas e um guppy macho
2 coridoras albinas
1 coridora juli

Decoração
: uma pedra (não me lembro qual o nome mas sei que deixa a água alcalina, colocarei foto) e um tronco pequeno artificial

Mas esta coridora juli esta meio estranha, ela não interage com as outras, será que é normal? E as albinas seguido estão nadando para cima e para baixo do aquário, elas não ficam apenas no fundo é normal?
Estou no caminho certo? O que posso fazer para evitar mortes e proporcionar o bem estar dos meus peixes??





Obrigada. Nova no ramo Sam2143
Ir para o topo Ir para baixo 

WarriorNet
WarriorNet

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Lisboa
Mensagens : 352
Data de inscrição : 30/06/2011
Gostos : 30


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyTer 05 Jul 2011, 14:47Responder ao tópico

Boas,
70Litros para o primeiro aquário já é bastante bom!
Na foto não dá para perceber bem, mas pelos vistos já andas-te a estudar alguma coisa.
As coridoras são peixes de carduma (minimo 6) por isso é normal essa juli nao interagir muito, em cardume cota-se bem a diferença e verás que se movem interagem de forma mais viváça.
Como tens um aquário até grandinho e gostas de coridoras, aposta por um cardume. Podes devolver as duas albinas por 2 juli ou vice-verça, compras maisumas quantas (minimo 6) e fazes um cardume jeitoso Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Daniel Gomes
Daniel Gomes

Membro
Membro


Nome Real : Daniel Gomes
Localização : Lisboa
Mensagens : 89
Data de inscrição : 08/06/2011
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyTer 05 Jul 2011, 15:17Responder ao tópico

olá tudo bem?
bem é o seguinte eu não sou a pessoa mais experiente para falar, mas antes de mais deixa-me dar-te os meus concelhos.
Aplica um fundo e veras que o aquário muda logo de cara, mas não apliques nada de muitoooo artificial algo que não tenha nada a ver com o teu aquário.
depois acho que devias plantar mais uma planta, por exemplo uma rotala, uma cabomba, do género poderes fazer um belo contraste entre plantas verdinhas e mais avermelhadas, que com essa pedra e tronco vai fazer um ambiente muito natural.(quando tiveres um bom volume de musgo podes prende-lo com um fio de pesca a uma pedra de xisto como eu fiz, ou então colocares dentro de uma rede vais ver que quando ele sair para fora poda-lo e fica lindo)
Em relação a fauna tens uma boa fauna quase parecida com a minha, eu tenho e também te aconselhava uns cardinais uns 5 e uns tetra limão uns 5 vais ver que vai ficar magnifico, eu também tenho um casal de espadas que por sua vez já tiveram 5 filhotes lindos.
tenta manter um ambiente natural e comunitário com as trocas semanais de agua e os devidos cuidados vais ver que vais adorar esse aquário.
muito boa sorte e continuação de bom projecto.
só um aparte que reparei, pode ser mariquice minha mas os peixes não tem palpuras de olhos logo sao muito frageis a grandes mudanças de iluminação, não tires fotos com flash.
cumprimentso
Ir para o topo Ir para baixo 

WarriorNet
WarriorNet

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Lisboa
Mensagens : 352
Data de inscrição : 30/06/2011
Gostos : 30


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyTer 05 Jul 2011, 17:19Responder ao tópico

Nota: Numero minimo para peixes de cardume é de 6 exemplares! E se gostas tanto de ambientes naturais deves saber que tanto os tetras como os cardinais são peixes de cardume Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Fran Fonini
Fran Fonini

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Brasil, Rio Grande do Sul
Mensagens : 31
Data de inscrição : 05/07/2011
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyTer 05 Jul 2011, 19:49Responder ao tópico

Muito obrigada Pedro e Daniel, que bom poder contar com pessoas mais experientes e que possam ajudar porque fico em dúvida nas lojas eles tem o ideal de vender e vender portanto nem sempre posso confiar 100% neles.

Quanto ao fundo será a minha próxima compra com certeza, e as colidoras poderia fazer dois cardumes? Um de julis e um de albinas, ou ficaria muito superpopulado?

Poís é vou colocar umas plantas de fácil manutenção, acho muito bonito um aquário com vegetação.


E acho que as guppys estão gravidas, pois apresentam aquelas manchas pretas na parte posterior da barriga e está cada vez mais forte esta mancha, então acho que a população de peixes do meu aquário vai aumentar em breve ehehehe

Os tetras não são de água ácida?

O que puderem me dar de dicas agradeço Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo 

WarriorNet
WarriorNet

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Lisboa
Mensagens : 352
Data de inscrição : 30/06/2011
Gostos : 30


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyTer 05 Jul 2011, 19:53Responder ao tópico

De nada Smile

Bem fazer dois cardumes não tem abslutamente mal nenhum, mas sinceramente mais vale fazer um bonito cardume de 9/10 coridoras, do que fazeres dois cardumes de 5 por exemplo.

E sim os tetras são amazónicos, por isso aguentam aguas entra os 5.0 e os 7.0 convem manteres a agua a 6.5 para os tetras, mas como tens guppys, 7.0 era o ideal.

Boa sorte Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Daniel Gomes
Daniel Gomes

Membro
Membro


Nome Real : Daniel Gomes
Localização : Lisboa
Mensagens : 89
Data de inscrição : 08/06/2011
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyTer 05 Jul 2011, 23:00Responder ao tópico

Como diz o Pedro não tens de agradecer, até porque eu sou novato nestas beldades, comecei com um aquario de 20 litros que esta aqui no forum e agora montei um de 100 litros ainda esta no inicio tem cerca de uma semana em breve colocarei fotos.
Em relação ao fundo acho que mesmo tu proprio podes fazer o teu proprio fundo e se for em papel mandas plastificar fica ao teu gosto.
Acho que o importante é ir com calma ver, ler, ouvir e discutir sobre todas as duvidas assim vais ver que vais ter bons resultados com pouco esforço.
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyQua 06 Jul 2011, 06:46Responder ao tópico

Agora é seguires o que estes amigos dizém e juntar um pouco do teu gosto e ficas com um aquario 5* Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

WarriorNet
WarriorNet

Membro ativo
Membro ativo


Localização : Lisboa
Mensagens : 352
Data de inscrição : 30/06/2011
Gostos : 30


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyQua 06 Jul 2011, 12:44Responder ao tópico

Nem mais Smile
Ir para o topo Ir para baixo 

Fran Fonini
Fran Fonini

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Brasil, Rio Grande do Sul
Mensagens : 31
Data de inscrição : 05/07/2011
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyQui 07 Jul 2011, 17:38Responder ao tópico

Estou com um problema , plantei musgo de java no aquário e ele não esta muito verdinho e não cresceu muito, pode ser porque tem pouca luz? (tem uma lampada de 15 w)

E outro problema, tem um monte de restos de comida acumulado nele. Sabe aquelas comidas de fundo? Tem várias delas misturado nele, o que tenho que fazer? Posso deixar ou preciso limpar??


Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo 

maxloquin
maxloquin

Membro
Membro


Nome Real : Angello Max
Localização : Itabuna
Mensagens : 107
Data de inscrição : 01/09/2010
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyQui 07 Jul 2011, 21:43Responder ao tópico

na minha opinião, os musgos não precisam de muita luz, mas 15w para 70 litros é muito pouco até mesmo para os musgos. tenta colocar duas lampadas de 30w assim vc terá 60w em seu aqua (ou estou enganado?! Question Exclamation alguem nos esclareça por favor!). quanto a comida faz uma simfonágem e retira o resto que está no fundo, pois esta pode prejudicar os seus peixes. e diminua a quantidade, coloca só o suficiente para eles comerem sem deixar acumular no fundo.
Ir para o topo Ir para baixo 

burncrash85
burncrash85

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Belo Horizonte
Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/07/2011
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyQui 07 Jul 2011, 22:09Responder ao tópico

Olá, acho que seria bom, caso ainda não tenha, comprar alguns testes para saber se está tudo ok: teste de amônia, teste de nitrito e teste de PH... Você ciclou o aquario?

Ah, qual a vazão do seu filtro (L/H)?

Todos os seus peixes, exceto a cori juli, são de águas alcalinas ou neutras... talvez isso explique o comportamento estranho dela... sugiro que a devolva a loja ou doe à alguém que tenha uma aqua com águas ácidas...


Coloca um fundo preto no aqua (cartolina) e espalhe umas plantas pouco exigentes (rabo de raposa e cabombas)... acho que ia ficar mais bonito ainda...

Musgo de java não é exigente com relação à luz... mas em águas ácidas ele pode ficar marrom e morrer (por isso seria interessante você ter o teste de PH)... acho que 30W seria suficiente para seu aqua (um dos meus tem 150 Litros e uso apenas 60W, tem musgo de java, rabo de raposa, cabombas e valisnérias, todas se desenvolvendo muito bem...)... Com relação aos restos de comida e sujeiras no musgo é bom limpar sim (se acumular podem surgir algas indesejadas), se já não tiver compre um sifão, ele ajuda muito na limpeza e na hora de fazer as TPAs semanais...

Qualquer dúvida pergunte.

Espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo 

Fran Fonini
Fran Fonini

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Brasil, Rio Grande do Sul
Mensagens : 31
Data de inscrição : 05/07/2011
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptySex 08 Jul 2011, 00:06Responder ao tópico

Claro, todos me ajudam mto Smile

Então minha bomba é de 720 L/H, tenho o teste de pH e esta em 7,5
Deixei ciclando sim, agora arrumei mais umas cori juli e elas estão bem, andando todas juntas e se alimentando bem.

coloquei umas cabombas e o musgo de java eu retirei para fazer uma limpeza nele já que eram muitos restos, se precisar eu até coloco fora e arrumo outro, vamos ver se consigo limpar eles.

Esta minha bomba eu acho que está muito forte, faz um redemoinho e deixa a água muito agitada seria apropriado trocá-la??

Muito obrigada pelas respostas estão me ajudando muito!!

Segue fotinhos atualizadas...

[img]Nova no ramo Sam2197 [/img][img]Nova no ramo Sam2201 [/img]
Ir para o topo Ir para baixo 

burncrash85
burncrash85

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Belo Horizonte
Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/07/2011
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptySex 08 Jul 2011, 00:51Responder ao tópico

Apesar das cori juli parecem bem, na verdade elas estão sofrendo, pois são peixes de água ácida... continuo com minha recomendação de devolvê-las ou doá-las, ok?

Não sou fã de filtros internos... acho que ocupam muito espaço... o ideal da filtragem é que seja de 5 a 10x a litragem do aqua (no seu caso de 350 a 700L/H)... então o seu filtro tá um pouco acima da filtragem máxima recomendada...

Também não sou fão de bio-balls (ocupam muito espaço e são pouco eficientes)... se puder adicionar uma ceramica de boa qualidade (se quiser dicas te envio), e ir trocando os bioballs aos poucos seria mais interessante.

O seu aqua tá muito bonito... parabéns pelo excelente começo.
Ir para o topo Ir para baixo 

Raz
Raz

Membro ativo
Membro ativo


Nome Real : António Ribeiro
Localização : oliveira de azemeis
Mensagens : 491
Data de inscrição : 27/12/2010
Gostos : 63


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptySex 08 Jul 2011, 22:12Responder ao tópico

bom começo fran....toma atençao ke essa pedra parece ser calcária....isso vaite subir o ph e a dureza...
certificate que o ph se mantem a niveis correctos
720l hora num aqua desses é exagerado no que diz respeito a corrente....de resto filtragem nc é demais~!

boa sorte com o teu aqua.
Ir para o topo Ir para baixo 

Fran Fonini
Fran Fonini

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Brasil, Rio Grande do Sul
Mensagens : 31
Data de inscrição : 05/07/2011
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptySeg 18 Jul 2011, 02:45Responder ao tópico

Estou com um problema com as minhas plantas. A ponta das cabombas esta marrom, e eu noto que ela parece fechar conforme eu ligo a luz.
O que pode ser??
Eu uso lampadas enconômicas uma de 15 W e uma de 20W

Queria uma opinião de vcs, eu deveria fazer um troca parcial de água por mes, ou fazer uma vez por semana mas em menor quantidade?

Se puderem me ajudar Smile
Logo postarei mais fotos.
Ir para o topo Ir para baixo 

Rogério Simões
Rogério Simões

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Rogério Simões
Localização : Aveiro
Mensagens : 2078
Data de inscrição : 04/03/2011
Gostos : 135


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptySeg 18 Jul 2011, 07:09Responder ao tópico

Boas Fran olha as trocas de agua é melhor fazeres cerca de 20% por semana e o mais aconselhavel porque também podes fazer todos os dias mas não neçessário no teu caso penso eu Smile

É relação á luz se souberes os kelvins das tuas lampadas éra melhor para te poderem ajudar eu não te posso ajudar muito nisso Sad

Ir para o topo Ir para baixo 

Hugo Saldanha
Hugo Saldanha

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Hugo Saldanha
Localização : Portalegre
Mensagens : 7567
Data de inscrição : 22/07/2010
Gostos : 286


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptySeg 18 Jul 2011, 10:38Responder ao tópico

Fran Fonini escreveu:
Estou com um problema com as minhas plantas. A ponta das cabombas esta marrom, e eu noto que ela parece fechar conforme eu ligo a luz.
O que pode ser??
Eu uso lampadas enconômicas uma de 15 W e uma de 20W

Queria uma opinião de vcs, eu deveria fazer um troca parcial de água por mes, ou fazer uma vez por semana mas em menor quantidade?

Se puderem me ajudar Smile
Logo postarei mais fotos.

Boas,

Em relação à cabomba, isso é normal, elas fecham as folhas durante o periodo "sem luz", por isso não te preocupes Wink

Sobre a TPA, tens um artigo na Revista Peixe Fauna n.º 3 http://www.peixefauna.com/t7362-revista-peixefauna-n3 Very Happy

Eu costumo fazer TPA de 20% todas as semanas é o melhor, pois assim não deixas acumular as substâncias tóxicas (amónia e nitratos).

Fico à espera dessas fotos Wink

Abraço


Última edição por h_saldanha em Seg 18 Jul 2011, 11:02, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adição de informação - link)
Ir para o topo Ir para baixo 

Fran Fonini
Fran Fonini

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Brasil, Rio Grande do Sul
Mensagens : 31
Data de inscrição : 05/07/2011
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyTer 19 Jul 2011, 23:10Responder ao tópico

Bom Simões os kelvins delas é de 6400K (cada uma).

Segue algumas fotinhos


[img]Nova no ramo Sam2270t [/img]

[img]Nova no ramo Sam2286 [/img]


[img]Nova no ramo Sam2280 [/img]
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyQua 20 Jul 2011, 09:17Responder ao tópico

Boa evolução do aquário. As lâmpadas económicas são suficientes para te iniciares no mundo das plantas se fores escolhendo plantas de fácil manutenção. Essa temperatura de cor parece adequada. Uns fetos de java sobre essa rocha branca ficava a matar Wink

Cumps
Bart
Ir para o topo Ir para baixo 

Fran Fonini
Fran Fonini

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Brasil, Rio Grande do Sul
Mensagens : 31
Data de inscrição : 05/07/2011
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyQui 21 Jul 2011, 01:13Responder ao tópico

Bart como posso colocar uns fetos de java na rocha?? amarrar com uma linha??

Muito obrigada
Ir para o topo Ir para baixo 

Bartolomeu Silva
Bartolomeu Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna


Nome Real : Bartolomeu Silva
Localização : Aveiro - OAzemeis
Mensagens : 1380
Data de inscrição : 04/07/2010
Gostos : 60


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyQui 21 Jul 2011, 09:42Responder ao tópico

Sim. Quer seja nylon ou algodão. Wink
Ir para o topo Ir para baixo 

burncrash85
burncrash85

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Belo Horizonte
Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/07/2011
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyQui 21 Jul 2011, 23:43Responder ao tópico

As minhas cabombas ficam com as pontas marrons/avermelhadas também... eu acho que isso quer dizer que estão crescendo... somente as novas folhas são dessa cor...

O ideal é que a temperatura da cor da luz seja entre 5500 kelvim e 6500 Kelvim (é a temp. da luz do sol)... se possível veja também quantos "lumens/watt" essa lâmpada tem.

Pode amarrar o feto de java com linha de costura... aqui eu fiz isso...


Última edição por burncrash85 em Qui 21 Jul 2011, 23:47, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : acrescimo de informação)
Ir para o topo Ir para baixo 

caterina
caterina

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Matosinhos
Mensagens : 31
Data de inscrição : 20/04/2008
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptySex 22 Jul 2011, 16:50Responder ao tópico

Parabéns! Está a ficar bem bonito!
Ir para o topo Ir para baixo 

Fran Fonini
Fran Fonini

Recém chegado
Recém chegado


Localização : Brasil, Rio Grande do Sul
Mensagens : 31
Data de inscrição : 05/07/2011
Gostos : 0


Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptySeg 01 Ago 2011, 19:13Responder ao tópico

Gente informações atualizadas sobre meu aquário =P

As plantas estão cada vez maiores e bonitas, só meus musgos de java que não cresceram muito.
Adicionei 4 limpa-vidros e um cascudo para dar um jeito nas algas grudadas nos vidros.
E minhas guppys deram cria!!!! :cheers:

Mas só sobreviveu um, e ele vive se escondendo dentro dos musgos e nas plantas, espero que ele vica hehehehe.

Outro problema, tinha colocado duas guppys na criadeira e uma comeu a cauda da outra =/ uma ficou praticamente sem cauda, o que eu posso fazer? Tem alguma coisa que eu possa fazer para a cauda dela ficar boa de novo??

obrigada.
Ir para o topo Ir para baixo 

Conteúdo patrocinado





Nova no ramo Vide

MensagemAssunto: Re: Nova no ramo   Nova no ramo EmptyResponder ao tópico

Ir para o topo Ir para baixo 

Nova no ramo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-